+ Responder ao Tópico

1. Acho que a grande questão é, se está tudo roteado como é o cache, e o repasse de ip válido.

2. Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Acho que a grande questão é, se está tudo roteado como é o cache, e o repasse de ip válido.
    apesar de nao ser minha rede, mas o cache pode ser araves das rotas mesmo, cair no redirect do squid antes de chegar no link.

o ip valido pode ser por SNAT pelo iptables (NAt 1:1) e tcp_outgoing address no squid.

o chato é ficar criando interfaces virtuais pra colocar ips publicos.

3. olha posso se grosseiro
    mas odeio bridge, somente mesmo onde nao tem outra opcao!

primeiro: todos clientes podem ficar se enchergando!
    segundo: uma maquina com virus pode detonar tua rede! isso é muito comun
    terceiro: seu router tera uma gama muita grande de macs cadastrados oque deixa a navegacao mais lenta!
    quarto: me focalizo em grandes empresas (Embratel,Brt) la é tudo roteado e o trafego é grande!
    quinto: jah tive muitos problemas de RBs que estavam a lan e a Wan em Bridge e do nada a RB nao ia mais, roteei e nunca mais travou!
    sexto: usava tudo em bridge, som me encomodava, agora roteado ficou bem melhor

4. Citação Postado originalmente por gzanatta00 Ver Post
    olha posso se grosseiro

terceiro: seu router tera uma gama muita grande de macs cadastrados oque deixa a navegacao mais lenta!
    quarto: me focalizo em grandes empresas (Embratel,Brt) la é tudo roteado e o trafego é grande!
    quinto: jah tive muitos problemas de RBs que estavam a lan e a Wan em Bridge e do nada a RB nao ia mais, roteei e nunca mais travou!

Olha pelo desabafo sua ex bridge erá das bravas massa massa, conte me , quantos cliente usted tens??? hehehe, usa cada torre roteada? showw, abraços!

5. Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Alam, já havia prometido a mim mesmo não discutir coisas que não são da minha competência (não sou advogado...hehehe), mas neste caso tenho algumas considerações a fazer:

Todas, eu disse todas, empresas PSCM e PSCI tem que parar com esse negócio de consultar a Anatel quando bem entender. Por que? Porque deveriam fazer isso sempre em bloco, ou seja, através de alguma entidade de classe (Abramulti, Abrapiti, Anid, Conapsi, etc) e depois que fosse revisada por um conselho.

Te entendo e concordo, mas o que vejo é cada um querendo cuidar de sí. Você está 100% certo

A Anatel responde uma questão com base no que você perguntou e de acordo com as "excelentes" resoluções editadas por elas. Dependendo da formulação da questão a resposta será de uma forma ou de outra e induz à formação de opinião divergente do que é Lei ou do que é aplicado a outros (outras empresas telecom).

"Excelentes" é ótimo... nem ela entende...é vero

Para exemplificar:

Eu tenho um supermercado e compro meu acesso da operadora X, e a mesma instala um roteador para provimento do mesmo. Terão que lincenciar esta estação, correto? Isto ocorre?

Não teria, pois o supermercado é cliente da operadora, cliente do SCM e cliente do SCI, logo não precisa, a não ser que o supermercado comece a explorar esse link.. daí.. blá blá blá.. voltamos lá ....

Não quero dizer que onde tem o roteamento, ou roteador, repetir o sinal (repetidora) é uma coisa, rádio enlace é outra coisa (com outro código de cadastro inclusive) e roteamento é outra..

Todas as torres das empresas telecom, possuem roteadores, entre outros equipamentos, e destas torres fornecessem acesso (não diga que eles operam com outros serviços diferenciados de SCM, pois usam o SCM para tal). Todas essas torres são cadastradas/licenciadas no EASP?

Deveriam, sei que muitas não são... mas eles podem auehauehuae

Conforme mencionei, não é da minha competência discutir isso, mas estas respostas só foram ditas desta forma, porque a formulação das questões induziu a isso. É a mesma coisa você enviar um ofício dizendo: pode-se alugar uma licença SCM? Já sabe a resposta né...
    Concordo

Citação Postado originalmente por neon Ver Post
    complementando...

Código :
    Resolucao 506 anatel

Art 3º ...

Parágrafo único. Quando...

I – quando o funcionamento dessas estações estiver associado à
    exploração do serviço de telecomunicações de interesse
    coletivo, será necessária a correspondente autorização do
    serviço, bem como o licenciamento das estações que se
    destinem à:

a) interligação às redes das prestadoras de serviços de
    telecomunicações; ou
    b) interligação a outras estações da própria rede por meio de
    equipamentos que não sejam de radiação restrita;
    como vamos usar equipamentos de radiação restrita (homologados) para interligar as torres, o registro das repetidoras nao se faz necessário.
    Opa, você só esqueceu um pequeno item, mas muito importante. Isso só vale para cidades com menos de 500 mil habitantes, e com e.i.r.p menor que 400mw.

Citação Postado originalmente por gzanatta00 Ver Post
    olha posso se grosseiro

Existem regras e meios para que isso não aconteça..

Desconheço tal afirmação, somente em uma rede sem controle isso ocorre....

Pra ser sincero, não entendi, qualquer switch/router vagabundo hoje, gerencia pelo menos 3k de MAC sem nem titubear...

Roteado nos clientes, e onde existem entroncamentos de redes etc...redes separadas por blocos etc

Não entendi a WAN, aqui só temos uma WAN... não sei na necessidade de WAN em repetidoras.
    Fazer NAT em RB, consome demais, a não ser que use PCAP.

Questão de infra de cada empresa.

Deixando claro pro amigos aqui do fórum, não estou dizend que É A MELHOR E UNICA FORMA de trabalhar, seria em bridge, apenas expondo o que na prática, senti aqui.
    Cada um trablha da forma que melhor lhe convém.

Abraços e todos

Tópicos Similares

1. Final qual o melhor servidor de Cache para 100 clientes?
    Por GilsonBarbosa no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 11
    Último Post: 16-04-2015, 21:41
  2. conexao entre servidor da rede e cliente
    Por lucasmendes no fórum Redes
    Respostas: 1
    Último Post: 29-01-2011, 21:37
  3. Respostas: 12
    Último Post: 04-08-2010, 18:57
  4. Servidor ideal para proxy até 500 clientes
    Por marcelomg no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 4