+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik fazendo multi-ponto

    Seguinte pessoal, estou trocando meu sistema e pediria ajuda a vocês quanto a utilização da routerboard que adquiri junto com cartões Engenius. O meu link vem de outra cidade (CIDADELINK) para a serra (SERRA) e da serra vai para a minha cidade (CIDADENET). Na serra ficará uma routerboard com 3 cartões:

    1 Cartão recebe o link da CIDADELINK
    1 Cartão envia para CIDADENET
    1 Cartão envia para CIDADE2

    e pela porta Ethernet estaria ligado um AP jogando link para a terceira cidade (CIDADE3)...

    A dúvida é : Uma routerboard 433 aguentaria fazer esse trabalho sem "pesar" no processamento dela?

    valeu...

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por SpeedConn Ver Post
    Seguinte pessoal, estou trocando meu sistema e pediria ajuda a vocês quanto a utilização da routerboard que adquiri junto com cartões Engenius. O meu link vem de outra cidade (CIDADELINK) para a serra (SERRA) e da serra vai para a minha cidade (CIDADENET). Na serra ficará uma routerboard com 3 cartões:

    1 Cartão recebe o link da CIDADELINK
    1 Cartão envia para CIDADENET
    1 Cartão envia para CIDADE2

    e pela porta Ethernet estaria ligado um AP jogando link para a terceira cidade (CIDADE3)...

    A dúvida é : Uma routerboard 433 aguentaria fazer esse trabalho sem "pesar" no processamento dela?

    valeu...
    Isso depende do trafego q vai passar nela, tem ideia de qto? Qtos clientes? Inicialmente sim, ela aguentaria fazer este trabalho normalmente, claro tb usando boas fontes e etc, poste mais detalhes de sua estrutura...

  3. #3

    Post Mikrotik fazendo multi-ponto

    Olá , como o amigo ai falou depende do trafego que você vai utilizar nesta rb 433 . Aqui tenho uma 433 AH com 3 cartões passando um tráfego de 4Megas , até o momento não tive problema , mais com o tempo devo trocar para cada cartão uma rb 411 ah para ficar com maior banda no link ...

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por faieppi Ver Post
    Isso depende do trafego q vai passar nela, tem ideia de qto? Qtos clientes? Inicialmente sim, ela aguentaria fazer este trabalho normalmente, claro tb usando boas fontes e etc, poste mais detalhes de sua estrutura...
    Tenho um link ADSL de 8mb, isso é o máximo que pode passar...

    Os equipamentos são :

    2 Zirok wla-90cm
    No lado do link - 1 NanoSation (que por sinal se comunicou muito bem com o cartão)
    No lado da Serra (que vai receber) - Uma rb433 com 3 cartões Engenius 8206EMP
    Um cartão recebe do Nanostation e os outros 2 enviam para cidades distintas

    Obs.: a distância do Link pra Serra é 12km
    a distania da serra pras 2 cidades que enviarei o link é de 6km

    Usarei como Bridge, não vou pendurar clientes nem controlar banda...
    Quanto a fonte ta tranquilo, irei usar de notebook...


    E aí, o que achas?

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fitamg Ver Post
    Olá , como o amigo ai falou depende do trafego que você vai utilizar nesta rb 433 . Aqui tenho uma 433 AH com 3 cartões passando um tráfego de 4Megas , até o momento não tive problema , mais com o tempo devo trocar para cada cartão uma rb 411 ah para ficar com maior banda no link ...


    Quais cartões vc usa? Não te recomendaria rb411, se fosse você pegaria 433...essa rb411 é mal falada...

    valeuu

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por SpeedConn Ver Post
    Tenho um link ADSL de 8mb, isso é o máximo que pode passar...

    Os equipamentos são :

    2 Zirok wla-90cm
    No lado do link - 1 NanoSation (que por sinal se comunicou muito bem com o cartão)
    No lado da Serra (que vai receber) - Uma rb433 com 3 cartões Engenius 8206EMP
    Um cartão recebe do Nanostation e os outros 2 enviam para cidades distintas

    Obs.: a distância do Link pra Serra é 12km
    a distania da serra pras 2 cidades que enviarei o link é de 6km

    Usarei como Bridge, não vou pendurar clientes nem controlar banda...
    Quanto a fonte ta tranquilo, irei usar de notebook...


    E aí, o que achas?

    Esta bom sim, vc citou no titulo do tópico "multiponto" entendi q estaria enviando o link para a RB433 e nos outros dois cartões estariam sendo conectados os clientes, mas pela sua descrição da estrutura, essa RB433 só vai repassar o sinal pra outro ponto, ou outros pontos q são as duas cidades e lá teriam outros equipamentos para distribuíção aos clientes correto? Minha humilde opinião, sua RB433 ta suficiente para fazer este ponto a ponto, agora se tem perspectiva de crescimento, de link, trafego, ja pense em uma RB433ah pra trabalhar sempre com folga....