+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Montar provedor via radio !

    Boa noite
    sou novo por aqui
    e com Internet via radio tbm
    eu queria saber como montar
    um provedor com que ele pegue
    pelo menos um Enlance de 50 km quadrados ou mais.
    Com esses termos:
    1º O mais Barato contanto que pegue !
    2º O Mais CARO que dê o melhor sinal !
    3º Os equipamentos do mais barato !
    4º os equipamentos do mais caro !
    5º Quantas pessoas eu posso colocar em cada um dos equipamentos com um Link de 8 megas ( Velox) ! e um de 1 mega (Velox)
    Obg

  2. #2

    Padrão

    Amigo,

    Pesquise mais um pouco, sua pergunta não tem nenhum sentido. pra atender 50km, vc tem que fazer muitas torres muitas, muitas mesmo, e começar com velox não é legal.

    Abraço

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rogeriosims Ver Post
    Amigo,

    Pesquise mais um pouco, sua pergunta não tem nenhum sentido. pra atender 50km, vc tem que fazer muitas torres muitas, muitas mesmo, e começar com velox não é legal.

    Abraço
    E qual seria a melhor e como eu poderia montar ?

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por nicknho Ver Post
    E qual seria a melhor e como eu poderia montar ?
    amigo você terá que dar uma pesquisada, com certesa o pessoal do forum vai ajudar você a pescar, mas dar o peixe de mão beijada acho que não, primeiro, atender 50 km vc nem imagina o projeto que vc tera que fazer para isso, serão inumeras repetidoras, aconcelho que comece pesquizando um pouco de routerboards, servidor mikrotik,paineis setoriais, placas mini pci, antenas e radios clientes...

  5. #5

    Padrão

    Existem muitas receitas de bolo aqui no forum, uma breve pesquisa e ele já vai estar praticamente com o projeto na mão.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MaxAdriano Ver Post
    amigo você terá que dar uma pesquisada, com certesa o pessoal do forum vai ajudar você a pescar, mas dar o peixe de mão beijada acho que não, primeiro, atender 50 km vc nem imagina o projeto que vc tera que fazer para isso, serão inumeras repetidoras, aconcelho que comece pesquizando um pouco de routerboards, servidor mikrotik,paineis setoriais, placas mini pci, antenas e radios clientes...
    Valew deu uma ajudona mesmo
    já tow quase terminado o projeto

  7. #7

    Padrão

    Meu conselho mesmo é voce pesquisar melhor antes de pedir uma opnião pode ser aqui no forum mesmo, agora se mesmo assim não chegar a conclusão a idéia seria contratar um profissional para te aconselhar.

  8. #8

    Padrão

    eu nao entendo mto de wireless, mas vai depender da quantidade de clientes que vc deseja atender... se eu nao me engano, um ap de 63Mw e uma antena omni de 15Dbi, deve resolver seu problema... Dependendo da quantidade de clientes, vc faz o controle de banda no proprio ap, que deve conseguir controlar banda de ate 20 clientes. Caso gerencie mais conexoes, use um servidor Mk, igual todo mundo faz... mas um ap de 63Mw com uma antena omni de 15 Dbi, creio que deve dar para o começo, mas é claro que tbm vai depender da visada... caso nao tenha mta visada para onde vc ira atender, use uma de 17 dbi

  9. #9

    Padrão

    eu estava pensando em usar um Mk 1000Rb
    com antena omini de 30 dbi e paineis setoriais da pluton !
    3 mini pci
    quantos clientes eu poderia atender com 8 mb de velocidade e quanto de velocidade !

    e agradeço a ajuda de vocês o meu projeto esta feito só falta a compra dos equipamentos o que vocês acham e a quantos quilometros eu póderia atender !

  10. #10
    Sempre na luta Avatar de jacksonezidio
    Ingresso
    Jun 2008
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    208
    Posts de Blog
    1

    Post

    Citação Postado originalmente por nicknho Ver Post
    eu estava pensando em usar um Mk 1000Rb
    com antena omini de 30 dbi e paineis setoriais da pluton !
    3 mini pci
    quantos clientes eu poderia atender com 8 mb de velocidade e quanto de velocidade !

    e agradeço a ajuda de vocês o meu projeto esta feito só falta a compra dos equipamentos o que vocês acham e a quantos quilometros eu póderia atender !
    Se esse link seu tem qualidade vc pode atender mtos clientes com 8MB, mais de 300 se for ai uns 150K por cliente, mas depende tmb do perfil desses clientes q vc tera, a maioria usa soh orkut e msn msmo e nunca todos usam ao msmo tempo, vc pode usar uma planilha de calculo pra saber como vai ser pq vc precisa saber q velocidade vc vai vender.
    O melhor seria vc contratar um link dedicado, com 512K e garantia de 99% vc pode atender mtos clientes, mais de 50 tranquilo, mas depende tmb do perfil dos clients q vc vai atender.
    Se vc for legalizar o link dedicado eh essencial.

    abraço

  11. #11

    Padrão

    Amigo,

    Esquece essa omni, coloca a rb com cartoes e 4 panelinhas da aquarios.

    Ou faz assim, um servidor MK, com 4 nano. Fica show de bola.

    Mas como já disse acima, pesquise melhor sobre wireless.

    Abraço

  12. #12

    Padrão

    se eu fosse vc, nao usaria antena omni de 30 dbi... uma antena de 17 ou 21 dbi eu acho que ja daria pra vc antender uma area de 50km

    tenho um provedor, quando comecei usei um edimax ate + ou - uns 60 clientes
    agora tenho 110 clientes e ainda uso ap ( senao deluxe 200 mW )
    mas e logico que só funciona porque uso servidor mikrotik em baixo.
    agora a antena compra uma omni aquario de 15 dbi
    com essa estrutura simples atendo um cliente a 9km de distancia em linha reta.

    boa sorte em seu provedor...

    citação de um colega em outro forum...

    com relação a quantidade de clientes, vai depender mto do tipo dos seus clientes... clientes que tem costume de baixar mais coisas, usarao mais conexao, clientes que baixam menos coisas usaram menos conexao... se eu fosse vc, venderia internet ate velocidades maximas de 512k... 64k, 128, 256 e 512... se eu fosse vc, nao colocaria velocidades mais altas do que estas, pq nao compensa. um exemplo: um cliente que 64k, pode pagar um valor de 25 reais pela velocidade, enquanto um cliente de 128k pagaria 45 reais pela velocidade. se 2 clientes de 64k estiverem conectados ao mesmo tempo, usaram uma banda de um cliente de 128 (64k+64k), mas pagarao 2 taxas de velocidade de 64 (25+25=50), equanto que apenas um cliente de 128k conectado, usara a banda correspondente de 128k, porem pagara 45 reais (5 reais a menos do que 2 clientes de 64k).

    Dessa forma podemos concluir que clientes com velocidades menores, dão lucro maior do que clientes com velocidade maiores...

    com clientes apenas com velocidade de 64k, da pra atender 128 clientes conectados simultaneamente utilizando toda a banda deles.... (8Mb*1024Kb=8192k -> 8192k/64k= 128 clientes), com clientes apenas a 128k, da pra atender 64 clientes conectados ao mesmo tempo, usando toda a banda. com clientes apenas a 256k, da pra atender 32 clientes, e com 512k da pra atender 16 clientes.

    Se a cidade for pequena, com renda per capita nao mto alta, podemos levar em consideração que a maioria da população usara conexao de 128k, alguns de 64k, outros alguns de 256k e mto poucos de 512k.

    Dessa forma podemos colocar que 40% das pessoas usaram conexoes de 128k, 23% de 64k, 22% de 256k e 15% de 512k. então vc ira investir mais o link em clientes de 128k.

    Se a gente pegar a porcentagem em proporcional com quanto um link de 8M aguenta com cada velocidade, e fazendo uns ajeitos no final, daria pra vc ter ai em torno de 30 clientes com 128k, 19 clientes com 64k, 8 clientes com 256, e 2 clientes com 512... é claro que isto é só uma estimativa... a partir dai da pra vc ir ajeitando de acordo com as mudanças: entra mais clientes de 256 do que de 64, aí vc vai contrabalanceando... lembrando que isso é a quantidade total de gentes conectados ao mesmo tempo que seu link aguentaria...

    se a gente considerar que no seu link, apenas 60% das pessoas estao conectadas ao mesmo tempo nos horarios de pico, entao: 100%*x=60%*59 clientes ao mesmo tempo, daria pra vc ter 95 clientes no total que vc poderia ter, levando em consideração que 60% desse total estaria conectado nos horarios de pico.



    E se vc garantir apenas 75% da velocidade contratada para cada cliente, ainda sobra mais link pra mais clientes conectados ao mesmo tempo: neste caso daria pra vc ter uns 130 clientes com uns 80 conectados ao mesmo tempo e usando a sua banda toda... e nisso vc ainda pode fazer regras pra melhorar o uso do seu link...

    com relação ao raio, vc disse que quer atender 50km quadrados, entao A=pi R²-> 50km=3.12*R² -> R=(50km/pi)^0.5-> R=4km.

    Se vc aumentar o raio, aumentara consequentemente a area de cobertura...

  13. #13

    Padrão

    Seguinte qnto ao calculo de clientes tem uma planilha q ira lhe ajudar muito.
    taí o link: https://under-linux.org/forums/attac...de-link-mb.rar

    Créditos da planilha: Stevens144

  14. #14

    Padrão

    eu não entendi muito a planilha não mesmo assim muito obg

  15. #15

  16. #16

    Padrão

    se vc puder me agradecer no forum, eu vou gostar bastante =]

    obrigado!

  17. #17
    Não Registrado
    Visitante

    Padrão Provedor

    Pessoal
    tiranto a parte tecnica que irei me por apar
    quais os tramites legais pra abrir um provedor via radio?
    tipo
    quai orgaos tenho que recorrer
    para legalizar o serviço?

    abraços

  18. #18
    Não Registrado
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por nicknho Ver Post
    Boa noite
    sou novo por aqui
    e com Internet via radio tbm
    eu queria saber como montar
    um provedor com que ele pegue
    pelo menos um Enlance de 50 km quadrados ou mais.
    Com esses termos:
    1º O mais Barato contanto que pegue !
    2º O Mais CARO que dê o melhor sinal !
    3º Os equipamentos do mais barato !
    4º os equipamentos do mais caro !
    5º Quantas pessoas eu posso colocar em cada um dos equipamentos com um Link de 8 megas ( Velox) ! e um de 1 mega (Velox)
    Obg
    Amigo, possuo um provedor via rádio no RJ e estamos fechando parcerias com outros. Favor contactar-me. [email protected]

  19. #19

    Padrão

    procure um profissional para ajudar, mas via de regra seria assim: um escritorio comercial onde vc teria a torre principal com o link dedicado de internet chegando, e dessa torre repassando para outras torres instaladas nos bairros da sua cidade em local estratégico.