+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Antenas 30 DBi!

    Ola estou montando uma Wlan na minha cidade pra uma empresa, interligando vários ponstos dessa empresa, a distância máxima de um ponto no outro é de mais ou menos 2km, eu peguei o projeto pra fazer do meio, ou seja, um outro consultor ja tinha feito algumas coisas, tipo indicar os equipamentos a serem comprados.

    Ele comprou antenas Zirok de 30Dbi fechada 5.8ghz, alguem sabe se nessa distância de apenas 2 km essas antenas vão fiuncionar?


    Os cartões que to usando são um R52H!

  2. #2

  3. #3

    Padrão

    Com uma antena deste tamanho o radio pode funcionar em menos de 50mW que vai sobrar sinal.

  4. #4

    Padrão

    superdimensionado, só 2km, faz até 2 ns5 sem antena externa.

  5. #5

  6. #6

    Padrão

    Acho que é exagero... 2Km pode ser a WLL-455 de 24dBi c/ 2x R52 de 100mW ta mais que suficiente para dar uns 30 a 45Mbps.

    Att,
    Marcelo

  7. #7

    Padrão

    Tb concordo com o amigo acima, é muita coisa pra pouca distancia, fiz uma repetidora em 2.4 com grade 25 db, o sinal maravilha, navegação uma %$#&¨%*&¨, troquei pra grade de 12 db e ainda sim potencia de 5 db nos cartões, só assim o sinal ficou bom e o ACK e ping tb, agora perfeito, isso com placas PCI, imagine antenas de 30db e cartões minipci?

  8. #8

    Padrão Vlw pessoal, mas ainda tenho duvidas!

    Olha pessoal, como disse antes, estou ligando 2 pontos há mais ou menos 2 km de distância, to usando 2 antenas Zirok 5.8Ghz de 30DBi, 2 RBs 433, cartão R52H e blz. Tenho a visada certinha e ja coloquei as antenas, configurei a Bridge entre os mikrotiks, e ta "funcionando", eu consigo pingar um PC conectado ao outro mikrotik a 2km, consigo visualisar pastas compartilhadas e fiz até um teste.
    Peguei um arquivo de 360MB em um pc conectado ao outro mikrotik, essa transferência deu certo, so que foi muito lento, estabilisou em 1,60 mb/s.
    To achando isso lento demais, tenho que melhorar o desempenho dessa Wlan, alguem me sugere alguma coisa????

    Vlw!!

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcusmenezes Ver Post
    Olha pessoal, como disse antes, estou ligando 2 pontos há mais ou menos 2 km de distância, to usando 2 antenas Zirok 5.8Ghz de 30DBi, 2 RBs 433, cartão R52H e blz. Tenho a visada certinha e ja coloquei as antenas, configurei a Bridge entre os mikrotiks, e ta "funcionando", eu consigo pingar um PC conectado ao outro mikrotik a 2km, consigo visualisar pastas compartilhadas e fiz até um teste.
    Peguei um arquivo de 360MB em um pc conectado ao outro mikrotik, essa transferência deu certo, so que foi muito lento, estabilisou em 1,60 mb/s.
    To achando isso lento demais, tenho que melhorar o desempenho dessa Wlan, alguem me sugere alguma coisa????

    Vlw!!

    Amigo, uma das respostas ta em todo o seu tópico, antena forte d+, potencia ñ é tudo, é um dos primeiros mandamentos escrito na tabua de moises no mundo wireless, diminua a pontencia dos cartões para 5 db, olhe o ACK como ta, ja fiz repetidora q ficou melhor com sinal -70 do que -45 de sinal.

  10. #10

    Padrão

    Oh, tudo conseguiu 16mb de througput.
    eu não sei se o R52h tem Turbo,
    porém se tiver, ative-o e tu conseguirá uma taxa melhor.
    :}

    mas essa daí já ta boa!

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por faieppi Ver Post
    Amigo, uma das respostas ta em todo o seu tópico, antena forte d+, potencia ñ é tudo, é um dos primeiros mandamentos escrito na tabua de moises no mundo wireless, diminua a pontencia dos cartões para 5 db, olhe o ACK como ta, ja fiz repetidora q ficou melhor com sinal -70 do que -45 de sinal.


    Cara é a primeira vez que estou mexendo com Mikrotik, sei que as antenas estão fortes demais, mas ja mexi em tudo la e não achei onde diminiu a potencia do cartão! Pode me dar uma dica de como fazer isso!

  12. #12

    Padrão ACHEI!

    Para baixar a potência do cartão é na guia wireless no modo avançado, não é isso???

    Onde tem a potencia da antena, ai ´pe so colocar 5DB e pronto. se for isso vlw a todos pela ajuda, vou fazer novos testes la, se não for isso, conto com a colaboração de vcs amigos.

    Ate a próxima!