+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Duvida c/ equipamento

    Olá Pessoal, sou novo no forum + estive lendo muitos assuntos aqui sobre equipamentos e softwares... porem nao sou tão novo c/ wireless.

    Só gostaria de deixar avisado que por enquanto ainda nao tive condições de comprar link dedicado até porque nao tenho tantos clientes assim, entao utilizo ADSL ainda.

    Possuo atualmente 2 antenas (distintas em locais diferentes c/ seguinte equipamento) omni 18dbi, ap ovislink WL 5460 c/ Firmware WAP PRO e como nos dois locais eu ja tinha rede via cabo anteriormente, continuei usando um pc/servidor c/ Linux distribuição Brazilfw (coyote).

    Bom.. só tenho a dizer que tomei muito na kbça com este equipamento, no começo era tudo muito bom + agora está uma porcaria e estou querendo trocar totalmente os equipamentos e além disso iniciar uma terceira antena.

    Li muito aqui no forum sobre RouterBoards e Mikrotik, e fiquei c/ algumas dúvidas.

    Para as antenas que ja possuo clientes, me recomendam por RBs c/ Painel setorial ou RB e continuar usando as omni de 18dbi ? ( Da pra manter as antenas e add paineis setoriais? )

    Outra dúvida que eu tenho que seria geral, se no lugar das RBs colocar PC-AP será que nao vou ter um processamento melhor? Por Exemplo um P4 2.8GHZ c/ 1GB de ram nao vai ter + processamento que uma RB? Nao seria uma opção melhor e + barata já que eu ja possuo as makinas rodando o BFW? ( No caso da recomendação ser o PC-AP, devo usar Mikrotik qual level? )

    E o equipamento da terceira antena, como esta estarei começando do 0, o que recomendam? em especial a antena, compensa comprar uma de 24dbi ou é besteira?

    Utilizo em ambas as antenas Speedy 8MB, Computador/Servidor P4 2.8GHZ 1GB Ram rodando BFW, c/ o respectivo equipamento mencionado acima. Cerca de 25 clientes em cada antena, Controle de Mac, DHCP e PPPoE todos no servidor.

    Desculpe as demasiadas perguntas, é que como já gastei dinheiro antes e joguei dinheiro pelo ralo,
    estou querendo algumas recomendações para evitar comprar equipamento que irá me dar problemas depois.

    Muito Obrigado a todos..

    Att. Magap

    Última edição por magap; 13-07-2009 às 08:45.

  2. #2

    Padrão

    Amigo... primeiro dá uma lida neste artigo: Mikrotik Fácil.com: Dismistificando o MikroTik - o que é verdade e o que é mito!
    Em seguida volte a postar informando qual a distancia maxima dos clientes q vc atende...
    []'s

  3. #3

    Padrão

    Amigo pode usar sim a PC AP, porém acho melhor RB, quanto a OMNI evite essas omnis de acima de 15 Dbi, pois é pura ilusão!
    Outra coisa, voce nunca perdi os equipamentos, pode utilizar esses ovislink em clientes amigo.
    Mas a dica pode colocar a RB com sua omni mesmo que vai rodar sim.
    Mas se quiser mais qualidade com certeza monta com setorial.

  4. #4

    Padrão

    axo assim, se for pra gastar, gastar logo o suficiente pra demorar muito pra voltar a gastar!

    kara, compra as setoriais sim. e uma das omni coloca no 3º ponto, já q ainda esta começando do 0. junto com um ap, a outra antena, guarda prum possível 4º junto com o outro ap, ouuu...


    como o amigo falou, usa nos clientes.


    sobre o pcap mk, comcerteza terá melhor processamento

  5. #5

    Padrão

    olha a gente faz bastnate coisa errada!
    tipo seria interresante vc olha o q teu concorrente faz e fazer diferente
    tipo se ele usar omni, compre painel horizontal

    agora nunca coloque painel vertical junto com omni, vai da pau


    e use uma rb333,433,433ah ou rb600
    sao as melhores
    tem processamento suficiente
    e vc nem se incomoda mais