Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão

    A WDC homologou RB-433 com Ubiquiti SR-9 na caixa hermética SK-333 em 900 MHz.
    As antenas da Aquário e da Brasilsat são homologadas para 915-928.
    A canalização possível é de 10 MHz, reduzindo pela metade o que um link de 2.4 ou 5.8 poderia alcançar; a falta de visada contribui para mais um pouco de queda de performance.

    Para o caso em questão eu apostaria em subir as torres mesmo, pois isso melhora a propagação para qualquer frequência que venha a funcionar.

  2. #22

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Acronimo Ver Post
    bom, para enlace de pops pra mim ou tem visada ou não tem, não faço enlace acreditando em "tem uma visada parcial" ou em "da pra ver a pontinha da torre" ou da pra colocar 5.8 levando em conta o fresnel, ou não dá. se caso não der coloque 900 ou contorne os obstaculos como o amigo cunhajr disse,
    Bom, já que vc toco no assunto, a zona de fresnel, para 5.8 ghz seria q tamanho? qual a largura de onda? desculpe se a pergunta não esta correta,mas fiz um curso de eletronica, e na epoc naum me interessama mt por isso, mas seguindo a logica que eu tenho(naum siguinifica que seje verdade) 5.8 teria uma largura minima já que o ciclo dela é muiito rapido...

  3. #23

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MaxAdriano Ver Post
    Bom, já que vc toco no assunto, a zona de fresnel, para 5.8 ghz seria q tamanho? qual a largura de onda? desculpe se a pergunta não esta correta,mas fiz um curso de eletronica, e na epoc naum me interessama mt por isso, mas seguindo a logica que eu tenho(naum siguinifica que seje verdade) 5.8 teria uma largura minima já que o ciclo dela é muiito rapido...
    Dá uma olhada neste site: EE-05 - Princípios de Telecomunicações

    Tem um aula lá sobre Telecomunicações e princípios que devem ser observados em Transmissão de dados. Já que você fez eletrônica, será fácil fácil entender.

  4. #24
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    sim, eu tb gosto do linkplanner demais da conta, ja que para clientes quando vc coloca ele junto ao google earth e mostra a trajetoria do link direto pelo mapa, é um diferencial a mais,
    para enlaces 5.8 acho que é o melhor

  5. #25
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MaxAdriano Ver Post
    Bom, já que vc toco no assunto, a zona de fresnel, para 5.8 ghz seria q tamanho? qual a largura de onda? desculpe se a pergunta não esta correta,mas fiz um curso de eletronica, e na epoc naum me interessama mt por isso, mas seguindo a logica que eu tenho(naum siguinifica que seje verdade) 5.8 teria uma largura minima já que o ciclo dela é muiito rapido...

    Amigo, 5.8ghz possui uma zona de fresnell muito fechada. por isso percorre maiores distâncias e passa mais banda (frequencia +sinal concentrado).porém qualquer obstáculo já se torna quase impossível de transpor devido a essa caracteristica.

  6. #26

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Amigo, 5.8ghz possui uma zona de fresnell muito fechada. por isso percorre maiores distâncias e passa mais banda (frequencia +sinal concentrado).porém qualquer obstáculo já se torna quase impossível de transpor devido a essa caracteristica.
    certo, mas minha duvida é a segunte, digamos que tenha 2 torres, torre a e b, entre elas tem um morro, mas a noite vc olha de cima da torre "a" para a torre "b" e encherga apenas a luz de sinalização da torre b, se obstaculos, ai funciona, ou tem que ter uma zona de fresnell maior tipo uma barriga?

  7. #27

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MaxAdriano Ver Post
    certo, mas minha duvida é a segunte, digamos que tenha 2 torres, torre a e b, entre elas tem um morro, mas a noite vc olha de cima da torre "a" para a torre "b" e encherga apenas a luz de sinalização da torre b, se obstaculos, ai funciona, ou tem que ter uma zona de fresnell maior tipo uma barriga?
    É uma barriga, como a que uma corda daquelas de pular corda faz. A luz também poderia ter, mas como ela tem frequência da ordem de 500 THz (TeraHertz), seu modo de propagação é bem diferente de uma onda de 1 GHz...

  8. #28

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rubensk Ver Post
    É uma barriga, como a que uma corda daquelas de pular corda faz. A luz também poderia ter, mas como ela tem frequência da ordem de 500 THz (TeraHertz), seu modo de propagação é bem diferente de uma onda de 1 GHz...
    certo, mas a barriga de 5.8 ghz? precisaria de qts metros mais ou menos? eu acredito que seja centimetros, mas naum entendo muito....

  9. #29

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Tens que ter o programa Radio Mobile instalado e os Maps que o programa lê pra poder calcular os enlaces.
    esse programa é super completo e funciona pra diversas frequencias.
    trabalho com ele há um bom tempo e nunca tive problemas ao usa-lo.
    Te aconselho a primeiro:
    - Baixar o manual do programa disponivel na internet e estudar como funciona.
    Ae sim poderás utilizá-lo de maneira correta.
    Qualquer dúvida estamos ae pra ajudar.
    Abraço.

    O Amigo saberia me dizer se o programa da Motorola LINKPLANNER tem a mesma confiabilidade do Radio Mobile, agradeço sua atenção.

  10. #30

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MaxAdriano Ver Post
    certo, mas a barriga de 5.8 ghz? precisaria de qts metros mais ou menos? eu acredito que seja centimetros, mas naum entendo muito....
    Pô cara, dá uma olhada aqui: EE-05 - Princípios de Telecomunicações

    Baixe especificamente a aula 8 que tu terás a resposta.

  11. #31

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Dae, blz!
    Cara, funciona sim, porem terás que usar duas antenas de 25dbi de grade 2.4ghz, comprar as aquario ,ok.
    Quanto aos rádios te indico como opção mais barata os ovislink 5460 v2 com firmware aprouter.
    Fecham esse link tranquilo em 2.4ghz.
    Precisarás no mínimo 15 metros na torre 2, ok.
    Segue simulação do enlace.
    http://img22.imageshack.us/img22/1176/enlaceb.jpg
    http://img29.imageshack.us/img29/4348/linkok.jpg
    http://img29.imageshack.us/img29/4348/linkok.jpg


    Qualquer duvida estamos ae pra ajudar.
    Abraço.

    Seria possivel ao amigo fazer o calculo do enlaçe nas coordenadas passadas abaixo, fiz no link planner e deu certo mas sou novato nesses programas e gostaria de uma maior segurança antes de comprar o material, irei utilizar 5.8 no mais muito agradecido.

    ponto A latitude 28°42'46.87"S longitude 49°17'53.67"O altura predio 15 metros
    Ponto B Latitude 28°59'6.21"S longitude 49°25'3.65"O altura predio 15 metros

  12. #32
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Segue dados do enlace solicitado Geba3uer:
    Na teoria fecha sim seu enlace. tens que ver se não existem prédios no trajeto desse link.tem que subir em uma das torres e medir.
    Equipamentos??

    02 CARTOES XR5
    02 ANTENAS DISCO 5.8GHZ OIW 33DBI
    02 ROUTERBOARD RB 411 AH.

    Distância entre PONTO A e PONTO B é 32,4 km (20,1 miles)
    Azimute do Norte Verdadeiro = 201,0°, Azimute do Norte Magnético = 218,3°, ângulo de elevação = -0,2978° Variação de altitude é 0,0 m
    Modo de propagação é linha de visada, espaço livre mínimo 0,5F1 a 16,1km
    Freqüência média é 5850,000 MHz
    Espaço Livre = 138,0 dB, Obstrução = 4,5 dB, Urbano = 7,8 dB, Floresta = 0,0 dB, Estatísticas = 3,0 dB
    Perda total de propagação é 153,3 dB
    Ganho do sistema de PONTO A até PONTO B é 173,0 dB ( corner.ant em 201,0° ganho= 25,0 dB )
    Ganho do sistema de PONTO B a PONTO A é 173,0 dB ( corner.ant em 21,1° ganho= 25,0 dB )
    Pior recepção é 19,7 dB sobre o sinal necessário a encontrar
    50,000% de tempo, 50,000% de locais, 70,000% de situações.

    Seguinte, pra que feche perfeito o enlace, tens que aumentar as torres pra 25m e 25metros em ambos os lados.
    Se utilizar com 15metros apenas não fechas em 5.8ghz. talvez em 900mhz , mas em 58ghz não fecha.
    Segue imagens da simulação.
    http://img529.imageshack.us/img529/2...ghzgrafico.jpg

    http://img43.imageshack.us/img43/824/enlace58ghzok.jpg

    http://img228.imageshack.us/img228/2...lhesenlace.jpg

    Feito!!!
    Abraço.

  13. #33

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Segue dados do enlace solicitado Geba3uer:
    Na teoria fecha sim seu enlace. tens que ver se não existem prédios no trajeto desse link.tem que subir em uma das torres e medir.
    Equipamentos??

    02 CARTOES XR5
    02 ANTENAS DISCO 5.8GHZ OIW 33DBI
    02 ROUTERBOARD RB 411 AH.

    Distância entre PONTO A e PONTO B é 32,4 km (20,1 miles)
    Azimute do Norte Verdadeiro = 201,0°, Azimute do Norte Magnético = 218,3°, ângulo de elevação = -0,2978° Variação de altitude é 0,0 m
    Modo de propagação é linha de visada, espaço livre mínimo 0,5F1 a 16,1km
    Freqüência média é 5850,000 MHz
    Espaço Livre = 138,0 dB, Obstrução = 4,5 dB, Urbano = 7,8 dB, Floresta = 0,0 dB, Estatísticas = 3,0 dB
    Perda total de propagação é 153,3 dB
    Ganho do sistema de PONTO A até PONTO B é 173,0 dB ( corner.ant em 201,0° ganho= 25,0 dB )
    Ganho do sistema de PONTO B a PONTO A é 173,0 dB ( corner.ant em 21,1° ganho= 25,0 dB )
    Pior recepção é 19,7 dB sobre o sinal necessário a encontrar
    50,000% de tempo, 50,000% de locais, 70,000% de situações.

    Seguinte, pra que feche perfeito o enlace, tens que aumentar as torres pra 25m e 25metros em ambos os lados.
    Se utilizar com 15metros apenas não fechas em 5.8ghz. talvez em 900mhz , mas em 58ghz não fecha.
    Segue imagens da simulação.
    http://img529.imageshack.us/img529/2...ghzgrafico.jpg

    http://img43.imageshack.us/img43/824/enlace58ghzok.jpg

    http://img228.imageshack.us/img228/2...lhesenlace.jpg

    Feito!!!
    Abraço.
    Mas e 900 MHZ sera que fecha esse enlace com alguma qualidade para link, quais seriam os equipamentos, quanto a antena em 5.8 a citada foi a OIW seria a antena da Zirok de potencia semelhante aplicavel neste enlace, qual seria a forma mais pratica de verificar esta viabilidade, pensei numa luneta potente mas 30 km nao é pouco não pra ter campo visual, o que pode impedir esse enlace poderia ser algum morro nao sei se o programa calcula os morros no enlace.

  14. #34
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Em 900mhz fecha sim, mas passa pouca banda. o ideal é em 2.4ghz e 5.8ghz. 900 mhz vc só usa onde não há visada entre os pontos ou onde a linha de freenell está muito comprometida, etc.
    Quanto as antenas, a zirok 29dbi ou maior´seria a equivalente às OIW, digo equivalente pois as OIW são N vezes melhores e mais fáceis de linkar que as Zirok.
    Quanto ao campo visual, usa uma filmadora com zoom (tem que ser nova) ou uma luneta, ou binóculo profissional e o indispensavel GPS. com ele vc alinha 80% do enlace os outros 20% é no ping mesmo!!!
    E sim o programa calcula a perda e mostra os morros quando eles existem..