+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão IBM & DELL + Mikrotik alguem já instalou?

    Amigos segue abaixo modelo dos 2 servidores que estamos cotando e queria saber dos sabios amigos do forum se algum de vcs já instalou Mikrotik em uma maquina dessas e/ou conhece alguem que teve suceso em fazer.

    De já muito grato pela ajuda.

    Dell PowerEdge 2900 III
    http://bl144w.blu144.mail.live.com/m...25a27cc5ef30c8

    IBM SystemX 3550

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por kramal Ver Post
    Amigos segue abaixo modelo dos 2 servidores que estamos cotando e queria saber dos sabios amigos do forum se algum de vcs já instalou Mikrotik em uma maquina dessas e/ou conhece alguem que teve suceso em fazer.

    De já muito grato pela ajuda.

    Dell PowerEdge 2900 III
    http://bl144w.blu144.mail.live.com/m...25a27cc5ef30c8

    IBM SystemX 3550


    Amigo primeira pergunta é: Onde e qual será a aplicação de um server deste?

    Eu já instalei em dell 1750 (poweredge) em uma rede com 2mil assinantes e 100mb de link, funcionando 100%....

  3. #3

    Padrão

    Tenho alguns cases de clientes com servidores IBM novos, series 3400 3500 e tivemos varias dificuldades durante a instalação do Mikrotik ROS por este motivo não os recomendo, no caso a HP tem bons servidores Dual e Quad Xeon caso tenha interesse e estes são compatíveis com Mikrotik na série ML110, baratos e um tanto robustos. Os IBMs são otimos servidores porém não os recomendo para Mikrotik, mas se pretende usar um cache paralelo ae pode contar com eles.

    Abraço.

  4. #4

    Padrão

    m4d3 um server desses para thundercache seria perfeito neh?

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gustavinho69 Ver Post
    m4d3 um server desses para thundercache seria perfeito neh?
    Pra te falar a verdade, recentemente instalei um IBM x3400 com o conlinux incluindo thundercache e ficou muito bom, talvez até demais mas como o cliente já o tinha não teve custo adicional.

    Mas, também já instalei servidor montado pelo cliente com bom hardware intel e atendendo 2600 assinantes com 18MB de link dedicado, fazendo uma comparação eu não vejo vantagem nenhuma em montar hardware de pc comum, além de ter desempenho normalmente apenas parecido e o risco de pane ser maior, o custo é praticamente o mesmo de um bom servidor.

    Há quem diga que um celeron é indicado para servidores, eu digo que talvez para um roteador mas chamar celeron de servidor é um crime que devia ser punido com chicotadas, rsss.
    Última edição por m4d3; 07-07-2009 às 03:09.

  6. #6

    Padrão

    com certeza, o lerderon não chega as pés de um athlon x2 e ainda dizem as más linguas que os athlons x2 não prestam!

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por catvbrasil Ver Post
    Amigo primeira pergunta é: Onde e qual será a aplicação de um server deste?

    Eu já instalei em dell 1750 (poweredge) em uma rede com 2mil assinantes e 100mb de link, funcionando 100%....

    amigo só quero instalar o mikrotik nele mesmo.

    E a configuração do dell que não apareceu ´no post é aseguinte:
    Cotação n. 33610042
    · 1 Processador Intel Xeon E5410 Quad-Core de 2.33 GHz com 2 x 6 MB de memória Cache (1333 FSB)
    · Processador com tecnologia EM64T
    · 8 GB de memória Fully Buffered Dimm (FBD), 667 MHz (2 x 4 GB)
    · 02 discos rígidos de 500GB Serial Ata2 de 07.200 rpm
    · Controladora de array integrada SAS 3Gb/s, com 256 MB de memória cache ECC e com bateria (PERC6/i)
    · 2 Interfaces de rede 10/100/1000 UTP Onboard
    · Ventiladores redundantes e hot plug
    · Software de gerenciamento Dell Open Manage
    · Painel Frontal (Bezel)
    · Teclado Dell com tecla silenciosa, português
    · Placa de rede Intel 1000PT Dual Port PCI-e
    · Fontes de alimentação redundantes e hot-swap
    · Drive de DVD-RW SATA
    · Sem Unidade de disco flexível de 1.44MB
    · Sem sistema operacional
    · Mouse Ótico USB 2 botões com botão de scroll
    · 4 anos de garantia ProSupport for IT com atendimento on-site no próximo dia útil
    · Instalação on-site não inclusa
    · Gabinete torre

    grato

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por m4d3 Ver Post
    Pra te falar a verdade, recentemente instalei um IBM x3400 com o conlinux incluindo thundercache e ficou muito bom, talvez até demais mas como o cliente já o tinha não teve custo adicional.

    Mas, também já instalei servidor montado pelo cliente com bom hardware intel e atendendo 2600 assinantes com 18MB de link dedicado, fazendo uma comparação eu não vejo vantagem nenhuma em montar hardware de pc comum, além de ter desempenho normalmente apenas parecido e o risco de pane ser maior, o custo é praticamente o mesmo de um bom servidor.

    Há quem diga que um celeron é indicado para servidores, eu digo que talvez para um roteador mas chamar celeron de servidor é um crime que devia ser punido com chicotadas, rsss.
    Amigo só por curiosidade quanto é a taxa de transferencia dos usuários? pq 2600 user p 18 mega fica boa mesmo a navegação?. pq tenho o mais do dobro desse link ai e menos da metade desse clientes, meu link é de 44 mega full e ofereço em media 200k por usuário.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por kramal Ver Post
    amigo só quero instalar o mikrotik nele mesmo.

    E a configuração do dell que não apareceu ´no post é aseguinte:
    Cotação n. 33610042
    · 1 Processador Intel Xeon E5410 Quad-Core de 2.33 GHz com 2 x 6 MB de memória Cache (1333 FSB)
    · Processador com tecnologia EM64T
    · 8 GB de memória Fully Buffered Dimm (FBD), 667 MHz (2 x 4 GB)
    · 02 discos rígidos de 500GB Serial Ata2 de 07.200 rpm
    · Controladora de array integrada SAS 3Gb/s, com 256 MB de memória cache ECC e com bateria (PERC6/i)
    · 2 Interfaces de rede 10/100/1000 UTP Onboard
    · Ventiladores redundantes e hot plug
    · Software de gerenciamento Dell Open Manage
    · Painel Frontal (Bezel)
    · Teclado Dell com tecla silenciosa, português
    · Placa de rede Intel 1000PT Dual Port PCI-e
    · Fontes de alimentação redundantes e hot-swap
    · Drive de DVD-RW SATA
    · Sem Unidade de disco flexível de 1.44MB
    · Sem sistema operacional
    · Mouse Ótico USB 2 botões com botão de scroll
    · 4 anos de garantia ProSupport for IT com atendimento on-site no próximo dia útil
    · Instalação on-site não inclusa
    · Gabinete torre

    grato
    Você tem quantos clientes? Qual a média de pps (pacotes por segundo)?

    Tem um monte de coisa que você não irá usar nessa cotação:

    · 1 Processador Intel Xeon E5410 Quad-Core de 2.33 GHz com 2 x 6 MB de memória Cache (1333 FSB)
    · Processador com tecnologia EM64T
    · 8 GB de memória Fully Buffered Dimm (FBD), 667 MHz (2 x 4 GB)
    · 02 discos rígidos de 500GB Serial Ata2 de 07.200 rpm
    · Controladora de array integrada SAS 3Gb/s, com 256 MB de memória cache ECC e com bateria (PERC6/i)
    · Software de gerenciamento Dell Open Manage

    O Mikrotik versão 3.xx, trabalha no máximo com 2gb de ram. Não é necessário 2 discos sata de 500gb (1 de 120gb já é mais que suficiente). O processador, acredito que nunca precisará de 1/10 do que ele oferece.

    Acho que mesmo optando por servidores, pode solicitar um novo orçamento mais "humilde" que lhe atenderá 100%...

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por m4d3 Ver Post
    Tenho alguns cases de clientes com servidores IBM novos, series 3400 3500 e tivemos varias dificuldades durante a instalação do Mikrotik ROS por este motivo não os recomendo, no caso a HP tem bons servidores Dual e Quad Xeon caso tenha interesse e estes são compatíveis com Mikrotik na série ML110, baratos e um tanto robustos. Os IBMs são otimos servidores porém não os recomendo para Mikrotik, mas se pretende usar um cache paralelo ae pode contar com eles.

    Abraço.
    Amigo o IBM, quais foram os problemas de instalação que vc teve? tipo não instalou normal? Ficou travando? O MK não reconheceu as placas de rede e/ou algum outro componente necessario ao funcionamento?

    Poderia explicar melhor por favor?

    De já muito grato.

  11. #11

    Padrão

    O problema dos IBM Xeon QuadCore foi no boot e no reconhecimento dos discos para instalação, sendo necessário instalar o hd/pendrive em outra maquina compatível, mesmo assim em alguns casos o loader do linux no mikrotik não carregava travando na inicialização, mesmo após tendo desativado os recursos de virtualização e HT na bios na tentativa de fazer o sistema bootar.

    Se tens condição de comprar uma maquina nova para rodar seu Mikrotik, evite os IBM Xeon QuadCore se não puder testá-los antes da compra.

  12. #12

    Padrão

    ...
    Última edição por m4d3; 08-07-2009 às 02:19.

  13. #13

    Padrão

    [/QUOTE]
    70k - 76%
    150k - 21%
    300k - 2%
    600k - menos de 1%

    A falta e indisponibilidade temporária de link em algumas regiões nos leva a ser criativos enquanto a sobra de link em outras faz com que nos achemos os tais, qualquer um implanta uma solução onde há link sobrando, mesmo com alguns erros e deixando a coisa um tanto frouxa, é isso que eu acho e não estou me referindo a nenhum caso citado neste fórum, apenas exemplificando.[/QUOTE]

    Amigo não concordo com vc em algumas coisas, principalmente no que se diz "ser criativo"! Mas a questão do link que perguntei ta explicado no percentual de acesso seu, o meu é o seguinte:
    um quantitativo de 1467 usuarios e 56% de acessos simultaneos.
    180k - 16%
    200k - 42%
    300k - 21%
    512k - 11%
    2m - 9%
    5m - 1%
    Última edição por kramal; 07-07-2009 às 17:11.