Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #41
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mdcsp Ver Post
    Ei Serjao tu ehs o cara!(no bom sentido)

    Hoje tenho clientes com sina -78

    Quando eu setar em shot os caras vai cair ? a net deles ficarao uma lesma ate que eu "acerte" o sinal ???
    Arruma estes clientes... primeria coisa.

    Só para de funcionar se os clientes não aceitarem este modo. Agora uma rede fica uma "lesma" por outros motivos, não por conta do SP. Dê uma lida de novo nas mensagens que tem mais dicas.

  2. #42
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ragmania Ver Post
    boa Sergio, minha rede ta exatamente com este PS,outro dia eu dei uma olhadinha no AP se eu ñ me engano em registrarão na aba wireless, tem clientes conectados á 1mb e 2mb
    O SP não depende/influencia a banda que o AP negocia com os clientes. Isso você deve "travar" nos clientes e no AP. Normalmente quem faz a banda variar são firmwares "mal escritos" ou problemas no equipamento mesmo, pois essas taxas ocorrem mesmo quando toda a instalação está perfeita.

    Citação Postado originalmente por ragmania Ver Post
    e minha rede ta igual o do amigo aí a noitinha o bixo rola solto tenho 3mb full para 100 clientes e não ta rolando direito isso pra tirar duvidas to colocando uma Rb 600 com mais um cartão r52 de 100mw mesmo pra balancear esses clientes
    Isso sim pode melhorar, pois uma carga excessiva no AP pode levá-lo a saturação, principalmente se nesta rede possui clientes com softwares que tentam monopolizar a transmissão (malwares em geral fazem isso).

    Citação Postado originalmente por ragmania Ver Post
    e tentar colocar geral com pelo menos 70 de sinal já da uma aliviada,obriga dão á Sergio é a todos que postão no fórum se ñ fosse esse fórum muita gente dura sem dim. dim. como eu ,estaria enrolada pra safar umas questões como está ,este fórum está de parabéns estou muito satisfeito e feliz de fazer parte desta família under-linux.
    Sim, a idéia é essa, contribuir para que quem deseja prestar serviços, o faça com responsabilidade e conhecimento, respeitando aos demais.

  3. #43
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ragmania Ver Post
    obrigado pela dica sergio,convivendo e apredendo a usar o fórum.
    Eu sou chato pra caramba com esse negócio de organização do portal... muitos acham que faço isso porque sou moderador e estou aqui apenas para "zoar" com os outros, que sou arrogante, que sou isso ou aquilo...

    Mas veja só, se conseguirmos organizar os fóruns, a informação ficará coesa e muito simples de ser encontrada, evitando repetições e cumprindo o papel de levar o conhecimento a todos.

    Se todos entendessem, como você entendeu, as coisas fluiriam bem melhor e mais pessoas estariam contribuindo com o portal.

  4. #44

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Eu sou chato pra caramba com esse negócio de organização do portal... muitos acham que faço isso porque sou moderador e estou aqui apenas para "zoar" com os outros, que sou arrogante, que sou isso ou aquilo...

    Mas veja só, se conseguirmos organizar os fóruns, a informação ficará coesa e muito simples de ser encontrada, evitando repetições e cumprindo o papel de levar o conhecimento a todos.

    Se todos entendessem, como você entendeu, as coisas fluiriam bem melhor e mais pessoas estariam contribuindo com o portal.
    o Sergio pega no pe mesmo com esse negocio de organizaçao, mas geralmente ele ajuda muito mais doq pega no pé hehehe... pode continuar sendo "chato" nao tem prob nao, mas soh se continuar ajudando como sempre faz... brincadeiras a parte, obrigado por esclarecer pra gente esse assunto. abs

  5. #45
    Não Registrado
    Visitante

    Padrão

    Em primeiro lugar, muito obrigado pelas dicas Sergio, voce tem ajudado e muito todos nós do fórum, (simples mortais)

    Alterei em apenas 2 celulas da minha rede , as configurações citadas de:
    short preamble
    data rates

    nos 4 aps mikrotiks ( rb433ah com cartao r52h ) o troughphut passou de 1.5Mb para 3.5Mb aproximadamente.

    tenho uma media de 50 clientes conectados simultaneamente em cada cartao e já senti muita diferença com isso.

    apesar de eu mudar o cartao para short preamble e os aps dos clientes ainda estarem com long preamble, os mesmo se conectaram normalmente,

    Queria saber se isso pode influenciar em algo, ou se posso deixar assim até alterar todos os clientes?


    Valeu Sergio.

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    hummmm... não é assim que funciona. Se 1 cliente estiver a 1 mbps o AP negociará com o mesmo a 1 mbps e com os outros a taxa que os mesmos suportam (2/5.5/11 mbps). Vamos imaginar o seguinte:

    10 clientes, 9 a 11 mbps e apenas 1 cliente a 1 mbps. O AP levará um tempo N para "conversar" com os 9 e um tempo N*11 para "conversar" com o cliente a 1 mbps. Ou seja, esse cliente representa, em função do tempo gasto na "conversa" 11 clientes a 11 mbps. Sua célula não tem mais 10 clientes e sim 20, em questão de tempo de negociação AP/Cliente e isto é muita coisa.

  6. #46
    Mikrotiando..
    Ingresso
    Sep 2007
    Localização
    São Paulo
    Posts
    326
    Posts de Blog
    2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Isso acontece, com frequencia, às vezes ficamos bitolados a conceitos que, no passar do tempo, acabam se tornando ultrapassados. Eu trabalho com um cidadão (Maia Mikrotik Brasil/MD Brasil) que entende muito bem dessa área e está sempre estudando, e é muito prático nestas questões sem ficar teorizando demais (masturbação mental), tentando sempre extrair as melhores soluções dentro do que temos disponível para aplicações diárias da tecnologia e com isto sempre aprende-se algo.
    E ai Sergio, fiquei sabendo ontem que vocês estavam em SP, mas fui para o interior fazer um serviço, e não consegui chegar a tempo pra ir até vocês..
    Pro pessoal que ainda não fizeram o curso, eu aconselho fazer, tem muitas coisas (detalhes), que aprendemos no curso que faz muita diferença na nossa rede, (como o ensinamento do Sergio nesse post).
    Fiz o curso pela MDBrasil, e valeu cada centavo..
    Abraços Sergio até o MUM.

  7. #47

    Padrão

    Passei aos meus técnicos como eles devem conectar um cliente na rede, vai desde a instalação ao preenchimento do contrato com o mesmo. Meus cartões estão todos fixados á 11Mbps, cliente com ack maximo de 45 e sinal maximo de -60, isso foi um padrão de qualidade que tive que tomar para não matar a rede, se um tecnico liga dizendo que não consegue fechar o link em -60 tentamos outras soluções, caso ainda não fique satisfatório, não instalamos. Não se pode aceitar mesmo com tanta interferência perdas de pacote nessa conexão. Instalação da antena tambem conta muito, precisa-se tomar alguns cuidados como por exemplo: dimensionar a antena correta para o cliente, potência correta, fixar o ACK, se possível controlar a banda no rádio do cliente e etc... Pode parecer um pouco trabalhoso, mas cai drasticamente o número de chamados por conta de internet lenta, que ao meu ver é o que mais se vê cliente reclamando. Dêem uma revisada em suas respectivas redes, se possível corrijam os clientes com problema de sinal ou que estejam causando lentidão na rede e pode contar que melhorará muito a desempenho da rede.

    Abraços!

  8. #48

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jociano Ver Post
    Passei aos meus técnicos como eles devem conectar um cliente na rede, vai desde a instalação ao preenchimento do contrato com o mesmo. Meus cartões estão todos fixados á 11Mbps, cliente com ack maximo de 45 e sinal maximo de -60, isso foi um padrão de qualidade que tive que tomar para não matar a rede, se um tecnico liga dizendo que não consegue fechar o link em -60 tentamos outras soluções, caso ainda não fique satisfatório, não instalamos. Não se pode aceitar mesmo com tanta interferência perdas de pacote nessa conexão. Instalação da antena tambem conta muito, precisa-se tomar alguns cuidados como por exemplo: dimensionar a antena correta para o cliente, potência correta, fixar o ACK, se possível controlar a banda no rádio do cliente e etc... Pode parecer um pouco trabalhoso, mas cai drasticamente o número de chamados por conta de internet lenta, que ao meu ver é o que mais se vê cliente reclamando. Dêem uma revisada em suas respectivas redes, se possível corrijam os clientes com problema de sinal ou que estejam causando lentidão na rede e pode contar que melhorará muito a desempenho da rede.

    Abraços!
    Irmao tb to querendo chegar a uma padronização, ja sofri muito instalando net onde o sinal eh fraco pra nao perder o cliente e sofri/paguei muito por isso.. inumeras visitas ao cliente, insatisfação etc!!!

    Vc diz ack max. de 45 e sinal max de -60, issu tudo analisando o regitrations no mkt.... Mas e o ack no ap do cliente em quanto vc deixa ? da pra esplicar , tenho duvidas quanto ao setar o ack no ap do cliente
    grato

  9. #49

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mdcsp Ver Post
    Irmao tb to querendo chegar a uma padronização, ja sofri muito instalando net onde o sinal eh fraco pra nao perder o cliente e sofri/paguei muito por isso.. inumeras visitas ao cliente, insatisfação etc!!!

    Vc diz ack max. de 45 e sinal max de -60, issu tudo analisando o regitrations no mkt.... Mas e o ack no ap do cliente em quanto vc deixa ? da pra esplicar , tenho duvidas quanto ao setar o ack no ap do cliente
    grato
    Um exemplo é seria não usar antena de 25dBi em clientes que ficam a menos de 1Km da torre, com relação ao ACK você deve setar de acordo com a distância do cliente em relação a base, no site da propria Mikrotik tem uma tabela aonde você pode consultar e fixar o ACK adquado para cada cliente. Há ia me esquecendo... quando mencionei dimensionar a antena correta, quiz dizer que nem sempre uma antena de 25dBi será bem vinda, mas nem sempre uma de 17dBi tambem será, então faça primeiro um teste de viabilidade com um equipamento movel e apartir disso instalar o equipamento correto naquele cliente.

  10. #50

    Padrão

    [QUOTE=sergio;426690]O SP não depende/influencia a banda que o AP negocia com os clientes. Isso você deve "travar" nos clientes e no AP. Normalmente quem faz a banda variar são firmwares "mal escritos" ou problemas no equipamento mesmo, pois essas taxas ocorrem mesmo quando toda a instalação está perfeita.


    Sergio, desculpe a ignorância e se não for pedir muito, quero saber o significado do "SP" que fica ali no Registration na frente do Rx Rate dos clientes ? Desde já obrigado.

    ahhh...... eu acabei de arrumar meus clientes com sinal ruim e já fiz tbm as alterações aqui postadas....realmente fez uma anorme diferença no desempenho da minha rede......obrigado a todos........
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         teste.JPG
Visualizações:	310
Tamanho: 	188,6 KB
ID:      	5913  

  11. #51
    Não Registrado
    Visitante

    Padrão

    [quote=Luspmais;443643]
    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    O SP não depende/influencia a banda que o AP negocia com os clientes. Isso você deve "travar" nos clientes e no AP. Normalmente quem faz a banda variar são firmwares "mal escritos" ou problemas no equipamento mesmo, pois essas taxas ocorrem mesmo quando toda a instalação está perfeita.


    Sergio, desculpe a ignorância e se não for pedir muito, quero saber o significado do "SP" que fica ali no Registration na frente do Rx Rate dos clientes ? Desde já obrigado.

    ahhh...... eu acabei de arrumar meus clientes com sinal ruim e já fiz tbm as alterações aqui postadas....realmente fez uma anorme diferença no desempenho da minha rede......obrigado a todos........
    Amigo o SP significa que o mikrotik esta negociando pacotes a Short Preanble ( SP ) entendeu, quando esta SP só de um lado provavelmente é que o equipamento do cliente nao esta setado corretamente.

  12. #52
    Não Registrado
    Visitante

    Padrão

    Amigo o SP significa ( Short Preamble ).

  13. #53

    Padrão

    Por acaso alguns de vocês já viu o TX ficar com a taxa igual em todos os clientes?
    Exemplo o TX do primeiro cliente fica variando de 200kbps - 600kbps. e todos os outros vão variando igualzinho. se um tiver em 270kbps todos estão em 270kbps.
    Outra coisa é que quando isso acontece, todos ficam com perda e ping alto. quando o tx volta ao normal o ping também volta ao normal

  14. #54

    Padrão short preamble

    Realmente Amigo, acessei os ap´s desses clientes remotamente e vi que estava setado pra short preamble. Agora me surgiu a seguinte dúvida:
    Os meus cartões estão setados em "Both" isso causa algum problema ? Se sim posso mudar nos ap´s clientes, mas percebi que algumas placas wireless tbm estão com "SP" na frente, como mudar isso ? Ou é indiferente ?
    Obrigado pelo esclarecimento.

  15. #55
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Luspmais Ver Post
    Realmente Amigo, acessei os ap´s desses clientes remotamente e vi que estava setado pra short preamble. Agora me surgiu a seguinte dúvida:
    Os meus cartões estão setados em "Both" isso causa algum problema ? Se sim posso mudar nos ap´s clientes, mas percebi que algumas placas wireless tbm estão com "SP" na frente, como mudar isso ? Ou é indiferente ?
    Obrigado pelo esclarecimento.
    Luspmais, sem querer ser chato, mas no início do tópico já tem estas questões respondidas. Volte na primeira página, leia novamente até aqui, que terá suas dúvidas esclarecidas.

  16. #56

    Padrão

    Realmente, vacilo meu.......vlw

  17. #57

    Padrão

    Nos clientes também tenho alterado o parâmetro RTS Threshold para 1500, segundo indicação de um amigo. Alguém já testou outros valores ?

  18. #58

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Luspmais, sem querer ser chato, mas no início do tópico já tem estas questões respondidas. Volte na primeira página, leia novamente até aqui, que terá suas dúvidas esclarecidas.
    desculpa a minha pergunta sergio mais sou novo tanto em rb quanto aqui no forum me fala onde fica esse sp por favor desde ja fico grato

  19. #59

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Isto aconte porque não está "travado" em 11 mbps os clientes. Faça esta configuração em todos os clientes, configure para Short Preamble e em seguida "trave" o AP em 11 mpbs e Short Preamble.
    sergio como faço isso nos clientes com placa?e os clientes com sinal -80 vao cair?

  20. #60

    Padrão Re: R52H não ta aguentando muitos clientes

    Usava 'long' e data rates em default !

    Fiz as alterações em minha rede e melhorou bastante o trafego...

    Só uma dúvida oq é a opção logo acima do Preamble Mode a opção: "Adaptive Noise Immunity"

    Obrigado a todos do forum...