Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Super Enlace - 450KM

    Boa Noite a todos!!!

    É a primeira vez que posto aqui neste fórum, e queria saber de vcs, se alguém aqui,
    já trabalhou com rádios licenciados da Ceragon ou Siae (ou qualquer outro na faixa de 7GHZ)?
    Estamos montando uma super malha sem fio, em três estados, MG,RJ e ES, com intuito de prover
    link tanto no atacado e no varejo. Serão atentidos em torno de 150 cidades, e esse projeto, já tem quase 2 anos de estudos, e já estamos em fase de implementação.
    Já estamos conversando com vários fabricantes de equipamentos, dentre eles, os citados acima(Ceragon, Siae) Motorola, Tranzeo, Radwin, Trango, Redline, Cielo, Harris Stratex e DragonWaves.
    Como estamos trabalhando com licença frequênciada, queria saber:

    -Se alguém tem ou teve dificuldades em implementar algum enlace com esses tipos de equipamentos?(Lembrando que usarei antenas do tipo "Dome", das marcas Andrew, RFS ou Gabriel)

    -Se no caso dos rádios da Ceragon, alguém já fez algum enlace em torno de 60km a 80km, e qual o throghput médio ou máximo alcansável?

    - Alguém saberia me dizer algum preço aproximado desse enlace com produtos da Ceragon (todos os outros fornecedores nós já cotamos os preços, mas esse povo da Ceragon, é dificil demais deles responder a gte, noooosso Deus);

    Sugestões de outros equipamentos e soluções, nesta faixa de frequência, são sempre bem vindo!!!

    Abraço a todos!!!!

  2. #2

    Thumbs up Depende da Viabilidade

    Boa noite Amigo


    sera um progeto muito grande vc faz parte de lgum grupo de provedores pois para fazer uma malha desse tamanho tera um gasto muito alto

    mais vamos la para vc fazer PtP nessa distancias com radios profissionais de frequencias licenciadas não se preucupe pois quando vc compra os radios vc tambem compra as mão de obra da estalação vc so tem que passar as cordenadas para a empressa ve qual tipo de radio fica melhor para função que vc quer na distancia e capacidade de banda isso depende de quanto vc quer passar ja que vc ta pensando em usar esses radios vc deve ta querendo passar em torno de 150Mbs porque se não ate 20Mbs em modo half vc consegue 20 Mbs com mikrotik e antenas certas mais vc tem que ter vizada limpa e acessos a altos de moros em pontos que as seja de facil acesso para montar as estruturas.

    tenho um amigo que tem um PtP de 76Km e ele consegue 24 Mbps em Half com XR5

    tambem tem uma turma aqui perto onde eu moro que estão fazendo um elance de 120 Km com mikrotik eles falaram que ja tinha feito a 1 parte e tava bem satifatoria

    e agora tambem ta chegando os Cartoes N vc pode temtar fazer ums teste com eles ja tem jente aqui no forun testando eles promente uma velocidade muito boa ate 300Mbs ja que vc ta disposto a gastar nesse seu projeto eu acho que vale apena vc testar esses cartoes N mais depende da sua intenção para esse Super Elance .

  3. #3

    Padrão

    Amigo,
    dependendo do tanto de money$ , concerteza o melhor seria de Dragonwave,
    pois eles são os que garantem a maior taxa de througput,
    a Unitelco , usa rádios de 10,5Ghz e fecha enlaces menores e passam 300Mbps (depende do enlace)

    porém a Ceragon é a mais indicada para 60kms , pois tem os rádios HP.
    acredito que em grade quantidade você consegui algo melhor, mas o Par de rádios instalados da ceragon sai em media 40 mil DOLAR.

    os da Dragonwave acredito que no maximo 30km, porém, até 1.5Gbits.

    porém o seu projeto por ser grande tem qeu ser com contrato e etc, para ter uma garantia melhor do serviço.

  4. #4

    Padrão

    Na realidade, desenvolvemos projetos e infra-estrutura para provedores, e todo esse projeto, é baseado em estudos de campo e análise de viabilidade técnica nessas regiões que vamos atuar.
    Nesse projeto em específico, estamos trabalhando em parceria com o pessoal da Unotel.
    Esse enlace inicialmente, dependendo do tipo de tecnologia do rádio, usaremos PDH ou SDH, e estamos prevendo se for PDH, em torno de 200MB full, e SDH 155MB/STM1.
    Mas a mesma estrutura já tem projeto de redundância, e expansão, para 400MB ou 622MB(STM4) no caso se for SDH.

    Atenciosamente

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por yondaime Ver Post
    Amigo,
    dependendo do tanto de money$ , concerteza o melhor seria de Dragonwave,
    pois eles são os que garantem a maior taxa de througput,
    a Unitelco , usa rádios de 10,5Ghz e fecha enlaces menores e passam 300Mbps (depende do enlace)

    porém a Ceragon é a mais indicada para 60kms , pois tem os rádios HP.
    acredito que em grade quantidade você consegui algo melhor, mas o Par de rádios instalados da ceragon sai em media 40 mil DOLAR.

    os da Dragonwave acredito que no maximo 30km, porém, até 1.5Gbits.

    porém o seu projeto por ser grande tem qeu ser com contrato e etc, para ter uma garantia melhor do serviço.
    US$: 40.000 = nível de telecom grande. eguas....

  6. #6

    Padrão

    Se fosse vc estudaria melhor a disponibilidade de fibra nestas regiões da eletronet e outros.

    Pois uma fibra apagada, competiria com estes preços, ainda mais na localidades que vc citou.

    As vezes a UNOTEL, possa ter alguma disponiilidade de fibra, vc entra com os multiplexadores nas localidades e os dois saem ganhando. (Não conheço a UNOTEL, e não sei de faria este tipo de negocio. Estou citando eles, pois vejo que eles tem bastante fibras pelos comentarios no forum e se tiver ocioso, atualmente ninguem vai querer perder dinheiro)

  7. #7

    Padrão

    Seguinte, estive olhando com o pessoal da Ceragon, realmente esses enlaces se for utilizado rádios da família FiberAir1500 linha HP, sairia em torno de U$ 40K, já a linha Fiber1500 linha P, em torno de U$ 33k. Só que a vantagem, que esses equipamentos tem uma alcance muito grande, e um througput bem alto, e, consequentemente, menos gastos com torres e antenas de alto ganho e fidelidade.
    Já os enlaces com os rádios da Siae, são mais baratos, porém, tem um alcance menor, o que aumenta o custo do projeto.
    Estamos analisando e mais notícias eu detalho aqui.

    Atenciosamente

  8. #8

    Padrão Enlaces longos

    Fosfos, temos um enlace 75KM -- 150 Megas, HP - Ceragon. Rodando redondo. Dentro de alguns mes vamos levar 250KM em 3 enlaces. Um deles com 100KM. Estamos só preparando as torres. Postarei depois que estiver pronto.

  9. #9

    Padrão Duvida!!!

    Israelneto, eu já li sobre esse post que vc tem aqui no fórum, sobre esse enlace que vc trabalhou nele, e queria saber qual foi o diâmetro das antenas, se foi de 1,2m ou 1,8m, e qual fabricante?
    E sobre a latência, desses rádios em campo, instalado e funcionando?
    Vc sabe qual a sensibilidade de recepcao?
    E o que está rodando nesse enlace? Voz, dados ou Triple Play?
    Vc disse,que tb tem esse outro enlace de 100km, qual o througput que vcs estão prevendo e quais antenas vcs utilizarão?

    Abraço

  10. #10

    Padrão

    No enlace de 75KM são: 1 antena 1.20 + 1 antena de 1.8, sinal -47 (projeto era pra ser 2 X 1.80 mas um dos lados não iria suportar e 200 Megas. Mas 200 Megas o rádio tira 2dbm por lado - coisa de modulação dele). Quando a chuva é brava mesmo, o sinal dá uma boa caida, mas o rádio tem ACM (modulação adaptativa) e cai conforme o nível de sinal. Latencia é de <1ms, sem trafego. Não consigo determinar ao certo a latencia pois não testei ponta a ponta e como está dentro de nossa rede, passa por vários roteamentos. Mas posso te falar que 2ms não passa, com >100 Mbps de utilização.
    O enlace de 100KM projetamos antenas de 2.4 de um lado e 1.8 do outro, com rádios HP e queremos tirar 200 Megas dele. Se o nível de sinal não foi suficiente (em campo testado) vamos deixar com 150 Megas (daí ele ganhará 2dbm por lado).

    ADD: Antenas RFS. E só passamos Dados (Internet) e um pouco de voz (mas não vendemos voz, clientes usam VONO, etccc).

  11. #11

    Padrão

    como disse, os rádios ceragon são so melhores para longo alcance,
    porém, vale a pena dar uma conferida nos DragonWave.
    a siemens tambem deve ter desses rádios, particulamente eu ainda não sei qual a Oi/BRT usa, pois os que vejo são os da Digitel com portas de 2mbps.

  12. #12

    Padrão DragonWave

    Esse DragonWave, quem vende ? Tem contato deles ?

  13. #13

    Padrão

    in .br , eu não faço a menor ideia de quem vende,
    porém se você entrar em contato com eles por email, via DragonWave Inc.
    concerteza eles irão te retornar o email [atendimento on-line funciona muito bem nos eua.]

    no site deles tem o: Products - Horizon - DragonWave Inc.
    funciona de 6ghz, concerteza deve fechar os 80kms.. e eles dizem ser 800mbp's FULL DUPLEX :}
    • 6-38 GHz Frequency Support
    • 800 Mbps full duplex capacity
    • IP optimized GigE platform
    • Integrated RF Loopback
    • 100ms Adaptive Modulation
    • 100ms Ring/Mesh Switching
    • "Zero-footprint", hardened out-door-unit

  14. #14

    Padrão

    Seguinte, galera!!!

    Conversando com o pessoal da Ceragon, eles me disseram que esses rádios da DragonWave não são homologados aqui no Brasil ainda.
    Alguém saberia responder se isso é verdade?
    Se vendem, quem comercializa eles aqui no Brasil?

    Atenciosamente

  15. #15

    Padrão

    Esse projeto tem como ampliar para o Oeste Baiano?

  16. #16

    Padrão

    Boa Noite, a todos!!!

    Na realidade "lessa", a primeira fase desse projeto, visa a atender cerca de 150 cidades aqui em MG,ES e RJ. A segunda etapa desse projeto, tem sim já nos estudos, atender a Bahia e dentre outros, mais municipios em Minas e Norte do ES. Depois vc me passa as suas coordenadas, e de qto vc precisa de link.

    Atenciosamente

  17. #17

    Padrão

    fosfos , você é de qual cidade por aqui?

  18. #18

    Padrão

    Yondaime, somos de Ipatinga/MG

    Abraços

  19. #19

    Padrão

    Hum.. sempre compro na ceitel aí..
    qual empresa?
    vai usar torres de alguem?
    pra chegar no ES você vai passar com enlace onde ja tenho POP aberto!!

  20. #20

    Padrão

    Vamos utilizar torres próprias.
    Em qual cidade vc se encontra?