Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão 2 KM passando por uma rebaixadora de energia

    Prezados amigos,

    Preciso fazer um enlace 5,8 ghz para montar uma repetidora de sinal em uma vila aqui da cidade, e o problema é que vai passar bem no meio de uma rebaixadora de energia.
    A altura do sinal vai ser de +/- 30m, o que vocês me aconselham?
    É problema?

    Um abraço,
    Islan

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por islan Ver Post
    Prezados amigos,

    Preciso fazer um enlace 5,8 ghz para montar uma repetidora de sinal em uma vila aqui da cidade, e o problema é que vai passar bem no meio de uma rebaixadora de energia.
    A altura do sinal vai ser de +/- 30m, o que vocês me aconselham?
    É problema?

    Um abraço,
    Islan

    oq seria uma rebaixadora?

  3. #3

    Padrão

    Rebaixadora de energia seria as linhas de transmissão da fornecedora? Qual a tensão que passa nessas linhas? QUal a distância do seu ponto de acesso até o local onde vai cruzar a rede elétrica? E qual a altura dos cabos em relação ao solo?

  4. #4

    Padrão

    Deve ser uma sub-estação de rede....onde entra alta tensão(normalmente 13000 volts pra cima) e é rebaixada para 220/125v....creio eu.

  5. #5

    Padrão

    Olá,

    o termo correto é estação abaixadora. Recebe alta tensão, por exemplo 69KV, reduzindo para 13KV ou para 20KV. A redução para 127/220/380/440 quem faz são os transformadores de rua, localizados em postes (ou em linhas subterrâneas) da companhia elétrica para permitir que o usuário final receba a tensão desejada.

    Quanto a enlaces que cruzam redes de alta tensão, ou mesmo baixa tensão, geralmente ficam meio problemáticos. Caso não tenha como evitar terá de usar filtros passa baixa e passa alta nos cabos e equipamentos. Aterre todo o sistema também nas duas pontas.

  6. #6

    Padrão

    É isso mesmo que o MarceloGoias postou.

  7. #7
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    FILTROOOOOOOOOOOOOO!!!
    Tenta de toda forma fugir disso, se nao der, soh com filtros mesmo nas duas pontas.
    Tipo, e equipamentos muito bons!!! com merreca de hardware nao ficara bom.
    Tipo, antenas podes usar duas hiperlink 29dbi de disco ou tsm.
    Abraco e boa sorte.

  8. #8

    Padrão

    Essa semana que passou fui instalar uma antena de internet de uma pessoa que é concorrente meu mas que o serviço não estava bom, então o cliente me procurou e ai fui a casa dele, ao chegar lá percebi que a antena estava muito próxima a rede de 13kva por que a casa era de dois andares, de imediato expliquei ao cliente que a antena não poderia ficar ali, (não chegava nem a dois metros), e mudei a antena para outro ponto direcionei para minha torre e pronto...cliente satisfeito e mais um cliente '''conquistado''.

    O dono da outra rede esteve lá para receber a mensalidade e o cliente além de informar que estava em outra rede já informou também que ele tinha errado ao colocar a antena próximo demais a rede elétrica de 13kva, sabe qual a resposta do cara para o cliente:

    Tem nada a ver uma coisa com a outra, ele Quiz vender o serviço dele a você e fica conversando besteira para ganhar o cliente....é mole...e o pior o cara está todo na ilegalidade, não conhece o mínimo de transmissões e interferências eletromagnéticas e o pior, a falta de consciência e segurança onde ele instalou a antena, então moral da história...para os que não sabem ou não compreendem por que a conexão não está boa com o sinal no nível máximo e ainda tem problemas...afastem a antena da fiação elétrica, principalmente a de 13kva, além de tudo a segurança que é primordial.

  9. #9

    Padrão

    Sim Roberto21,

    você foi muito bem. Somente quem tem pouco conhecimento (ou é muito teimoso) é que pode afirmar que rede de médias e altas tensões não afetam sistemas de comunicação. Aliás, até cabo RG58 e RG213 no mesmo conduite de eletricidade (127/220) são afetados.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por brenovale Ver Post
    Rebaixadora de energia seria as linhas de transmissão da fornecedora? Qual a tensão que passa nessas linhas? QUal a distância do seu ponto de acesso até o local onde vai cruzar a rede elétrica? E qual a altura dos cabos em relação ao solo?
    Amigo, a rebaixadora fica a 950 metros da minha torre principal, e da rebaixadora até a repetidora do sinal 750 metros.
    Não há cabos altos na rebaixadora, apenas da altura dos postes mesmo, acredito que uns 15 metros no máximo, os transformadores também no meu ponto de vista não passam de 15 metros.
    Sobre o filtro que o outro amigo falow, o que seria esse filtro?

    Um abraço...

  11. #11
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Islan,
    filtro de banda de passagem:
    O bandpass filter ou filtro de banda de passagem, é
    Um circuito eletrônico que permite a passagem de sinais dentro de uma certa faixa de freqüências (banda), porém bloqueia ou atenua os sinais situados acima ou abaixo da banda.
    Na centrin tem o de 2.4ghz:
    Centrin: A sua loja virtual -> Wireless Wi-Fi > Filtro de Banda (2.4GHz) > Filtro de Banda 2.4 GHz Hyperlink********
    Tá R$498,00.
    5.8ghz:
    http://www.centrin.com.br/loja/detal...&produto=10396

    Abraço.
    Se a resposta te ajudou clica no botãozinho Agradecer !!! Não te custa nada e o cara que te ajudou fica mais motivado a ajudar novamente!!!
    Última edição por leandrolopeswifi; 07-07-2009 às 02:48.

  12. #12
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão Não vejo problema algum

    Não existe nenhum problema no seu enlace passar por cima de uma substeção. "Vamos pensar um pouco" (Telecurso 2000): O sistema elétrico trabalha com tensões senoidais de 50 Hz/60 Hz. O seu enlace está numa frequência de 5.8 GHz, ou seja, 96666666 vezes maior que a frequência do sistema de energia. Não só pelo motivo que citei acima como também pelo motivo de que eu já montei um anlace de 11 km partindo de DENTRO DE UMA SUBESTAÇÃO de 69 kV para uma usina de açucar/álcool sem nenhum problema. Esse enlace atendia ao sistema de automação da usina. Não invista em filtros a menos que você tenha interferência gerada por outros enlaces em 5.8 GHz. Seria jogar dinheiro fora.

    Espero ter contribuído.
    Última edição por motacosta; 08-07-2009 às 13:51.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Sim Roberto21,

    você foi muito bem. Somente quem tem pouco conhecimento (ou é muito teimoso) é que pode afirmar que rede de médias e altas tensões não afetam sistemas de comunicação. Aliás, até cabo RG58 e RG213 no mesmo conduite de eletricidade (127/220) são afetados.
    Amigo, esse lance de passar o RGC58 no mesmo conduite da eletridade domestica como vc citou, atrapalha ao ponto de nao poder usar mesmo, ou se o link estiver bom nao chega a atrapalhar tanto assim??? tenho essa duvida!

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por motacosta Ver Post
    Não existe nenhum problema no seu enlace passar por cima de uma substeção. "Vamos pensar um pouco" (Telecurso 2000): O sistema elétrico trabalha com tensões senoidais de 50 Hz/60 Hz. O seu enlace está numa frequência de 5.8 GHz, ou seja, 96666666 vezes maior que a frequência do sistema de energia. Não só pelo motivo que citei acima como também pelo motivo de que eu já montei um anlace de 11 km partindo de DENTRO DE UMA SUBESTAÇÃO de 69 kV para uma usina de açucar/álcool sem nenhum problema. Esse enlace atendia ao sistema de automação da usina. Não invista em filtros a menos que você tenha interferência gerada por outros enlaces em 5.8 GHz. Seria jogar dinheiro fora.

    Espero ter contribuído.
    Amigo nao querendo ir de encontro com sua opiniao, ate pq vc eh um engenheiro e eu apenas um tecnico, porem ja tive inumeros casos de antenas de clientes que quando estao na por tras dos fios de alta tensao da rede eletrica da cidade o sinal fica sem condiçoes de comunicaçao, ae eh soh tirar a antena de tras da alta tensao que o sinal vai pra 100% e funciona sem problemas. Pq isso???

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por braw Ver Post
    Amigo, esse lance de passar o RGC58 no mesmo conduite da eletridade domestica como vc citou, atrapalha ao ponto de nao poder usar mesmo, ou se o link estiver bom nao chega a atrapalhar tanto assim??? tenho essa duvida!
    Ocorre que cabos com sinais elétricos/eletromagnéticos juntos, trabalhando na mesma frequência ou em frequências diferentes, produzem o efeito conhecido como linhas cruzadas. O que isso quer dizer? Que misturam as diferentes frequências dos diversos condutores (fios ou aéreos) a ponto de misturar os sinais dificultando o "entendimento" (modulação e demolução) nas duas pontas.

    Imaginem várias pessoas falando ao mesmo tempo: vira bagunça, assim são sinais diferentes tentando usar o mesmo espaço. Somente funciona todos juntos quanto há um equipamento que junta esses sinais em uma ponta (modulação) e separa na outra ponta (demodulação) o que não é o caso de fios diferentes passando no mesmo conduite.

    O efeito (ou interferência) conhecido como linhas cruzadas é bem conhecido principalmente no tempo da telefonia analógica. Às vezes estávamos conversando, ou quando atendíamos ao telefone, ouvíamos vozes de outras pessoas, pois as ligações misturavam. O equipamento analógico não conseguia (ou não conseguem ainda hoje) separar as diferentes ligações simultâneas que trafegavam em um cabo com centenas de pares de fios telefônicos.

  16. #16
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Braw, sinceramente não sei explicar o seu caso, mas escrevi baseando-me nas minhas experiências e no que já li sobre o assunto. Gostaria de ressaltar que o meu post retrata minha opinião sobre o assunto e não a verdade absoluta. Além desse enlace que falei, já vi/montei outros perto de linhas de 380/220V e de linhas de 13,8 kV e digo novamente que não houve problema algum.

    Outra coisa a se pensar é o enlace do companheiro não está próximo de uma substação e sim irá "passar por cima de uma" o que é totalmente diferente.

    Concordo com você que existe o efeito de indução das linhas nos aparelhos, e esse efeito decai com o quadrado da distância. Uma coisa é "passar por cima" de uma subestação outra é quase encostar sua antena em uma linha de transmissão.

    Valeu

    Citação Postado originalmente por braw Ver Post
    Amigo nao querendo ir de encontro com sua opiniao, ate pq vc eh um engenheiro e eu apenas um tecnico, porem ja tive inumeros casos de antenas de clientes que quando estao na por tras dos fios de alta tensao da rede eletrica da cidade o sinal fica sem condiçoes de comunicaçao, ae eh soh tirar a antena de tras da alta tensao que o sinal vai pra 100% e funciona sem problemas. Pq isso???

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Ocorre que cabos com sinais elétricos/eletromagnéticos juntos, trabalhando na mesma frequência ou em frequências diferentes, produzem o efeito conhecido como linhas cruzadas. O que isso quer dizer? Que misturam as diferentes frequências dos diversos condutores (fios ou aéreos) a ponto de misturar os sinais dificultando o "entendimento" (modulação e demolução) nas duas pontas.

    Imaginem várias pessoas falando ao mesmo tempo: vira bagunça, assim são sinais diferentes tentando usar o mesmo espaço. Somente funciona todos juntos quanto há um equipamento que junta esses sinais em uma ponta (modulação) e separa na outra ponta (demodulação) o que não é o caso de fios diferentes passando no mesmo conduite.

    O efeito (ou interferência) conhecido como linhas cruzadas é bem conhecido principalmente no tempo da telefonia analógica. Às vezes estávamos conversando, ou quando atendíamos ao telefone, ouvíamos vozes de outras pessoas, pois as ligações misturavam. O equipamento analógico não conseguia (ou não conseguem ainda hoje) separar as diferentes ligações simultâneas que trafegavam em um cabo com centenas de pares de fios telefônicos.
    entendi, mas minha maior duvida eh por ex: estou com um link q nao esta legal no cliente, como todos clientes meus eu passo o fio no mesmo conduite, se retirar o RGC de dentro vou ter melhoras significativas no enlace??? digo isso pq 90% dos meus clientes esta assim, e se isso significar melhoras no enlace vou parar de utilizar desta forma, mesmo sendo esteticamente mais viavel...

  18. #18

    Padrão

    Bem,

    posso garantir que passar cabos elétricos e cabos de radiofrequência na mesma canaleta ou conduite elétrico não é uma boa idéia. Há vários fatores técnicos que eu poderia enumerar. Resumindo: o correto é passar em canaletas diferentes.

    Entretanto, o problema de qualidade de sinal em seus clientes pode ter outros fatores agravantes como cabos logos (altas perdas) ou mal construídos, acoplamento ruim, etc. Reveja também esses ítens na sua rede.

    Citação Postado originalmente por braw Ver Post
    entendi, mas minha maior duvida eh por ex: estou com um link q nao esta legal no cliente, como todos clientes meus eu passo o fio no mesmo conduite, se retirar o RGC de dentro vou ter melhoras significativas no enlace??? digo isso pq 90% dos meus clientes esta assim, e se isso significar melhoras no enlace vou parar de utilizar desta forma, mesmo sendo esteticamente mais viavel...

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por motacosta Ver Post
    Braw, sinceramente não sei explicar o seu caso, mas escrevi baseando-me nas minhas experiências e no que já li sobre o assunto. Gostaria de ressaltar que o meu post retrata minha opinião sobre o assunto e não a verdade absoluta. Além desse enlace que falei, já vi/montei outros perto de linhas de 380/220V e de linhas de 13,8 kV e digo novamente que não houve problema algum.

    Outra coisa a se pensar é o enlace do companheiro não está próximo de uma substação e sim irá "passar por cima de uma" o que é totalmente diferente.

    Concordo com você que existe o efeito de indução das linhas nos aparelhos, e esse efeito decai com o quadrado da distância. Uma coisa é "passar por cima" de uma subestação outra é quase encostar sua antena em uma linha de transmissão.

    Valeu
    kkkkk com ctz realmente as situaçoe sao dif, vlw pelo esclarecimento!!! mas quer dizer entao q apesar das altas tensoes de uma estaçao dessas, nao chega a afetar um link como o colega mencionou??? qual seria uma altura ideal para passar o enlace para nao sofra uma possivel interferencia???

  20. #20
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Achei um livro interessante que retrata o assunto: RÁDIO INTERFERÊNCIA PROVENIENTE DE LINHAS DE ALTA TENSÃO. O link para download é: http://www.pucrs.br/edipucrs/radiointerferencia.pdf
    Como defendi anteriormente os efeitos dessas interferências vão diminuindo quanto maior for a distância das linhas e maior a frequência do Transmissor supostamente interferido. Os sistemas analógicos são quem mais sofrem mais com isso por estarem em uma frequencia baixa (TV analog., rádios AM/FM, serviços de comunicação analógica, etc...). No caso de comunicações digitais em microondas na faixa de 5.8 GHz eu diria que esses efeitos são bem menores, talvez despresíveis.
    Quanto passar por cima do enlace, não existe uma "altura" ideal. A prioridade é livrar a linha de visada. No caso de Wi-Fi, não se deve montar antenas proximas de linhas de energia muito mais por uma questão de segurança das pessoas do que por interferência eletromagnética.

    Além disso, precisamos considerar o fato de que existem normas que regulamentam as emissões eletromagnéticas dos equipamentos/sistemas de forma a existir uma compatibilidade entre eles.

    Saudadações,

    Citação Postado originalmente por braw Ver Post
    kkkkk com ctz realmente as situaçoe sao dif, vlw pelo esclarecimento!!! mas quer dizer entao q apesar das altas tensoes de uma estaçao dessas, nao chega a afetar um link como o colega mencionou??? qual seria uma altura ideal para passar o enlace para nao sofra uma possivel interferencia???