Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Tutorial - Instalação Ubuntu + Squid + Thunder (receita de bolo)

    Olá amigos,
    Sei que já tem muito material disponível explicando sobre a instalação do Thunder, mas resolvi fazer uma voltado aos amigos que ainda estão começando no Linux, pois vejo que muitas dúvidas que surgem são, na verdade, relacionadas ao Linux, e não ao Thunder ou ao Squid...
    Espero que ajude!
    Boa leitura!

  2. #2

    Padrão

    Bravo ........ muito bom mesmo.
    Trabalhou mais a questão do Linux ( instalação etc )
    o Thunder ganhando mais um material.......

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rps67 Ver Post
    Bravo ........ muito bom mesmo.
    Trabalhou mais a questão do Linux ( instalação etc )
    o Thunder ganhando mais um material.......
    Obrigado amigo!
    A idéia foi essa mesmo, voltar mais para a instalção, mesmo que de forma bem básica, para ajudar quem tá bem no começo do aprendizado. Não sou um expert em Linux, mas já aprendi bastante com outros tutoriais, então acho que a melhor forma é essa sempre: compartilharmos o que adiquirimos...

  4. #4

    Padrão

    Parabens...

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fronteirams Ver Post
    Parabens...
    Não estou conseguindo abrir o arquivo. alguma sugestão?

    fiz o download novamente e abriu.

  6. #6

    Padrão

    caro ricardofjayme,

    meus parabens pelo excelento tutorial, está ajudando bastante.
    só que sugiu uma duvida na configuração do ip no arquivo thunder.conf, no tutorial voce diz:

    Na linha onde está a variável $server_ip você colocará seu IP da INTERNET. Então, no exemplo,
    ficará assim:
    $server_ip = "30.30.10.252";

    a duvida é o ip que deve ser colocado aí é o ip do servidor (rede local) ou o ip da placa de rede que recebe a internet? pois já vi configuração nesse parametro com o ip do servidor (rede local).

    até mais

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por linuxerbel Ver Post
    caro ricardofjayme,

    "...a duvida é o ip que deve ser colocado aí é o ip do servidor (rede local) ou o ip da placa de rede que recebe a internet? pois já vi configuração nesse parametro com o ip do servidor (rede local)."
    Obrigado amigo!

    Neste local o ip que deve ser colocado é o da placa que recebe a internet. No squid.conf é que você coloca o ip da rede local para negar o cache para ele, ok?

  8. #8

    Padrão

    Meus Parabens o seu tutorial esta perfeito, muito bem explicado esse ai merece uma posição no how to, rsrs..

    Grande abraço amigo

  9. #9

    Padrão

    Meus parabéns Ricardo, otimo material.

  10. #10

    Padrão

    caro ricardofjayme,

    obrigado.

    só que aki está acontecendo o seguinte, mesmo depois do video do youtube está no cache, continua dando aquela travadinha, a segunda vez vai aa full mas depois nao vai de jeito nenhum, fiz até a alteração que esse lnk recomenda Thunder cache não está fazendo cache dos vídeos do youtube, mas continua sem pegar do cache.
    uma outra coisa que queria saber é sobre a configuração do apache que o seu tutorial nao trata, nao precisa configurar o arquivo /etc/apache2/httpd.conf?

    até mais

  11. #11

    Padrão

    Ok, vamos por partes:
    - o problema do link do tópico que vc passou foi resolvido, tem já uma atualização do plugin do youtube e do googlevideo no /repo do thundercache.org. Aconselho vc atualizar já para não correr o risco de fazer cache duplicado. Tente com esse plugins atualizados, se não fizer cache ainda me fala que te ajudo a achar onde pode estar o erro;
    - sobre o apache, se vc for fazer cache full tem sim que mudar as configurações.. mas como o tutoral é básico, preferi não entrar nessa parte.. estou começando a fazer um tutorial sobre as config do apache.. mas já tem no thundercache.org um tutorial para cache full...
    - aconselho, ainda sobre o apache, ler esse material:
    Servidores Linux, Guia Prático: Ajustando o número de processos
    Para quem for usar o thunder com muitas requisições é bom otimizar o apache!

    Fico no aguardo se a atualização dos plugins deu resultado!
    Abs e boa sorte amigo!

  12. #12
    Avatar de ultralaser
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Presidente Prudente
    Posts
    174
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    naum consegui baixar o arquivo

  13. #13

    Padrão

    Broder estou vendo varios comentarios sobre seu tutorial, mas nao estou conseguindo abri-lo. Ja tentei varias vezes mas sempre da erro.

    Citação Postado originalmente por ricardofjayme Ver Post
    Olá amigos,
    Sei que já tem muito material disponível explicando sobre a instalação do Thunder, mas resolvi fazer uma voltado aos amigos que ainda estão começando no Linux, pois vejo que muitas dúvidas que surgem são, na verdade, relacionadas ao Linux, e não ao Thunder ou ao Squid...
    Espero que ajude!
    Boa leitura!

  14. #14
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ricardofjayme Ver Post
    Ok, vamos por partes:
    - o problema do link do tópico que vc passou foi resolvido, tem já uma atualização do plugin do youtube e do googlevideo no /repo do thundercache.org. Aconselho vc atualizar já para não correr o risco de fazer cache duplicado. Tente com esse plugins atualizados, se não fizer cache ainda me fala que te ajudo a achar onde pode estar o erro;
    Opa Ricardo boa noite, é o seguinte se você ou alguem puder me ajudar numa duvida.

    Instalei o thunder normal com a versão do thuder-repo tudo blz todos os site do plugin estao funcionando norma só que o youtube na maioria dos aruivos que ele cacheia estao como 0 bytes, só que mesmo assim estao saindo do cache normalmente quando é requisitados eles, ou seja ele marca como se o arquivo esta zerado mais ele esta la só nao sei onde, ja aconteceu com alguem ou só comigo esta acontecendo isso??

    Outra pergunta como vou sabe se esta duplicando os arquivos??
    Falow fica ai minha duvida se alguem puder ajudar agradeço

    Abraços a todos

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por edcomrocha Ver Post
    Opa Ricardo boa noite, é o seguinte se você ou alguem puder me ajudar numa duvida.

    Instalei o thunder normal com a versão do thuder-repo tudo blz todos os site do plugin estao funcionando norma só que o youtube na maioria dos aruivos que ele cacheia estao como 0 bytes, só que mesmo assim estao saindo do cache normalmente quando é requisitados eles, ou seja ele marca como se o arquivo esta zerado mais ele esta la só nao sei onde, ja aconteceu com alguem ou só comigo esta acontecendo isso??

    Outra pergunta como vou sabe se esta duplicando os arquivos??
    Falow fica ai minha duvida se alguem puder ajudar agradeço

    Abraços a todos
    Boa noite amigo!
    O problema que vc descreveu, de aparecer os arquivos com size 0, ocorreu devido a mudanças no youtube. Essas mudanças tb estavam gerando os arquivos duplicados. Quando um vídeo era requisitado no youtube, o thunder estava recebendo duas urls: uma do youtube.com e outra do googlevideo.com... Foi feita uma modificação nos plugins do youtube e do googlevideo postada nessa madrugada no /repo.. entre lá e atualize esses dois plugins que provavelmente resolverá a questão dos file size 0 e dos arquivos duplicados, blza?

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por correarct Ver Post
    Broder estou vendo varios comentarios sobre seu tutorial, mas nao estou conseguindo abri-lo. Ja tentei varias vezes mas sempre da erro.
    Amigo,
    Pode ser que na primeira tentativa de download do arquivo ele se corrompeu e agora ele fica no cache da sua máquina corrompido. Tente limpar o cache do navegador ou fazer o download por outro que provavelmente dá certo.
    Se não for, tem o link para down no meu blog!
    Abs

  17. #17
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ricardofjayme Ver Post
    Boa noite amigo!
    O problema que vc descreveu, de aparecer os arquivos com size 0, ocorreu devido a mudanças no youtube. Essas mudanças tb estavam gerando os arquivos duplicados. Quando um vídeo era requisitado no youtube, o thunder estava recebendo duas urls: uma do youtube.com e outra do googlevideo.com... Foi feita uma modificação nos plugins do youtube e do googlevideo postada nessa madrugada no /repo.. entre lá e atualize esses dois plugins que provavelmente resolverá a questão dos file size 0 e dos arquivos duplicados, blza?
    Opa valew Ricardo, ja estou vendo o repo e percebi a data de modificaçao agora, tinha pego a 3 dias atraz pensei que ja era a ultima versao mais modificaram as 1 da matina mais ou menos pelo que vi la :d .

    Vou atualizar agora e depois posto os resultado aqui

    Muito obrigado pela ajuda

    Abraços

  18. #18
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão

    Citação Postado originalmente por correarct Ver Post
    Broder estou vendo varios comentarios sobre seu tutorial, mas nao estou conseguindo abri-lo. Ja tentei varias vezes mas sempre da erro.
    Amigo eu só consegui abrir depois que baixei pelo firefox, no I.E nao foi nem a pau sempre dava erro na hora de abrir

    Falow abraços

  19. #19

    Padrão

    Amigo, tentei em outros PCs e nada. mas vou ver pelo seu blog ok.
    Obrigado...

    Citação Postado originalmente por ricardofjayme Ver Post
    Amigo,
    Pode ser que na primeira tentativa de download do arquivo ele se corrompeu e agora ele fica no cache da sua máquina corrompido. Tente limpar o cache do navegador ou fazer o download por outro que provavelmente dá certo.
    Se não for, tem o link para down no meu blog!
    Abs

  20. #20

    Padrão Atualização...

    Amigos,
    Para que o relatório do Thunder fique com o estilo do thunder.css, faça mais um link:

    ln -s /etc/squid/thunder.css /var/www/thunder.css

    Isso fará com que qnd vc acesse o relatório o mesmo fique, digamos...rs.., mais simpático. Veja a imagem anexa!

    Obrigado ao amigo Thalles Santiago que me lembrou do link!
    Abs