Resultados da Enquete: O que você achou deste equipamento?

Votantes
52. Você não pode votar nesta enquete
  • Uma boa opção para distribuição sem visada?

    9 17,31%
  • Não vale a pena pelo alto custo?

    17 32,69%
  • Ainda não conheço o equipamento?

    28 53,85%
Enquete de Múltipla Escolha.
Página 3 de 8 PrimeiroPrimeiro 1234567 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #41

    Padrão

    Achu muito vamos se disser 5 1 em cada quadra e um na praça la.

  2. #42

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Streit Ver Post
    Achu muito vamos se disser 5 1 em cada quadra e um na praça la.
    Vou Reportar a resposta do Edvaldo Silva Eng. da Wavion

    Fala meu amigo, como vai?

    :Primeiramente me desculpe por demorar assim pra responder a sua pergunta. Estou em viagem para a Wavion.

    Como linhas gerais, a Wavion recomenda 8 BS por KM2 para fazer a cobertura do tipo “carpet” ou seja, total.

    Deve-se levar em conta o piso de ruído do local – se as interferências são fortes – e o tipo de CPE que o cliente quer usar.

    Devo estar de volta na sexta-feira, e por favor me avise se quiser conversar sobre isso.

    Abração pra vc,


    Edvaldo

    Me passe essas cordenadas...

  3. #43

    Padrão

    Este tipo de informação não consta no site da Wavion, mas se o engenheiro citou é porque deve ser mesmo.
    Daí sua sugestão de 16 fica dentro dos cálculos.
    Mas convenhamos Luminato, nada contra a Wavion, mas fica um projeto totalmente inviável.
    Aquele projeto lá em Salvador, quantos foram usados? Se não me falha a memória foram 54? E olha o tipo de cobertura e terreno que é.
    Eu fui um dos primeiros a lançar um tópico sobre o Wavion, pois na época vi nele, pelo que estava na propaganda da Parks que distribuia ele, uma solução para diminuir o número de pontos de acesso. Mas agora com está sua informação...
    Eu colocaria 4 torrezinhas com cartão R52H e alguns painéis e faço a mesma coisa. "carpet" como disse o engenheiro.
    E se não quiser uma cobertura total para notebook com uma só torre faz tudo.

  4. #44

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Este tipo de informação não consta no site da Wavion, mas se o engenheiro citou é porque deve ser mesmo.
    Daí sua sugestão de 16 fica dentro dos cálculos.
    Mas convenhamos Luminato, nada contra a Wavion, mas fica um projeto totalmente inviável.
    Aquele projeto lá em Salvador, quantos foram usados? Se não me falha a memória foram 54? E olha o tipo de cobertura e terreno que é.
    Eu fui um dos primeiros a lançar um tópico sobre o Wavion, pois na época vi nele, pelo que estava na propaganda da Parks que distribuia ele, uma solução para diminuir o número de pontos de acesso. Mas agora com está sua informação...
    Eu colocaria 4 torrezinhas com cartão R52H e alguns painéis e faço a mesma coisa. "carpet" como disse o engenheiro.
    E se não quiser uma cobertura total para notebook com uma só torre faz tudo.
    Sim o Wavion foi projetado para diminuir o numero de Bases com a Banda maior e a cobertura parciais, mais se você quer uma cobertura total sem kits externo não tem jeito tem que fazer esse projeto... mas se voce quizer uma Base para prover sinal para Kit externa pela conf. de sua cidade 1 peça já e mais doque suficiente.

  5. #45

    Padrão

    Na realidade, se for pra seguir a recomendação da Wavion, seria necessário utilizar 32 BS e não 16 como informado, pois uma cidade com 2 km x 2 Km tem 4 km2.

    Se colocarmos 32 bases Wavion pra atender 4 Km2, realmente deve ficar muito boa a cobertura, vc consegue pegar direto do notebook em qualquer ponto da cidade. Mas é totalmente inviável financeiramente, pois o custo mínimo de uma base Wavion (pronta, instalada) deve custar R$11.000,00, o que resultaria em um investimento de R$352.000,00, fora a estrutura para trazer link até a cidade, servidor e tudo mais..

    Portanto acredito que esse sonho de atender cliente sem antena externa vai demorar pra se tornar realidade.

    Somente se surgisse um concorrente com o Wavion e oferecesse um produto com características semelhantes por um preço não maior do que R$2.000,00 por base. Mas mesmo assim ficaria difícil atender cidades um poucos maiores.
    Imagine cobrir uma área de 20 Km x 20 Km, seria necessária instalar 3.200 bases para atender a recomendação da Wavion. Totalmente impraticável.
    Última edição por SantiagoMG; 07-04-2010 às 11:11.

  6. #46

    Padrão

    Acho que teria mais wavion do que luz em poste.

  7. #47

    Padrão

    Citação Postado originalmente por izaufernandes Ver Post
    Acho que teria mais wavion do que luz em poste.

    Vdd. :S

  8. #48

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Streit Ver Post
    Vdd. :S

    cacete, deveria ser 1 por km ao quadrado

  9. #49

    Padrão

    Sim e verdade em Salvador temos um projeto fechado igual a esse e o melhor não emiti nada de poluição RF pois o Wavion tem um sistema que entrega a quantidade certa de Sinal para determinado Dispositivo e junto com isso tem o ACK e o RTS acertado... se vocês estiverem preocupados com poluição nesse tipo de solução, podem ficar despreocupado..

  10. #50

    Padrão

    Pois então... alguem se propõe a concorrer com o 3G!!!??? Voces acham que se existissem milagres as operadoras ja não tinha implementado pra melhorar essa porcaria que e´o 3G??Imagina se elas pudessem utilizar os cards dos noot books a preços acessiveis, elas ja estariam na nossa frente a muito tempo, afinal la tem engenheiros de ponta, que o que estamos descobrindo agora ( transmissão tdma) eles ja estao jogando na lixeira, pois ja utilizavam isso em 1980^^^!! Bem pessoal, como nosso amigo Jluminato disse indoor precisa de muito equipamento mesmo, mas outdoor, com antenas externas nos clientes ele pode ter um bom desempenho... pois as proprias RB com o tempo vao dando pau, o sinal ta poluido.... ultimamente não conecto mais de 15 clientes online nas r52, com velocidades de 512 a 1Mbps.. os picos de velocidade batem nos 2mbps e param!! Minha pergunta: esse wavion conecta mesmo com baixa sensibilidade e consegue mandar pelo menos 9mbps de trhpgt???

  11. #51

    Padrão

    boua noite nao tem como postar mais detalhes de teste deste produto em relasao a distacia com um not e tacha de transtefercia para ver se compença o gasto com este produto , ex quantidade de cliente cimultaneo, qualidade de sinnal ex:sinal minimo para funcionar um not

  12. #52

    Padrão Produto - Teste

    Geralmente quando quero vender meu produto, peço ao meu cliente que de a sua opinião a vizinhos e amigos.
    Hoje 90% dos meus clientes vem por indicaçãos de vizinhos, amigos e parentes.

    Acredito que se o nosso amigo que esteja vendendo o produto,coloca-se o mesmo em produção, num provedor e chamasse os interessado na compra para que visse o mesmo funcionando. Ai sim venderia.

    São coisas bem distintas pagar 100 reais numa mini-pci e perde. E pagar 10 mil reais em um produto que pode levar um provedor a falência.

    Eu faço um proposta aberta ao wavion e aos seu vendedores.

    Eu tenho um provedor que poderia colocar o wavion em produção e chamar os colegas do forum para ver o mesmo funcionando, no momento de grande táfego tenho um pop com média 150 clientes On Line, com antena TSM e Routerboard RB 433 com CM10.

    Se o wavion funcionar bem nesta condiçãos, venderiam bem.

    Agora ficar no disque me disse fica dificil.

    Como sempre diz nosso colega 1929, o papel é uma coisa na pratica é outra coisa.

    Um abraço a todos.
    Última edição por pinhais; 26-04-2010 às 09:04.

  13. #53

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pruda Ver Post
    Pois então... alguem se propõe a concorrer com o 3G!!!??? Voces acham que se existissem milagres as operadoras ja não tinha implementado pra melhorar essa porcaria que e´o 3G??Imagina se elas pudessem utilizar os cards dos noot books a preços acessiveis, elas ja estariam na nossa frente a muito tempo, afinal la tem engenheiros de ponta, que o que estamos descobrindo agora ( transmissão tdma) eles ja estao jogando na lixeira, pois ja utilizavam isso em 1980^^^!! Bem pessoal, como nosso amigo Jluminato disse indoor precisa de muito equipamento mesmo, mas outdoor, com antenas externas nos clientes ele pode ter um bom desempenho... pois as proprias RB com o tempo vao dando pau, o sinal ta poluido.... ultimamente não conecto mais de 15 clientes online nas r52, com velocidades de 512 a 1Mbps.. os picos de velocidade batem nos 2mbps e param!! Minha pergunta: esse wavion conecta mesmo com baixa sensibilidade e consegue mandar pelo menos 9mbps de trhpgt???
    A Resposta e Sim mesmo se você operar em B você vai ter essa banda de 9 Mbps se você operar em G esse quadro pode mudar para uns 16 Mbps ( Pode chegar até 30 Mbps ), Pois bem a sensibilidade do sinal no cliente não precisa ser muito alta pois tem um algoritimo BEAMFORMING que faz uma "ajuda" no sinal e isso mantem o seu cliente conectado...

  14. #54

    Padrão

    Aqui tem diversos relatos a respeito dos mais diversos equipamentos, desde rb´s nanos da vida, apzinhos etc. Agente gasta sabendo o que tá comprando, até hoje não entendo, já tem um tempão que tá rolando êsse suspense em relação ao wavion, o que agente quer ver é o que o nosso colega pinhais citou acima, um POP com uns 100-200 clientes conectados, velocidade média dos clientes, nível de sianal, equipamenotos usados nos clientes, distância da base, latência, thung-point etc. Se a empresa vende com certeza ela tem contato com algum cliente e possa passar tais dados pra gente tirar a prova dos 9. Eu quando compro painéis, rb, cartão eu sei o que eu estou comprando e o retorno operacional do equipamento. Fica aí o desafio.

  15. #55

    Padrão

    Citação Postado originalmente por izaufernandes Ver Post
    Aqui tem diversos relatos a respeito dos mais diversos equipamentos, desde rb´s nanos da vida, apzinhos etc. Agente gasta sabendo o que tá comprando, até hoje não entendo, já tem um tempão que tá rolando êsse suspense em relação ao wavion, o que agente quer ver é o que o nosso colega pinhais citou acima, um POP com uns 100-200 clientes conectados, velocidade média dos clientes, nível de sianal, equipamenotos usados nos clientes, distância da base, latência, thung-point etc. Se a empresa vende com certeza ela tem contato com algum cliente e possa passar tais dados pra gente tirar a prova dos 9. Eu quando compro painéis, rb, cartão eu sei o que eu estou comprando e o retorno operacional do equipamento. Fica aí o desafio.
    Exatamente colega.

    E não é só relatos.

    Eu pegaria um onibus ou um avião e iria até o local para ver realmente o apareclho em funcionamento.

    Temos que pensar bem pois R$ 10.000 mil reais hoje em dia não é facil de se juntar.


    Att:

    Pinhais Telecom.

  16. #56
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    mais um que entra na lista dos que querem comprar mas tem medo.

    se ele aguentar os 200 users on-line e der os 9mbps REAL,
    eu teria coragem de comprar.
    *para uso com nano2 , nada de notebooks e etc..(mobilidade)

  17. #57

    Padrão

    Eu acho que é exatamente dessas informaçoes que precisamos!!
    Qual o raio de cobertura (com qualidade excelente) que um Wavion consegue oferecer utizando no cliente uma nanostation ou bullet com antena 25dbi? Se atender bem, mesmo sem visada ou com visada comprometida, um raio de 2km pra mim já valeria o investimento.

    Eu particularmente tenho uma forte tendencia a acreditar que isso é possível, pois existem relatos de que somente com a antena do notebook foi conseguido resultado satisfatório a uma distancia de 300 metros. Bom, se colocarmos um Bullet com antena de 25 dBi, o raio de cobertura deve aumentar pelo menos uma 10 vezes, chegando a uns 3 Km. Mas tudo isso é uma suposição, baseada em experiencia pratica, mas é somente suposição. E como os colegas acima também já disseram, não é todo dia que se tem 10 mil reais pra sair testando equipamento sem garantia de resultado.


    Será que é tão difícil assim algum dos vendedores conseguirem fazer uma demonstração prática do equipamento?
    Por exemplo: Eles devem ter pelo menos um desses rádios em estoque. Porque não montam um case com diversas distancias e configuraçoes de equipamentos nos clientes (Plaquinha,Adaptador USB, Rádio, Nanostation, bullet). É obvio que não será possível esclarecer todas as dúvidas, pois a estabilidade com 200 clientes ou mais, a resistencia a imtempéries, etc, é um pouco mais complicado de se conseguir experimentalmente, mas já daria pelos menos uma esclarecida sobre a realidade do equipamento.
    Última edição por SantiagoMG; 26-04-2010 às 17:57.

  18. #58

    Padrão

    tenho uma deia legau poderiamos organisar em um grupo para pegar um representante de vendas deste porduto e pedir para ele faser uma demostrasao em ves de ser individual para podermos discutir o custo beneficil e em um grupo nao tem como os vendedores escomder os pontos fracos do produto q no meu ponto desista o unico ponto fraco dele é somente o valor , para nos tiramos todas as duvidoa
    e faser logo a aquisissao deste porduto poderiamos faser uma lista de intereçados e colocar aqui para ate poder discutir um valor melhor para aquisao,porque uma pç é um valor ,10 o valor ja é diferente, assin podemos adiquir com um melhor preço eu tenho interece quem mais teria para formar um grupo ?

  19. #59

    Padrão Re: Wavion WBS2400 testado

    Citação Postado originalmente por pinhais Ver Post
    Exatamente colega.

    E não é só relatos.

    Eu pegaria um onibus ou um avião e iria até o local para ver realmente o apareclho em funcionamento.

    Temos que pensar bem pois R$ 10.000 mil reais hoje em dia não é facil de se juntar.
    Assino embaixo.

    Pra juntar 10 mil de R$40 em R$ 40 não é brincadeira.

    Uma coisa eu sei: milagre como ele diz fazer ele não faz!

    A tecnologia hoje em dia é muito difundida, pode até ter melhor rendimento que RB+setoriais mas nada milagroso.

    A questão é coloca-lo em produção em diversas topologias e analisar como ele se sai melhor e SE VALE o investimento.

  20. #60

    Padrão Re: Wavion WBS2400 testado

    Tem uma outra questão que eu gostaria de saber.
    Caso eu tenha dois equipamentos destes e um deles venha a dar pau, seja dentro da garantia ou mesmo fora, qual o tempo de reposição?