+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Antena grade 25dbi x distância

    Olá pessoal , desde já agradeço todos que puderem me ajudar !

    é o seguinte , minha internet é velox. levo minha net pra um aprouter wr254e que distribui pra meus clientes ( 2 apenas,mas estou tentando propagar ) através de uma omni hiperlink, mas estou muito desanimado porque o alcance nao esta sendo o que eu esperava , nao esta chegando nem a 2 km. Entao me aconselharam que eu deveria colocar + 4 antenas de grade 25dbi , cada uma com um ap e dai eu chegaria mais longe. O que vcs acham, vale a pena o investimento ? Quantos km eu chego com essas antenas ? E onde devo colocar essas antenas, são em torres ? onde posso comprar já prontas ?

    Desculpe tantas perguntas mas é que to perdidâo , abraços galera !!!!

  2. #2

    Padrão

    sua antena omini esta num ponto de boa visada ?? a ideia das antenas de 25 Db e boa, eu ja fiz um enlace de 22 km em 2.4 e ficou passando 2 MB.
    .

  3. #3

    Padrão

    tá em boa visada sim. teria que usar as 4 mesmo , alcançaria um enlace de 360º ? abraços !!!

  4. #4

    Padrão

    Com 4 de grade 25Db vc nao consegue 360° nao, a sua soluçao e colocar paineis, e um pouco caro mas no fim das contas vc vai trabalhar um bom tempo sem ter dor de cabeça.

  5. #5

    Padrão

    4 grades não fecha 360° nunca.

    Faz o seguinte, usa 2 rádios, o 1° onde tá a Internet certo, coloca ele como WDS com a grade de 25dB, o 2° rádio vc coloca como AP+WDS, coloca um divisor onde na ponta do meio vc liga o AP e nas outras pontas vc liga uma antena de grade e a omni. Fiz aqui e ficou muito bom.

    Lembre-se de usar sempre 63mW de potencia nesses APs.

  6. #6

    Padrão

    tudo bem mas do jeito que vc ta falando usaria apenas 2 digamos que seja uma para o norte e outra pra o sul mas como mandaria net pra o clientes do leste e oeste ?

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por saroberio Ver Post
    tudo bem mas do jeito que vc ta falando usaria apenas 2 digamos que seja uma para o norte e outra pra o sul mas como mandaria net pra o clientes do leste e oeste ?
    Ah agora entendi.. vc ta usando um AP e omni pra enviar o sinal.

    Faz o seguinte, usa o AP em 63mW e um cabo LMR400 pra ligar o AP a omni, pode ser de 2 ou 3 metros, compra ele montado liga lá que deve melhorar muito. E o alcance da omni é esse mesmo, fica bom até 2~3km só, acima disso é bom vc usar setoriais de 17db horizontal.
    Última edição por lipeiori; 29-07-2009 às 15:30.

  8. #8

    Padrão

    desculpe a minha ignorancia, mas veja : ja tenho uma omni e nao ta chegando muito longe, por isso quero colocar essas grades, gostaria de chegar longe usando as grades ja que as setoriais sao muito caras , pelo menos pra os poucos clientes que tenho.

  9. #9

    Padrão

    Então usa as setorias da Aquario de 60°, acho que ta uns 50-60 reais em média.

    Grade tem abertura de 18-20° só, vai ficar ruim.

  10. #10

    Padrão

    pra dar os 360º entao teria que usar 6 setoriais da aquarios de 60º ? E o que vc acha do projeto inicial de usar 4 antenas grade de 25dbi , quantos km + ou - eu alcançaria ?

  11. #11

    Padrão

    Pode ser 4 ou 5 setoriais só.

    Com grade vc vai ter longo alcance, mas a cobertura do sinal vai ficar ruim.

  12. #12

    Padrão

    Amigo,

    Pra usar as grades e cobrir 360 graus vai precisar de 18 delas.

    Panelinha da aquario vai usar 6.

    Agora um conselho: Cuidado com a anatel, use tudo homologado para evitar um problema maior caso eles te encontrem.

    Abraço

  13. #13

    Padrão

    obg a todos , mas quanto custa essa panelinha da aquarios ? É a de 60º ? Preciso por 1 ap em cada 1 delas nao é ?

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por saroberio Ver Post
    obg a todos , mas quanto custa essa panelinha da aquarios ? É a de 60º ? Preciso por 1 ap em cada 1 delas nao é ?

    Amigo, vc vai gastar 6 antenas dessas e 6 aps para cobrir 360°, custo alto, aqui custa 55 reais cada antena painel redonda de 60° e 150 cada AP ou seja 1230 reais, seria melhor comprar 4 paineis da aquario de 90° custa aqui em salvador 220 cada, e 4 APs dando num total de 1480 reais, um pouco mais caro porem mateial especifico pro q quer, na minha humilde opnião, use um PC-AP, melhor q esses APezinhos q tem por aí...

  15. #15

    Padrão

    muito obg, mas vc ja usou desses paineis setorial ? è que algumas pessoas em outros tópicos estao falando mal , já outros falam bem...fico numa dúvida !

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por saroberio Ver Post
    muito obg, mas vc ja usou desses paineis setorial ? è que algumas pessoas em outros tópicos estao falando mal , já outros falam bem...fico numa dúvida !
    Conheço quem usa, até o momento ta satisfazendo, claro q ñ é igual a uma hyperlink, uma ideal, e etc, mas muito boas.

  17. #17

    Padrão

    use potencia baixa, compre uma omni de uns 15dbi homologada, um rádio descente ( zinwel g220, ovislink airlive, nanostation, aprouter, aquario..) e pronto. antena direcional de grade tem um angulo muito limitado, é só para uso em casa de clientes ou em ponto-a-ponto. leia um pouco sobre equipamentos de transmissão wifi, e sobre antenas, ajuda muito. abraço.