+ Responder ao Tópico



  1. #61

    Padrão

    Aproveitando que também estou tentando implementar uma estrutura numa distância de 55 KM, qual foi o custo total do investimento + ou -?

  2. #62

    Padrão

    meu gasto foi em torno dos 10 mil até o momento.
    sendo que
    1 RB 600 c/ nota fiscal = R$800
    1 antena oiw 33db = R$1100 c/ nota
    1 cartão xr5 R$350,00 c/ nota.
    2mts cabo cellflex 3/8 R$110,00

    multiplica x2. e adiciona o no-break + bateria + etc..
    porém compensa usar a oiw dupla polorização, aí sim, eu teria meus 35mb full :}
    ou teria 2 links 35 half.

    depois tu poem mais uns 10 pra despesas com ativação de link, rack, fibra..
    apesar que eu ainda não consegui ativar o meu link!

  3. #63

    Padrão Trougpout Baixo

    Segue o meu cenário.

    - Servidor Mikrotik Versão 3.22 com 2 adaptador pci, com 2 cartoes r52h
    - Torre recebendo o ns com 2 cartoes r52h em uma routerboard rb433uah

    Tudo em modo turbo

    Frequencias:
    TX -5780
    RX - 5800

    Para fechar este enlace de 1km com visada perfeita usamos 04 (02 no provedor e 02 na torre) antenas pluton de 30db, e todos os cartoes setados em default

    Relação de sinal conforme figura anexo de -45 a -49

    E o trougpout continua baixo!!!!

    Alguem tem alguma sugestão?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ns.JPG
Visualizações:	171
Tamanho: 	257,0 KB
ID:      	5402  

  4. #64

    Padrão Vc viu?

    vc viu quantos pacotes duplicados? e quantos percas na retransmiçao? vc ta com saturação, tem que piorar seu sinal, o ideal e ficar entre 55 e 65, outra coisa duas antenas nao vao te ajudar em velocidade, pode usar uma antena so, mais use outra antena, uma com menos potencia!!! pra sua distancia de link ai pode ser uma de 14dbi, depois pra melhorar sua velocidade tente ativar o nstreme, e setar o ack na mao, na internet vc vai achar alguns sites te monstrando qual o valor do ack pela distancia, depois vai testando pra achar o valor certo...

  5. #65

    Padrão

    mas e sobre o equipamento usado para calibrar as antenas?

  6. #66

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lucasmellon Ver Post
    Segue o meu cenário.

    - Servidor Mikrotik Versão 3.22 com 2 adaptador pci, com 2 cartoes r52h
    - Torre recebendo o ns com 2 cartoes r52h em uma routerboard rb433uah

    Tudo em modo turbo

    Frequencias:
    TX -5780
    RX - 5800

    Para fechar este enlace de 1km com visada perfeita usamos 04 (02 no provedor e 02 na torre) antenas pluton de 30db, e todos os cartoes setados em default

    Relação de sinal conforme figura anexo de -45 a -49

    E o trougpout continua baixo!!!!

    Alguem tem alguma sugestão?
    Se é modo turbo, o canal é de 40 MHz... aumente o espaçamento de RX e TX para ver se não ajuda.
    Por exemplo, colocando o RX 20 MHz mais alto.

  7. #67

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lucasmellon Ver Post
    Segue o meu cenário.

    - Servidor Mikrotik Versão 3.22 com 2 adaptador pci, com 2 cartoes r52h
    - Torre recebendo o ns com 2 cartoes r52h em uma routerboard rb433uah

    Tudo em modo turbo

    Frequencias:
    TX -5780
    RX - 5800

    Para fechar este enlace de 1km com visada perfeita usamos 04 (02 no provedor e 02 na torre) antenas pluton de 30db, e todos os cartoes setados em default

    Relação de sinal conforme figura anexo de -45 a -49

    E o trougpout continua baixo!!!!

    Alguem tem alguma sugestão?


    Amigo, o correto é você trocar essas antenas,
    use as Zirok de 45cm, troque os cartões se tu achar o CM9 aconselho, ou então de XR5 com potencia default.

    apenas com 1 antena tu vai conseguir uns 20mbps full..
    e de quebra sobra essas antenas pra você,
    eu não gostei muito do r52h em turbo.

  8. #68

    Thumbs up Sucesso em ptp nstreame

    Olá pessoal depois de muita labuta, consegui chegar a um resultado mais satisfatório.

    Os procedimentos foram:

    1 - troca de cabos, conectores e pigatils (mesmo com o problema tudo era novo).
    2 - remanejei os cartoes entre os slots disponiveis na RB.
    3 - testes de todos os pigtails.
    4 - re-apontamento de antenas, porém permaneceu o mesmo sinal.
    5 - reset na RB que recebe o sinal do provedor (NSTREAME) , e re-configurei.
    6 - testes de alimentação da fonte.

    Segue o resultado do enlace.

    Agradeço a todos que uma forma ou outra me ajudaram...
    Abrcs..a todos.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Untitled-1.jpg
Visualizações:	174
Tamanho: 	80,0 KB
ID:      	5451  

  9. #69

    Padrão

    Gostaria de saber dos mais experientes, pq quando ativo o modo turbo nos XR5 a maior canal que me desponibiliza é 5800, e eu vi que alguns conseguiram o canal 5835, qual é o segredo?

  10. #70

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rogeriodj Ver Post
    Gostaria de saber dos mais experientes, pq quando ativo o modo turbo nos XR5 a maior canal que me desponibiliza é 5800, e eu vi que alguns conseguiram o canal 5835, qual é o segredo?
    As frequências disponíveis mudam conforme o country-code para o qual está configurado o sistema base.

  11. #71

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rubensk Ver Post
    As frequências disponíveis mudam conforme o country-code para o qual está configurado o sistema base.

    você sabe qual country que vai até 6ghz? XD

  12. #72

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rubensk Ver Post
    As frequências disponíveis mudam conforme o country-code para o qual está configurado o sistema base.
    Não selecionei nenhum, esta em manual txpower e em no country set, como devo selecionar para liberar os canais turbo acima de 5800?

  13. #73

    Padrão

    parabnss parceiro tb fiquei feliz em fechar um link quase q impossivel não pela distacia e nem pelo trafego do link q e so de 1 mega , e sim pelas barreiras , a distacia e de apenas 4km, esse link ta ativo a 6 meses , mais sempre tenho dor de cabeça mes sim , mes não , comecei com 2.4 na vertical usando antena zirok e radio senão no lado A e no lado B antena de grade + radio senão ficou blz , depois de 2 meses caiu ae coloquei no lado B um zirock tb fechei de novo , depois de 1 mes caiu novamente , ae coloquei para horizontal ae funfou de novo , depois de 2 meses certinho caiu de novo , fiz de tudo e não deu certo , ae comprei 1par de nano station apontei eles para zirok e consegui exito em 5.8 , so agora na presente data 12 de outubro caiu de novo, ja fiz de tudo o q vc's possam imaginar , troquei fonte dos nanos , cabos , tudo , e não funfa mais , to aqui sem saber o q fazer ,o q eu to esquentando e q o ponto B e 10m mais alto do q a minha torre , mais mesmo assim " ja fechou perfeito " e isso q ta me deixando sem dormir .
    se vc poder me dar uma dica para me ajudar fico muito grato

  14. #74

    Padrão

    Daew galera do under.linux fico contente com o sucesso de vcs, mas fico triste com o meu...
    To tentando montar um servidor com o mikrotik mas ta complicado...
    Eu ja tenho uma rede wireless aqui ja mas é uma rede de amador, eu ja to com uns clientes reclamando da banda, vive caindo...
    Vo explicar o que eu montei aqui em casa...
    Eu moro num condominio residencial. achei um ponto legal no condominio e montei uma torre atras de minha casa pra passar o sinal pra galera, ja to com 10 clientes.
    Na torre eu coloquei uma antena de 15dbi e um radio da greatek 400w, to usando um moudem da speed toch e um switch da d-link dir-100 onde eu faço o cadastramento pelo mac. Eu tenho o banda de 2mb, mas não dedicada é uma ads da brasil telecom, e pros 10 clientes a banda fica caindo direto pq aqui não da pra colocar a velocidade pra cada um.
    Eu gostaria que alguem me ajudasse e me explicar passo a passo de como montar um servidor.

    Muito grato Alexandreweb

  15. #75

    Padrão

    Se você tem a finalidade de atender somente prédios, convém centralizar o provedor em locais onde existem vários condomínios, certifique-se de que o local onde está sendo instalado não exista concorrência, nunca utilize duas antenas omni no mesmo local, com ceterza você encontrará problemas de
    interferência.


    Se você vai trabalhar com clientes residenciais e condomínios ao mesmo tempo, deve utilizar um equipamento para cada finalidade. Uma central fará o trabalho de Access Point enquanto outra fará MultiLink para os prédios.
    Desta forma você evita o comprometimento do link com os clientes evitando saturação da banda para determinados locais.

    em sequncia vc tem q ter um servidor, recomendo q vc use o Mikrotik, otimo roteador de pode ser instalado em qualquer pc de tiver a no min 256 de memoria hd de 20 e processador de 1.6, no qual vc vai funçoes basicas de cadastrar seus clientes , controle de banda, firewal ate mesmo as mais avanças , fazer web proxy, chache fuul entre outras.
    depois disso e espetar o cabo q sai do mk no mesmo swintch q estar plugado nos ap's ou na sua onmi e pronto , o resto e so monitoramento e apriomoramento da sua rede

    e o passo a paso ta nesse link aqui
    https://under-linux.org/f110326-manu...load-portugues

    boa sorte
    Última edição por elymaiads; 17-10-2009 às 16:21. Razão: acressentar

  16. #76

    Padrão

    Citação Postado originalmente por elymaiads Ver Post
    parabnss parceiro tb fiquei feliz em fechar um link quase q impossivel não pela distacia e nem pelo trafego do link q e so de 1 mega , e sim pelas barreiras , a distacia e de apenas 4km, esse link ta ativo a 6 meses , mais sempre tenho dor de cabeça mes sim , mes não , comecei com 2.4 na vertical usando antena zirok e radio senão no lado A e no lado B antena de grade + radio senão ficou blz , depois de 2 meses caiu ae coloquei no lado B um zirock tb fechei de novo , depois de 1 mes caiu novamente , ae coloquei para horizontal ae funfou de novo , depois de 2 meses certinho caiu de novo , fiz de tudo e não deu certo , ae comprei 1par de nano station apontei eles para zirok e consegui exito em 5.8 , so agora na presente data 12 de outubro caiu de novo, ja fiz de tudo o q vc's possam imaginar , troquei fonte dos nanos , cabos , tudo , e não funfa mais , to aqui sem saber o q fazer ,o q eu to esquentando e q o ponto B e 10m mais alto do q a minha torre , mais mesmo assim " ja fechou perfeito " e isso q ta me deixando sem dormir .
    se vc poder me dar uma dica para me ajudar fico muito grato

    Amigo,
    esquece tudo isso e usa 900MHZ, concerteza vai acabar suas dores de cabeça,
    você vai conseguir um link mais estavel e é capaz de passar uns 3mbps.

    o ponto a ponto 900mhz deve ta saindo na media de uns 1400 reais..

  17. #77

    Padrão

    e uma boa opnião so q não compensa o custo x benefico , pq eu ja gastei d+ com os nanos e antenas de disco , e não e um mal equipamento , aqui e so questão de paciencia e dicação pq a coisa aqui ja funfou

  18. #78

    Padrão

    Citação Postado originalmente por elymaiads Ver Post
    e uma boa opnião so q não compensa o custo x benefico , pq eu ja gastei d+ com os nanos e antenas de disco , e não e um mal equipamento , aqui e so questão de paciencia e dicação pq a coisa aqui ja funfou
    rapaz, mas se vem dando problema e + problema e não tem visada perfeita..
    não adianta ficar remediando, tem que resolver!

  19. #79

    Padrão

    Citação Postado originalmente por yondaime Ver Post
    meu gasto foi em torno dos 10 mil até o momento.
    sendo que
    1 RB 600 c/ nota fiscal = R$800
    1 antena oiw 33db = R$1100 c/ nota
    1 cartão xr5 R$350,00 c/ nota.
    2mts cabo cellflex 3/8 R$110,00

    multiplica x2. e adiciona o no-break + bateria + etc..
    porém compensa usar a oiw dupla polorização, aí sim, eu teria meus 35mb full :}
    ou teria 2 links 35 half.

    depois tu poem mais uns 10 pra despesas com ativação de link, rack, fibra..
    apesar que eu ainda não consegui ativar o meu link!

    Será que com as antenas Geenge teríamos um desempenho semelhante? Elas são tão bem trabalhadas e preços acessíveis.

  20. #80

    Padrão

    Citação Postado originalmente por yondaime Ver Post
    Amigo,
    esquece tudo isso e usa 900MHZ, concerteza vai acabar suas dores de cabeça,
    você vai conseguir um link mais estavel e é capaz de passar uns 3mbps.

    o ponto a ponto 900mhz deve ta saindo na media de uns 1400 reais..
    Qual equipamento 900 Mhz vc tah usando? É homologado?