Página 9 de 10 PrimeiroPrimeiro ... 45678910 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

Padrão

Citação Postado originalmente por gzanatta00 Ver Post
    olha posso se grosseiro
    mas odeio bridge, somente mesmo onde nao tem outra opcao!

primeiro: todos clientes podem ficar se enchergando!
    segundo: uma maquina com virus pode detonar tua rede! isso é muito comun
    terceiro: seu router tera uma gama muita grande de macs cadastrados oque deixa a navegacao mais lenta!
    quarto: me focalizo em grandes empresas (Embratel,Brt) la é tudo roteado e o trafego é grande!
    quinto: jah tive muitos problemas de RBs que estavam a lan e a Wan em Bridge e do nada a RB nao ia mais, roteei e nunca mais travou!
    sexto: usava tudo em bridge, som me encomodava, agora roteado ficou bem melhor

Olha pelo desabafo sua ex bridge erá das bravas massa massa, conte me , quantos cliente usted tens??? hehehe, usa cada torre roteada? showw, abraços!

Padrão

Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Alam, já havia prometido a mim mesmo não discutir coisas que não são da minha competência (não sou advogado...hehehe), mas neste caso tenho algumas considerações a fazer:

Todas, eu disse todas, empresas PSCM e PSCI tem que parar com esse negócio de consultar a Anatel quando bem entender. Por que? Porque deveriam fazer isso sempre em bloco, ou seja, através de alguma entidade de classe (Abramulti, Abrapiti, Anid, Conapsi, etc) e depois que fosse revisada por um conselho.

Te entendo e concordo, mas o que vejo é cada um querendo cuidar de sí. Você está 100% certo

A Anatel responde uma questão com base no que você perguntou e de acordo com as "excelentes" resoluções editadas por elas. Dependendo da formulação da questão a resposta será de uma forma ou de outra e induz à formação de opinião divergente do que é Lei ou do que é aplicado a outros (outras empresas telecom).

"Excelentes" é ótimo... nem ela entende...é vero

Para exemplificar:

Eu tenho um supermercado e compro meu acesso da operadora X, e a mesma instala um roteador para provimento do mesmo. Terão que lincenciar esta estação, correto? Isto ocorre?

Não teria, pois o supermercado é cliente da operadora, cliente do SCM e cliente do SCI, logo não precisa, a não ser que o supermercado comece a explorar esse link.. daí.. blá blá blá.. voltamos lá ....

Não quero dizer que onde tem o roteamento, ou roteador, repetir o sinal (repetidora) é uma coisa, rádio enlace é outra coisa (com outro código de cadastro inclusive) e roteamento é outra..

Todas as torres das empresas telecom, possuem roteadores, entre outros equipamentos, e destas torres fornecessem acesso (não diga que eles operam com outros serviços diferenciados de SCM, pois usam o SCM para tal). Todas essas torres são cadastradas/licenciadas no EASP?

Deveriam, sei que muitas não são... mas eles podem auehauehuae

Conforme mencionei, não é da minha competência discutir isso, mas estas respostas só foram ditas desta forma, porque a formulação das questões induziu a isso. É a mesma coisa você enviar um ofício dizendo: pode-se alugar uma licença SCM? Já sabe a resposta né...
    Concordo

Citação Postado originalmente por neon Ver Post
    complementando...

Código :
    Resolucao 506 anatel

Art 3º ...

Parágrafo único. Quando...

I – quando o funcionamento dessas estações estiver associado à
    exploração do serviço de telecomunicações de interesse
    coletivo, será necessária a correspondente autorização do
    serviço, bem como o licenciamento das estações que se
    destinem à:

a) interligação às redes das prestadoras de serviços de
    telecomunicações; ou
    b) interligação a outras estações da própria rede por meio de
    equipamentos que não sejam de radiação restrita;
    como vamos usar equipamentos de radiação restrita (homologados) para interligar as torres, o registro das repetidoras nao se faz necessário.
    Opa, você só esqueceu um pequeno item, mas muito importante. Isso só vale para cidades com menos de 500 mil habitantes, e com e.i.r.p menor que 400mw.

Citação Postado originalmente por gzanatta00 Ver Post
    olha posso se grosseiro
    mas odeio bridge, somente mesmo onde nao tem outra opcao!

primeiro: todos clientes podem ficar se enchergando!

Existem regras e meios para que isso não aconteça..

segundo: uma maquina com virus pode detonar tua rede! isso é muito comun

Desconheço tal afirmação, somente em uma rede sem controle isso ocorre....

terceiro: seu router tera uma gama muita grande de macs cadastrados oque deixa a navegacao mais lenta!

Pra ser sincero, não entendi, qualquer switch/router vagabundo hoje, gerencia pelo menos 3k de MAC sem nem titubear...

quarto: me focalizo em grandes empresas (Embratel,Brt) la é tudo roteado e o trafego é grande!

Roteado nos clientes, e onde existem entroncamentos de redes etc...redes separadas por blocos etc

quinto: jah tive muitos problemas de RBs que estavam a lan e a Wan em Bridge e do nada a RB nao ia mais, roteei e nunca mais travou!

Não entendi a WAN, aqui só temos uma WAN... não sei na necessidade de WAN em repetidoras.
    Fazer NAT em RB, consome demais, a não ser que use PCAP.

sexto: usava tudo em bridge, som me encomodava, agora roteado ficou bem melhor
    Questão de infra de cada empresa.

Deixando claro pro amigos aqui do fórum, não estou dizend que É A MELHOR E UNICA FORMA de trabalhar, seria em bridge, apenas expondo o que na prática, senti aqui.
    Cada um trablha da forma que melhor lhe convém.

Abraços e todos

Padrão

Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Bom dia amigo, considerando sue número de clientes suas experiências são importantes. Gostaria que explicasse sua configuração.

Você usa Cache full, e usa roteamento entre as torres, seu servidor de cache é o mesmo de saída aos clientes? Ou seja nele também é feito o controle de banda é outros?

Então você tem uma faixa de IP para cada torre, e na interface de saida do cache você tem uma faixa correspondente para cada faixa usada nas torres?

Suas RB´s fazem algum roteamento ou isso só é feito nos seu servidores?

Com esse roteamento todo, como você entrega Ip Válido?

Grato por sua atenção.
    amigo o seguinte, tive um erro de digitação no local de 7 mil, são 700 clientes, foi mal

a duvidas dos amigo em relação a IP e Proxy, cada interface da torre tem um range de ip /24 só é feito nat no central (porem na porta 80 não faço, vou explicar), eu gosto de colocar ospf para ficar as redes dinamicas e sem dor de cabeça em questão de rota, o segredo esta quando chega no central, tenho no central 2 placas de rede para a saida, uma eu chamo de proxy e outra de link, assim faço como se fosse um balancer por serviço entre as duas saidas.

para a proxy envio tudo que é porta 80, na outra fica com o restantes observe as reguas
    /ip firewall mangle
    add action=mark-routing chain=prerouting comment="Direcionamento para o proxy" disabled=no dst-port=80 new-routing-mark=SquidThunder passthrough=yes protocol=tcp

/ip route
    add check-gateway=ping comment="Squid Thunder" disabled=no distance=1 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=172.16.0.1 routing-mark=SquidThunder scope=30 target-scope=10

add comment=Link disabled=no distance=10 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=189.108.214.33 scope=30 target-scope=10
    aqui já temos uma separação da conexão dos clientes, a interface do link cai direto no roteador e vai para o dedicado, a do proxy passa pelo Debian+Squid+Thunder+bind9_cache, assim faço um QoS para a interface do proxy, lembrando que precisa de uma maquina boa para isso aqui utilizo Intel Core2 Quad Q9550 2.83GHz com 8 gb ddr2 e 4 hd de 1.5t cada
    o questão de log do sarg, se deixar como esta ele vai aparecer apenas log vindo do ip do seu mk central e essa não é a ideia, para resolver isso no nat do central tem que retirar para a interface do proxy e fazer o nat apenas no cache, assim o mk vai direcionar o cliente com o ip dele para o proxy, a regra que uso é a seguinte

add action=masquerade chain=srcnat comment="mascarar todos os clientes" disabled=no out-interface=!ether3 src-address=10.0.0.0/8
    sobre o cache, o cache full utilzei esses tutoriais THUNDERCACHE.ORG

aki estão as reguas do meu rc.local do cache

#ativar interface clientes
    ifconfig eth1 172.16.0.1 netmask 255.255.255.252 up

#ativar NAT
    modprobe iptable_nat
    echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
    iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADE

#ativar proxy transparente
    iptables -t nat -A PREROUTING -i eth1 -p tcp --dport 80 -j REDIRECT --to-port 3128

# rotas
    route add -net 10.0.0.0/8 gw 172.16.0.2
    route add -net 172.0.0.0/8 gw 172.16.0.2
    route add -net 192.168.0.0/16 gw 172.16.0.2
    route add -net 189.108.215.0/24 gw 172.16.0.2

# mount backup de logs
    # mount nfs backup
    # mount -t nfs 189.108.214.34:/mnt/BKSquidLog/ /mnt/backup/

exit 0
    amigos tem que fazer rota para os seus clientes, pois o squid tem que saber que os ips que estão vindo estão atras do central

lembando que não adianta copiar e colar tem uqe entender o que esta acontecendo senão vai dar pau.
    Última edição por j34nsch; 07-08-2009 às 13:33.

Padrão

Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Acho que a grande questão é, se está tudo roteado como é o cache, e o repasse de ip válido.
    o repasse de ip valido eu faço no hotspot que esta no central, um exemplo,

/ip hotspot ip-binding
    add address=10.6.2.2 comment="nome do cliente" disabled=no server=hs-wlan1-Vermelho to-address=189.10x.xxx.x8
    e na torre marco para o dhcp entregar o ip 10.6.2.2 sempre para este cliente com mac 00:1x:0x:8x:xC:Cx

Padrão

Citação Postado originalmente por neon Ver Post
    você faz controle de banda e filtros de "pragas" na torre?

voce usa RBs ou PC-AP ?

como fica o processamento de uma torre com 120 clientes pendurados (30 por cartao) ?
    amigo eu não deixo um cliente se comunicar com outro dentro da minha rede, assim evito varias coisa, o controle de pragas eu fiz uma vez, mais tem sempre uma portas ou outra que é [email protected] bloquear, pois sempre tem o joginho la da [email protected] que pario que para de funcionar, agora não bloqueio mais, cada um é responsavel por proteger o seu pc, salvo as empresas que pagão um extra para ter portas bloqueadas, o famoso plano adicional "firewall" e bloqueio de msn, p2p e sites de sacanagem e orkut, que as empresas pagam para que eu o faça, é bem simple as regras estão abaixo

/ ip firewall filter
    dst-address=189.108.214.34 comment="LIBERAR - dns" disabled=no
    add chain=forward action=accept in-interface="wlan3" dst-address=189.x.x.x comment="" disabled=no
    add chain=forward action=accept in-interface="wlan3" dst-address=189.x.x.x comment="" disabled=no
    add chain=forward action=accept in-interface="wlan3" dst-port=80 protocol=tcp comment="portas" disabled=no
    add chain=forward action=accept in-interface="wlan3" dst-port=25 protocol=tcp comment="" disabled=no
    add chain=forward action=accept in-interface="wlan3" dst-port=110 protocol=tcp comment="" disabled=no
    add chain=forward action=accept in-interface="wlan3" dst-port=8291 protocol=tcp comment="" disabled=no
    add chain=forward action=accept in-interface="wlan3" dst-port=53 protocol=udp comment="" disabled=no
    add chain=forward action=accept in-interface="wlan3" dst-port=53 protocol=tcp comment="" disabled=no
    add chain=forward action=accept in-interface="wlan3" dst-port=443 protocol=udp comment="" disabled=no
    add chain=forward action=accept in-interface="wlan3" dst-port=443 protocol=tcp comment="" disabled=no
    add chain=forward action=accept in-interface="wlan3" dst-port=20-22 protocol=tcp comment="" disabled=no
    add chain=forward action=accept in-interface="wlan3" dst-port=20-22 protocol=udp comment="" disabled=no
    add chain=forward action=accept in-interface="wlan3" src-port=53 protocol=udp comment="" disabled=no
    add chain=forward action=accept in-interface="wlan3" src-port=53 protocol=tcp comment="" disabled=no
    deixo no meu central, se alguma empresa tiver no plano firewall é só add a regua para drop

add chain=forward action=drop in-interface="wlan3" src-address=ip do cliente comment="" disabled=no
    geralmente é só isso, e o bloqueio dos sites faço no squid, é um jeito que achei de ganhar um extra, deixar o cliente que quer segurança satisfeito, e o que gosta dos joginho livre para brincar

espero ter ajudado
    Última edição por j34nsch; 07-08-2009 às 13:56.

Padrão

Citação Postado originalmente por diox Ver Post
    Olha pelo desabafo sua ex bridge erá das bravas massa massa, conte me , quantos cliente usted tens??? hehehe, usa cada torre roteada? showw, abraços!
    estamos partindo pros 30 e poucos mbs

cada repetidora uma rota /30 ou /29

temos 2 redes /24

estamos agora analisando pra comprar uma ASN