+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Desconexão constando com um único cliente

    Pessoal, atendo um cliente que está tendo sérios problemas de desconexão constante.
    Ele é o único cliente que está com este tipo de problema.
    Na região não existe nenhuma outra rede, então não é interferência. Trata-se de uma vila distante e só minha torre atende o pessoal com internet nesta região.

    O cliente em questão é um lan house.

    O problema que está ocorrendo é que de tempos em tempos a conexão dele cai.
    Verificando no log do mikrotik percebi que aparecem aqueles erros de send deauth, extensive data loss, etc.

    Ele se desconecta da omni e por consequência a conexao pppoe dele cai. Alguns dias a conexao dele nao cai nenhuma vez, mas na maioria dos dias, ela cai com frequencia.

    Já deixei outro radio emprestado para o cliente, ja trocamos a antena, ja pesquisei por tudo, mas até agora nao consegui resolver o problema. O cliente está próximo da torre, e é o cliente que tem melhor sinal. O ack está em 30. O sinal está em -55 mais ou menos.

    Percebi que quando a lan house dele está fechada, a conexao nao cai, ele deixa o radio sempre ligado e verifico no mikrotik que ele está autenticado as vezes mais de 15 horas.

    Durante o dia acontecem algumas quedas, mas a noite que a coisa é bem pior.

    Alguém sugere alguma coisa? Não sei mais o que posso fazer. Obrigado !

  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Acerte para short preamble (configure o AP para short ou both), reduza a potência do radio cliente para nivelar-se aos demais (se outros clientes também tem sinal bem melhor que os demais, ajuste também). Verifique qual o idle-timeout do pppoe, assim como timeout. Verifique o keepalive-timeout (um bom valor para wireless é de 30 a 45).

    Além disso, veja a documentação do firmware do rádio cliente, pois pode apresentar incompatibilidade com Mikrotik, principalmente se usar criptografia.

  3. #3

    Padrão

    Sobre a configuracao do Preamble, estava em both, dai eu configurei para long.
    Ainda não mexi na potência do rádio do cliente, mas eu gostaria de uma explicação, de porque isso poderia melhorar. Só para que eu entenda a lógica e saiba o que fazer nas próximas vezes.

    Sobre o PPPoE, ele só está caindo porque o cliente está recebendo esses send deauth e extensive data loss e desconectando da omni, por consequencia o pppoe dele cai.

    O rádio é esses Gilink branquinhos, mas usamos estes em outros clientes nesta e em outras regiões também e nunca tivemos este tipo de problema.

    O que mais me intriga é que ele cai quando está em uso constante.
    Quando a lan house tá fechada, a conexão ta lá em pé... rsrs

    E principalmente, porque será que cai muito mais durante a noite?
    Última edição por gustavo_marcon; 22-07-2009 às 23:15.

  4. #4
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gustavo_marcon Ver Post
    Sobre a configuracao do Preamble, estava em both, dai eu configurei para long.
    Ainda não mexi na potência do rádio do cliente, mas eu gostaria de uma explicação, de porque isso poderia melhorar. Só para que eu entenda a lógica e saiba o que fazer nas próximas vezes.
    Porque sinal "muito forte" pode saturar o AP. Por isso um ajuste em todos para manter um nivelamento.

    Citação Postado originalmente por gustavo_marcon Ver Post
    Sobre o PPPoE, ele só está caindo porque o cliente está recebendo esses send deauth e extensive data loss e desconectando da omni, por consequencia o pppoe dele cai.
    Ele não recebe um sent-deauth de graça. Se isso ocorre é porque ele está com problemas, normalmente perda de pacotes ou não se comunica com adequadamente com o AP, mesmo após todas as tentivas do hardware retries.

    Citação Postado originalmente por gustavo_marcon Ver Post
    O rádio é esses Gilink branquinhos, mas usamos estes em outros clientes nesta e em outras regiões também e nunca tivemos este tipo de problema.
    Atualize o firmware do mesmo ou "desatualize" se for o caso. Mas não confie nessas pragas. Se puder teste outros.

    Citação Postado originalmente por gustavo_marcon Ver Post
    O que mais me intriga é que ele cai quando está em uso constante.
    Quando a lan house tá fechada, a conexão ta lá em pé... rsrs

    E principalmente, porque será que cai muito mais durante a noite?
    Quando está em uso gera mais pacotes e consequentemente, mais problemas, se o equipamento não está funcionando adequadamente. Por isso o sent-deauth.