+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Hotspot + Repetidora

    Pessoal,


    Tenho um hotspot configurado em um PC-AP e gostaria de saber se é possível e qual a melhor solução para instalação de uma repetidora para esse hotspot.

    Faço autenticação amarrada ao MAC e já li vários posts do pessoal tendo problemas em repassar o MAC do cliente pela repetidora para a autenticação.

    Gostaria de saber se é possível fazer uma repetidora para o hotspot utilizando APs (que não sejam MK) e qual a solução ideal para isso? No caso de WDS, como ficaria a configuração de WDS no Hotspot? Todos os tutoriais de WDS que encontrei não mencionavam nada a respeito de Hotspot.

    Agradeço quem puder me ajudar!

    Att,
    César

  2. #2

    Padrão

    Na minha rede tenho uma repetidora e utilizo um ap edimax comorepetidor, está configurado como WDS, está repasando o MAC normalmente, não precisei fazer nenhuma alteração no MK.

  3. #3

    Padrão

    Se não der certo so o radio como wds, cria um interface wds no teu mikrotik e cadastra o mac do rádio que vai se conectar.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Levi848 Ver Post
    Na minha rede tenho uma repetidora e utilizo um ap edimax comorepetidor, está configurado como WDS, está repasando o MAC normalmente, não precisei fazer nenhuma alteração no MK.
    Amigo, mas o seu MK está como Hotspot? Você tem uma interface WLAN só pra fazer o WDS ou faz pela própria WLAN em que o Hotspot está configurado?

    Segundo esse tópico: BRIDGE - Usar ou Não USAR? Eis a Questão! é necessário uma interface exclusiva para o WDS, pois se acrescentar a interface do Hotspot em uma bridge, ele trava o Hotspot.

    Atualmente tenho o Hotspot configurado sobre somente uma interface WLAN, pois utilizo uma antena omni mas caso queira substituir por setorial, entendo que terei que criar uma bridge sobre as WLAN e criar o Hotspot sobre essa bridge e dessa forma sei que não trava pois já vi esse modelo de configuração no fórum. O problema está com o WDS ou você acha que é possível ativar o WDS e Hotspot na mesma interface WLAN?

    Att,
    César

  5. #5

    Padrão

    Na mesma interface ainda não testei, uso hotspot, porém uso uma interface só para ptp para um ponto mais distante, mais ou menos assim: MK com duas interfaces uma em uma omni como AP e outra em WDS ligado a uma antena de grade, que manda para uma antena omni ligado ao AP que está como AP+WDS, tudo está repasando o MAC e funcionando redondinho.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Levi848 Ver Post
    Na mesma interface ainda não testei, uso hotspot, porém uso uma interface só para ptp para um ponto mais distante, mais ou menos assim: MK com duas interfaces uma em uma omni como AP e outra em WDS ligado a uma antena de grade, que manda para uma antena omni ligado ao AP que está como AP+WDS, tudo está repasando o MAC e funcionando redondinho.
    Acho que eu vou ter que fazer isso mesmo! Quanto as duas WLAN, você fez uma bridge entre elas e criou o hotspot sobre essa bridge?

  7. #7

    Padrão

    no meu caso eu prefiri deixar as interfaces em rede separada e depois criei rota para cada uma delas e dois escopos de DHCP.

  8. #8

    Question

    Isto é uma das coisas mais difíceis que já tentei fazer, quebrei a cabeça um mês ate cansar, estou dando um tempo pra recomeçar, mas no meu caso tenho um hotspot em uma rede cabeada em um condomínio, ai me pediram pra botar um sinal wi-fi nas áreas comuns, ei espetei um ap gts em uma porta de um hub, até ai tudo bem, conectava normal, mas ele não alcançava todas as áreas, ai foi que botei mais 3 aps gts para repetir o sinal, ai foi que começaram meus problemas, qd conectava nas repetidoras, não pegava ip do dhcp do mikrotik, coloquei em ap+wds e cadastrei os macs dos aps ums nos outros como manda o figurino e nada se comunicam (ping) mas nada de repassar ip, qd coloco ip na mão, mesmo assim não navega.
    Tentei quase de tudo inclusive botar firmware do aprouter, mas nada, será que algum iluminado tem alguma dica ?

  9. #9

    Padrão

    jardelalmeida, desabilita o servido DHCP do radio e deixa ele em bridge, acho q vc tera exito.

  10. #10

    Padrão

    Já fiz isto amigo, todos os rádios o dhcp estão desabilitados, pois o dhcp usado é o do Mikrotik, obrigado pela atenção.