+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Cool Problema com números de ether disponiveis

    boa noite galera!

    Tipo, tenho um servidor Mk + Hotspot + 3 links Embratel em um pc com 4 pci disponiveis...
    problema, vai chegar mais 1 ou 2 links para eu gerênciar neste servidor, e não tenho mais pci disponiveis, já estive a olhar aqui no forum sobre o caso e vi que poderia ser usado Vlan para isso, pois bem, tentei a solução usando cisco catalys 2950 series + Mk ... até levantou as vlans mas não funcionou na prática.. estove a olhar e pesquisar e vi uma função que não consegui usar no mk que é virtual ethernet e pelo que vi foi por não ter sido implementada, como se não bastaçe', já testei 4 modelos diferêntes de cpu para ficar como reserva e assim que coloco em rede nos clientes o hotspot trava, mas é só desabilitar que fica tudo ok "sem controle hotspot e controle de banda", mas isso já é outro caso..

    O que preciso é de uma idéia para colocar estes outros links no mk.

  2. #2

    Padrão

    ja vi plaquinha da dlink com 4 ethers 4x1... acho que rola no mk...

  3. #3

    Padrão

    a propria mk tem disponivel uma placa lan pci com 4 lan o modelo é a rb 44 e tem disponivel na microwave pois eu vi no encontro de provedores e me pareceu uma sulução muito boa sem contar que mikrotik é qualidade total.

  4. #4

    Cool Dlink - 4 em 1

    tipo, eu já vi esta solução mas tem um pequeno detalhe, é mais caro e quando ocorrer defeito fica mais caro a troca..

    mas obrigado pela atênção

  5. #5

    Padrão

    essa placa aí, com icms e frete, sai praticamente 400 mangos. meio inviável. vc podia tentar pegar um pc antigo, que tenha mais ethernets, configurar ele pra receber seus links e passar todos pra o seu servidor por apenas uma ether. só não sei se vc consegue reconfigurar sua rede desse modo, pois regras que indicavam diretamente pra ethernets, agora vão ter que ser configuradas por rotas.

  6. #6

    Thumbs up 3 Link na mesma ethernet.. aki é assim!

    Pessoas...

    aqui eu uso meu MK da Seguinte forma..
    1 Ether para Gateway
    1 Ethernet para WDS lincando 3 prédios e uma Torre

    No gateway tenho 3 links totalizando 7Mbps... sendo que os 3 links possuem seus roteadores...
    na interface gateway do mk, adicionie o ip 10.0.0.254 e nos roteadores ips respectivos os links, tipo 10.0.0.1 - link1, 10.0.0.2 - link2 e 10.0.0.3 - Link 3... o mk faz nat para a interface gateway... defino em ip - routes a rotas e em mangle eu crio as regras para definir quem sai por qual..

    considerando que a ethernet 10/100 suporta até 8MBytes/s de tráfego.. dá e sobra..

    Abraços

  7. #7

    Cool 3 links na mesma ether

    boa noite!

    Agora a pouco montei o servidor com duas ether, onde a ether1 é dos clientes e ether2 é os links.

    o esquema é o seguinte > 3 rotiadores Embratel ligados a um Hub > do hud um cabo lan ligando no mk na ether2.

    na eher2 dois configurei normalmente os 3 ips dos links, marquei 3 rotas diferentes onde no ip router eu defino por onde vai passar o link...

    algo parecido com o exemplo de nosso amigo acima."rotiamento stático"

  8. #8

    Cool exemplo

    / ip address
    add address=13.0.0.1/8 interface=ether1 comment="Network" disabled=no

    add address=12.0.0.2/30 interface=ether2 comment="Link1" disabled=no
    add address=12.0.1.2/30 interface=ether2 comment="Link2" -IP-00020" disabled=no
    add address=12.0.2.2/30 interface=ether2 comment="Link3" -IP-00006" disabled=no

    / ip route
    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=12.0.0.1 routing-mark=Grupo_0A comment="" disabled=no
    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=12.0.1.1 routing-mark=Grupo_0B comment="" disabled=no
    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=12.0.2.1 routing-mark=Grupo_1A comment="" disabled=no
    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=12.0.2.1 routing-mark=Grupo_1B comment="" disabled=no

    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=12.0.0.1 disabled=no

    / ip firewall nat
    add chain=srcnat action=masquerade src-address=13.0.0.0/8 comment="" disabled=no

    / ip firewall mangle
    add chain=prerouting action=mark-routing new-routing-mark=Grupo_0A passthrough=no src-address=13.0.0.0/25 comment="Rotiamento por faixa " disabled=no
    add chain=prerouting action=mark-routing new-routing-mark=Grupo_0B passthrough=no src-address=13.0.0.128/25 comment="" disabled=no
    add chain=prerouting action=mark-routing new-routing-mark=Grupo_1A passthrough=no src-address=13.1.1.0/25 comment="" disabled=no
    add chain=prerouting action=mark-routing new-routing-mark=Grupo_1B passthrough=no src-address=13.1.1.128/25 comment="" disabled=no

    OBS; vc deve estar se perguntando, porque somente uma faixa de ip para os clientes "13.0.0.1/8", esta faixa corresponde a minhões de ips, com isso eu me preocupo somente com os blocos de ips "por onde vão passar"

    obesere que 13.0.0.0/25 corresponde a 126 ips, de 1 a 126 onde eu defini que este grupo de ips "bloco" vai passar pelo link definido em ip router.

  9. #9

    Cool Problemas -

    depois da configuração acima, estou tendo problemas com lerdeza, os links ñ chegam ao total disponiveis, pelo jeito terei de voltar para minha máquina antiga com 4 lans, o problema é quando ela der problema.

    alguem saberia se é possivel fazer issso com vlan, como seria ?