+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Servidor de Internet a Cabo - 600 clientes simultâneos

    Servidor de Internet a Cabo - 600 clientes simultâneos Pessoal, estou montando um servidor que vai gerenciar uma rede com média de 600 conexões simultâneas (assinantes usando no mesmo momento). A tecnologia implementada em minha rede de internet é a HPNA 3.0 usando fibra e cabo coaxial .500. Segue algumas dúvidas:


    • O Mikrotik atente somente servidor wireless ou posso usá-lo em servidor de internet a cabo?
    • Se no mesmo PC tenho squid e controle de banda, o acesso de 600 clientes simultaneos e com velocidade "freada" não vai deixar meu squid mais lento para atender a todos?
    • Existe a possibilidade de limitar a banda de download do cliente apenas do conteúdo que não esteja presente no squid?
    • Qual o hardware conselhavál para o servidor ofertar squid, controle de banda, dns, autenticação e log?
    • Tem como limitar a banda para clientes com ip dinâmico? (por Mac Address ou Login de acesso)
    • Tem como criar autenticação em PPPoE no Linux?

    Gostaría de saber quais os profissionais do Fórum prestam suporte e configuram este tipo de servidor e qual o valor.


    Obrigado;

  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Munch Ver Post
    • O Mikrotik atente somente servidor wireless ou posso usá-lo em servidor de internet a cabo?

    Atende qualquer topologia baseada em IP. Agora depende muito do quer gerenciar. Se for para uso do web-proxy do mesmo, em uma rede deste porte, poderá não ter o resultado esperado.

    Citação Postado originalmente por Munch Ver Post

    • Se no mesmo PC tenho squid e controle de banda, o acesso de 600 clientes simultaneos e com velocidade "freada" não vai deixar meu squid mais lento para atender a todos?

    Poderá utilizar o Squid com TOS customizado e de acordo com este, liberar banda adicional ou sem limite para os objetos hit. Se não fizer isso a limitação de banda será a configurada nos limites. Lógico que poderá ter uma topologia diferente para contornar estas características.

    Citação Postado originalmente por Munch Ver Post

    • Existe a possibilidade de limitar a banda de download do cliente apenas do conteúdo que não esteja presente no squid?

    Conforme mencionei acima.

    Citação Postado originalmente por Munch Ver Post

    • Qual o hardware conselhavál para o servidor ofertar squid, controle de banda, dns, autenticação e log?

    Parece que suas dúvidas são a respeito de Squid/Linux e não Mikrotik em si. Mas vamos lá; eu usaria um hardware "comum" (leia-se máquinas comumente encontradas em qualquer loja de informática) e o Mikrotik para limitação de banda e autenticação como PPPoE. Um outro hardware "comum" para um servidor com freeradius e armazenamento de logs. E finalmente um hardware de porte (com Xeon, minimo 4 GB RAM e excelentes HDs) para Linux/Squid.

    Citação Postado originalmente por Munch Ver Post

    • Tem como limitar a banda para clientes com ip dinâmico? (por Mac Address ou Login de acesso)

    Sim, com PPPoE, HotSpot ou DHCP, as filas de limitação de banda são criadas dinamicamente no Mikrotik ROS.

    Citação Postado originalmente por Munch Ver Post

    • Tem como criar autenticação em PPPoE no Linux?

    Sim. Conforme comentei, as dúvidas são referentes ao Mikrotik ROS ou GNU/Linux?

    Citação Postado originalmente por Munch Ver Post
    Gostaría de saber quais os profissionais do Fórum prestam suporte e configuram este tipo de servidor e qual o valor.

    Obrigado;
    Tem vários, mas pesquise bem para não se decpecionar no futuro.

  3. #3

    Padrão

    para não ficar repetitivo e reforçar a resposta do sergio, eu assino em baixo.

    Abraços

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    [/LIST]
    Atende qualquer topologia baseada em IP. Agora depende muito do quer gerenciar. Se for para uso do web-proxy do mesmo, em uma rede deste porte, poderá não ter o resultado esperado. Poderá utilizar o Squid com TOS customizado e de acordo com este, liberar banda adicional ou sem limite para os objetos hit. Se não fizer isso a limitação de banda será a configurada nos limites. Lógico que poderá ter uma topologia diferente para contornar estas características. Parece que suas dúvidas são a respeito de Squid/Linux e não Mikrotik em si. Mas vamos lá; eu usaria um hardware "comum" (leia-se máquinas comumente encontradas em qualquer loja de informática) e o Mikrotik para limitação de banda e autenticação como PPPoE. Um outro hardware "comum" para um servidor com freeradius e armazenamento de logs. E finalmente um hardware de porte (com Xeon, minimo 4 GB RAM e excelentes HDs) para Linux/Squid.

    Sim, com PPPoE, HotSpot ou DHCP, as filas de limitação de banda são criadas dinamicamente no Mikrotik ROS. Conforme comentei, as dúvidas são referentes ao Mikrotik ROS ou GNU/Linux?

    Tem vários, mas pesquise bem para não se decpecionar no futuro.
    Penso em montar dois servidores, sendo um Mikrotik e um Gnu/Linux, onde no Linux vou fazer o Cache/Proxy e a administração geral no Mikrotik Mas ae que tá uma dúvida, o gateway dos assinantes será o Mikrotik ou o Gnu/Linux com squid? Se é o Linux como ele pode mandar sem limite de tráfego os dados do squid e limitado os dados do link direto, se quem controla a banda é o mikrotik?

  5. #5
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    O Mikrotik ROS será o gateway e limitador de banda. Confome mencionei, poderá usar configurações onde tudo que for do Squid não limita banda. Aqui mesmo no forum tem exemplo, só pesquisar.

  6. #6

    Padrão

    Depois de passar pelo MK, conecte a rede a um CMTS (Cable modem terminal system). Existe um da cisco, voltado especificamente para sistemas de internet a cabo (cable modem). O que eu sugiro é que caso vc compre um link dedicado (o que eu espero que seja, ja que vc vai trabalhar com 600 conexões simultaneas), vc compre um roteador cisco, conecte o link dedicado nesse roteador e o configure. Desse roteador vc joga em um MK, para fazer controle de banda, nat, firewall, etc... Desse MK vc joga em um CMTS (cable modem terminal system). Existe um desenvolvido pela cisco, voltado especificamente para conexões a cabo. Nele vc consegue especificamente quais os modens estão online, quais nao estao, alterar frequencia de trabalho de cada modem especifico, derrubar modens caso seja necessario...


    Vc ira trabalhar apenas com internet a cabo ou com tv a cabo tbm? Me passe especificamente como é a rede que vc ira montar e eu ajudo vc...

    posta seu msn e/ou skype ai, pra gente conversar
    Última edição por liecht; 22-07-2009 às 08:43.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    [/LIST]
    Atende qualquer topologia baseada em IP. Agora depende muito do quer gerenciar. Se for para uso do web-proxy do mesmo, em uma rede deste porte, poderá não ter o resultado esperado.
    [/LIST]
    Poderá utilizar o Squid com TOS customizado e de acordo com este, liberar banda adicional ou sem limite para os objetos hit. Se não fizer isso a limitação de banda será a configurada nos limites. Lógico que poderá ter uma topologia diferente para contornar estas características.
    [/LIST]
    Conforme mencionei acima.
    [/LIST]
    Parece que suas dúvidas são a respeito de Squid/Linux e não Mikrotik em si. Mas vamos lá; eu usaria um hardware "comum" (leia-se máquinas comumente encontradas em qualquer loja de informática) e o Mikrotik para limitação de banda e autenticação como PPPoE. Um outro hardware "comum" para um servidor com freeradius e armazenamento de logs. E finalmente um hardware de porte (com Xeon, minimo 4 GB RAM e excelentes HDs) para Linux/Squid.
    [/LIST]
    Sim, com PPPoE, HotSpot ou DHCP, as filas de limitação de banda são criadas dinamicamente no Mikrotik ROS.
    [/LIST]
    Sim. Conforme comentei, as dúvidas são referentes ao Mikrotik ROS ou GNU/Linux?



    Tem vários, mas pesquise bem para não se decpecionar no futuro.

    Esse é dos meus, não mata a cobra, ensina ela a dançar.

    Parabéns meu amigo.