Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rubensk Ver Post
    Nessa situação de muitos clientes você vai precisar de RTS/CTS ou de polling para funcionar bem... RTS/CTS vai deixar todo mundo um pouco mais lento sempre, mas talvez faça funcionar bem mesmo sob carga.

    Polling só se você usasse Mikrotik nstreme ou algo equivalente (tipo Turbocell) em todos os clientes...
    eu preciso que os clientes naveguem legal somente, somente internet e nada de intranet !!!

    então eu acho que o trafego na rede não vai ser tão grande mesmo com várias pessoas conectadas ao mesmo tempo !!!

  2. #22

    Padrão

    Amigo, já passei por isso, vou te falar o que eu fiz:

    As antenas Grid 2.4Ghz de 24dbm abrem um feiche de 3º, na prática dá mais... A esta distância que sua torre está dos clientes, com 3 antenas grids dá para cobrir legal e o melhor, serão 24db ao invés de 17! Coloca uma RB433 com três cartões, um para cada grid, com no mínimo 3 canais de diferença um do outro, você almentará o ganho e dividirá a tarefa que um cartão sozinho fazia, para três! Isso sim vai resolver seu problema, pode apostar!
    Isso, baseando no que você disse, que você é o único provedor da cidade.

    Falow...

    Frederico.

  3. #23

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wnascimento Ver Post
    eu preciso que os clientes naveguem legal somente, somente internet e nada de intranet !!!

    então eu acho que o trafego na rede não vai ser tão grande mesmo com várias pessoas conectadas ao mesmo tempo !!!
    Se há uma coisa que gera tráfego é acesso Internet. Acesso a sistemas internos é o que demanda menos... tem gente que vive feliz com VPN de 64 kbps. Não conheço usuários felizes de Internet de 64 kbps.

  4. #24

    Padrão Quatas conexoes pppoe aquenta uma rede?

    Amigos tenho 04 torres na cidade onde moro em baixo tenho 01 rb 1000u fazendo pppoe e o resto tudo em bridge, tenho 100 clientes mais naum consigo colcocar 70 simultaneo eles começão a fazer desconexão oque pode ser?
    Na minha primeira torre tenho 01 rb 600 com expanssor uso nela 05 cartões dois 5ghz ubiquit e 03xr2 com setoriais hypper e nas outras rb 433 + 133 e na outra, outra 600 e na outra uma 532 com expanssor.
    Tem alguma coisa errada se alguem puder me ajudar
    Agradeço desde ja....

  5. #25

    Padrão

    dizem q nao existe receita de bolo pra ter qualidade no serviço, mas em se tratando de equipamentos acho que da pra ter qualidade com esses itens abaixo, o resto de configuraçao, interferencia, manuseio e N coisas que podem ajudar... mas vai ae uma listinha para quem quer trabalhar com equips de qualidade.

    Para conseguir em media 30 clientes por cartao com qualidade!
    cartao pra aguentar o tranco = XR2
    antena recomendada = Painel Hyper 17dbi 90º
    radio = nao precisa nem falar neh, mas se for usar em bridge apenas nao precisa ser muita coisa, RB333 ou RB433 da e sobra
    fonte = 18V pra cima, tenha em mente que cada cartao consome perto de 1mA
    cabos = LMR400 ou Cellflex
    alimentaçao = vou falar uma coisa aki q muitos podem nao concordar mas eh uma coisa que ninguem me tira da kbça... USEM NOBREAK SENOIDAL em suas bases, depois que coloquei esse tipo de nobreak em minhas torres o UPtime chega ate em 250 dias se eu nao rebootar por algum motivo, nunca trava nda!

  6. #26

    Padrão pppoe

    Amigo isso ai que vc falou eu tenho so naum sei oque é esses cabos cabos = LMR400 ou Cellflex: e onde arrumo eles, e outra que quero saber é se a rede estando em toda em bridge ela consegue segurar quantos pppoes?

  7. #27

    Padrão

    Você usa Mikrotik como concentrador? Usa Radius? qual a forma que o AP esta ligada ao concentrador? teoricamente a brigde não limitaria as sessão PPPoE.. isso tendo em mente que você esta isolando os clientes na wireless...

  8. #28

    Padrão

    Naum uso radius ainda... Como assim Isolando os clientes na wireless

  9. #29

    Padrão

    Fiz uma Bridge entre todas as portas das RBS tanto portas wireless quanto ethers sai de uma ponta na outra assim

  10. #30

    Padrão

    /interface wireless set INTERFACE default-forwarding=no
    se usar acess-list desative o default-forwarding...

    Como e a topologia de sua rede? sai um cabo do ap direto pra o concentrado?





  11. #31

    Padrão

    tenho uma rb1000 recebendo os links e dela sai um cabo pra uma rb 532 que envia pra 1ª torre que envia pra mais 03 torres dessa forma tudo em bridge......

  12. #32

    Padrão

    Alguem conhece os balanceadores de carga da TP-LINK TL-R488T, será que presta? e bom ?

  13. #33

    Padrão

    Amigo, não é o número de clientes o fator chave mas sim o nº de clientes x througputh.

    Um enlace ponto a ponto 2.4Ghz na banda b como normalmente se usa, com uma mini PCI qualquer provém um througputh máximo de 4mbps.
    Se você conecta muitos clientes a esta mini PCI, você não terá mais a taxa de 4mbps. Isso se deve porque o cartão terá que responder a vários broadcasts na rede ao mesmo tempo ao invés de um. Por exemplo, supomos que você tem 1 segundo para colocar água emum copo, e com 1 segundo você consegue colocar 250ml de água no copo. Agora supomos que você tem 1 segundo para encher dois copos, com certeza você não conseguirá colocar 250ml de água em cada copo. Funciona mais ou menos assim...

    Tenho várias RB433 com fonte de 24v x 2A, cartões R52H etc... o Mikrotik trabalha bem com 80 clientes simultâneos e througputh máximo de até 3.5mbps ao todo!
    Quando o througputh sobe acima de 4mbps a coisa começa a complicar, os pings almentam absurdamente e é congestionamento na certa...

    Acima disso é milagre.

  14. #34

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ElonPJr Ver Post
    Alguem conhece os balanceadores de carga da TP-LINK TL-R488T, será que presta? e bom ?

    Cara eu tenho um da cisco que aceita até 7 links de intenet, muito facil de configurar.

    Novinho.

    Vendo

  15. #35

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wimigasltda Ver Post
    Cara eu tenho um da cisco que aceita até 7 links de intenet, muito facil de configurar.

    Novinho.

    Vendo
    Quanto?

  16. #36

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fredericoafd Ver Post
    Amigo, não é o número de clientes o fator chave mas sim o nº de clientes x througputh.

    Um enlace ponto a ponto 2.4Ghz na banda b como normalmente se usa, com uma mini PCI qualquer provém um througputh máximo de 4mbps.
    Se você conecta muitos clientes a esta mini PCI, você não terá mais a taxa de 4mbps. Isso se deve porque o cartão terá que responder a vários broadcasts na rede ao mesmo tempo ao invés de um. Por exemplo, supomos que você tem 1 segundo para colocar água emum copo, e com 1 segundo você consegue colocar 250ml de água no copo. Agora supomos que você tem 1 segundo para encher dois copos, com certeza você não conseguirá colocar 250ml de água em cada copo. Funciona mais ou menos assim...

    Tenho várias RB433 com fonte de 24v x 2A, cartões R52H etc... o Mikrotik trabalha bem com 80 clientes simultâneos e througputh máximo de até 3.5mbps ao todo!
    Quando o througputh sobe acima de 4mbps a coisa começa a complicar, os pings almentam absurdamente e é congestionamento na certa...

    Acima disso é milagre.


    mais então como se faz quando se tem provedor com mais de 5000 clientes como tem um aqui em anapolis por exemplo?

  17. #37
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ElonPJr Ver Post
    mais então como se faz quando se tem provedor com mais de 5000 clientes como tem um aqui em anapolis por exemplo?
    Ponto a ponto em 5,8 para locais estrategicos da cidade e de cada ponto desse se distribui para os clientes em 2,4, nao que seja facil mais é uma soluçao

    Trabalhar somente em 2,4 se torna complicado, ja estou pemsando em migrar minha rede toda pra 5,8, o que quebra as pernas é o valor dos equipamentos que vai no cliente nao to com essa bola toda pra bancar os kits pra instalar nos clientes


    Abraços

  18. #38

    Padrão

    a minha rede é em 5.8 ponto a ponto e clientes em 2.4 mais ela é toda em bridge mais num aguenta 70 pppoe simultaneo naum sei porque so tenho rb 600 433ah e 532 aaa e uma 1000 embaixo fazendo o balanceamento e pppoe

  19. #39

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ElonPJr Ver Post
    a minha rede é em 5.8 ponto a ponto e clientes em 2.4 mais ela é toda em bridge mais num aguenta 70 pppoe simultaneo naum sei porque so tenho rb 600 433ah e 532 aaa e uma 1000 embaixo fazendo o balanceamento e pppoe

    Aqui tambem era uma m... depois que puz fibra optica aqui, outra coisa.

  20. #40

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ElonPJr Ver Post
    mais então como se faz quando se tem provedor com mais de 5000 clientes como tem um aqui em anapolis por exemplo?

    Certamente os 5000 clientes não estão concentrados em uma única região correto?
    A solução é montar vários Pop´s com backbone em 5.8ghz, e com no mínimo 3 células 2.4ghz cada pop afim de distribuir a atividade entre elas e evitar o congestionamento. Devemos montar o POP o mais perto dos clientes possível, com um bom ganho e baixa potência, para não interferir em seus outros Pop´s. Tenho Pop´s aqui com até 5 células 2.4ghz e está dando conta do recado...

    Falow...