+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post Novato no ramo mas desejo aprender tudo.

    boa noite a todos , me chamo luciano e sou um administrador de rede, trabalho com novell,lotus notes, etc , mas nunca trabalhei com nada parecido, e estou querendo entrar no ramo de distribuição de sinal de internet a principio no interior do esprito santo e pretendo abragir um raio de20km o que preciso ?

    -como faço pra tirar a licença junto a anatel
    -quais preciso scm e sva um ou outro ou os dois?
    -qual equipamento preciso(tudo)
    -qual software( se for o caso )
    -a região tem alguns morros. como agir?

    a principio por enquanto é só isso, desde já agradeço e tenho certeza que vou fazer muitas perguntas e postar varias experiencias.

    dede ja obrigada. luciano.

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por maluquinholps Ver Post
    boa noite a todos , me chamo luciano e sou um administrador de rede, trabalho com novell,lotus notes, etc , mas nunca trabalhei com nada parecido, e estou querendo entrar no ramo de distribuição de sinal de internet a principio no interior do esprito santo e pretendo abragir um raio de20km o que preciso ?

    -como faço pra tirar a licença junto a anatel
    -quais preciso scm e sva um ou outro ou os dois?
    -qual equipamento preciso(tudo)
    -qual software( se for o caso )
    -a região tem alguns morros. como agir?

    a principio por enquanto é só isso, desde já agradeço e tenho certeza que vou fazer muitas perguntas e postar varias experiencias.

    dede ja obrigada. luciano.
    Olá, seja bem vindo.
    Atuo no ES
    -Quanto a sua SCM, seria interessante procurar uma consultoria, é um processo árduo e longo

    - SCM é quem tem licença, SVA é que autentica (o assunto é complexo, vai dar pano pra manga), é como se eu assumisse sua infra, e você ofertasse apenas o serviço de provedor

    - Qual equipamento ? Impossível responder !!! Tem projeto, o que vai atender ? quantas torres ? que tipos de enlace ? quantas repetidoras ?

    -Qual software ? No servidor, Mikrotik, com ajuda de um linux squid etc.. para gestão tem muitos, eu utilizo o SAGU

    - Morros ? somente com projeto e olhando o local, onde tem morro, tem que usar repetidora, daí vai grana embora.

    Qual capital você tem para o start do negócio ?

    Abraços

  3. #3

    Padrão

    Caro Luciano, boa Noite e seja bem vindo ao Under.

    A principio recomendo que vc de uma pesquisada em seus topicos separadamente aqui mesmo no forum , pois tem muito material sobre os seus questionamentos.
    Por que ficará mais fácil para respodermos suas perguntas, são matérias complexas e extensas. No mais coloque depois aqui suas duvidas.

    abraços!!!

  4. #4

    Padrão

    É, de fato você falou a verdade: está bem no começo. rsrs

    Nada como passar um bom tempo lendo a respeito. Para todos esses questionamentos há respostas aqui no forum e em outras partes da internet.

  5. #5

    Thumbs up

    Seja bem vindo, já que voçê chegou dizendo que quer aprender tudo vamos pelo básico , pra aprender tem que ter o quê ???? Dedicação , pra tudo que voçê perguntou tem resposta aki no forum , leia bastante e volte a perguntar dúvidas especificas pois será mais fácil ajudar, agora receita pronta vai ser dificil conseguir . Todos os dias leio o forum no minimo por 1 hora ja fazem quase 2 anos , quase não tenho duvidas e quando surgem tento ao maximo resolver buscando em posts antigos , somente quando não encontro é que pergunto aos colegas . Boa sorte nessa empreitada .

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    Olá, seja bem vindo.
    Atuo no ES
    -Quanto a sua SCM, seria interessante procurar uma consultoria, é um processo árduo e longo

    - SCM é quem tem licença, SVA é que autentica (o assunto é complexo, vai dar pano pra manga), é como se eu assumisse sua infra, e você ofertasse apenas o serviço de provedor

    - Qual equipamento ? Impossível responder !!! Tem projeto, o que vai atender ? quantas torres ? que tipos de enlace ? quantas repetidoras ?

    -Qual software ? No servidor, Mikrotik, com ajuda de um linux squid etc.. para gestão tem muitos, eu utilizo o SAGU

    - Morros ? somente com projeto e olhando o local, onde tem morro, tem que usar repetidora, daí vai grana embora.

    Qual capital você tem para o start do negócio ?

    Abraços
    paricularmente concordo, resposta bastante sensata quando diz qual equipamento.

  7. #7

    Padrão

    O principal é saber o seu capital inicial e ate onde vc quer chegar... quanto maior o capital inicial, mais variedades, opções, melhores equipamentos, mais clientes... Com quanto de capital especificamente vc quer começar... aí da pra ir ajudando aos poucos.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por maluquinholps Ver Post
    boa noite a todos , me chamo luciano e sou um administrador de rede, trabalho com novell,lotus notes, etc , mas nunca trabalhei com nada parecido, e estou querendo entrar no ramo de distribuição de sinal de internet a principio no interior do esprito santo e pretendo abragir um raio de20km o que preciso ?

    -como faço pra tirar a licença junto a anatel
    -quais preciso scm e sva um ou outro ou os dois?
    -qual equipamento preciso(tudo)
    -qual software( se for o caso )
    -a região tem alguns morros. como agir?

    a principio por enquanto é só isso, desde já agradeço e tenho certeza que vou fazer muitas perguntas e postar varias experiencias.

    dede ja obrigada. luciano.
    Além da vontade de participar deste linche de negócio!

    Antes de tudo, faça um levantamento mercadológico da região a ser atendida. Faça assim: Verifique todas as possíveis concorrencias e seus respectivos valores de mercado para ver quanto vai poder vender seu produto em determinados planos, some estas informações ao seu capital de giro inicial e aos gastos de implementar uma ERB primária com materiais decentes que devem lhe custar em uma estimativa de R$ 7.000, soma este valor a papela de abertura de empresa "caso vc ainda não tenha' que fica uns R$ 1.500, mais uma pelomenos uma polêmica "legalização" tercerizada. link dedicado de inicial um mega acredito que uns R$ 1050,00 (O mega). depois de levantados todos os custos, avalie a necessidade da regiaõ em absorver seu produto, some um mais dois e vejainicialmente se o negócio vale apena. Tenho visto muitos amigos se frustrando com provedor exatamente por estes cálculos que esqueceram ou não se deram conta em fazer... Não por que não valhe apena ter provedor, vale muito apena... mais se planejaram errado. No mais toda a parte técnica, acho que terá muito auxílio e pessoas disponíveis em lhe ajudar, principalemnete aqui no under.. rs..


    Abraços!


    Kleber Borges
    Diretor Técnico

    Multicom Telecomunicações
    [email protected]
    ::: MULTICOM TELECOMUNICAÇÕES :::

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por krborges Ver Post
    Além da vontade de participar deste linche de negócio!

    Antes de tudo, faça um levantamento mercadológico da região a ser atendida. Faça assim: Verifique todas as possíveis concorrencias e seus respectivos valores de mercado para ver quanto vai poder vender seu produto em determinados planos, some estas informações ao seu capital de giro inicial e aos gastos de implementar uma ERB primária com materiais decentes que devem lhe custar em uma estimativa de R$ 7.000, soma este valor a papela de abertura de empresa "caso vc ainda não tenha' que fica uns R$ 1.500, mais uma pelomenos uma polêmica "legalização" tercerizada. link dedicado de inicial um mega acredito que uns R$ 1050,00 (O mega). depois de levantados todos os custos, avalie a necessidade da regiaõ em absorver seu produto, some um mais dois e vejainicialmente se o negócio vale apena. Tenho visto muitos amigos se frustrando com provedor exatamente por estes cálculos que esqueceram ou não se deram conta em fazer... Não por que não valhe apena ter provedor, vale muito apena... mais se planejaram errado. No mais toda a parte técnica, acho que terá muito auxílio e pessoas disponíveis em lhe ajudar, principalemnete aqui no under.. rs..


    Abraços!


    Kleber Borges
    Diretor Técnico

    Multicom Telecomunicações
    [email protected]
    ::: MULTICOM TELECOMUNICAÇÕES :::
    Por experiência, multiplique por dois, o que vc disse.

    junte, as dificuldades burocráticas, inadimplência, falta de conhecimento técnico entre outros.

    Mas se de tudo, se sentir capaz, e preparado. siga em frente, é muito satisfatório, estamos aqui para ajudar, e claro, se sobra um, agradecemos. Como diriam Barak, YES WE CAN !!!

    Abraços

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    Por experiência, multiplique por dois, o que vc disse.

    junte, as dificuldades burocráticas, inadimplência, falta de conhecimento técnico entre outros.

    Mas se de tudo, se sentir capaz, e preparado. siga em frente, é muito satisfatório, estamos aqui para ajudar, e claro, se sobra um, agradecemos. Como diriam Barak, YES WE CAN !!!

    Abraços

    Hoje para montar uma ERB inicial não se gasta nem tanta grana assim, mais ó com a burocracia abertura da empresa e manter o governo como sócio majoritário é que é o bicho! Mais como meu amigo Alandias disse" é muito satisfatório! E estaremos aqui paera ajudar no que for possível a quebrar algumas pedras.


    Abraços.

    Kleber Borges

    Multicom Telcomunicações
    [email protected]
    ::: MULTICOM TELECOMUNICAÇÕES :::

  11. #11

    Padrão

    Amigo o conselho que te dou, pessoas por auqi ja te deu.
    Da uma vasculhada aqui no forum, que vai achar algo a respeito de suas dúvidas, e quando tiver dúvidas mais expecificas conte conosco.
    Pois voce será mais um membro da família.
    Olha ja vou te dizer uma coisa logo de cara, provedor é uma empresa que vai tirar várias noites sua de sono, vai te da muita dor de cabeça,e muito trabalho rsrs, mas vale apena voce vai ver.

  12. #12

    Padrão Novato

    Bom dia luciano... Caso se interesse saber algumas coisas a mais... entre em contato com essa consultoria no site www.topsapp.com.br ou no msn [email protected].
    O pessoal pode repassar algumas informações necessarias a voce.
    Otima semana

  13. #13

    Padrão duvidas sobre kit cliente

    boa noite a todos estou trabalhando arduamente encima de todas as respostas que me deram a respeito da minha 1º pergunta postada, desde ja sou -lhes muito grato.
    Mas me surgiu uma duvida nova que não consigo achar as respostas em postados algum.
    quero e vou colocar equipamentos para uma 5.8, ja vendo que quero ter clientes "satisfeitos"e visando ja o crescimento amanhâ depois,mas a minha duvida é a seguinte alguns clientes tem antena 2.4 podem continuar com ela ou não?
    ja sei sobre scm,sva,contratos, licença, normas da anatel, Duvidas sobre distancias de werells,duvidas sobre quem assina projetos,Projeto Básico para SCM da Anatel.O que é um hotspot,Fazer funcionar hotspot,montando um provedor de internet,Normas a seguir para projetos,Pesquisa sobre antena,Oficio ANATEL explicando sobre parceira, ta vendo em uma semana ja apredi muit coisa resolvi sgiur todos os conselhos dados pelos meu amigos adaqui abração ai pra todos e até a proxima.
    obrigada
    maluquinho!(luciano)