+ Responder ao Tópico



  1. #1
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão Provedores com suporte ao IPv6?

    Olá, existe algum provedor que já distribua IPv6 para os clientes? Ou tem que "comprar" o link com o NIC.br para ter IPv6?

  2. #2

  3. #3
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão

    (vai tomar um xingo dos moderadores Bender...)
    Pelo que eu sei, somente a Telefônica distribui, mas somente nos link dedicados, agora queria a confirmação.

  4. #4

    Padrão

    hehehhe sou pioneiro nesta parte.. meu pc aqui ja esta com ipv6 e alguns clientes tambem :P



    Código :
    Microsoft Windows [Version 6.1.7100]
    Copyright (c) 2009 Microsoft Corporation.  All rights reserved.
     
    C:\Users\alexandre>tracert ipv6.google.com
     
    Tracing route to ipv6.l.google.com [2001:4860:0:2001::68]
    over a maximum of 30 hops:
     
      1     2 ms    <1 ms    <1 ms  2001:12ac:0:2::1
      2     3 ms    23 ms     7 ms  2001:12ac:0:1::a
      3     4 ms    24 ms     3 ms  2001:12ac::1
      4    33 ms    25 ms    23 ms  2001:1291:1601::a
      5    55 ms    46 ms    34 ms  2001:12f8::55
      6     *        *        *     Request timed out.
      7     *        *        *     Request timed out.
      8     *        *        *     Request timed out.
      9    63 ms    68 ms    68 ms  yo-in-x68.google.com [2001:4860:0:2001::68]
     
    Trace complete.
     
    C:\Users\alexandre>

  5. #5

    Padrão

    ipv6 são todos ips validos na rede mundial? e como procedo a compra dos mesmos, pois estava pensando em pegar um range e se compensar pego ipv6.

  6. #6

    Padrão

    nao.. ipv6 é um modelo novo ... ipv6 nao fala diretamente com ipv4 .. precisa fazer tunel e conversoes...

    vc precisa solicitar sua operadora se tem suporte ipv6.. caso tenha.. basta anunciar e fazer peering com em bgp v6 ou ela designar blocos ipv6 para voce !

  7. #7
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão

    Vamos: Existe algum "link" de internet que oferece comunicação IPv6 com a Internet? Tipo o link do alexandrecorrea, que já se conecta diretamente aos servidores do google em IPv6.

    A coisa anda muito parada, estou pensando em migrar meu servidor para W2k8, pois o W2k3 não suporta IPv6 nativamente, uma vez tentei, mas não deu certo.

    Fiquei sabendo que a CTBC tem link com IPv6 já (a 26km da central deles)

  8. #8

    Padrão

    Pessoal, prestem atenção no que o Alexandre esta dizendo, pois até pouco tempo atras, quando não havia feito nenhum estudo sobre ipv6, pensava que a conversão ipv6/ipv4 ipv4/ipv6 seria algo automatico dentro de um router.

    Não é.

    Como ele disse, vc necessita de conversão ( existem varias maneiras de fazer isto, mas onera processamento e automaticamente custos)

    Para vc ter ipv6, como o Alexandre, vc necessita receber ipv6 de sua operadora, ou tirar ASN que acompanhara um bloco ipv6 atualmente.

    O grande problema, é que atualmente as operadoras que tenho conhecimento que estão fechando sessões BGP em ipv6, depois de longas conversas e aqui queria parabeniza-las pois todas deveriam já estar neste caminho. é a CTBC e a BRT (Se tiver outras favor postarem para que tenhamos conhecimento).

    Outra coisa a se levar em consideração, ipv6 é algo novo ainda, bugs com certeza irão aparecer e vc devera estar em constante estudo sobre o assunto.

    Então devo desistir da ideia ?
    Não, este é o futuro não há como. Só quero dizer que tem que haver um planejamento (técnico,financeiro,rh), pois senão estara dando um tiro no pé.

    Primeiro monte uma rede interna em ipv6, teste, teste, teste, depois saia para o mundo. Tenho certeza, pelos foruns que participo e que contam com a participação do Alexandre tambem, que ele fez algo planejado e pesando todos os riscos.

  9. #9

    Padrão

    Sou totalmente leigo no assunto, e vou fazer algumas perguntas bem básicas, para vocês:

    Eu posso montar uma rede interna, usando IPv6 para testes? Tipo ligar 3 PC em um switch e compartilhar a internet.

    A tem algum programa que calcula as faixas tipo o SolarWinds que uso aqui no IPv4?

    Se eu receber um bloco de IPv6 da operadora, posso colocar em rede fazendo NAT para uma rede IPv4?

    Grato a todos.

  10. #10

  11. #11

    Padrão

    - ipv6 nao tem NAT !!

    ou seja precisa ter IP valido pra poder compartilhar..

    mas, existem blocos ipv6 para voce poder fazer rede interna... mas nao da pra fazer roteamento de internet...

  12. #12
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão

    Mas IPv6 suporta NAP. Parece que pode se fazer as mesmas coisas que se fazia com o NAT, mas algumas extras.

    http://www.nav6tf.org/documents/nav6...f_20060710.pdf
    (governo dos EUA, chique!)

    Existe alguma alternativa ao NAT, imagina o tanto de gente que compartilha internet (em casa mesmo, muitos computadores)!

    Tem mais uma implementação mal feita da microsoft, o Teredo, que permite trabalhar com IPv6 via uma conexão com NAT (via UDP) -- pdf anexado

    Estou testado o go6.net, que faz um tunel ipv6 para mim. Está funcionando legal, acesso o google ipv6 rapidinho.

    Mais tarde testo o tunnelbroker.net, ele oferece suporte a um range /48 (yeah!), mas você precisa ficar atualizando o ipv4 no site se você tem ip dinâmico. Criaram um método pra atualização via shell, depois testo.

    Pedi uma conta no SixXS.net, vamos ver se aprovam. Parece que o serviço deles é o melhor, tem até um programa tipo NO-IP deles.

    Mais um edit:
    O serviço go6.net é muito bom, o problema é que meu DNS está com problemas, e tive que conectar via IP.
    Me deram um range de IPv6 /64 (ou /48, tem que checar), e estou com IPv6 no notebook agora (que foi um sufoco pra configurar, não queria funcionar de jeito nenhum!).
    Muito bom, recomendo o serviço, mas vou esperar pelo SixXS.net, pois o range de IP deles será registrado no meu nome, o que vai me dar autoridade sobre eles (o do go6.net é registrado na firma deles).

    Segue a foto no note anexada (sim, mac os).

    Enquanto as operadoras não oferecem, isto tem uma grande valia, porque acho que vamos ter que usar isto nas redes com NAT.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos practical_gsec_3371.pdf   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Imagem10.png
Visualizações:	226
Tamanho: 	55,8 KB
ID:      	4963  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Imagem11.png
Visualizações:	161
Tamanho: 	35,9 KB
ID:      	4967  
    Última edição por osmano807; 26-07-2009 às 16:34.

  13. #13

    Padrão

    Osmano, veja se estou certo:

    Você vai fazer um tunel com essa aplicação ai do Six ou do Go6 no servidor Linux, receber os ip´s v6 e fazer um dhcpv6 para suas estações? Estoupensando nisso aqui. Será que dá certo?

  14. #14

    Padrão

    Dá para converter ipv6<->ipv4?
    Recebo ipv4 distribuo ipv6 ou o inverso?
    Lí pouco sobre a novidade (um tanto velha) mas o ponto da virada esta à porta.

  15. #15
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por bjaraujo Ver Post
    Dá para converter ipv6<->ipv4?
    Recebo ipv4 distribuo ipv6 ou o inverso?
    Lí pouco sobre a novidade (um tanto velha) mas o ponto da virada esta à porta.
    Sim, dá, só que nunca testei.
    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Osmano, veja se estou certo:

    Você vai fazer um tunel com essa aplicação ai do Six ou do Go6 no servidor Linux, receber os ip´s v6 e fazer um dhcpv6 para suas estações? Estoupensando nisso aqui. Será que dá certo?
    Na verdade, sem dhcpv6, só com a configuração stateless (é assim que fala né?).

  16. #16

    Padrão

    Então, botei o tunel aqui, estou recebendo o IpV6, acessando alguns sites em Ipv6. Já vou fazer o teste no servidor CentOS, receber o tunel nele, no CentOS tem o DHCPv6, tudo beleza, vou fazer umas experiências, mais pelo que já li aqui, será mole criar um servidor dhcp com IPv6, entregando ipv6 nas estações. Ai a questão é o seguinte. Com esse tunel da Sixx, você recebe uma faixa, ou apenas um Ipv6? No da Go6, é apenas um Ip, pelo que entendi. Como está seus testes ai?