+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik Manuais

    Olá pessoal!
    Tô tentando instalar o mikrotik em um pc com duas placas ethernet (uma vai receber e a outra vai mandar o link aos clientes). Acho q ja fussei em todos os manuais na internet e ainda não consegui as informações que preciso. Eu tô querendo fazer um controle de usuarios bem simples, cadastrando o ip e o mac do meu cliente. Sendo que meu link entra na placa ja roteado, com ip fixo, então o mk não precisa fazer nenhuma discagem pppoe pra provedor. Eu quero que quando meu cliente for acessar internet em sua casa, o servidor lhe peça um usuario e senha q sera atribuido ao ip e mac que eu cadastrei no mk. Ja estou usando aqui o brazilfw, o sistema de cadastramento de usuario é bem simples, mas esta deixando a desejar em segurança. Olhando os manuais que encontrei na internet cheguei ao ponto de q o mk ja esta navegando, pois esta pingando certinho nos sites. mas dai em diante não sei mais o que fazer, pois os manuais dessa parte em diante pulam para amarar ip ao mac, mas não explicam bem. É muito simples o que quero, ja fiz ele pingar, agora quero navegar no meu pc recebendo internet dele. e fazer o cadastro de meus clientes. Por favor me ajudem!

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por bhyll Ver Post
    Olá pessoal!
    Tô tentando instalar o mikrotik em um pc com duas placas ethernet (uma vai receber e a outra vai mandar o link aos clientes). Acho q ja fussei em todos os manuais na internet e ainda não consegui as informações que preciso. Eu tô querendo fazer um controle de usuarios bem simples, cadastrando o ip e o mac do meu cliente. Sendo que meu link entra na placa ja roteado, com ip fixo, então o mk não precisa fazer nenhuma discagem pppoe pra provedor. Eu quero que quando meu cliente for acessar internet em sua casa, o servidor lhe peça um usuario e senha q sera atribuido ao ip e mac que eu cadastrei no mk. Ja estou usando aqui o brazilfw, o sistema de cadastramento de usuario é bem simples, mas esta deixando a desejar em segurança. Olhando os manuais que encontrei na internet cheguei ao ponto de q o mk ja esta navegando, pois esta pingando certinho nos sites. mas dai em diante não sei mais o que fazer, pois os manuais dessa parte em diante pulam para amarar ip ao mac, mas não explicam bem. É muito simples o que quero, ja fiz ele pingar, agora quero navegar no meu pc recebendo internet dele. e fazer o cadastro de meus clientes. Por favor me ajudem!
    Siga o link abaixo:
    How to secure a network using ARP - MikroTik Wiki

    Lá mostra como fazer no Winbox tanto o cadastro de IP e MAC quanto configurar o Mikrotik para só falar com quem está no cadastro.

    Isso não agrega porém senha ao acesso... para pedir senha, você vai precisar do recurso Hotspot, que depende de licença do Mikrotik.

    A parte básica da configuração está aqui:
    How to make a HotSpot gateway - MikroTik Wiki

    Veja que onde lá diz para ligar o DHCP não se aplica ao seu caso já que você quer controlar também IP/MAC. Então você mantém o já feito no passo anterior, não ativa DHCP e além da amarração IP/MAC pede usuário/senha numa página de login.

  3. #3

    Padrão

    Muito Obrigado Rubensk! Vou dar uma pelejada aqui, qualquer coisa retorno aqui no under!
    Valeu pelas dicas!

  4. #4

    Padrão

    Quer dizer que essa configuração de ARP é onde eu vou cadastrar os ips e os mac das placas de meus clientes? Amarralos?
    Eu achava que ali eu tinha que cadastrar somente os ips e macs do servidor.
    Se um cliente tiver com um radio modo cliente, deve ser feito o cadastro do radio ou só da placa de rede? Os aps que vão transmitir o sinal precisa adcionar aí?
    Me dá uma dica aí, derepente eu to fazendo tudo errado!
    Olhei esses links q vc me passou, mas e depois, qual caminho devo seguir?
    Obrigado!

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por bhyll Ver Post
    Quer dizer que essa configuração de ARP é onde eu vou cadastrar os ips e os mac das placas de meus clientes? Amarralos?
    Eu achava que ali eu tinha que cadastrar somente os ips e macs do servidor.
    Se um cliente tiver com um radio modo cliente, deve ser feito o cadastro do radio ou só da placa de rede? Os aps que vão transmitir o sinal precisa adcionar aí?
    Se a remota estiver em modo WDS-Station, tem que colocar o MAC do rádio e o MAC da placa de rede do cliente. Se não estiver em WDS, o único MAC que vai aparecer é o do rádio.

    Você precisa adicionar os IPs dos APs para você poder acessá-los e gerenciá-los.

    Citação Postado originalmente por bhyll Ver Post
    Olhei esses links q vc me passou, mas e depois, qual caminho devo seguir?
    Depois os clientes já vão estar funcionando...

  6. #6

    Padrão

    Aqui:
    Código :
    http://wiki.mikrotik.com/wiki