Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21
    Avatar de felixhmakowski
    Ingresso
    Feb 2009
    Localização
    Pitanga, Parana, Brazil, Brazil
    Posts
    168

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Mas tchê! Tu é de origem polonesa tbm indio véio???
    makowski .....
    Abraço.

    que polaco que nada...
    filho de Alemao... meu pai erra do sul da Alemanha por isso o Makowski
    mas o h é de Hermann...
    abraço.

  2. #22

    Padrão

    Sim e claro amigo 1929 com certeza pois não tenho muita experiência com microondas como já disse a vocês em uma postagem anterior mais tenho conhecimento de RF pos só radioamador a 17 anos pois bem essa faixa de freqüência e meio estranha pois nas faixas mais baixa existem cálculos de (ALTURA DA ANTE+FREQUENCIA+VELOCIDADE DA ONDA = COMPRIMENTO DO CABO)
    que leva a um casamento perfeito entre antena e transmissor, mais a que nessa faixa de freqüência 2.4 Ghz não vi neguem falar sobre esses cálculos de cabo para chagar a uma medida exata do comprimento do cabo só vejo a turma falar de 10mt de cabo eu sei que funciona mais será que o transmissor ta trabalhando legal mesmo com essa medida ??? ai fico na duvida 1929 quando você fala no curso cita esse fator ai sobre calculo de cabo e antena veja que eles de zen sobre o assunto por que eu sei que não e só corta o cabo em “tal tamanho” e funciona claro que sim ate nos transmissores de comunicação de radio pode ate fazer o mesmo pois a vera variáveis tanto na antena como no radio causas de aquecimento excessivo chegando ate alterar os componentes da saída final do TX e ate mesmo aquecimento do cabo chegando ate queimar seu interior dele !!!valeooo

  3. #23

    Padrão

    Citação Postado originalmente por nailton Ver Post
    radioamador a 17 anos pois bem essa faixa de freqüência e meio estranha pois nas faixas mais baixa existem cálculos de (ALTURA DA ANTE+FREQUENCIA+VELOCIDADE DA ONDA = COMPRIMENTO DO CABO)
    E eu desde a década de 70.
    Só estou inativo porque meu Yaesu 201ZD está queimado.
    E como nestas faixas mais baixas, tem importancia o casamento de impedancias.
    E não deve ser diferente em 2.4.

  4. #24

    Padrão

    O cálculo simplificado abaixo resulta em um comprimento para cabo coaxial correspondente a meio comprimento de onda na frequência de ressonância considerada. O conceito básico aplicado aqui é o seguinte:
    "Em relação à frequência ressonante, uma linha de transmissão com comprimento de meia-onda elétrica ou múltiplos desta, mostrará leitura igual nas duas extremidades, o que significa que ela irá refletir a impedância de um lado ao extremo oposto onde estiver conectada"
    Para a determinação do comprimento correto da linha de alimentação utilizando-se cabos coaxiais RG58 ou RG213, do tipo não celular (fator de velocidade 0,66):

    __________________99
    comprimento = -----------------------
    ________________frequência


    em MhzExemplo: Para 7,100Mhz, utilize o comprimento de coaxial não celular de 99/7,1 = 13,94m (ou múltiplo desse valor)
    Cabos coaxiais do tipo celular (fator de velocidade 0,82):

    ____________________123
    comprimento = -----------------------
    __________________frequência



    em Mhz Exemplo: Para 7,100Mhz, utilize o comprimento de coaxial do tipo celular com 123/7,1 = 17,32m (ou múltiplo desse valor)




    Dicas:
    • Utilize cabo com tamanho 3% superior ao calculado para aferição da ROE com medidor adequado. Sintonize a freqüência central para a qual foi calculada a antena, verifique a ROE e siga cortando o coaxial (em pequenospedaços) até obter a menor medida de estacionária para a freqüência estabelecida
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos CalCaboCoaxial.pdf  
    Última edição por nailton; 03-07-2009 às 13:10.

  5. #25

    Padrão

    Hehehehe que legal mais volte rapaz por q e bom demais ser radioamador para alguns e pra quem não tem o que fazer já levei muito nome disso mais pra mim e uma paixão que aconteça que acontecer nunca me largo do meu radinho !!! mais entre novamente no ar a propagação esta muito boa esse ano, eu com 5wts em um QRP já consegui contato com o mundo todo !!! abraço de PY7TNP,PU7TNP

  6. #26

    Padrão Pigtail montagem e qualidade

    Bem... depois de testes e + testes que eu li aqui nesse post...

    Podemos tirar as seguintes conclusoes... 75ohms é melhor do que 50ohms...

    Mas agora vem a pergunta... alguem tem fotos do tipo de cabo de 75ohms para confecção do PIGTAIL?

    Outra duvida interessante...
    Sempre li que tem uma CURVATURA MAXIMA (ou seja, que voce pode dobrar o cabo.. tipo.. fazer 180 graus, onde é melhor dobrar suavimente do que uma curva brusca no cabo)....

    Quem ja fez testes praticos em relação a isso??? Ou seja.. é melhor evitar DOBRAS em PIGTAILs (aqueles fininhos)... PIGTAIL enrolado em si mesmo tambem causa problemas???

    Alguem fez testes praticos.. se possivel postem resultados... com curvas acentuadas no PIGTAIL e no RGC213... e com VOLTAS no proprio cabo... testando sempre SNR, dbm e pings....

    Aguardo ansiosamente os resultados.

    Ahh outra coisa.. como fazer um PIGTAIL direto no RGC 213? Sem utilizar o RGC 58....(o cabo fininho).

  7. #27
    Avatar de felixhmakowski
    Ingresso
    Feb 2009
    Localização
    Pitanga, Parana, Brazil, Brazil
    Posts
    168

    Padrão

    se vc usa RB só presisa das ponteiras do 213
    se vc usa ap ja nao tem como escapa do pequeno pig com rgc58...

  8. #28
    Avatar de felixhmakowski
    Ingresso
    Feb 2009
    Localização
    Pitanga, Parana, Brazil, Brazil
    Posts
    168

    Padrão

    olhem isso cauculo da atenuacao de cabo coxial
    Tabelas de Cálculo 1