+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Thumbs up Dica - Bloquear DHCP vindo dos clientes

    Estava passando alguns problemas com DHCP vindo dos clientes, pesquisei e achei 02 regras muito simples e até o momento está resolvendo meu problema.

    Vale lembrar que os créditos são para CATV, autor das mesmas.


    O DHCP trabalha na camada 2, correto?? A bridge trabalha na camada 2 também, certo?

    Então você pode tranquilamente usar a bridge para bloquear tráfego da camada 2. Como?


    / interface bridge filter
    add chain=input in-interface=clientes mac-protocol=ip src-port=67 ip-protocol=udp action=drop comment="Anti-DHCPServer-Externo" disabled=no

    add chain=forward in-interface=clientes mac-protocol=ip src-port=67 ip-protocol=udp action=drop comment="Anti-DHCPServer-Externo" disabled=no

    Substituir a palavra clientes pelo nome das suas interfaces. Deve ser aplicado em todos os cartões.
    Última edição por ijr; 04-07-2009 às 12:26.

  2. #2

    Padrão

    mesmo eu usando dhcp por mac na minha rede nao atrapalharia

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por powernetscm Ver Post
    mesmo eu usando dhcp por mac na minha rede nao atrapalharia
    Você pode continua usando DHCP no seu servidor, a idéia acima é bloquear apenas tráfego de DHCP "vindo" de clientes conectados na sua wireless.

  4. #4

  5. #5

    Padrão

    bom, nao sei se essa regras no mk funcionaria
    mas sei que se vc bloquear a porta 67... udp
    vc bloqueia tudo
    nen seus clientes receberam o seu ip


    mas nesse caso, vc ta bloqueando as portas 67/udp que estao entrando...
    hum... interessante
    Última edição por AndrioPJ; 04-07-2009 às 16:18.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    bom, nao sei se essa regras no mk funcionaria
    mas sei que se vc bloquear a porta 67... udp
    vc bloqueia tudo
    nen seus clientes receberam o seu ip


    mas nesse caso, vc ta bloqueando as portas 67/udp que estao entrando...
    hum... interessante
    Somente desabilitando o default forward da interface wireless dos clientes não resolveria ?

  7. #7

    Padrão DHCP Vindo (Apenas WIRELESS)

    Citação Postado originalmente por agpnet Ver Post
    Somente desabilitando o default forward da interface wireless dos clientes não resolveria ?
    Realmente... apenas desabilitando o "default forward" dos cartões resolvem...
    Mas tipo... se voce tiver vários cartões wireless na mesma RB ou PC-AP.... A regra só vale para os clientes que estiverem no mesmo cartão.. ou seja.... o trafégo entre clientes de cartões diferentes é possivel.... Assim... voce tem que colocar todas as interfaces wireless (lembrando, apenas as que estão os clientes)... dentro de uma BRIGDE e criar FILTROS para bloquear trafego entre cartões (Mas cuidado para nao bloquear o trafego entre a interface que esta o GATEWAY).

    Espero ter ajudado.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por aksgnet Ver Post
    Realmente... apenas desabilitando o "default forward" dos cartões resolvem...
    Mas tipo... se voce tiver vários cartões wireless na mesma RB ou PC-AP.... A regra só vale para os clientes que estiverem no mesmo cartão.. ou seja.... o trafégo entre clientes de cartões diferentes é possivel.... Assim... voce tem que colocar todas as interfaces wireless (lembrando, apenas as que estão os clientes)... dentro de uma BRIGDE e criar FILTROS para bloquear trafego entre cartões (Mas cuidado para nao bloquear o trafego entre a interface que esta o GATEWAY).

    Espero ter ajudado.
    Quais filtros são necessários, aqueles do netbios(135-139 e 455) são suficientes ?

    Obrigado

  9. #9

    Padrão Filtros DHCP

    Citação Postado originalmente por agpnet Ver Post
    Quais filtros são necessários, aqueles do netbios(135-139 e 455) são suficientes ?

    Obrigado

    Entre os cartões dos clientes.. voce pode bloquear tudo... Deixando passar todo o trafego vindo do CLIENTE para o GATEWAY e VICE-VERSA...
    Ex: Bloquear.. WLAN1 --> WLAN2 e WLAN2 --> WLAN1....

    E WLAN1 --> GATEWAY (permite).... (Ou seja.. cuidado para nao bloquear os CLIENTES de acessar a internet)

    E pronto.. tudo protegido entre os clientes.

    ==================================

    Se foi UTIL, não esqueça de AGRADECER ABAIXO dessa mensagem!
    Última edição por aksgnet; 13-07-2009 às 01:07. Razão: Complemento