+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Smile Qual melhor equipamento para controlar usuários em condominio por cabos

    Olá Pessoal,

    Gostaria de saber o que voces utilizam em condominios, sendo que será instalado uma única antena 2.4Ghz para atender cerca de 20 usuários por cabos (condominio horizontal pequeno, cerca de 100 x 50m)

    IMPORTANTE: preciso ter controle do IP e macaddress já que controlo os cliente desta forma, não utilizo autenticação.


    Anderson

  2. #2

    Padrão

    amigo eu uso o aprouter, é muito bom.
    tendo em vista que nem todos os 20 clientes estarão navegando ao mesmo tempo, ele segura bem.
    o firmware tem todo esse controle que vc precisa e é em portugues.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por UsadosMAC Ver Post
    Gostaria de saber o que voces utilizam em condominios, sendo que será instalado uma única antena 2.4Ghz para atender cerca de 20 usuários por cabos (condominio horizontal pequeno, cerca de 100 x 50m)
    IMPORTANTE: preciso ter controle do IP e macaddress já que controlo os cliente desta forma, não utilizo autenticação.
    Anderson
    Precisa fazer contas. Seus 20 usuários, somar as velocidades configuradas para cada um deles, estimar quantos ficarão conectados simultaneamente e ver se essa banda passa pela sua estrutura de 2.4 GHz.

  4. #4

    Padrão

    Coloca um MK e faz controle apenas por IPxMAC.

  5. #5

    Padrão

    PESSOAL QUE TRABALHA COM CONDOMINIOS, EXISTE ALGUMAS FORMAS DE SE FAZER, POR EXEMPLO O AP EM BRIDGE PEGANDO O MAC DA PLACA DOS CLIENTES E CADASTRANDO OU USANDO UMA CENTRAL TDSL,QUE VC INSTALA NA PROPRIA LINHA TELEFONICA QUE VAI PARA O APARTAMENTO SEM PRECISAR PASSAR CABO LAN, E NO APARTAMENTO ATRAVÉS DA PLACA DO MODEM, VC CRIA PPOE, E ELE SE CONECTA COMO SE FOSSE DISCADA, EU NUNCA FIZ NA PRATICA, MAS JA VI ALGUMAS EM FUNCIONAMENTO, ACHEI SUPERINTERESSANTE. SÓ NÃO SEI O CUSTO DE UMA CENTRAL DESSA, MAS É MUITO PRATICA. QUANDO CHEGA NA CENTRAL SE CONECTA ATRAVÉS DE UM AP LIGADO A ANTENA.

  6. #6

    Padrão

    Essas centrais dsl são muito caras, pelo menos as que eu vi acredito que não compensa o investimento.

    Eu colocaria um ap para cada cliente para isolar o cliente da rede dos AP. Se o plano desse cliente é 256kbps, libera 512kbps no radio instalado no ap dele e controla o uso de banda no servidor mikrotik da empresa. Ele chega até o servidor com 512, ai o servidor que presume-se seja um computador bom, faz o controle da banda.

    Se você usar o mesmo ap que recebe o sinal pra limitar a banda com um numero de usuarios elevado pode vir a ter problemas, tipo ping alto..etc.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por novatojpa Ver Post
    amigo eu uso o aprouter, é muito bom.
    tendo em vista que nem todos os 20 clientes estarão navegando ao mesmo tempo, ele segura bem.
    o firmware tem todo esse controle que vc precisa e é em portugues.

    Olá Novatojpa,

    Qual modelo mais especificamente...

    O controle voce faz tudo por este AP, não há possibilidade de controlar tudo através de um ponto central como o MK.


    Anderson

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lfaria Ver Post
    Precisa fazer contas. Seus 20 usuários, somar as velocidades configuradas para cada um deles, estimar quantos ficarão conectados simultaneamente e ver se essa banda passa pela sua estrutura de 2.4 GHz.

    Olá lfaria,

    A estimativa é trafegar simultaneo cerca de 500k, os testes que fizemos consigo trafegar cerca de 11Mb sem problemas (pois esta no pé da torre a 6Km).


    Anderson

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por brunocabrini Ver Post
    Coloca um MK e faz controle apenas por IPxMAC.

    Olá Brunocabrini,

    Na torre onde vou emitir sinal a este condominio já possuo uma RB433, a questão é como distribuir e ter controle desses clientes (IP x Mac).

    Outra questão.... como faço para controlar os clientes cabeados direto no MK caso venha a colocar no condominio...


    Anderson

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pitboyrn Ver Post
    PESSOAL QUE TRABALHA COM CONDOMINIOS, EXISTE ALGUMAS FORMAS DE SE FAZER, POR EXEMPLO O AP EM BRIDGE PEGANDO O MAC DA PLACA DOS CLIENTES E CADASTRANDO OU USANDO UMA CENTRAL TDSL,QUE VC INSTALA NA PROPRIA LINHA TELEFONICA QUE VAI PARA O APARTAMENTO SEM PRECISAR PASSAR CABO LAN, E NO APARTAMENTO ATRAVÉS DA PLACA DO MODEM, VC CRIA PPOE, E ELE SE CONECTA COMO SE FOSSE DISCADA, EU NUNCA FIZ NA PRATICA, MAS JA VI ALGUMAS EM FUNCIONAMENTO, ACHEI SUPERINTERESSANTE. SÓ NÃO SEI O CUSTO DE UMA CENTRAL DESSA, MAS É MUITO PRATICA. QUANDO CHEGA NA CENTRAL SE CONECTA ATRAVÉS DE UM AP LIGADO A ANTENA.

    Olá Pitboyrn,

    O DSL ou xDSL é inviavel, pois teriamos que passar cabelamento proprio ou usar a da portaria, em hipotese alguma poderia utilizar o cabeamento da linha telefonica.

    Quando falamos em DSL, citamos valores acima de R$ 70 mil para atender no máximo 100 usuários...

    É inviavél.


    Anderson

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por UsadosMAC Ver Post
    Olá Novatojpa,

    Qual modelo mais especificamente...

    O controle voce faz tudo por este AP, não há possibilidade de controlar tudo através de um ponto central como o MK.


    Anderson
    ola mac.

    o modelo citado é o wr254, tem custo bem acessivel, cerca da R$170,00. vc encontra outros APS com o mesmo chipset RTL mais barato mas tera que pagar pela licenca aprouter, por isso prefiro os da aprouter mesmo, que nao preciso pagar pelo upgrade posteriormente.
    mas se vc recebe sua internet via radio de um ponto central, ai vc pode usar ele em modo bridge, e ele vai repassar tudo para o seu MK ou BrazilFW(prefiro pois e em portugues e é gratis).

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por novatojpa Ver Post
    ola mac.

    o modelo citado é o wr254, tem custo bem acessivel, cerca da R$170,00. vc encontra outros APS com o mesmo chipset RTL mais barato mas tera que pagar pela licenca aprouter, por isso prefiro os da aprouter mesmo, que nao preciso pagar pelo upgrade posteriormente.
    mas se vc recebe sua internet via radio de um ponto central, ai vc pode usar ele em modo bridge, e ele vai repassar tudo para o seu MK ou BrazilFW(prefiro pois e em portugues e é gratis).

    Olá Novatojpa,

    Ok.
    A questão não é nem tanto o software interno do AP mas se ele vai aguentar o trafego sem que fique reiniciando ou problemas do tipo....

    O que realmente gostaria é da possibilidade desse AP receber o sinal e pelo meu ponto principal (Mikrotik) fazer o controle dos clientes conectados neste AP através do IP e Mac Address.


    Anderson

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por UsadosMAC Ver Post
    Olá lfaria,

    A estimativa é trafegar simultaneo cerca de 500k, os testes que fizemos consigo trafegar cerca de 11Mb sem problemas (pois esta no pé da torre a 6Km).


    Anderson
    em qual equipamento vc conseguiu isso? com o aprouter? distancia de 6km?
    creio q nao chega a isso nao..
    o maximo q vc vai conseguir eh 2,5 megas.

    Citação Postado originalmente por UsadosMAC Ver Post
    Olá Novatojpa,

    Ok.
    A questão não é nem tanto o software interno do AP mas se ele vai aguentar o trafego sem que fique reiniciando ou problemas do tipo....

    O que realmente gostaria é da possibilidade desse AP receber o sinal e pelo meu ponto principal (Mikrotik) fazer o controle dos clientes conectados neste AP através do IP e Mac Address.


    Anderson
    eu trabalho com edificios...
    apartir de 10 clientes, geralmente instalo um servidor no local, e mudo os equipamentos para 5.8... antes disso, uso o aprouter em bridge + wds, e controlo pela central

    motivo:
    radio 5.8 = maior largura de banda
    servidor local = controle localmente, evita trafego desnecessario em cima dos radios (broadcast, entre outros), fora que da para colocar um squid, e diminuir um pouco mais o trafego em cima dos radios.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por UsadosMAC Ver Post
    Olá Novatojpa,

    Ok.
    A questão não é nem tanto o software interno do AP mas se ele vai aguentar o trafego sem que fique reiniciando ou problemas do tipo....

    O que realmente gostaria é da possibilidade desse AP receber o sinal e pelo meu ponto principal (Mikrotik) fazer o controle dos clientes conectados neste AP através do IP e Mac Address.


    Anderson

    acho que o amigo ja respondeu acima.
    mas se vc o colocar em bridge pode colocar quantos clientes quiser. segundo a aprouter vc pode controlar ate uns 30 clientes simultaneos, logicamente nem todos iram navegar ao mesmo tempo entao pode colocar ai uns 50, como vc pretende fazer o controle centralizado, acredito que nao teria muitos clientes pendurados por radios, por isso busca essa solucao, nao e isso?!

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    em qual equipamento vc conseguiu isso? com o aprouter? distancia de 6km?
    creio q nao chega a isso nao..
    o maximo q vc vai conseguir eh 2,5 megas.
    Utilizo na torre uma RB433, estei já com AP OIW, AP Edimax, placa pci, adaptador usb, liberando a banda e puxando algo do meu servidor consigo 700KB (7Mb), 1000KB (10Mb) em 2.4Ghz. Testes antes de possuir cliente conetado a distancias superiores a 5Km.

    Ahh, minha torre principal esta acima da cidade cerca de 300m e este condominio em especial esta localizado em uma região de pouquissima interferencia.

    OBS: sei que não irei usar esta largura de banda em cliente, foi mais questão de informativo. Meus clientes começam a 4Km da torre.


    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    eu trabalho com edificios...
    apartir de 10 clientes, geralmente instalo um servidor no local, e mudo os equipamentos para 5.8... antes disso, uso o aprouter em bridge + wds, e controlo pela central

    motivo:
    radio 5.8 = maior largura de banda
    servidor local = controle localmente, evita trafego desnecessario em cima dos radios (broadcast, entre outros), fora que da para colocar um squid, e diminuir um pouco mais o trafego em cima dos radios.
    No meu ponto de vista creio que não vale a pena investir com equipamentos de borda (no cliente/condominio), no meu caso estou investindo em equipamentos como em servidor central, e radios, por este motivo gostaria de saber um equipamento onde eu consiga fazer o controle através dos equipamentos existentes.

    Aqui só utilizo 5.8Ghz quando a distancia é rasoavel e terei problemas a curto prazo com interferencia (umas das minhas repetidoras esta ponto a ponto em 2.4Ghz a cerca de 7Km e atende cerca de 30 usuários)


    Anderson