+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ping alto em toda a rede.

    Faz mais de um mês que estou com problemas em uma torre que tem uma RB 5322a com 2 cartões uma omni e uma setorial, quando alguns clientes ultrapassam os 300k de download o ping da rede sobe de 300 a 1000, sendo que é só eu derrubar os clientes q está navegando ou fazendo download com está taxa queó ping volta ao normal, em outras redes isso acontece mais apenas para o ip do cliente que está baixando e neste caso o ping sobe para todos os ips da rede. já estou ficando louco, já troquei tudo na torre menos RB e omni. Desde já agradeço a ajudas dos amigos de under.

  2. #2

    Padrão

    Amigo,
    uma questão básica é saber quantos clientes estão conectados nessa Omni e qual a taxa de pacotes por segundo (pps) na hora da alta latência. O fato é que a freq. 2,4Ghz tem um limite de 200pps, quando tens muitos clientes com altas taxa de banda liberada, isso começa a aumentar a latência. Se vc derruba um cliente seu que tá ocupando essa taxa, e tudo volta ao normal, parace que seu problema pode ser essa relação de quantidade de cliente x banda liberada.
    Outro motivo, pode ser que um único cliente esta abrindo muitas conexões tcp, e fazendo com que o cartão trabalhe quase em função desse cliente. Um exemplo é um cliente infectado com o conficker...

    []'s

  3. #3

    Padrão

    Amigo a questão da quantidade de clientes, eu instalei uma antena setorial justamente para desafogar a omni que chegava aos seus 27 silmultaneos, mas atualmente 20 é muito simultaneos na omni pois migrei uns 10 clientes para a setorial. E desculpe a ignorância onde vejo o pps, e seto para cada cliente 350k de velocidade, tenho outra rede igualzinha e não ocorre este tipo de problema.
    Última edição por sergio; 19-07-2009 às 12:02.

  4. #4

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marciel2008 Ver Post
    Alguém pra ajudar ai galera!!!
    Ola,a quantidade de pps (Packets per second) você pode estar verificando na aba "Traffic" de cada adaptador.Indo em Interface > (Seleciona a sua Interface) -> Traffic,verá que terá medições sendo feitas em 2 gráficos distintos (Um em Rate (Kbps,Mbps,etc) e outro em baixo em p/s.

    Espero que tenha ajudado!

    Abraçao

  6. #6
    Avatar de felixhmakowski
    Ingresso
    Feb 2009
    Localização
    Pitanga, Parana, Brazil, Brazil
    Posts
    168

    Padrão

    problema estranho aki chega a 40 simultaneo na omni e tudo ta ok
    pode ser o cartao

  7. #7

    Padrão

    Certo,
    podemos ter até 100 clientes conectado simultâneo numa interface, desde que não passe tráfego acima de 200pps... rsrs
    Como o amigo disse, que tem 20 clientes com 350K liberado pra cada um, isso significa um tráfego médio de 7MB... com certeza está ultrapassando os 200pps.
    Poste um print do "traffic" no momento da latência alta.

    []'s

  8. #8

    Cool

    Ola pço , tive um problema igual em minha rede!
    o cliente tava com virus!
    ocorria muita chamada de páginas em segundo plano na máquina dele
    sem ele saber ,um cliente só derrubava minha rede!
    __________________
    ANALISTA JUNIOR!
    espero te ajudado!

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por brenovale Ver Post
    Certo,
    podemos ter até 100 clientes conectado simultâneo numa interface, desde que não passe tráfego acima de 200pps... rsrs
    Como o amigo disse, que tem 20 clientes com 350K liberado pra cada um, isso significa um tráfego médio de 7MB... com certeza está ultrapassando os 200pps.
    Poste um print do "traffic" no momento da latência alta.

    []'s
    Imagino que sim,porém trabalhamos aqui com bandas de até 1mb,o link gira em torno de 3 a 4 megas de uso com 190 usuarios na rede.

    Latencia permance igualmente,3 a 4 ms no máximo pingando de cliente para base central passando por 3 repetidoras.Não sei se isso talvez seria limitação do carão que ele possa estar utilizando.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marciel2008 Ver Post
    Faz mais de um mês que estou com problemas em uma torre que tem uma RB 5322a com 2 cartões uma omni e uma setorial, quando alguns clientes ultrapassam os 300k de download o ping da rede sobe de 300 a 1000, sendo que é só eu derrubar os clientes q está navegando ou fazendo download com está taxa queó ping volta ao normal, em outras redes isso acontece mais apenas para o ip do cliente que está baixando e neste caso o ping sobe para todos os ips da rede. já estou ficando louco, já troquei tudo na torre menos RB e omni. Desde já agradeço a ajudas dos amigos de under.

    Qual é o tipo de autenticação?

    PPPOE, Hotspot, IP X MAC ?


    Dizem que o PPPOE aumenta muito a latência. Nesse momento eu utilizo o PPPOE mas até agora não vi acontecer isso devido a autenticação. Se alguem tiver opnião quanto a isso, seria interessante compartilhar.

    Como tudo tem seu lado positivo e negativo. O mau de usar o PPPOE em rede Wireless é caso varie as suas transmissões esgotando um pouco os pacotes, pode acontecer de desconectar na máquina do cliente o discador, basta isso para o mesmo interpretar que a conexão com a internet está caindo!
    A depender do tipo de variação, pode contornar um pouco essa situação aumentando o tempo de inatividade no servidor para o PPPOE do cliente continuar logado.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lessa Ver Post
    Qual é o tipo de autenticação?

    PPPOE, Hotspot, IP X MAC ?


    Dizem que o PPPOE aumenta muito a latência. Nesse momento eu utilizo o PPPOE mas até agora não vi acontecer isso devido a autenticação. Se alguem tiver opnião quanto a isso, seria interessante compartilhar.

    Como tudo tem seu lado positivo e negativo. O mau de usar o PPPOE em rede Wireless é caso varie as suas transmissões esgotando um pouco os pacotes, pode acontecer de desconectar na máquina do cliente o discador, basta isso para o mesmo interpretar que a conexão com a internet está caindo!
    A depender do tipo de variação, pode contornar um pouco essa situação aumentando o tempo de inatividade no servidor para o PPPOE do cliente continuar logado.

    Olha,eu utilizo pppoe aqui em nossa rede,temos cerca de 190 clientes,não notamos nenhuma latencia em nossas redes com relação a nada.Gostamos muito,realmente é o metodo mais tranquilo e o mais fácil de ter controle.Com relação a variação de sinal,sem dúvida ele fica reconectando,mas logicamente todos devemos manter a boa qualidade de sinal para manter estavel nossos clientes,sem problemas de quedas.

    Abração

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tskstar Ver Post
    Olha,eu utilizo pppoe aqui em nossa rede,temos cerca de 190 clientes,não notamos nenhuma latencia em nossas redes com relação a nada.Gostamos muito,realmente é o metodo mais tranquilo e o mais fácil de ter controle.Com relação a variação de sinal,sem dúvida ele fica reconectando,mas logicamente todos devemos manter a boa qualidade de sinal para manter estavel nossos clientes,sem problemas de quedas.

    Abração

    por aqui tivemos que diminuir o tamanho do mtu para 1420 para que o pppoe ficasse estável, agora quanto a exigência de sinal é verdade, maior que -68 esquece a qualidade, cai toda hora. Agora quando você tem um cliente que não dá para melhorar o sinal, ai você para não perde-lo o coloca com IPxMac, ai vai até -90...

  13. #13

    Padrão

    Galera, fiz mais uns teste hoje e constatei que o possível problema está na RB, estarei colocando uma outra amanhã e a partir dai iremos verificar onde realmente está o problema, pois como falei tudo foi trocado menos RB, Fonte e Omni, a fonte eu troquei hj e o problema continuou, testei tambem com uma setorial no lugar da omni e continuo o problema, só sobrou a RB q será trocada amanha. Respondendo uso hotspot. Espero que amanhã eu possa durmi tranquilo rs. Obg pela força!

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por agpnet Ver Post
    por aqui tivemos que diminuir o tamanho do mtu para 1420 para que o pppoe ficasse estável, agora quanto a exigência de sinal é verdade, maior que -68 esquece a qualidade, cai toda hora. Agora quando você tem um cliente que não dá para melhorar o sinal, ai você para não perde-lo o coloca com IPxMac, ai vai até -90...
    Você possui quantos clientes para ter diminuido para 1420 ? Teria como eu medir se esta ok o mtu ? pergunto pois sei como medir o mtu para a rede externa,agora entre a nossa rede interna,infelizmente nao sei...

    Poderia dar uma dica agpnet?

    Abcs

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marciel2008 Ver Post
    Amigo a questão da quantidade de clientes, eu instalei uma antena setorial justamente para desafogar a omni que chegava aos seus 27 silmultaneos, mas atualmente 20 é muito simultaneos na omni pois migrei uns 10 clientes para a setorial. E desculpe a ignorância onde vejo o pps, e seto para cada cliente 350k de velocidade, tenho outra rede igualzinha e não ocorre este tipo de problema.
    Então uma setorial "aguenta" mais clientes do que uma omni?? Ia morrer sem saber disso....

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tskstar Ver Post
    Você possui quantos clientes para ter diminuido para 1420 ? Teria como eu medir se esta ok o mtu ? pergunto pois sei como medir o mtu para a rede externa,agora entre a nossa rede interna,infelizmente nao sei...

    Poderia dar uma dica agpnet?

    Abcs


    Aqui estou utilizando no PPPOE o MTU em 1500 e o MRU 1452.
    Pelo que eu entendi, nessa faixa devem estar conforme ao sistema operacional dos clientes.

    O keepalive Timeout eu aumentei para 60, que é o tempo de inativade com o servidor para não desconectar o PPPOE.

    O MTU e o MRU representam o que?
    E é interessante modificar o MTU para 1420?


    Obrigado.

  17. #17

    Padrão

    Amigo resolvi o problema era a RB, q ja levou um raio inclusive tinha uma ethernet queimada. coloquei outra e ta só o ouro. Valeu ai galera.

  18. #18

    Padrão Mesmo Probelma

    olá

    eu tambem estou com esse virus na rede, um cliente derruba minha rede toda, tipo o ping aumenta e perde muito pacote, dai acho o cliente q esta fazendo isso e bloqueio e depois formato o pc e volta ao normal

    Voce descobriu qual virus q faz isso? se nao toda vida q acontece isso tem q ficar investigando, pois para mim aconteceu com varios clientes ja´

    fico no aguardo ate mais






    Citação Postado originalmente por smith Ver Post
    Ola pço , tive um problema igual em minha rede!
    o cliente tava com virus!
    ocorria muita chamada de páginas em segundo plano na máquina dele
    sem ele saber ,um cliente só derrubava minha rede!
    __________________
    ANALISTA JUNIOR!
    espero te ajudado!