Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Juniin Ver Post
    Acho que essa foi a informaçao mais convicente que ja li sobre:
    APENAS UM CLIENTE com sinal ruim influenciar em toda rede .
    Sempre desconfiei dessa questao, mas agora ficou didático!

    O que parece , pela informaçao do sergio, é que nao é ,necessariamente o sinal
    abaixo de determinado nivel que é prejudicial , mas , principalmente o cliente ta
    conectado menos que a capacidade do cartao .. Menos de 11mbps ,por exemplo.
    Será que entendi corretamente??


    Obrigado pela informaçao
    Normalmente quando um cliente com sinal "ruim" está conectado "conversa" com o AP nas taxas menores de banda (1 ou 2 mbps) e acaba prejudicando a performance do AP.

    Desta forma é determinante manter um bom nível de sinal, com pequenas variações entre os "piores" e os "melhores" sinais (esse é o tal de lençol magnético que o Gilvan Enriconi tanto prega nas suas parábolas) para evitar saturação no AP. Da mesma forma é importante avaliar parâmetros como Overall CCQ e ACK timeout.

    Enfim, são N fatotes a observar e manter em uma célula wifi para o bom funcionamento da mesma e atendimento de mais clientes com qualidade.
    Última edição por sergio; 02-08-2009 às 18:34.

  2. #22

  3. #23

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Normalmente quando um cliente com sinal "ruim" está conectado, normalmente, "conversa" com o AP nas taxas menores de banda (1 ou 2 mbps) e acaba prejudicando a performance do AP.

    Desta forma é determinante manter um bom nível de sinal, com pequenas variações entre os "piores" e os "melhores" sinais (esse é o tal de lençol magnético que o Gilvan Enriconi tanto prega nas suas parábolas) para evitar saturação no AP. Da mesma forma é importante avaliar parâmetros como Overall CCQ e ACK timeout.

    Enfim, são N fatotes a observar e manter em uma célula wifi para o bom funcionamento da mesma e atendimento de mais clientes com qualidade.
    Quanto você considera normal uma placa aguentar de trafego? Levando em consideração aproximadamente 30 clientes simultaneos em B 11Mb.


    Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento!!!

  4. #24

    Padrão

    Perfeito!
    Faz quatro meses que conheci esse forum e hoje faz parte do meu dia-dia.
    Vi cara muito fera dizendo que "outdoor sempre usar preamblo long" , entao coloquei
    todos os cartoes em long .
    acebei de mudar um dos meus cartoes pra short(00:20h) , aumentou o throughput realmente.
    ficam agumas perguntas:
    Melhora a navegaçao ?
    todas as placas suportam short?
    isso aumenta o processamento do cartao ? ( lembre-se que é pergunta de iniciante)
    o correto é usar short nos cartoes , mesmo outdoor?
    Obrigado
    sds

  5. #25
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lgiudice Ver Post
    Quanto você considera normal uma placa aguentar de trafego? Levando em consideração aproximadamente 30 clientes simultaneos em B 11Mb.


    Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento!!!
    Olha só, o valor nominal de 802.11b são 11 mbps, ou seja, o pico. Normalmente o overhead da comunicação wifi consome 30%~35% dessa banda, restam então em torno de 7 mbps para a comunicação de fato. Comunicações utilizando o protocolo UDP consegue extrair o máximo esses 7 mbps, já o TCP o máximo que conseguiremos serão em torno de 6 mbps.

    Em ambientes externos, caso de provedores e empresas que utilizam estes enlaces, essas taxas não se refletem fielmente, pois devemos considerar vários fatores (reflexão, difração, sobreposição de frequências, entre outros) bem mais acentuados que num ambiente fechado, onde um fator determinante é o tempo que a comunicação gasta para se concretizar (é coisa de ms, mas qualquer variação como 10ms~50ms é muito significante e quanto mais longe mais tempo se gasta) e a repetição de pacotes (por isso overall CCQ e ack são dados importantes a levar-se em conta).

    Com base nestes dados, em ambiente externo, normalmente uma célula multiponto dentro dos padrões ideais, consegue-se algo em torno de 4 mbps.

  6. #26
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Juniin Ver Post
    Perfeito!
    Faz quatro meses que conheci esse forum e hoje faz parte do meu dia-dia.
    Vi cara muito fera dizendo que "outdoor sempre usar preamblo long" , entao coloquei
    todos os cartoes em long .
    acebei de mudar um dos meus cartoes pra short(00:20h) , aumentou o throughput realmente.
    Isso acontece, com frequencia, às vezes ficamos bitolados a conceitos que, no passar do tempo, acabam se tornando ultrapassados. Eu trabalho com um cidadão (Maia Mikrotik Brasil/MD Brasil) que entende muito bem dessa área e está sempre estudando, e é muito prático nestas questões sem ficar teorizando demais (masturbação mental), tentando sempre extrair as melhores soluções dentro do que temos disponível para aplicações diárias da tecnologia e com isto sempre aprende-se algo.

    Citação Postado originalmente por Juniin Ver Post
    ficam agumas perguntas:
    Melhora a navegaçao ?
    Nem sempre, pois este throughput não está relacionado diretamente às conexões cliente servidor via TCP IP e sim à comunicação em camada 2 com o AP e o cliente, mas tenha certeza que isto melhora a performance geral da rede uma vez que menos tempo será dispendido na "conversa" entre AP / cliente e menos perdas/repetição de pacotes (nesta camada) ocorrerão.

    Citação Postado originalmente por Juniin Ver Post
    todas as placas suportam short?
    Não, as mais antigas não suportam.

    Citação Postado originalmente por Juniin Ver Post
    isso aumenta o processamento do cartao ? ( lembre-se que é pergunta de iniciante)
    Não, pelo contrário, tende a diminuir.

    Citação Postado originalmente por Juniin Ver Post
    o correto é usar short nos cartoes , mesmo outdoor?
    Obrigado
    sds
    Sim, em qualquer situação.

  7. #27

    Padrão

    Sim, em qualquer situação.[/QUOTE]

    Voltando apenas para agradecer: valeu!!

    Abraços

  8. #28

    Padrão

    Pessoal, sei que a história conta sempre que "cada caso é um caso".. mas das informações postadas aqui, será que dá para condensar assim:

    - usar modo 2.4Ghz B
    - pereamble short
    - Data Rates configured 11Mb
    - Tx Power 17db
    - cliente coom sinal de no máximo -75?

    Essa seria uma boa situação?

    Obrigado desde já!
    Abs

  9. #29

    Padrão

    Opa Ricardo,

    Sou iniciante em rb mas fiz um teste , depois que vi
    o comentario do Sergio , mudei um dos cartoes para short e
    melhorou . Antes tava usando long preamble em todos os cartoes.
    Uma das informaçoes que mais me fez mudar ,foi que se usava long por conta
    dos aps que nao suportavam short ... isso me fez pensar que se a comunicaçao é
    mais rapida (no short) entao toda rede com aps mais novos -que suportam short -
    deve "casar melhor"
    foi o que entendi nos comentarios citados aqui.

    obs.: Uso a mesma configuraçao que a sua :

    - 2.4Ghz B
    - pereamble short
    - Data Rates configured 11Mb
    - Tx Power 17db

    abraços

  10. #30

    Padrão Acompanhando o sucesso.....

    Citação Postado originalmente por Juniin Ver Post
    Opa Ricardo,

    Sou iniciante em rb mas fiz um teste , depois que vi
    o comentario do Sergio , mudei um dos cartoes para short e
    melhorou . Antes tava usando long preamble em todos os cartoes.
    Uma das informaçoes que mais me fez mudar ,foi que se usava long por conta
    dos aps que nao suportavam short ... isso me fez pensar que se a comunicaçao é
    mais rapida (no short) entao toda rede com aps mais novos -que suportam short -
    deve "casar melhor"
    foi o que entendi nos comentarios citados aqui.

    obs.: Uso a mesma configuraçao que a sua :

    - 2.4Ghz B
    - pereamble short
    - Data Rates configured 11Mb
    - Tx Power 17db

    abraços
    Olá, tenho 3 torres de repetição cada uma com rb433 em ap bridge controlando apenas a conexão por mac e cada cartão tenho mais ou menos 35 clientes, entre esses clientes existem alguns com ap´s e outros com placas, o sinal fica nessa media de -69, trabalho hoje em 2,4 b/g, data rates em default e advanced em both............minha dúvida é a seguinte:
    Posso simplesmente mudar para a configuração indicada pelos amigos ?
    Os ap´s se conectaram automaticamente ? Levando em consideração que o sinal está dentro do suportado?

    (Obs.: estou mudando minha rede no momento....Em cada torre o cliente se conectará com uma classe de ip, logo que conseguir mudar todos os ip´s dos clientes vou fazer o nat nas rb´s para que o cliente que se conecta na ponta da rede não precise trafegar pela rede inteira pra buscar gateway, por enquanto esses nat´s estaum dentro do servidor).

  11. #31

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ricardofjayme Ver Post
    Pessoal, sei que a história conta sempre que "cada caso é um caso".. mas das informações postadas aqui, será que dá para condensar assim:

    - usar modo 2.4Ghz B
    - pereamble short
    - Data Rates configured 11Mb
    - Tx Power 17db
    - cliente coom sinal de no máximo -75?

    Essa seria uma boa situação?

    Obrigado desde já!
    Abs

    Amigos,
    Minha configuração já era essa com exceção do short.. arrisquei mudar aqui essa noite, os aps que estavam setados em long se conectaram mesmo com o Mk em short.. aí acessei os aps e mudei para short e no data rates dos aps fixed 11Mb.. agora o dia tá começando..rs.. vamos ver se acontece algum problema de compatibilidade.. aí posto aqui!

  12. #32

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Luspmais Ver Post
    Olá, tenho 3 torres de repetição cada uma com rb433 em ap bridge controlando apenas a conexão por mac e cada cartão tenho mais ou menos 35 clientes, entre esses clientes existem alguns com ap´s e outros com placas, o sinal fica nessa media de -69, trabalho hoje em 2,4 b/g, data rates em default e advanced em both............minha dúvida é a seguinte:
    Posso simplesmente mudar para a configuração indicada pelos amigos ?
    Os ap´s se conectaram automaticamente ? Levando em consideração que o sinal está dentro do suportado?
    Nao poderia indicar ate porque sou iniciante tambem , mas pelo explicado pelo sergio,
    nao tem a ver com a situaçao usar ou nao short , mas sim porque seria o mais indicado
    numa rede ONDE TODAS AS PLACAS SUPORTAM PREAMBLE SHORT,isto é, se todos os APs e
    placas de sua rede suportam entao deve usar .
    Fica assim : suporta short ? deve-se usar . Pelas aulas do Sergio e pelo que entendi?!

    Obs.: Mudei os aps da rede para short e conectaram mesmo meu cartao tando em long.

    abs
    Última edição por sergio; 05-08-2009 às 22:19.

  13. #33

    Thumbs up Tbm estou testando aki.....

    Bom galera, depois dessas dicas precisosas, umas verdadeira aula de wireless estou mudando minha rede......
    Logo postarei os resultados.......Obrigado a todos !!!!

  14. #34
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    ragmania, se você editar seu post e colocar tudo em minúsculas eu até arrisco a dar uns palpites.

    hehehe

  15. #35

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    ragmania, se você editar seu post e colocar tudo em minúsculas eu até arrisco a dar uns palpites.

    hehehe
    tsssss.. roger !! afirmative...

    até cansa de ler.

  16. #36

    Padrão

    eu acho assim deixe o mk tudo em default potencia de 18dbm data rates default e um canal distante dos piratas deixe seus clientes com sinal abaixo de -70 e coloque no maximo 40 negos simultaneos e voce sera feliz

    Sds
    Última edição por powernetscm; 06-08-2009 às 00:03.

  17. #37

    Padrão Teste

    Oi pessoal,

    Acabei de testar aqui a configuração do preamble.

    Antes usava o preamble no padrão "both" mas agora coloquei ele em short.
    Eu moro a uns 2km de minha torre e meu sinal nao é dos melhores. Minha velocidade máxima nao passava dos 150kbps (mesmo se eu liberasse as queues). Meu CCQ sempre era muito baixo, e ficava em uns 15%40%, oscilando muito.

    Alterei o preamble aqui (tanto no MK quanto em meu ap) e meu ccq tá sempre acima de 70% e a velocidade que eu setar lá no mikrotik chega aqui em casa.
    Enfim, meulhorou muito sem eu ter nem me levantado da cadeira. =)

  18. #38

    Padrão

    Ei Serjao tu ehs o cara!(no bom sentido)

    Hoje tenho clientes com sina -78

    Quando eu setar em shot os caras vai cair ? a net deles ficarao uma lesma ate que eu "acerte" o sinal ???

  19. #39

    Thumbs up agradescimento

    boa Sergio, minha rede ta exatamente com este PS,outro dia eu dei uma olhadinha no AP se eu ñ me engano em registrarão na aba wireless, tem clientes conectados á 1mb e 2mb e minha rede ta igual o do amigo aí a noitinha o bixo rola solto tenho 3mb full para 100 clientes e não ta rolando direito isso pra tirar duvidas to colocando uma Rb 600 com mais um cartão r52 de 100mw mesmo pra balancear esses clientes e tentar colocar geral com pelo menos 70 de sinal já da uma aliviada,obriga dão á Sergio é a todos que postão no fórum se ñ fosse esse fórum muita gente dura sem dim. dim. como eu ,estaria enrolada pra safar umas questões como está ,este fórum está de parabéns estou muito satisfeito e feliz de fazer parte desta família under-linux.

  20. #40

    Talking valeu

    obrigado pela dica sergio,convivendo e apredendo a usar o fórum.