Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Cliente isp ou bridge? resolvido

    Caros amigos,

    Gostaria da ajuda dos amigos do forum na seguinte questão.
    primeiro qual é a melhor configuração para o ap cliente, bridge ou ips?

    outra questão tb é que alguns clientes sempre estão formatando as makinas então sempre temos que está indo na casa dos clientes para configurar a rede, então gostaria que configurar o ap do cliente para fazer nat e ao mesmo tempo fazer o login no hotspot, como tb temos clientes que possuem mais de um pc e cliente com cyber, já tentamos dar um bypassed mas o hotspot nao controla a banda.

    obrigado e até mais
    Última edição por linuxerbel; 04-07-2009 às 16:56.

  2. #2

    Padrão

    Olá amigo,
    Poe em bridge e use dhcp fixo para não ficar indo na casa do pessoal. Quando add o cliente no bindings faça o controle fixo na queue simple.

  3. #3

    Padrão

    Eu prefiro isolar a rede do cliente, isto é, cliente isp; a rede configurada na casa do cliente não pertence à sua rede. Nesta condição, o cliente pode usar hub ou switch para distribuir o sinal entre vários micros na casa dele (ou empresa). Na condição bridge, ele teria que usar um roteador.
    Em questões de segurança de rede, na condição bridge sua rede fica mais vulnerável a utilização de softwares de sniffing da rede, isto é, ao uso de ferramentas de descoberta de tipos de interfaces e tráfegos. Na situação bridge, boa parte do tráfego da wireless circula na interface ethernet do cliente, isto é, a informação de um outro cliente poderia ser snifada (vamos dizer assim). A grande questão é a definição do nível de segurança que você quer implementar na sua rede. Eu adotei que na minha rede, cliente AP roda no modo cliente isp com autenticação PPPoE sem endereço IP configurado na interface física.

    At,

    Eng. Onei

  4. #4

    Padrão

    Então você acha que colocando o ap em modo ISP o cara nunca vai conseguir achar as redes?

  5. #5

    Padrão

    amigos,

    Gostaria de agrdecera a ajuda.

    obarros, voce então adotou o pppoe na sua rede? é que aki devido ter muitas redes todas usando omni vertical, estou adotando setoriais horizontais, e quero adotar tb o hotspot, tb acho que é melhor usar o ap cliente com isp isolando assim a rede do cliente da minha rede, masa minha duvida permace, como fazer o cliente isp autenticar no hotspot? principalmente quem tem mais de um pc?

    até mais

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por obarros Ver Post
    Eu prefiro isolar a rede do cliente, isto é, cliente isp; a rede configurada na casa do cliente não pertence à sua rede. Nesta condição, o cliente pode usar hub ou switch para distribuir o sinal entre vários micros na casa dele (ou empresa). Na condição bridge, ele teria que usar um roteador.
    Em questões de segurança de rede, na condição bridge sua rede fica mais vulnerável a utilização de softwares de sniffing da rede, isto é, ao uso de ferramentas de descoberta de tipos de interfaces e tráfegos. Na situação bridge, boa parte do tráfego da wireless circula na interface ethernet do cliente, isto é, a informação de um outro cliente poderia ser snifada (vamos dizer assim). A grande questão é a definição do nível de segurança que você quer implementar na sua rede. Eu adotei que na minha rede, cliente AP roda no modo cliente isp com autenticação PPPoE sem endereço IP configurado na interface física.

    At,

    Eng. Onei
    tbm uso essa alternativa


    obarros, voce então adotou o pppoe na sua rede? é que aki devido ter muitas redes todas usando omni vertical, estou adotando setoriais horizontais, e quero adotar tb o hotspot, tb acho que é melhor usar o ap cliente com isp isolando assim a rede do cliente da minha rede, masa minha duvida permace, como fazer o cliente isp autenticar no hotspot? principalmente quem tem mais de um pc?
    no momento em que vc configura o cliente como isp cliente
    o radio dele passa a fazer nat...
    basta entao vc configurar o metodod de autenticacao da WAN dele.

    eu aqui, uso bridge+wds para enlaces somente... mas no cliente.. sempre isp cliente...

  7. #7

    Padrão

    Não é uma questão com referência a "nunca" mas de "reduzir probabilidades". Mas o foco principal também é não herdar a responsabilidade pelo ambiente do cliente. Entrego uma ethernet isolada e pronto.


    Eng. Onei

  8. #8

    Padrão

    bom amigos,

    muito obrigado pelas respostas, mas ainda nao consegui entender como fazer o cliente logar no hotspot com o ap configurado como isp, pois na configuração da wan, temos: ip fixo, cliente dhcp, pppoe e pptp. os amigos poderiam me dizer como fazer com que o cliente faça login no hotspot com o ap como isp?

    obrigado e até mais

  9. #9

    Padrão

    Ele não vai logar com vários usuários da forma citada pelos colegas, a não ser que a função mac clone* funcione normalmente. O correto é você colocar ele em bridge.

  10. #10

    Padrão

    Use ISP muito melhor para suporte telefonico, se necessario cliente acessa ap sem dificuldades....

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por linuxerbel Ver Post
    bom amigos,

    muito obrigado pelas respostas, mas ainda nao consegui entender como fazer o cliente logar no hotspot com o ap configurado como isp, pois na configuração da wan, temos: ip fixo, cliente dhcp, pppoe e pptp. os amigos poderiam me dizer como fazer com que o cliente faça login no hotspot com o ap como isp?

    obrigado e até mais
    Ola amigo, aqui coloco IP fixo, ex meu MK gera ip 192.168.1.5-254 eu coloco por ex 192.168.1.254 neste AP ISP então o AP será o cliente do meu MK e ñ mais o PC do cliente q está por traz deste AP, se tiver por ex 3 maquinas ligada neste AP o primeiro PC q acessar a net vai abrir a tela do hotspot pedindo pra logar, fazendo isso os outros dois já vão estar navegando automaticamente.

  12. #12

    Padrão

    Mas este será um problema. E para fazer o controle de banda, ele terá que fazer isto no próprio rádio do cliente.
    Mais uma vez eu digo, se vai usar para gerenciar mais de um cliente, use no modo bridge.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Raniel Ver Post
    Mas este será um problema. E para fazer o controle de banda, ele terá que fazer isto no próprio rádio do cliente.
    Mais uma vez eu digo, se vai usar para gerenciar mais de um cliente, use no modo bridge.
    Aki no modo ISP o controle da banda do AP é feito no MK, apartir do AP para o cliente a banda é livre para todos os pcs, neste caso só uso em cliente q tem 2 ou mais pcs em sua residência, a banda contratada ta sendo entregue, e passo a responsabilidade do gerenciamento interno de sua rede para o cliente...

    Agora qdo tenho um predio por exemplo com 2 ou mais clientes idependentes aí sim em bridge...

  14. #14

    Padrão

    A resposta do faieppi, e a mais acertada, vc entrega a banda contratada até o Router do cliente(ap) que e cadastrado no sistema com ip tal mac tal, com controle dinamico o mk seta a velocidade pra esse mac e depois do ap o cliente se vira nos 128k heuheue!!

  15. #15

    Padrão

    blz amigos,

    agora sim consegui entender que mesmo em isp o cliente ao ligar a makina receberá a tela de login do hotspot, se tiver mais makinas nesse clientes elas nao precisaram mais fazer login pois já foi feita pela primeira makina a ser ligada. e no caso de clientes (vizinhos) que dividem o mesma ap este deve estar em bridge, com ip no pc dos clientes.

    agora nao querendo abusar, mais um duvida.
    o mac que o mk capta é o ap, então como fazer o mk captar o mac do pc dos clientes (vizinhos) que dividem o mesmo ap?

    até mais

  16. #16

    Padrão

    Aqui eu uso ele em wds, bridge ai repassa todos os mac que estão conectados nele pro mk que da ip e libera acesso!

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por linuxerbel Ver Post
    blz amigos,

    agora sim consegui entender que mesmo em isp o cliente ao ligar a makina receberá a tela de login do hotspot, se tiver mais makinas nesse clientes elas nao precisaram mais fazer login pois já foi feita pela primeira makina a ser ligada. e no caso de clientes (vizinhos) que dividem o mesma ap este deve estar em bridge, com ip no pc dos clientes.

    agora nao querendo abusar, mais um duvida.
    o mac que o mk capta é o ap, então como fazer o mk captar o mac do pc dos clientes (vizinhos) que dividem o mesmo ap?

    até mais
    Td é automatico, se vc configurar em bridge o mk ñ vai pegar o MAC do AP, somente dos clientes, vai trabalhar como um switch, se configursr em modo ISP aí ao conectar o AP na rede, geralmente configuro o AP primeiro com IP dinanmico, aí vai aparecer o MAC no DHCP SERVER, depois atribuo o IP q quero e no AP coloco agora como fixo, desta forma somente o MAC do AP aparece na lista do MK, os pc dos cliente ñ mais...

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por linuxerbel Ver Post
    blz amigos,
    ... então como fazer o mk captar o mac do pc dos clientes (vizinhos) que dividem o mesmo ap?
    ...

  19. #19

    Padrão

    Olha pessoal,
    Fugindo um pouco do assunto, estamos com uma campanha para manter o portal do Under bem organizado, então eu peço para repassar tal pedido que é:
    Aos que iniciaram no forum: Leitura OBRIGATÓRIA (principalmente aos iniciantes)
    Aqueles que digitam em maiúsculo: Por que sempre digitar em maiúsculas?
    Se houve dúvidas, favor visitar: Dúvidas sobre o portal

    Grato a todos

  20. #20

    Padrão

    blz Rainel,

    se bem entendi, está dizendo pra mim abrir outro tópico.
    vou colocar este tópico como resolvido, podem tranacar esse.
    até mais