Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão

    Citação Postado originalmente por asctelecom Ver Post
    Rafaelmj...

    é o seguinte...

    placa 01 - ip 192.168.10.1
    placa 02 - ip 192.168.20.1

    vá em ip>firewall>nat e crie as seguintes regras:

    add chain=srcnat out-interface=01 dst-address=192.168.10.0/24 action=masquerade comment="" \ disabled=no

    add chain=srcnat out-interface=02 dst-address=192.168.20.0/24 action=masquerade comment="" \ disabled=no

    ou seja... você deve criar regras de nat para os ranges com as devidas interfaces.. desse modo você vai conseguir pingar as máquinas..

    com relação a enxergar pelo windows.. se não funcionar deste modo como coloquei acima.. então você deve alterar as máscaras para /16 ao invés de /24, sem esquecer de alterar em ip address também... outra coisa.. será mais fácil se você mapear o micro.. tipo digite na barra do navegador ou explorer o ip da outra máquina, ao invés de deixar o windows procurar, pois o range será maior e o windows demorará para receber as respostas das requisições..

    acho que é por aí..

    abraços.
    E dai meu caro Asctelecom,

    Vou tentar essa dica que vc me passou, pois até hj não consegui resolver o problema, vamos ver se vai dar certo, eu estou usando o win 7 nas duas maquinas, o windows 7 tem um sistema de rede domestica que detecta automaticamente quando existe algum grupo ja criado na rede.

    As duas máquinas ja estão no mesmo grupo, agora vamos ver com essa sua dica, depois eu posto o resultado.

    Por hora obrigado pela dica.

  2. #22

    Padrão

    Citação Postado originalmente por asctelecom Ver Post
    Rafaelmj...

    é o seguinte...

    placa 01 - ip 192.168.10.1
    placa 02 - ip 192.168.20.1

    vá em ip>firewall>nat e crie as seguintes regras:

    add chain=srcnat out-interface=01 dst-address=192.168.10.0/24 action=masquerade comment="" \ disabled=no

    add chain=srcnat out-interface=02 dst-address=192.168.20.0/24 action=masquerade comment="" \ disabled=no

    ou seja... você deve criar regras de nat para os ranges com as devidas interfaces.. desse modo você vai conseguir pingar as máquinas..

    com relação a enxergar pelo windows.. se não funcionar deste modo como coloquei acima.. então você deve alterar as máscaras para /16 ao invés de /24, sem esquecer de alterar em ip address também... outra coisa.. será mais fácil se você mapear o micro.. tipo digite na barra do navegador ou explorer o ip da outra máquina, ao invés de deixar o windows procurar, pois o range será maior e o windows demorará para receber as respostas das requisições..

    acho que é por aí..

    abraços.
    E dai Asctelecom,

    Primeiro muito obrigado pela dica, realmente deu quase tudo certo, como vc disse eu consegui pingar as maquinas, tanto a maquina da placa 01 - ip 192.168.10.1, como a maquina placa 02 - ip 192.168.20.1, porém não consegui realmente que as maquinas se enchergassem na rede do windows 7.

    Não sei se vc sabe o windows 7 tem um recurso de rede doméstica que detecta automaticamente quando exeste um grupo de trabalho na rede, eu crio grupos em uma maquina e a outra maquina não detecta, quando liguei um cabo crossover entre essas duas maquinas e criei um grupo em uma maquina a outra maquina encherga o grupo, ja passando pelo mikrotik com essas regras que vc me disse não consegui mesmo, apenas conseguir pingas os ips das maquinas.

    Tentei digitar os ips das maquinas no ie e como as duas maquinas tem o apache instalado acessei a pagina do ache, no micro com ip 192.168.10.2 eu digitei o ip do outro 192.168.20.2 e acessou a pagina do apache com te falei, e vice versa.

    Então tentei fazer o que vc disse de colocar as mascaras /16 e alterando em ip address também como vc falou, só que dai as placas pegam o mesmo network e o mesmo broadscap

    fica assim para as duas interfaces

    placa 01 - address 192.168.10.1
    Network 192.168.0.0
    broadcast 192.168.255.255


    placa 02 - ip 192.168.20.1
    Network 192.168.0.0
    broadcast 192.168.255.255

    E dessa forma só funciona a rede em uma das maquinas.

    Será que to fazer alguma coisa errada.

  3. #23

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rafaelmju Ver Post
    E dai Asctelecom,

    Primeiro muito obrigado pela dica, realmente deu quase tudo certo, como vc disse eu consegui pingar as maquinas, tanto a maquina da placa 01 - ip 192.168.10.1, como a maquina placa 02 - ip 192.168.20.1, porém não consegui realmente que as maquinas se enchergassem na rede do windows 7.

    Não sei se vc sabe o windows 7 tem um recurso de rede doméstica que detecta automaticamente quando exeste um grupo de trabalho na rede, eu crio grupos em uma maquina e a outra maquina não detecta, quando liguei um cabo crossover entre essas duas maquinas e criei um grupo em uma maquina a outra maquina encherga o grupo, ja passando pelo mikrotik com essas regras que vc me disse não consegui mesmo, apenas conseguir pingas os ips das maquinas.

    Tentei digitar os ips das maquinas no ie e como as duas maquinas tem o apache instalado acessei a pagina do ache, no micro com ip 192.168.10.2 eu digitei o ip do outro 192.168.20.2 e acessou a pagina do apache com te falei, e vice versa.

    Então tentei fazer o que vc disse de colocar as mascaras /16 e alterando em ip address também como vc falou, só que dai as placas pegam o mesmo network e o mesmo broadscap

    fica assim para as duas interfaces

    placa 01 - address 192.168.10.1
    Network 192.168.0.0
    broadcast 192.168.255.255


    placa 02 - ip 192.168.20.1
    Network 192.168.0.0
    broadcast 192.168.255.255

    E dessa forma só funciona a rede em uma das maquinas.

    Será que to fazer alguma coisa errada.

    Vixi, realmente me equivoquei.. deixa ver se entendí:

    Placa 1 = Internet > se conecta ao provedor de internet via pppoe, correto?

    Placa 2 = Rede 192.168.10.1/24 com servidor pppoe para fornecer ip aos clientes
    placa 3 = Rede 192.168.20.1/24 com servidor pppoe para fornecer ip aos clientes


    Se for a topologia acima, então o seu mikrotik é um ROTEADOR.. neste caso não irá acessar o grupo de trabalho em interfaces diferentes..

    para acessar o grupo de trabalho os computadores tem que estarem dentro da mesma rede, conectados a uma bridge, switch ou hub... ou ainda estar em redes diferentes e conectarem-se a um servidor VPN que irá fornecer endereços de uma rede comum aos dois pcs para que possam se enxergar via grupo de trabalho.


    no seu caso creio eu que seu microtik não precisaria de 3 placas de rede, só duas, sendo uma para internet e outra para rede local... mas é possível usar as 3 placas de rede sim.. neste caso você selecionaria as duas placas da rede local e colocaria-as em bridge, através da função do mikrotik..


    mas isso tudo é só conjucturas..

    o ideal seria você fazer um projeto explicando qual a sua necessidade, tipo vou dividir a internet com meu vizinho e não quero (ou quero) que ele acesse meus arquivos do grupo de trabalho..

    desse modo poderemos ajudá-lo.. senão ficaremos perdendo tempo em vão..

    estou disposto a ajudá-lo.. mas preciso saber qual a finalidade, quais os equipamentos utilizados, quais as ferramentas envolvidas.... ex. 1 pc mikrotik com 3 placas de rede; 5 clientes, sendo 2 de uma rede e 3 de outra; todos vão usar pppoe para se conectar...

    abraços.


    Abraços.

  4. #24

    Padrão

    Bom dia AscTelecom,

    Meu amigo, primeiro quero agradecer pela sua ajuda, esta sendo de muito valia.

    Minha topologia é justamente essa que vc falou, porém tenho 4 placas de rede e existem algumas diferenças em relação ao que vc colocou.

    Vc colocou assim:

    Placa 1 = Internet > se conecta ao provedor de internet via pppoe, correto?

    Placa 2 = Rede 192.168.10.1/24 com servidor pppoe para fornecer ip aos clientes
    placa 3 = Rede 192.168.20.1/24 com servidor pppoe para fornecer ip aos clientes

    Minha topologia esta assim:

    Placa 1 Wireless = Com hotspot e servidor dhcp fornecendo ips para os clientes, na verdade não tenho clientes nas placas cabeadas, todos meus cliente se conectam apenas pela placa wireless via onmi.

    Placa 2 Cabeada = Internet > se conecta ao provedor de internet via pppoe.

    Placa 3 Cabeada = Rede 192.168.10.1/24 - Conecto um micro local, que fica na sala da minha casa
    placa 4 Cabeada = Rede 192.168.20.1/24 - Conecto um micro local, que fica no meu escritorio ao lado da minha casa.

    Esses dois micros local , o da sala e o do escritório eu até pensei em colocar apenas uma placa junto com uma suite e distribuir o sinal para os dois micros, porém pensei na questão de economia de energia, eu colocando uma suite, seria mais um equipamento ligado praticamente 16h por dia, ja que utilizo os dois micro o dia todo, então como o mikrotik fica ligado 24x24 decidi colocar mais uma placa de rede nele , ficando com 3 placas de rede cabeada, uma para recer o sinal do modem e fazer pppoe, e as outras duas, uma para cada micro como expliquei.

    Foi apenas uma questão de economia de energia , por isso liguei os dois micro por duas placas de rede no mikrotik e não ligando apenas uma placa com uma suite.

    E queria fazer uma ligação entre esses dois micros das placas 2 e 3 , fazendo eles ficarem no mesmo grupo de trabalho, é isso que estou precisando no momento se tiver como né.

    Vc teria alguma outra idéia, sem ser utilizando uma suite, para essa questão ??

    Fico no aguardo e antemão obrigado pela força novamente.

    Abraços.

  5. #25

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rafaelmju Ver Post
    Bom dia AscTelecom,

    Meu amigo, primeiro quero agradecer pela sua ajuda, esta sendo de muito valia.

    Minha topologia é justamente essa que vc falou, porém tenho 4 placas de rede e existem algumas diferenças em relação ao que vc colocou.

    Vc colocou assim:

    Placa 1 = Internet > se conecta ao provedor de internet via pppoe, correto?

    Placa 2 = Rede 192.168.10.1/24 com servidor pppoe para fornecer ip aos clientes
    placa 3 = Rede 192.168.20.1/24 com servidor pppoe para fornecer ip aos clientes

    Minha topologia esta assim:

    Placa 1 Wireless = Com hotspot e servidor dhcp fornecendo ips para os clientes, na verdade não tenho clientes nas placas cabeadas, todos meus cliente se conectam apenas pela placa wireless via onmi.

    Placa 2 Cabeada = Internet > se conecta ao provedor de internet via pppoe.

    Placa 3 Cabeada = Rede 192.168.10.1/24 - Conecto um micro local, que fica na sala da minha casa
    placa 4 Cabeada = Rede 192.168.20.1/24 - Conecto um micro local, que fica no meu escritorio ao lado da minha casa.

    Esses dois micros local , o da sala e o do escritório eu até pensei em colocar apenas uma placa junto com uma suite e distribuir o sinal para os dois micros, porém pensei na questão de economia de energia, eu colocando uma suite, seria mais um equipamento ligado praticamente 16h por dia, ja que utilizo os dois micro o dia todo, então como o mikrotik fica ligado 24x24 decidi colocar mais uma placa de rede nele , ficando com 3 placas de rede cabeada, uma para recer o sinal do modem e fazer pppoe, e as outras duas, uma para cada micro como expliquei.

    Foi apenas uma questão de economia de energia , por isso liguei os dois micro por duas placas de rede no mikrotik e não ligando apenas uma placa com uma suite.

    E queria fazer uma ligação entre esses dois micros das placas 2 e 3 , fazendo eles ficarem no mesmo grupo de trabalho, é isso que estou precisando no momento se tiver como né.

    Vc teria alguma outra idéia, sem ser utilizando uma suite, para essa questão ??

    Fico no aguardo e antemão obrigado pela força novamente.

    Abraços.

    nesse caso você deve criar uma bridge (4ª opção do menu) e adiciona as interfaces 3 e 4, coloca um ip 192.168.10.1/24 e nos pcs coloca ips 192.168.10.2/24 e 192.168.10.3/24.. assim poderá compartilhar grupo de trabalho... não esqueça de configurar a aba nat para acessar internet.



    não vou postar script, pois não tenho no meomento nenhum mk disponível para configura-lo e exportar configuração.

    abraços.

  6. #26

    Padrão

    Valeu pela ajuda amigo, ja resolvi o problema, simplesmente criei uma ponte entre as duas placas e problema resolvido, a questão de criar uma nat que vc falou eu não entendi muito bem , a principio achei que fosse a aba bridge / nat, mas depois fiquei na dúvida, pois não criei nat na aba bridge , criei nat la no firewall / nat, mas valeu, o importante é que esta funcionando do jeito que eu gostaria.

    Abraços.
    Última edição por rafaelmju; 20-08-2009 às 14:37.

  7. #27

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rafaelmju Ver Post
    Valeu pela ajuda amigo, ja resolvi o problema, simplesmente criei uma ponte entre as duas placas e problema resolvido, a questão de criar uma nat que vc falou eu não entendi muito bem , a principio achei que fosse a aba bridge / nat, mas depois fiquei na dúvida, pois não criei nat na aba bridge , criei nat la no firewall / nat, mas valeu, o importante é que esta funcionando do jeito que eu gostaria.

    Abraços.

    Amigo...

    mas foi exatamente isto que eu lhe disse, coloca as duas placas em bridge (ou "ponte" em portugues), e quando falei NAT, éra realmente i ip>firewall>nat...

    esse é o mal da humanidade.. ainda não aprendemos a nos comunicar.. como vamos nos endender???

    de qualquer modo parabéns pela conquista.

    Abraços