+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvida antenas no Pop

    Pessoal estou montando um provedor para um condomínio e esotu pensando em montar o POP assim:


    RB 3 slots com 2 cartões R52H + duas setoriais 14dbi oiwtech 2.4ghz para um total de 80 clientes no máximo então minha dúvida é:

    como cada setorial dessa custa 480,00 gostaria de saber se para essa quantidade de clientes é necessário mesmo duas setoriais e se no lugar delas poderia colocar duas antenas hiperlink a grade de 24dbi? hoje para chegar a esse POP já uso os R52H com as hiperlinks em um PTP e está perfeito a 4km pigando 1ms com -57 de sinal...será que cada antena dessa aguenta 30 ou 40 ciientes ou tenho mesmo por causa da qualidade colocar as setoriais??

    Lembro que vou ter dois servidores um MK e um linux de cache com cache full + thunder cache.cada usuário vai ter em média 128k/64k.


    OBS:será que não teria outra setorial com qualidade igual/superior com preço mais baixo?
    Última edição por lfernandosg; 15-07-2009 às 18:54.

  2. #2

    Padrão

    amigo a antena não tem limite de usuarios, porem a antena de grade tem em média abertura de 5 graus, enquanto o painel em méda 90... mas se todos os clientes ficam em linha pode coloca tranquilo a direcional.

  3. #3

    Padrão

    essa questao de grau º das antenas direcionais e um assunto complicado, alguns dizem o a abertura de uma antena de grade tipo (aquarios 25 Dbi ) e muito pouco, mas ............. varias veses ja coloquei antenas de grade direcionais e elas apresentaram +ou- uns 90º de cobertura, atualmente estou usando uma e esta cobrindo sustamente essa area q sitei....

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por dmnetcatende Ver Post
    essa questao de grau º das antenas direcionais e um assunto complicado, alguns dizem o a abertura de uma antena de grade tipo (aquarios 25 Dbi ) e muito pouco, mas ............. varias veses ja coloquei antenas de grade direcionais e elas apresentaram +ou- uns 90º de cobertura, atualmente estou usando uma e esta cobrindo sustamente essa area q sitei....
    certo, mas testando mais longe não tem como cobrir esta area de 90 graus q vc cito, não haverá comunicação.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lfernandosg Ver Post
    Pessoal estou montando um provedor para um condomínio e esotu pensando em montar o POP assim:


    RB 3 slots com 2 cartões R52H + duas setoriais 14dbi oiwtech 2.4ghz para um total de 80 clientes no máximo então minha dúvida é:

    como cada setorial dessa custa 480,00 gostaria de saber se para essa quantidade de clientes é necessário mesmo duas setoriais e se no lugar delas poderia colocar duas antenas hiperlink a grade de 24dbi? hoje para chegar a esse POP já uso os R52H com as hiperlinks em um PTP e está perfeito a 4km pigando 1ms com -57 de sinal...será que cada antena dessa aguenta 30 ou 40 ciientes ou tenho mesmo por causa da qualidade colocar as setoriais??

    Lembro que vou ter dois servidores um MK e um linux de cache com cache full + thunder cache.cada usuário vai ter em média 128k/64k.


    OBS:será que não teria outra setorial com qualidade igual/superior com preço mais baixo?
    vc esta montando um provedor em cima de um condominio
    ou para o condominio?

    tendo em vista que...
    caso queira transmitir para os condominios, teras problemas
    edificio/condominio sao feitos de concreto... dificilmente tera um bom sinal nos apt
    dica: enlace em 5.8... cabeamento no edificio.

    caso for montar um provedor em cima do edificio, para atender a redondeza...
    teras que verificar o angulo de abertura da antena... etc e tal.

  6. #6

    Padrão

    até o condomínio de "casas" vai um ptp 5.8ghz que já está montado...da portadia do Condomínio vai para as casas via 2.4ghz tendo como kit cliente(montado) um AP+antena direcional de 12dbi.

  7. #7

    Padrão

    condominio horizontal ou vertical?