+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace de 4,5 km em 2,4 para 5,8

    Galera, estou com uma dúvida, tenho um enlace de 4,5 km em 2,4, usando rb411, estou precisando aumentar o troughput, então vamos para 5,8 mas tem um problema, não tem como fixar uma offset da zirok no segundo ponto, então estava pensando em um par de ns5, nunca vi funcionando,mas parece ser facil de instalar, pois vou tirar a grade de 2,4 e colocar ele no lugar, agora vem as perguntas.. como eu alinho os ns (tem alinhamento vertical?) ? e nesta distância da para usar as antenas internas ?

    Obrigado Pessoal!

  2. #2
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    eles possuem leds para monitorar o sinal ...e alem disso internamente no software tem uma funçao de alinhamento das antenas.
    é facil, rapido e bem tranquilo (se tiver visada entre os nanos).
    quanto ao alinhamento vertical o certo seria calcular pela altura das torres. mas geralmente é colocar na torre, alinhar visualmente e ir pro menu advanced/alignament antenna, onde vc faz o ajuste fino.
    Última edição por leandrolopeswifi; 16-07-2009 às 00:08.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    eles possuem leds para monitorar o sinal ...e alem disso internamente no software tem uma funçao de alinhamento das antenas.
    é facil, rapido e bem tranquilo (se tiver visada entre os nanos).
    quanto ao alinhamento vertical o certo seria calcular pela altura das torres. mas geralmente é colocar na torre, alinhar visualmente e ir pro menu advanced/alignament antenna, onde vc faz o ajuste fino.

    ele esta com as mesmas duvidas e problemas que eu.....muito agradecido amigo, fale um pouco pra gente sobre a antena interna dele, vai funcionar nesses 4,5 km, o minha distancia e bem menor, no maximo uns 1,5 km, ta rodando bem com 2,4, mais pretendo atender cada dia melhor meus clientes......so estou esperando o pessoal do distribuidor responder meu email pra fecharmos negocio, to pagando 615 reais com frete...... homologado e com nota, o preço está bom?

    outra questão, quanto ao Bullet da ubiquiti , alguem por aqui já testou......aqui na minha cidade tem pra vender com poe a 132 reais com fonte.......será que ele e melhor que o aprouter wr254?


    obrigado tenha um otimo resto de semana!
    Última edição por cls7007; 16-07-2009 às 08:49.

  4. #4
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    cls7007,
    Quanto aos nanos, cara,nano 5 é muito bom. Tipo, já instalei em vários locais e tipos de links, e nunca tive problema (atá hoje).quanto a distância: o máximo que fiz linkar dois nanos 5.8 foi 9km com as antenas internas passando 10mb.visada limpa , sem problemas.
    Dizem, la pelos EUA no forum do fabricante que faz até 30km com antena externa.
    Quanto ao preço é meio salgado mesmo com nota e homologado.ta dentro da média.
    Quanto ao Bullet, já testei sim, ótimo equipamento, simples de instalar, e cumpre o que promete.apenas use antenas hiperlink originais com ele(ou OIW), outras não recomendo.pelos meus testes , e minha opinião ,é um pouco melhor sim que o wr254.
    Abraço.

  5. #5

    Padrão

    Vou adiar mais um pouco a compra de equipamentos ($$$) eita nano caro!! rs, ativei o nstreme em 2,4 e começou a passar 3MB UP / 3MB Down, mas como sabemos, o up sempre é baixo, e nos testes ele envia para os clientes ("down") entre 5 e 6 mb, a única coisa é que a latência aumentou, antes 1~3 ms, agora 1~10ms, acredito que nada que mude drasticamente o desempenho, quando o número de assinantes do pop aumentar, já estarei com um par de ns5 ou no meu caso atual, basta colocar duas antenas de 5,8, pois o ptp é entre 433ah e 411 (ambos R52), uma pena é não poder colocar antena offset (baratissimas) pois não tem espaço suficiente (pelo menos eu nunca vi uma offset em um mastro de 1 1/2 polegadas), encontrei antenas de 5,8 de grade, mas o preço.... .

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por agpnet Ver Post
    Vou adiar mais um pouco a compra de equipamentos ($$$) eita nano caro!! rs, ativei o nstreme em 2,4 e começou a passar 3MB UP / 3MB Down, mas como sabemos, o up sempre é baixo, e nos testes ele envia para os clientes ("down") entre 5 e 6 mb, a única coisa é que a latência aumentou, antes 1~3 ms, agora 1~10ms, acredito que nada que mude drasticamente o desempenho, quando o número de assinantes do pop aumentar, já estarei com um par de ns5 ou no meu caso atual, basta colocar duas antenas de 5,8, pois o ptp é entre 433ah e 411 (ambos R52), uma pena é não poder colocar antena offset (baratissimas) pois não tem espaço suficiente (pelo menos eu nunca vi uma offset em um mastro de 1 1/2 polegadas), encontrei antenas de 5,8 de grade, mas o preço.... .

    amigo o mais importante acho que é vc ter consciencia que tem que melhorar seu sistema a cada dia, e tratar o provedor como um filho, ou seja, tudo do bom e do melhor desde que ele esteja merecendo, e o provedor assim como um filho depende da educaçao que vc da a ele.......(comparaçao besta né), pois e mais eu gosto demais desse serviço viu!!!! felizmente ja tenho um porte que me possibilita comprar o par de NS5 e estou trocando os apzinhos aprouter por pc-ap com plaquinhas atheros..... acho que o caminho e esse, agente se prepara investe e melhora bem a imagem da internet a radio!!

    parabens amigo pela iniciativa, espero que vc consiga rapidamente a verba para seus equipamentos.....

    grande abraço!

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cls7007 Ver Post
    amigo o mais importante acho que é vc ter consciencia que tem que melhorar seu sistema a cada dia, e tratar o provedor como um filho, ou seja, tudo do bom e do melhor desde que ele esteja merecendo, e o provedor assim como um filho depende da educaçao que vc da a ele.......(comparaçao besta né), pois e mais eu gosto demais desse serviço viu!!!! felizmente ja tenho um porte que me possibilita comprar o par de NS5 e estou trocando os apzinhos aprouter por pc-ap com plaquinhas atheros..... acho que o caminho e esse, agente se prepara investe e melhora bem a imagem da internet a radio!!

    parabens amigo pela iniciativa, espero que vc consiga rapidamente a verba para seus equipamentos.....

    grande abraço!
    obrigado, estamos "fazendo das tripas o coração", mas por enquanto o melhor em qualidade que posso oferecer é utilizar rb´s em todo o meu backbone e um link dedicado, que faz toda a diferença. Mas estamos crescendo, quem sabe um dia teremos nosso próprio asn, né!!!