+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ponto a ponto com 2 nano station ajuda configurar.

    Estou precisando repetir o sinal vou usar 2 nano station . A distancia entre os dois pontos 900 metros com visada so que passa por baixo de uma rede de alta tensão , no ponto um tenho um pc mikrotik fazendo controle o nano vou usar com a antena integrada , no ponto dois um nano uma omni 12dbi onde vai conectar alguns cliente. Como configurar deixar os dois pontos como ap/wds?

  2. #2

  3. #3

    Smile

    tranquilo, talvez a rede elétrica não seja um problema, então, você pode usar um como ap-bridge e outro como cliente-bridge ou simples cliente. para aumentar a segurança, já que vai ser ponto a ponto, vc poderia utilizar criptografia e esconder ssid depois de funcionando a ligação. as antenas internas dele funcionarão legal com essa distancia, mas deve-se ter o cuidado com elevação, já que os nano de fabrica não possuem contorle e elevação e só panoramica. boa sorte.

  4. #4

    Padrão

    configure o nano da sua base como AP WDS, e o nano do ponto dois que recebe o sinal configura como Station WDS...

  5. #5

    Padrão

    Vou te dar uma sugestão:

    1°: Coloque uma faixa de ip para os clientes no teu MK, ele vai fazer o controle dos clientes.

    2°: Coloque o nano que vai ser ligado ao MK, como AP, e na networks coloque como brigde.

    3°: Coloque o nano que vai ser ligado a Omini, como station, e na networks coloque como brigde.

    4°: Conecte o nano da Omini no nano do MK.

  6. #6

    Padrão

    Fazem dois dias que estou as voltas com isso, mas aquilo que era para ser uma moleza virou uma encrenca.

    Assim: Tenho 3 AProuter na base fazendo WDS com vários outros. Redondinho.

    Agora resolvi trocar tudo por Nano. Ainda bem que não desmontei tudo que tinha.
    Fui num ponto distante onde já tinha WDS, retirei o aprouter e coloquei o Nano. Como neste ponto preciso de acesso wireless , configurei este nano como ap wds. Cadastrei normalmente o Mac do aprouter nele e o dele no aprouter. Não conecta.
    No site survey acha o aprouter com -47dbm.
    Passei este nano para station wds e daí conecta com o aprouter da base. Só que aí não fica como ponto de acesso wireless, só via cabo.
    Tudo criptografia WAP2 AES e como em station wds conecta, então não é erro na chave.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Fazem dois dias que estou as voltas com isso, mas aquilo que era para ser uma moleza virou uma encrenca.

    Assim: Tenho 3 AProuter na base fazendo WDS com vários outros. Redondinho.

    Agora resolvi trocar tudo por Nano. Ainda bem que não desmontei tudo que tinha.
    Fui num ponto distante onde já tinha WDS, retirei o aprouter e coloquei o Nano. Como neste ponto preciso de acesso wireless , configurei este nano como ap wds. Cadastrei normalmente o Mac do aprouter nele e o dele no aprouter. Não conecta.
    No site survey acha o aprouter com -47dbm.
    Passei este nano para station wds e daí conecta com o aprouter da base. Só que aí não fica como ponto de acesso wireless, só via cabo.
    Tudo criptografia WAP2 AES e como em station wds conecta, então não é erro na chave.
    mas sera que os dois conversam estando ambos em AP WDS??? pq fazer Station falar com Base eh simples, agora AP-AP nao sei nao hein...

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por braw Ver Post
    mas sera que os dois conversam estando ambos em AP WDS??? pq fazer Station falar com Base eh simples, agora AP-AP nao sei nao hein...
    Nos Aprouter eles conversam estando os dois em AP+WDS.
    Eu já cheguei a pensar nisso. Pois em station wds conectou.
    Mas dái eu teria que usar outro Nano para fazer o Access Point? E ligar um no outro com cabo de rede.
    Ainda não quero fazer os ponto a ponto em 5.8 pois o tráfego é pequeno. Mas futuramente sim.
    Agora uma coisa tem que ser reconhecida. A sensibilidade do Nano é algo extraordinário. O sinal do Aprouter chegou como nunca.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Mas dái eu teria que usar outro Nano para fazer o Access Point? E ligar um no outro com cabo de rede.
    se nao quiser gastar com outro nano agora, tente inverter as bolas ae... coloque o nano como AP WDS e o AProuter como Station dele... ou vc precisa do aprouter em modo AP tb???

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por braw Ver Post
    se nao quiser gastar com outro nano agora, tente inverter as bolas ae... coloque o nano como AP WDS e o AProuter como Station dele... ou vc precisa do aprouter em modo AP tb???
    Exatamente. Tudo com access point.

    O problema é que não posso retirar todos os aprouter de uma só vêz para não deixar a rede fora do ar.
    Já tenho 12 nanos para isso. Mas preciso ir fazendo um enlace de cada vêz.
    Mas se for realmente assim, que os dois em AP+WDS não se conectarem, é um bug grave do firmware, pois qualquer firmware dos 8186 dos mais baratos fazem isso.

    E por falar em bug, como tem bug. A lista de versões novas é enorme.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Exatamente. é um bug grave do firmware, pois qualquer firmware dos 8186 dos mais baratos fazem isso.

    E por falar em bug, como tem bug. A lista de versões novas é enorme.
    bug do Nano ou do aprouter???

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por braw Ver Post
    bug do Nano ou do aprouter???
    Os Aprouter todos se conversam.
    Com o Nano é que apareceu isso. Agora fica a questão: é incompatibilidade, bug ou eu que estou despescebendo alguma coisa?

    Mas que o AirOs tem bugs é evidente. Já tem uma lista de atualizações.
    Experimentem gravar os dados de mac em AP WDS na versão 3.3.2 ou 3.4. Não consegue
    Já numa versão anterior, a 3.1 grava beleza.
    Por isso é que eu fico pensando se não teria mais um bug. Vou colocar outro Nano para ver se eles se acham entre si.

  13. #13

    Padrão

    bom essas versoes eu nao sei pq nao atualizei o meu ainda, to na v2.2.1.2476... funciona blzinha o cadastro de MAC em AP WDS... fiquei ate com pe atras agora de atualizar!

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por braw Ver Post
    bom essas versoes eu nao sei pq nao atualizei o meu ainda, to na v2.2.1.2476... funciona blzinha o cadastro de MAC em AP WDS... fiquei ate com pe atras agora de atualizar!
    Meus amigos, que decepção! Bem que o meu avô dizia: Confia, desconfiando.
    E é assim que eu estou com a Ubiquiti.
    Posso estar errado, mas tem muito bug no AirOs.

    Consegui resolver o problema da conexão. Descobri por acaso, ou melhor já não tendo mais onde mexer em configuração, resolvi trocar a criptografia para WEP. Passou na hora.
    Só que eu não quero WEP. Tem que ser WPA2+AES.
    Configurei como Access Point WDS e marquei a caixa automático.
    Fui lá no menu principal para ver quais estações ele achava. Pois como automática ele deve achar todas que tem o mesmo SSID e mesmo canal.
    Beleza estavam todas lá.
    Só que o tráfego está muito instável. Hora sobe hora desce. Meus Aprouters devem estar dando risada, pois eles nunca passaram por uma vergonha assim.

    Os meus Nano vieram com esta versão mais antiga, mas pela lógica versões novas deveriam ser mais elaboradas, mas parece que não é isso que está acontecendo.
    No teu caso, usa criptografia, e qual?
    Alguém já passou por isso?
    Me vou ao forum da Ubiquiti botar a boca no trombone.

  15. #15

    Padrão

    Também achamos esse erro aqui. Porem foi em conexão WAP2-PSK no MTK - Nano não conectava nunca no MTK apenas apresentava o erro de UNICAST KEY - TIME OUT porem deixamos o equipamento tentando, tentando anoite toda no outro dia lá estava o NANO conectado normalmente. Creio que possar ser um BUG mesmo no nano, sendo assim iremos testar agora com essa nova versão 3.4 pois os problemas apareceram no 3.3.2...

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por UltraFox Ver Post
    Também achamos esse erro aqui. Porem foi em conexão WAP2-PSK no MTK - Nano não conectava nunca no MTK apenas apresentava o erro de UNICAST KEY - TIME OUT porem deixamos o equipamento tentando, tentando anoite toda no outro dia lá estava o NANO conectado normalmente. Creio que possar ser um BUG mesmo no nano, sendo assim iremos testar agora com essa nova versão 3.4 pois os problemas apareceram no 3.3.2...
    E depois disso ficou conectando rápido, ou cada vêz acontece a mesma coisa?

  17. #17

    Padrão

    - Fica normal nunca mais da problema. O erro nunca mais aparece mesmo reiniciando.
    Tudo indica que a senha do WAP2 não grava ou de alguma forma não é enviada corretamente para o MTK. Pensamos em varias coisas ! de Radius até MTU porem não parece ser nada disso Pois o problema só apresenta no B2 e NS.
    - Agora vamos testar no proximo cliente com a Versão 3.4
    - Até cheguei ler aqui no forum sobre imcopatibilidade do AirOS com o MTK.

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por UltraFox Ver Post
    - Fica normal nunca mais da problema. O erro nunca mais aparece mesmo reiniciando.
    Tudo indica que a senha do WAP2 não grava ou de alguma forma não é enviada corretamente para o MTK. Pensamos em varias coisas ! de Radius até MTU porem não parece ser nada disso Pois o problema só apresenta no B2 e NS.
    - Agora vamos testar no proximo cliente com a Versão 3.4
    - Até cheguei ler aqui no forum sobre imcopatibilidade do AirOS com o MTK.
    tb vou esperar essa versao pra atualizar o meu, pq ta rodando certinho na antiguinha... hehehe

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por braw Ver Post
    tb vou esperar essa versao pra atualizar o meu, pq ta rodando certinho na antiguinha... hehehe
    Eu estou com a 3.4 mas o problema do WDS c/WPA continua nesta versão. A Ubiquiti me respondeu que é incompatibilidade de hardware. Continuo não acreditando.

    NOs APs 8186 a segurança da rede pode ser com uma chave ou tipo de segurança, mas quando usa WDS pode colocar outra chave na aba segurança, dentro do WDS, diferente do que esta usando em Wireless/segurança.

    Mas no Nano2 não tem este recurso. A Chave é para todo o conjunto, seja com wds ou não.
    Agora eu vou separar os ponto a ponto, sem wds. Vou usar Nano5 para isso e deixar os nano2 só como AP, daí eu vou poder voltar para wpa2