+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation Segurança em servidor remoto

    Pessoal, Bom dia.

    Pesquisei no Under-Linux e não encontrei um tópico que me ajude na minha dúvida.

    Seguinte... Tenho um sistema de desenvolvimento próprio de Gerenciamento de Provedor Wireless.

    Segundo a GPL, eu não posso fechar meu sistema e cobrar por ele... Mas eu posso cobrar a Assistencia e a Instalação...

    Mas vejo por aí, pessoas vendendo 'licenças' de sistemas desenvolvido em cima do linux e php (como o meu, por exemplo)...

    Minha dúvida é: Como vender licença de um sistema feito sobre uma coisa que foi totalmente gratuita? Como cobrar mensalidade de um sistema, se o servidor local pode ser acessado pelo cliente, e ele pode copiar seus arquivos fonte (no caso do php) simplesmente colocando o HD em outra máquina?

    Eu não quero fechar meu sistema, quero contribuir com a comunidade, mas preciso saber como funciona, pois se eu distribuir o sistema e um cara mal-intencionado pegar o software e sair vendendo por aí, falando que é dele e coisa e talz???

    Quero fazer do sistema uma coisa legal, que ajude a comunidade, mas que eu possa ter meu direito de dizer que é meu, e cobrar por assistencia e instalação...

    Alguém pode me dizer como proceder nesse caso?

  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Bom, não vou entrar no mérito da questão sobre licenciamento, pois provavelmente outros com mais experiência e discernimento para tal irão fazê-lo. Mas no tocante a proteção do seu código, no caso do PHP poderá utilizar ferramentas que protegem o mesmo. Veja no link:

    Proteja seu código-fonte PHP | Profissionais TI

  3. #3

    Padrão

    Obrigado pela sugestão, sergio.

    Mas eu não quero licenciar o sistema ou outra coisa no sentido.
    Queria a opnião do pessoal que tá por dentro, pra saber como disponibilizar o sistema de uma maneira que ajude a comunidade, mas que não me traga problemas e de uma maneira que eu possa saber que o sistema sempre vai ser considerado 'meu'.

    Grato.

    Mário Júnior.

  4. #4

    Padrão

    mjr88

    Realmente dificil a questao. Numa dessas alguem mais conhecedor do assunto ate poderia escrever um artigo aqui para o Under. Seria util a todos. Fica registrado meu pedido.

    Todos temos duvidas sobre licencas, e sao centenas, sei que a LGPL difere ligeiramente da GPL. Se alguem se apossar indevidamente de seu codigo, voce ate poderia processa-lo.



    Alem dos programas, ha outra pratica abominavel que eh a dos formatos proprietarios dos dados. DOC, DWG, etc, etc. Voce escreve uma carta pessoal para mim e eu nao posso ler porque a versao do programa que usou eh mais nova que a minha. Isso acontece mesmo que ambos tenhamos softwares absolutamente legais instalados.

    Ainda assim, acredito que desenvolver de forma aberta faz seu produto ter uma qualidade dificil de se encontrar nos softwares proprietarios ( aperfeicoamento, fixar bugs...)
    Talvez hospedar num site como sourceforge seja uma solucao para proteger e divulgar sua criacao e tentar fazer bons contratos de implantacao e suporte ( Free as in freedon ).

    []s
    julio menezes

  5. #5

    Padrão

    Obrigado pela respota, Júlio.

    Vou ver como funciona o Source Forge...

    Grato.

  6. #6

    Padrão protecao de direitos software

    Achei umas coisinhas aqui.

    Open Source GPL, LGPL licensing issues - Can you make money? | Organizing Linux Information!

    Quanto ao Sourceforge:
    1- sendo voce o administrador do projeto, isso ja te da os creditos.
    2- pode atrair desenvolvedores talentosos mesmo que geograficamente distantes.
    3- potenciais clientes podem preferir o suporte do "pai da crianca".

    []s
    julio menezes
    PS: eu trabalho com cartografia e tenho intensao de desenvolver sob GPL.

  7. #7

    Padrão

    Obrigado pelas informações, julio.
    Ja criei minha conta no SourceForge, tenho q ver como funciona direitinho, e se tiver alguém lendo interessado em ajudar no desenvolvimento do sistema, entre em contato comigo (mjr dot 02 at hotmail dot com). Eu aprecio a ajuda.
    O Sistema é um gerenciador de provedor wireless, com as opçoes básicas, controle financeiro e algumas opçoes avançadas (como balanceamento de links), por enquanto...
    Gostaria da ajuda de outros desenvolvedores PHP + PostgreSQL e também de alguém que tenha conhecimento em redes linux e proxy (iptables, squid, etc) para ajudar a incrementar, testar e corrigir o sistema.

    Grato pela Ajuda.

    Mário Júnior.