+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como usar 5 links em uma placa com 1 pci livre?

    estou com um server com uma pci livre só e com 5 adsl para ligar nele usando 4 links para navegacao e o outro para p2p mas o server itautec não tem essa quantidade de slots pcis então pensei no router dlink mas ele so soma dois links...como posso fazer isso usando o MK junto com outro equipamento?

  2. #2

    Padrão

    Existe um adaptador PCI ,ele tem 4 ou 5 saidas de rede se não me engano...

    Ou usar um swith!(Teria que adicionar algumas regras extras nesse caso)

    Mas ja que é para LoadBalance,procure por tutorial aqui no forum, fiz um recentemente explicando como usar loadbalance em pc paralelo ao MK...

    segue o link...
    https://under-linux.org/f128818-tuto...mk-3-13-3-22-a

    esse tbm ajuda...
    https://under-linux.org/forums/search.php
    Última edição por BillGates; 11-07-2009 às 22:01.

  3. #3

    Padrão

    sabe onde posso encontrar esse adaptador?

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lfernandosg Ver Post
    sabe onde posso encontrar esse adaptador?
    Vou checar com mais precisão o nome/preço/local de venda.
    RB44 - RouterBoard (Indicada)
    http://wirelessconnect.eu/images/sto...ii_vt6105m.jpg







    Outro modelo sugerido (Não indicado - Sugestão de usuários do forum)

    Placa de Rede PCI 4 Portas 10/100 Dlink DFE-580TX

    http://www.microdigi.com.br/site/fac...6fb152_194.jpg
    Loja:
    CONSULTE TELE-VENDAS MICRODIGI 3028-9111

    Preço: Indisponível no site

    Descrição do Produto
    A placa de rede DFE-580TX 10/100 Mbps, proporciona uma soluções de alta performance e segurança para o servidor. Ao adquirir esta placa o número de Bus PCI disponíveis não será um problema. Gera pouca carga à CPU do PC já que transfere os dados diretamente até memória do PC, diminuindo a carga da CPU.
    Performance & Funcionalidade
    Esta placa opera em modo Bus Master de 32-bits, possuindo funções avançadas, como Load Balancing, Instant Failover, Alertas SNMP, fazendo deste adaptador uma alternativa de alto nível para operações entre cliente e servidor.
    Funções de Tolerância à Falha / Balanceamento de Carga
    O software incorporado (drivers) proporciona duass características para a conexão do servidor: Tolerância à Falhas (Fault Tolerance) e Balanceamento de Carga (Load Balancing). Este software proporciona Fail Over dinâmico e permite aos usuários balancear a carga de tráfegoo na rede, através das múltiplas portas da placa.
    Status e Estatísticas
    Estas funções permitem revisar o status de qualquer porta ou da placa e geral e revisar as estatísticas de performance.
    Especificações Técnicas
    4 portas 10/100Mbps auto-sensing
    Suporte para Tolerância a falhas e Balanceamento de carga
    Suporte IEEE 802.1p Priorização de tráfego
    Suporte IEEE 802.3x Controle de Fluxos
    Função dinâmica Fail-Over para modo backup
    Padrões
    IEEE 802.3 10BASE-T
    IEEE 802.3u 100BASE-TX

    Portas
    4 RJ-45 Nway.

    Suporte para Sistemas Operacionais.
    Microsoft Windows NT 4.0 (Service Pack 6, Service Pack 5, Service Pack 4, com Rollup Hot Fix, e Service Pack 3, com NDIS Hot Fix) e Windows 2000.
    Interface Host
    Bus Universal PCI 2.2 (Bus Master)

    Operação
    Full Duplex / Half Duplex

    Leds indicadores
    100M, LINK/ACT, FULL

    Método de Acesso
    CSMA/CD

    Características
    Load Balancing
    Instant Failover
    Controlador Ethernet Inteligente 32-bit
    Acesso Memoria Bus Master PCI, para alto Throughput e baixa uso de CPU.
    Operação Bus Master PCI Universal, Slot para Computador Pentium, Velocidade Independente de CPU.
    Alertas SNMP.

    Características Físicas
    Dimensões 16 x 10 cm
    Consumo
    3 Watt máx.
    Temperatura de Operação
    0ºC a 50ºC

    Temperatura de Armazenamento
    -25ºC a 55ºC

    Umidade
    20% a 80% não condensada

    Fonte: http://www.microdigi.com.br/site/produtos.php?id=194
    Última edição por BillGates; 12-07-2009 às 00:39.

  5. #5

    Padrão

    Esta da D-Link
    Placa de Rede PCI 4 Portas 10/100 Dlink DFE-580TX

    até onde sei, não deve ser usada no Mikrotik, sob risco de deixar o sistema instável ou fazê-lo travar. Pelo menos em versões anteriores, nas últimas não sei se já resolveram o problema.

    Você deveria usar a RB44, da marca RouterBoard, da própria Mikrotik, veja no site
    Routerboard.com

    Mas, na verdade, você precisa apenas de uma placa de rede. Basta adicionar os IP's todos para a mesma interface e conectar os link's através de um switch. Só que neste caso você não vai saber o tráfego de cada link, vai ter tudo junto.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ricardowz Ver Post
    Esta da D-Link
    Placa de Rede PCI 4 Portas 10/100 Dlink DFE-580TX

    até onde sei, não deve ser usada no Mikrotik, sob risco de deixar o sistema instável ou fazê-lo travar. Pelo menos em versões anteriores, nas últimas não sei se já resolveram o problema.

    Você deveria usar a RB44, da marca RouterBoard, da própria Mikrotik, veja no site
    Routerboard.com

    Mas, na verdade, você precisa apenas de uma placa de rede. Basta adicionar os IP's todos para a mesma interface e conectar os link's através de um switch. Só que neste caso você não vai saber o tráfego de cada link, vai ter tudo junto.
    Usei D-link no inicio e não tive problemas,mas nao adaptador...

    Então fica a dica ai do colega acima,e realmente eu queria colocar a rb44 msm,so que o site
    www.flytec.com.py estava em manutenção no momento.

    Mas seguinte, como ficaria o Nat usando por switch?
    Pois quando for selecionar o Out interface,seria no caso o nome da interface onde esta o switch com os modens,seria colocado algo mais?
    Última edição por BillGates; 12-07-2009 às 00:27.

  7. #7

    Padrão

    pois como seria o nat com a rb14? outra coisa como eu poderia separar 3 ou 4 desses links para soma(exemploe 4 de 1mb totallizando 4mb ) e outro só para portas de p2p, msn e etc.. já que a internface é uma só???



    OBS.: eu não poderia ter duas placas dessa RB44 usando 4 links adsl em uma + 2adsl na outra como se fosse 6 interfaces diferentes visto que são 6 entradas? e nas outras duas eu colocaria para a rede interna? o mk não reconhece como 8 interfaces de rede separadas?
    Última edição por lfernandosg; 12-07-2009 às 18:38.

  8. #8

    Padrão

    vamos por partes (como diria Jack, o estripador...) :

    Citação Postado originalmente por lfernandosg Ver Post
    pois como seria o nat com a rb14?
    na verdade é RB44, o nat para a rede dos clientes seria "normal", exemplo:

    /ip firewall nat
    add action=masquerade chain=srcnat comment="NAT para rede dos clientes" disabled=no src-address=xxx.xxx.xxx.0/24

    no mikrotik não aparecer uma interface RB44, mas na verdade quatro ethernet independentes, com chipset via, no caso desta RB44. Observe que eu não especifico a interface, mas poderia fazê-lo.

    Citação Postado originalmente por lfernandosg Ver Post
    outra coisa como eu poderia separar 3 ou 4 desses links para soma(exemploe 4 de 1mb totallizando 4mb ) e outro só para portas de p2p, msn e etc.. já que a internface é uma só???
    "soma" de link não pode ser feita, mas sim o balanceamento, eu uso aqui com quatro link's, no meu caso uso nth, basta dar uma pesquisa do fórum que vc encontra. Sobre separar somente o p2p para um link também estou tentando fazer, mas não tive muito sucesso ainda.


    Citação Postado originalmente por lfernandosg Ver Post
    OBS.: eu não poderia ter duas placas dessa RB44 usando 4 links adsl em uma + 2adsl na outra como se fosse 6 interfaces diferentes visto que são 6 entradas? e nas outras duas eu colocaria para a rede interna? o mk não reconhece como 8 interfaces de rede separadas?
    Você pode ter duas, ou até mais, e a cada uma que você colocar vão aparecer quatro interfaces independentes.

    Mais uma sugestão: creio que você esteja querendo balancear link's adsl. Neste caso, vc pode querer usar os modens em bridge e colocar um link em cada interface, ou ainda, uma novidade que lí no fórum é de que é possível criar várias interfaces virtuais pppoe diferentes em uma mesma interface ethernet. Quando eslas estiverem conectadas irão aparecer estas interfaces virtuais e vc poderá monitorar seu respectivo tráfego individualmente.

    Neste caso, para fazer o balanceamento, lá em ip > routes vc não vai colocar os ip's dos gateway do adsl, pois provavelmente serão os mesmos, se forem da mesma operadora, mas basta colocar em out-interface o nome da interface virtual, ex: pppoe-out1, pppoe-out2, etc.

    Lí isso ontem no fórum:
    Resolvendo o problema de travamento de modens ADSL junto do Mikrotik - CATVBRASIL

    Se ajudou vc, ou se não ficou bem claro, posta aí.
    Abraço, e bom trabalho.

  9. #9

    Padrão

    hehehe parece ser uma mão na roda essa rb44, mais acho que é indispensavel deixar uma reserva....pq se queimar ja viu neh!

  10. #10

    Padrão

    ajudou muito...e sobre o balanceamento não tem como pegar 4 links de 1mb e deixar como um de 4mb? pois estou querendo 4mb de adsl para um condominio mas aqui só vende de 1mb.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lfernandosg Ver Post
    ajudou muito...e sobre o balanceamento não tem como pegar 4 links de 1mb e deixar como um de 4mb? pois estou querendo 4mb de adsl para um condominio mas aqui só vende de 1mb.
    A soma se chama (BGP) , e apenas pode ser feito pela operadora (SOMENTE DE LINK DEDICADO)..

    O maximo que vc pode fazer é balancear por portas ou outros metodos...

    DARIA!!! para somar pelo mk msm, so que somente iria obter essa soma usando gerenciador de downloads...