Página 4 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234
+ Responder ao Tópico

engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Posts de Blog
    1

Padrão

Colegas,

As pessoas acreditam no que querem acreditar. Eu acredito em ciência. Acredito no trabalho do Engenheiro Ricardo Micheletto Leão que fez uma investigação científica (dissertação de mestrado) com metodologias e equipamentos apropriados a respeito do assunto e concluiu, depois de vários estudos, medidas e experiências que:

"...equipamentos colocados a distâncias superiores a 20 metros de linhas de transmissão de até 500 kV não sofrem interferência eletromagnética apreciáveis mesmo em tempo de chuva forte. Por outro lado, em tempo bom os equipamentos eletroeletrônicos e de telecomunicações praticamente não possuem problemas com as rádios interferências a qualquer distância de linha de transmissão até 500 kV."

Fonte:
    http://www.pucrs.br/edipucrs/radiointerferencia.pdf

É muito simples e cômodo atribuir outros problemas no mau funcionamento de equipamentos às "possíveis interferências" causadas por linhas de transmissões, sem a devida investigação.

Saudações.
    Última edição por motacosta; 18-07-2009 às 16:05.

Padrão

Citação Postado originalmente por motacosta Ver Post
    Colegas,

As pessoas acreditam no que querem acreditar. Eu acredito em ciência. Acredito no trabalho do Engenheiro Ricardo Micheletto Leão que fez uma investigação científica (dissertação de mestrado) com metodologias e equipamentos apropriados a respeito do assunto e concluiu, depois de vários estudos, medidas e experiências que:

"...equipamentos colocados a distâncias superiores a 20 metros de linhas de transmissão de até 500 kV não sofrem interferência eletromagnética apreciáveis mesmo em tempo de chuva forte. Por outro lado, em tempo bom os equipamentos eletroeletrônicos e de telecomunicações praticamente não possuem problemas com as rádios interferências a qualquer distância de linha de transmissão até 500 kV."

Fonte:
    http://www.pucrs.br/edipucrs/radiointerferencia.pdf

É muito simples e cômodo atribuir outros problemas no mau funcionamento de equipamentos às "possíveis interferências" causadas por linhas de transmissões, sem a devida investigação.

Saudações.
    Muito bom o material e grato pela sua preocução em procurar alguma base sobre o assunto.
    Mas como todos sabemos, ou pelo menos deveríamos, no campo, nem tudo são flores e nem sempre acontece o que deveria acontecer, o que o fabricante diz ou o que aprendemos.

Se eu soubesse que rádio tem vida própria (ahiahaiehaihe) eu não teria entrado no ramo. Brincadeira á parte, em campo, muita coisa pode mudar.

Abraços

Eng. Eletricista/Eletrôni Avatar de MarceloGOIAS
    Ingresso
    Feb 2007
    Posts de Blog
    2

Padrão

Mais um tópico sobre o assunto???

Sim, você pode ter problemas ... sérios, além da segurança. Mas, o que você chama de alta tensão? 13KV, 20KV, 69KV, 200KV, 400KV, 700KV, 2MV, 8MV?

Padrão

Citação Postado originalmente por Belgini Ver Post
    Pessoal,

Existe sim a possibilidade de instalar equipamentos em linha de transmissão. Inclusive isso é um procedimento comum fora do Brasil para fazer Backhaul de Power Line ou mesmo usar as torres de alta tensão como repetição.

Existe dois pontos que são os mais importantes:

a. Radio. Existe equipamentos para esse tipo de aplicação, como os rádios da Radwin (vejam as fotos anexadas de uma instalação desse tipo).

b. Segurança. Esse ponto é definido pela consecionária de transmissão de energia, existe várias tesões de transmissão variando entre 13.8kV e 770kV. Para cada tensão de transmissão e altura de torres existe treinamentos e equipamentos de segurança específicos para esse tipo de instalação...

Se alguem precisar de mais informações sobre a aplicação ou equipamentos é só falar comigo.
    Inclusive eu forneço esses equipamentos para todo o Brazil.

[email protected]

Até+...
    vivendo e aprendendo, fica aqui minhas desculpas por descordar de um fato que não tinha conhecimento, obrigado.

Padrão

Citação Postado originalmente por Belgini Ver Post
    Pessoal,

Existe sim a possibilidade de instalar equipamentos em linha de transmissão. Inclusive isso é um procedimento comum fora do Brasil para fazer Backhaul de Power Line ou mesmo usar as torres de alta tensão como repetição.

Existe dois pontos que são os mais importantes:

a. Radio. Existe equipamentos para esse tipo de aplicação, como os rádios da Radwin (vejam as fotos anexadas de uma instalação desse tipo).

b. Segurança. Esse ponto é definido pela consecionária de transmissão de energia, existe várias tesões de transmissão variando entre 13.8kV e 770kV. Para cada tensão de transmissão e altura de torres existe treinamentos e equipamentos de segurança específicos para esse tipo de instalação...

Se alguem precisar de mais informações sobre a aplicação ou equipamentos é só falar comigo.
    Inclusive eu forneço esses equipamentos para todo o Brazil.

[email protected]

Até+...
    Opa.

Só pq nessa foto "parece" ser um Radwin, não quer dizer que eles foram feitos pra isso. Podem ser uns PARKS também não.

Utilizamos RadWin e vários projetos e não nada demais em relação aos outros, que fizessem dele, mais "específico" para esse tipo de aplicação.

Também não estou falando que não dá ! Só que EU não faria ou não aplicaria nessas condições.

Mas tem gente pra tudo.

Abraços

Padrão

Primeiro q pra vc usar radio num lugar desse vc precisa a libração da empresa..depois o investimento é tão alto q é melhor fazer uma torre...e ainda o risco de tomar um choque e virar pó..veja outras alternativas