+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Roteamento

    Bom dia....gostaria de uma pequena ajuda...
    estou com um maquina que possui duas placas de rede. O meu cliente gostaria do seguinte procedimento:
    Ele possui uma conexão com o speedy, portando ele possui um modem e faz a autenticação via pppoe no micro.
    Ele quer que eu conecte atraves de uma placa de rede (eth0) o modem do speedy, faca a conexao normalmente no ubuntu 8.10, filtre algumas informações através de uma regrinha de iptables e depois passe para a outra placa de rede (eth1) a internet que posteriormente irá passar para um roteador wireless.
    Eu já fiz o seguinte procedimento: como o modem do speedy vem como padrão DHCP, eu deixei a eth0 como DHCP. O roteador sem fio está com a classe de IP 192.168.1.1, portanto na Eth1 eu coloquei o ip 192.168.1.2/24 e o gateway 192.168.1.1 juntamente com o DNS. Já possuo o script com a regra do iptables, porém a pergunta eh, como faço para levantar o firewall agora, e passar a conexao de uma placa de rede na outra?
    Crio o autenticador PPPOe, faço a autenticação e compartilho para a placa de rede da eth1?
    por favor, me ajuda, eh mto urgente!!
    abracosss,

  2. #2

    Padrão

    o modem vai pra eth0
    a eth1 vai pro switch que deve estar ligado ao roteador.

    no roteador vc configura o ip na mesma classe e coloca o ip da eth1 como gateway, não colocarás o cabo da rede na porta WAN, configurando tambem o DNS, o roteador vai servir como um switch...

    e faz um NAT na placa que recebe a conexão com a internet para a classe de endereços que vc usa.

    Código :
    iptables -t nat -A POSTROUTING -s 192.168.X.0/24 -o eth0 -j MASQUERADE
    echo "1" >/proc/sys/net/ipv4/ip_forward
    tamo ae!

    logico.. isso depois de vc ja ter configurado a eth0 para conectar via PPPoe, que é aquele com EMAIL e SENHA.
    Última edição por Lincoln; 20-07-2009 às 11:21.

  3. #3

    Padrão

    qual ip devo colocar neste 192.168.X.0?

    obrigadoo mais uma vez

  4. #4

    Padrão

    deve colocar a rede que vem do wifi