+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Trocando wr254 por pc-ap!

    bom sei que ja devem existir dezenas de topicos sobre configuração! mais vou descrever meu caso!

    tenho link no predio1 saindo por um aprouter254 em WDS....ele faz um PTP com um outro predio2 aprouter254....nao sei quanto ta o trougpt desse link! (ja fiz download na outra ponta a 400k, meu link e de 4 megas entao esta de bom tamanho), nesse predio 2 tenho outro wr254 como AP, pendurados nele uns 20 clientes (media de 10 on-line, link de 300k) nesse predio B ainda tenho clientes com cabo 4 no total......bom nao faço nenhum controle nesses aparelhos, tenho somente, WEP configurado, ssid oculta, todo controle faço la no predio 1, os aps trabalham todos em bridge.......

    o que pretendo>>>> atlhon 750mhz, placa mae asus, 196 de ram, hd de 5gb, MK com duas placas atheros 5212, uma faz o wds com aprouter do predio1 e outra AP....alem da placa de rede para os clientes do predio2! gostaria de saber se e possivel continuar controlando tudo como faço pelo predio1, ou seja, preciso que o MK nao faça nenhum roteamento,"so receba e so deixe o sinal passar"!

    se eu conseguir fazer isso, quantos clientes vou conseguir colocar nesse pc-ap? a configuração da maquina e boa? obrigado a todos!

  2. #2

    Padrão

    Sim colega, vc vai conseguir fazer isso e até muito mais, o hardware da maquina ta muito boa, agora em diga, qual a distancia do predio 1 para o 2?

  3. #3

    Padrão

    So deixar em bridge, fica bonito, agora quantidade de clientes e impossível prever.
    Imagina que depende da velocidade real de transferencia!!
    Sobre processamento e memória em bridge da cliente até vc não guenta mais cobrar hueheuheue!!

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por faieppi Ver Post
    Sim colega, vc vai conseguir fazer isso e até muito mais, o hardware da maquina ta muito boa, agora em diga, qual a distancia do predio 1 para o 2?

    se tiver no maximo 1000 metros!!! nao tenho clientes em enlaces muito grandes meu SCM sai daqui uns meses.....ja dei entrada, assim que sair vou fechar enlaces maiores! pretendo fazer com pc ap tambem!!! tenho olhado no mercado livre, tem muitas placas maes baratas e de qualidade inclusive com 4 e 5 slots pci! rapaz se o tal do pc-ap funcionar bem, eu to no ceu, fica muito barato montar essas maquinas!!!

    valeu pela dica!

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Malverick Ver Post
    So deixar em bridge, fica bonito, agora quantidade de clientes e impossível prever.!!
    valeu bom se ele aguentar mais que 30 ja fica otimo! afinal qualquer apzinho desses ai, acredito que o aprouter seja o melhor, nao aguenta mais de 15 online

    Citação Postado originalmente por Malverick Ver Post
    Imagina que depende da velocidade real de transferencia!!!!
    rapaz em teste de bancada, baixando do meu servidor http....fiz um download a 2,5 megas, fiz uma conta basica 2,5MB x 8 = 20MB>>>>>nunca vou conseguir isso com um aprouter254!

    será que é assim mesmo o calculo? se for eu to satisfeito demais....tenho um link de 4 megas, o maximo de uso que chega é 2,7MB

    Citação Postado originalmente por Malverick Ver Post
    Sobre processamento e memória em bridge da cliente até vc não guenta mais cobrar hueheuheue!!
    essa parte nao entendi muito bem!! vc quis dizer que com meu equipamento posso atender clientes ate nao aguentar mais????


    valeu meu camarada!!!! esto dependendo de achar uma caixa hermetica pra motar o pc-ap!

    obrigado mesmo!


  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cls7007 Ver Post
    se tiver no maximo 1000 metros!!! nao tenho clientes em enlaces muito grandes meu SCM sai daqui uns meses.....ja dei entrada, assim que sair vou fechar enlaces maiores! pretendo fazer com pc ap tambem!!! tenho olhado no mercado livre, tem muitas placas maes baratas e de qualidade inclusive com 4 e 5 slots pci! rapaz se o tal do pc-ap funcionar bem, eu to no ceu, fica muito barato montar essas maquinas!!!

    valeu pela dica!
    Amigo, todos os meus pops uso pc-ap, são muito bons, uso aquelas placas G510, td isso a 2 anos sem problemas, pode colocar sem problemas, a diferença q percebi em relação a RB é q o sinal da RB ficar mais forte com os cartões minipci, mas hj ñ mudaria em função disso....

  7. #7

    Padrão

    O que to falando e que com esse processamento com essa memória da pra atender muito, mas muito cliente mesmo, o que define a quantidade de cliente exatamente são os equipamentos de transmissão, no caso do pcap em bridge dependendo da banda passante por pci e ou cartão. Mais memória ou mais processador não vai interferir nisso.
    A qualidade dos chipset´s das placas são separadas por isso, o chipset não e mais que um micro-processaodor capaz de encaminhar tantas requisições com tanto de velocidade e eficienecia, de gerenciar o modulador de RF, ajustando canal potência e tudo que pode ser ajustado ou não num circuito desse. E claro que algumas placas ou cartões são melhores que outros pq cada um tem um processador(chipset), se dois equipamentos com mesmo processador tem desempenho diferente, e pq existem outras peças(componentes) diferentes.
    Isso define modelos entre produtos do mesmo fabricante.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Malverick Ver Post
    O que to falando e que com esse processamento com essa memória da pra atender muito, mas muito cliente mesmo, o que define a quantidade de cliente exatamente são os equipamentos de transmissão, no caso do pcap em bridge dependendo da banda passante por pci e ou cartão. Mais memória ou mais proce...ssador não vai interferir nisso.
    A qualidade dos chipset´s das placas são separadas por isso, o chipset não e mais que um micro-processaodor capaz de encaminhar tantas requisições com tanto de velocidade e eficienecia, de gerenciar o modulador de RF, ajustando canal potência e tudo que pode ser ajustado ou não num circuito desse. E claro que algumas placas ou cartões são melhores que outros pq cada um tem um processador(chipset), se dois equipamentos com mesmo processador tem desempenho diferente, e pq existem outras peças(componentes) diferentes.
    Isso define modelos entre produtos do mesmo fabricante.

    placa smc networks, model smcwpcit-g! 108 mb será.... que aguenta uns 30 ?clientesgostei dela, primeiro pelo valor= 65 reais, segundo chipset atheros 5212, e terceiro e fundamental por ser homologada!!!

    valeu amigão!

  9. #9

    Padrão

    Eu tenho uma com atheros 5212 da greatek trabalhando em b passando 5.7 full...
    Da pra passar 40 clientes a 128k full!!

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Malverick Ver Post
    Eu tenho uma com atheros 5212 da greatek trabalhando em b passando 5.7 full...
    Da pra passar 40 clientes a 128k full!!

    falou o que eu queria ouvir!

    duvidas sanadas!

    moderador se quiser far um lock no topico pode ficar a vontade!

    obrigado a todos que dedicam seu precioso tempo a ajudar um desconhecido!!!

    grande abraço!

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Malverick Ver Post
    Eu tenho uma com atheros 5212 da greatek trabalhando em b passando 5.7 full...
    Da pra passar 40 clientes a 128k full!!
    Amigo, sou novo com MK e estou montando 2 PCAP ( de varios, se der certo ) com estas placas greatek e no PTP esta passando apenas 3 megas Full em banda B ( testes em bancada ).
    Poderia me dar umas dicas de configuração.
    outros que tb conseguiram links maiores poderiam me ajudar.
    Obrigado.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Alysson Ver Post
    Amigo, sou novo com MK e estou montando 2 PCAP ( de varios, se der certo ) com estas placas greatek e no PTP esta passando apenas 3 megas Full em banda B ( testes em bancada ).
    Poderia me dar umas dicas de configuração.
    outros que tb conseguiram links maiores poderiam me ajudar.
    Obrigado.
    Qual antena vc ta usando? Qual potência?
    Nessa que citei uso 17dbm.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Malverick Ver Post
    Qual antena vc ta usando? Qual potência?
    Nessa que citei uso 17dbm.
    Estou fazendo testes de bancada, uma ao lado da outra, com aquelas anteninas de 3 dbi, ainda não tive coragem de colocar em produção, estou vendo os ultimos detales, porque pretendo usar para subistituir em ptp da minha rede que esta com radios ApRouter. Potencia 17dbm, tx em 11MB.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Alysson Ver Post
    Estou fazendo testes de bancada, uma ao lado da outra, com aquelas anteninas de 3 dbi, ainda não tive coragem de colocar em produção, estou vendo os ultimos detales, porque pretendo usar para subistituir em ptp da minha rede que esta com radios ApRouter. Potencia 17dbm, tx em 11MB.
    Afasta um pouco um do outro no mais não tem receita não a minha ta toda padrão. como ta o processamento do pc no momento do teste? dois dois?

  15. #15

    Padrão

    bom retornei, estou com as duas atheros 5212!

    meu problema, usar uma placa wireless como cliente recebendo o link, e distribuir pelas outras placas wireless e cabo, ou seja, um repetidor universal, eu nao quero usar wds , alguem poderia me dar uma luz com relação a configuração....ja quebrei bastante a cabeça e não consigo fazer isso funcionar! somente ap funciona, somente no cabo funciona, somente station(cliente) funciona, o problema e quando juntamos tudo!!!!!

    obrigado nobres amigos!!!

  16. #16

    Padrão

    Olha, eu não sei como fazer isso sem wds, a não ser que vc monte um sub-estação.

    Agora posso saber só a título de curiosidade qual o problema em usar wds?

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Malverick Ver Post
    Olha, eu não sei como fazer isso sem wds, a não ser que vc monte um sub-estação.

    Agora posso saber só a título de curiosidade qual o problema em usar wds?
    o amigão....

    recapitulando!

    tenho link no predio1 saindo por um aprouter254 em WDS....ele faz um PTP com um outro predio2 onde tem outro aprouter254 em wds............nesse predio 2 tenho ainda wr254 como AP>>>>ou seja, queria tirar os 2 aprouter do predio 2 e colocar as 2 placas atheros no MK!!!!

    a questão é

    será que vai ficar bom um PTP em WDS com aprouter254 e MK?
    será que alguém já fez isso?

    seria melhor eu manter o PTP com os aprouter, e colocar o mk somente como ap?
    lembrando que os dois pontos tem visada limpa e menos de 1km..... ja pensei em colocar 2 NS5 com as antenas integradas mesmo pra fechar o PTP, e colocar o MK so como ap? mais acho que pra menos de 20 clientes seria desnecessario!!!!

    qualquer ajudinha é bem vinda!!! ajuda com baixo custo é melhor ainda!

    grande abraço

  18. #18

    Padrão

    A ideia e boa, fazer um wds em bridge com o ap do predio 1 e a segunda placa fica como ap, e claro que fica bom o wds do 254 com mk!!

  19. #19

    Padrão

    qdo eh para atender mtos clientes, e ter uma banda maior passando
    eu prefiro instalar o aprouter 354...
    ele em modo b ou g, guenta mto mais q o aprouter 254... devido ao processamento dele.

    em wds eh a melhor forma para deixar eles... salvo se for enlace
    se for em cliente, aconselho a configurar ele como "ISP cliente"

    porem, qdo eh para cliente, gosto de usar o aprouter 254...
    pois, faco 2 controles de bandas

    o 1 controle de banda, ja limito no cliente.. dessa forma, ja sai do cliente a velocidade contratada... nao sobrecarregando a base
    o aprouter tem uma opcao de limitar a banda da interface wan e lan...

    caso seja burlado isso... o servidor faz o 2 controle de banda.

  20. #20

    Padrão Solucionado

    Vim ressucitar este topico, somente para agradecer a todos que contribuiram comigo, e informar que obtive muito exito na minha empreitada.....

    fiz o ptp com dois NS5.....com a antena integrada dele mesmo, afinal nao chegava a 1 km de distancia, coloquei 2 placas atheros ar5212, e divide em duas redes wireless com ssids diferentes no pc-ap..... vou trocar a omini por duas antenas setoriais em breve....

    nao precisa nem falar que tudo mudou da agua pro vinho..... agora de um extremo(roteador>>>nanostation5<<<>>>nanostation--pc-ap<<>>>wr254.wds+ap<>>>edimax.cliente) ao outro da rede, o pingzinho, fica em no maximo 5ms..

    MUITO OBRIGADO A TODOS agradeço de coração!