Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão 900 mhz para link dedicado 6,5 km

    bom dia galera
    gostaria da ajuda de principalmente quem tem experiencia em 900 mhz
    uma empresa que um link dedicado de 1 mega e contratou meu serviços
    na viabilida verifiquei que tem um morro a 700 metros do cliente que atrapalha
    visão para minhas 7 torres muito azar, distancia entre pontos é de 6,5 KM
    como o cliente só quer 1 mega investi uma grana em equipamentos 900mhz
    para esse ponto a ponto, o que vocês acha ?
    vale apena servir link dedicado com frequencia de 900mhz ?
    o cliente vai usar o link para uma central de monitoramento de frota de carros
    obrigado pela opnião de vcs .

    obs o morro não é muito alto não, mais não deixa visão.

  2. #2

    Padrão

    não seria melhor colocar uma pequena repetidora em cima deste morro, para utilização do 5.8?

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MaxAdriano Ver Post
    não seria melhor colocar uma pequena repetidora em cima deste morro, para utilização do 5.8?
    amigo o morro é de uma empresa onde dificultaria a negociação, o morro não tem energia, o cliente esta com pressa e alem de tudo já comprei os equipamentos, queria a opnião de quem já tem experiencia em 900 mhz

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por adelsonbbg Ver Post
    amigo o morro é de uma empresa onde dificultaria a negociação, o morro não tem energia, o cliente esta com pressa e alem de tudo já comprei os equipamentos, queria a opnião de quem já tem experiencia em 900 mhz
    vc pode colocar energia solar, com baterias, 900 mhz eu nunca testei...

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por adelsonbbg Ver Post
    bom dia galera
    gostaria da ajuda de principalmente quem tem experiencia em 900 mhz
    uma empresa que um link dedicado de 1 mega e contratou meu serviços
    na viabilida verifiquei que tem um morro a 700 metros do cliente que atrapalha
    visão para minhas 7 torres muito azar, distancia entre pontos é de 6,5 KM
    como o cliente só quer 1 mega investi uma grana em equipamentos 900mhz
    para esse ponto a ponto, o que vocês acha ?
    vale apena servir link dedicado com frequencia de 900mhz ?
    o cliente vai usar o link para uma central de monitoramento de frota de carros
    obrigado pela opnião de vcs .

    obs o morro não é muito alto não, mais não deixa visão.
    Se você já comprou, porque a pergunta ?
    900 MHz só tem 10 MHz disponíveis, então não é mesmo a melhor opção para setoriais... se vale a pena ou não, depende do quanto é a mensalidade, quais seus custos fixos e quanto você pagou pelos equipamentos. Pelo mesmo custo de ADSL não vale a pena, por mil por mês vale a pena...

    Um detalhe de central de monitoramento de frota é que o tipo de cliente sensível a disponibilidade, e portanto redundância é algo a se considerar para esse caso, caso esse link já não seja a redundância do cliente para algum outro link.

  6. #6

    Padrão

    Amigo, eu fiz uns enlaces com 900mhz, e fiquei satisfeito!
    acredito que você irá fechar esse seu enlace com os 1Mbps sim, ou até mais um pouco,
    porém, vocÊ deve usar antenas direcionais de disco e não aquelas GSM.

    uma coisa tambem é que o 900mhz pode ser instavel em certas horas e não é o aconselhavel pra quem está vendendo um LINK DEDICADO para um cliente,
    o melhor que você pode fazer é fechar 2 enlace de 900 pra esse cliente, cada um partindo de uma torre diferente e fazer um failover, aí dá pra manter, caso contrario você terá problemas.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por yondaime Ver Post
    Amigo, eu fiz uns enlaces com 900mhz, e fiquei satisfeito!
    acredito que você irá fechar esse seu enlace com os 1Mbps sim, ou até mais um pouco,
    porém, vocÊ deve usar antenas direcionais de disco e não aquelas GSM.

    uma coisa tambem é que o 900mhz pode ser instavel em certas horas e não é o aconselhavel pra quem está vendendo um LINK DEDICADO para um cliente,
    o melhor que você pode fazer é fechar 2 enlace de 900 pra esse cliente, cada um partindo de uma torre diferente e fazer um failover, aí dá pra manter, caso contrario você terá problemas.
    as vezes escrevemos duvidas aki no forum e parece que escrevemos alemão pq as resposta não tem nada haver com quer perguntamos, mais em fim vc tocou em pontos que realmente me intereça.
    amigo me responde pq vc acha 900 mhz instavel ? comprei antenas da aquario de 20 dbi vc acha que essas não vai fexar o link ? mesmo vc ficando satisfeito com seus links que já fexou vc acha ue se um cliente de link dedicado vc teria problemas ?

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por yondaime Ver Post
    Amigo, eu fiz uns enlaces com 900mhz, e fiquei satisfeito!
    acredito que você irá fechar esse seu enlace com os 1Mbps sim, ou até mais um pouco,
    porém, vocÊ deve usar antenas direcionais de disco e não aquelas GSM.

    uma coisa tambem é que o 900mhz pode ser instavel em certas horas e não é o aconselhavel pra quem está vendendo um LINK DEDICADO para um cliente,
    o melhor que você pode fazer é fechar 2 enlace de 900 pra esse cliente, cada um partindo de uma torre diferente e fazer um failover, aí dá pra manter, caso contrario você terá problemas.
    Há antenas direcionais de disco em 900 MHz homologadas ?
    As da Aquário são Yagi, homologadas tanto para uso fixo quanto uso móvel, que eles vendem como para GSM então devem ser as que você não recomenda.

  9. #9
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Caro adelson,
    900mhz conforme o colega comentou, é instável sim. temos diversos casos onde o pessoal relata problemas com essa frequencia. eu mesmo instalo links em 900mhz e sempre deixo bem claro ao cliente que em algum momento ele terá um queda de desempenho.
    Podes utilizar antenas yagi sim de 20 dbi, pois parecem ser as mais adequadas ao que vc precisa. porem fica minha dica :
    XR9 + Hiperlink Grade 900mhz
    Com essa dupla + uma RB de sua preferencia, vc fecha esses enlaces "de alta complexidade"com muito mais estabilidade que qualquer outra antena.
    Tem soluçoes muito boas também da motorola e da orbitel.
    Depende do seu poder aquisitivo.
    Qualquer dúvida estamos a disposição.

  10. #10

    Padrão

    Olha, fiz um link em minha residência no campo em 900Mhz, e nunca tive problemas. Distância pequena, 2Km, SEM VISADA. Na época tentei de tudo com outros rádios e outras frequências. Seria interessante vc colocar as coordenadas deste link, pois esse ´morro´que você cita, quanto ele obstrui o enlace ? Entre o ponto A e o morro que distância, e idem para do ponto B para o morro ? è preciso verificar a Fresnel, é preciso verificar se o terreno favorece reflexões e refrações....

    Poste as coordenadas para vizualizarmos este morro. Há casos que mesmo SEM VISADA, 900Mhz, não funiciona. Ex: tenta atravessar a Urca de um lado para outro... Dependendo da distância do ponto A e ponto B até dá, usando reflexões e refrações dos prédios e outros morros.

  11. #11

    Post 900 mhz para link dedicado 6,5 km

    Então , como o amigo disse ai em cima com esse equipamento ai da para fechar um link legal em 900 Mhz . Tenho um aqui com rb411 ah dois cartoes ubiquiti SR9 e duas antenas aquarios, atendendo 12 clientes com cada um a velocidade de 300 kbps. Até o momente está me atendendo perfeitamente pois até que eu coloque uma torre no morro que está me atrapalhando foi a solução rápida para o atendimento . Sobre problema de instabilidade , so noto o problema quando chove muito , não sei porque , mais no restante tudo perfeito .....

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fitamg Ver Post
    Então , como o amigo disse ai em cima com esse equipamento ai da para fechar um link legal em 900 Mhz . Tenho um aqui com rb411 ah dois cartoes ubiquiti SR9 e duas antenas aquarios, atendendo 12 clientes com cada um a velocidade de 300 kbps. Até o momente está me atendendo perfeitamente pois até que eu coloque uma torre no morro que está me atrapalhando foi a solução rápida para o atendimento . Sobre problema de instabilidade , so noto o problema quando chove muito , não sei porque , mais no restante tudo perfeito .....
    Fitamg, na chuva ocorre as reflexões e refrações, nos pingos d´água,alterando assim a performance do link. Isso ocorre também em 2.4 e 5.8, só que em muito menor intensidade. Como em 900Mhz usamos as reflexões para atingir o outro ponto, a chuva prejudica.

    Na configuração aqui no campo, usei 2 RB 411A, 2 cartões XR9 e 2 aquários de 17dBi. Aliás, só para constar: Notei que usando Yagi, consegui rapidamente fechar o link. Com 2 antenas de grade, tive bastante dificuldade. Como as Yagi, "espalham o sinal" (eu estou usando na polarização vertical), acho que até facilitou, pois as reflexões nos morros próximos e outros obstáculos ajudaram.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fitamg Ver Post
    Então , como o amigo disse ai em cima com esse equipamento ai da para fechar um link legal em 900 Mhz . Tenho um aqui com rb411 ah dois cartoes ubiquiti SR9 e duas antenas aquarios, atendendo 12 clientes com cada um a velocidade de 300 kbps. Até o momente está me atendendo perfeitamente pois até que eu coloque uma torre no morro que está me atrapalhando foi a solução rápida para o atendimento . Sobre problema de instabilidade , so noto o problema quando chove muito , não sei porque , mais no restante tudo perfeito .....
    no seu caso vc usa para mandar para varios clientes né ? mais vc já testo qual maior distancia vc conseguiu e qual o maior throughput ?

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cunhajr Ver Post
    Fitamg, na chuva ocorre as reflexões e refrações, nos pingos d´água,alterando assim a performance do link. Isso ocorre também em 2.4 e 5.8, só que em muito menor intensidade. Como em 900Mhz usamos as reflexões para atingir o outro ponto, a chuva prejudica.

    Na configuração aqui no campo, usei 2 RB 411A, 2 cartões XR9 e 2 aquários de 17dBi. Aliás, só para constar: Notei que usando Yagi, consegui rapidamente fechar o link. Com 2 antenas de grade, tive bastante dificuldade. Como as Yagi, "espalham o sinal" (eu estou usando na polarização vertical), acho que até facilitou, pois as reflexões nos morros próximos e outros obstáculos ajudaram.
    qual distancia dos seus enlaces ? quanto conseguiu de throupghput ?

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cooperrj Ver Post
    qual distancia dos seus enlaces ? quanto conseguiu de throupghput ?
    Distância de 2154m entre ponto A e B
    Sem Visada
    Equipamentos utilizados: 2RB 411A, 2 XR9, 2 antenas Yagi Aquários 17dBi.
    Potência configurada nos 2 cartões: 6dBm
    BandWidth Test: protoco TCP, direction Both, Tx/Rx 10s average:2.5Mbps/2.6Mbps

  16. #16

    Post

    Citação Postado originalmente por cunhajr Ver Post
    Distância de 2154m entre ponto A e B
    Sem Visada
    Equipamentos utilizados: 2RB 411A, 2 XR9, 2 antenas Yagi Aquários 17dBi.
    Potência configurada nos 2 cartões: 6dBm
    BandWidth Test: protoco TCP, direction Both, Tx/Rx 10s average:2.5Mbps/2.6Mbps
    Então amigo, o meu aqui ta com uma distância de 2980m , ta dando um troughput de 3Mbps/2.8Mbps .... No momento ta muito bom para mim este link. Ficaria muito caro se tivesse de colocar uma repetidora no morro , ainda mais sem energia ........
    Abraço a todos ....

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fitamg Ver Post
    Então amigo, o meu aqui ta com uma distância de 2980m , ta dando um troughput de 3Mbps/2.8Mbps .... No momento ta muito bom para mim este link. Ficaria muito caro se tivesse de colocar uma repetidora no morro , ainda mais sem energia ........
    Abraço a todos ....
    É com sempre eu escrevo aqui no fórum sobre link de 900Mhz: sem visada é SEM VISADA MESMO.
    com 2Km e com uma banda dessa, onde só passo um link de 1M Adsl para uso próprio, estou mais do que satisfeito.

    Vejo posts aqui onde escrevem sem visada, mais na realidade é uma obstrução parcial. Outra coisa amigo, aqui logo quando instalei as antenas apontei as mesmas para cima, do morro, bem para cima, tentando fazer um "cruzamento" dos sinais. Me dei mal. Hoje, com 6dBm em cada rádio e apontando para o solo, consegui este troughput que citei. É interessante o comportamento da frequência 900MHz !!

  18. #18

    Padrão

    somente 6dbm??? tenho 2 enlaces em 900mhz ambos com rb411 e xr9 um de 6km passando 7mb half e outro de 5.11km passando 6mbs half tbm.... ambos tem mato na frente, estou usando a potencia dos cartoes em default, ninguem de vcs se encomodou com a anatel???

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alemao06 Ver Post
    somente 6dbm??? tenho 2 enlaces em 900mhz ambos com rb411 e xr9 um de 6km passando 7mb half e outro de 5.11km passando 6mbs half tbm.... ambos tem mato na frente, estou usando a potencia dos cartoes em default, ninguem de vcs se encomodou com a anatel???
    No meu caso:

    Uso 6dbm no XR9, não por conta de medo da Anatel, mais sim foi nesta potência em que obtive melhor desempenho e estabilidade (agora enquanto faço este post, fixei-a em 8dbm, pois verifiquei que com a chuva intensa, mais intensa mesmo, houve algumas variações).

    Mais voltando à potência: 8db no meu caso, melhor desempenho e estabilidade. Qdo instalei o link, obviamente fiz o teste pelos extremos. 27dBm não acrescentou em nada, pelo contrário, gerava pings de 2ms e dava saltos de 300ms.

    Acho que se colocar na frequência certinha, sem gerar interferências nas Teles, não tem porque a Anatel criar problemas. E no meu caso, o Link é meu, para uso próprio. Não comercializo ele com nínguem. É para poder ter internet em minha casa no campo.

    Pode até aparecer alguém aqui e dizer que tem que tirar SCM, etc, etc. Mais 900Mhz, 2.4MHz ou 5.8Mhz, são livres para uso não necessitando de licença no meu caso. Agora não posso gerar interferências nas Teles ou em outros. Aí certamente dará fiscalização.

  20. #20

    Padrão

    certo, conconrdo com vc, um desses meus enlaces em 900mhz, são para minha fazenda no campo tbm... meu medo é q no prédio aonde ta uma delas, tem um provedor pirata (sem scm) e cheio de zirok 5.8, tenho medo q um dia a anatel va la por causa do cara e me encomode por causa da anteninha, ta ligado?? mas vamo ver o q acontece, no maximo compro um radio da wdc homologado, foda q é beem mais caro!!!