Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
+ Responder ao Tópico



  1. #41

    Padrão

    Citação Postado originalmente por j34nsch Ver Post
    Amigo vou descrever como faço aqui no provedor, tenho 7000 clientes com 8 torres, aqui utilizo tudo com rota, por exemplo na torre 1 tenho 4 painel, na interface 1 coloco o ip 10.1.1.0/24, na 2 10.1.2.0/24, na 3 10.0.3.0/24 na 4 10.1.4.0/24, na torre 2 coloca o ip na interface 1 10.2.1.0/24 e assim vai, é um meio que achei para organizar os meus ip e só de bater o olho ja sei da onde esta vindo, pois sempre coloco 10.[nº da torre].[nº da interface].[ip], nos enlace utilizo ip 10.0.0.0/30 até 10.0.255.255/30, ou seja tem range sobrando nunca vou usar tudo, é uma maneira que eu organizo as coisas aqui.


    Para controle faço regra de firewall para os clientes não comunicar entre si, utilizo radio autenticando na wireless wap2 para cada cliente autenticando no meu sistema financeiro (Under-Linux.Org O Portal do Administador de Sistemas) e controle de banda na interface de 3 vezes a velocidade contratada, por exemplo se o cliente tem 200k eu coloco 600k e dhcp para os clientes.


    No central ativa o hotspot para fazer controle de user e senha e com a velocidade do cliente correta, nesse mesmo central ligo o cachê em paralelo e faço cachefull ( utilizo o thundercache), ai fica a velocidade do cliente e quando estoura o cachefull o cliente recebe 3 vezes mais rápido, boa velocidade sem estourar os aps, a questão dos ips validos eu fixo no dhcp para o cliente receber sempre o mesmo ip, e no hotspot coloco para fornecer um ip valido para o cliente
    Para bloqueio eu coloco aviso para o cliente quando se conecta 7 dias antes do corte, que é 10 dias depois do vencimento da parcela, e depois de 20 dias do corte nem na wireless ele não consegue se conectar

    Amigo essa é a solução que utilizo aqui, é fácil de trabalhar e não dá dor de cabeça
    Espero ter ajudado, qualquer duvida estamos ai

    T+
    Sua experiencia eh de peso, 7000 cliente eh muita coisa, Parabens primeiro de tudo!!!! bom vamos ver se entendi, vc usa o dhcp nas torres, e cada torre dah ip de forma que vc identifica!!!!, entao ah um roteamento na torre e outro no gatway,... conte mais para galera !!! e para mim ththeheheheehe

  2. #42

    Padrão

    tenho 500 clientes assim como o amigo citou, tenho 4 torres e ja estou partindo pra 5ª para poder aliviar as outras... trabalho com todas em bridge com filtro que soh passa o pppoe discovery e o session, concentrador na base sem cache... roda que uma maravilha, depois q fiz esse fitro nas bridge acabou com prob de rede lenta e cliente vendo cliente e ate jogando pela minha rede... ou seja pra mim esta atendendo e muito bem...

  3. #43

    Padrão

    Citação Postado originalmente por j34nsch Ver Post
    Amigo vou descrever como faço aqui no provedor, tenho 7000 clientes com 8 torres, aqui utilizo tudo com rota
    amigo desculpe a pergunta mas eh q primeira vez q vejo um valor desses aki no forum, eh 7mil mesmo ou 700???

  4. #44

    Padrão

    Citação Postado originalmente por braw Ver Post
    amigo desculpe a pergunta mas eh q primeira vez q vejo um valor desses aki no forum, eh 7mil mesmo ou 700???
    hehee eu tb, 7000 eh muitoo


    braww, usas soh ppoe????

  5. #45

    Padrão

    Citação Postado originalmente por diox Ver Post
    hehee eu tb, 7000 eh muitoo


    braww, usas soh ppoe????
    ahan, apenas pppoe... ja pensei em montar um hotspot aki mas to aguardando alguma soluçao MIMO que funcione bem outdoor.

  6. #46

    Padrão

    Acho que a grande questão é, se está tudo roteado como é o cache, e o repasse de ip válido.

  7. #47

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Acho que a grande questão é, se está tudo roteado como é o cache, e o repasse de ip válido.
    apesar de nao ser minha rede, mas o cache pode ser araves das rotas mesmo, cair no redirect do squid antes de chegar no link.

    o ip valido pode ser por SNAT pelo iptables (NAt 1:1) e tcp_outgoing address no squid.

    o chato é ficar criando interfaces virtuais pra colocar ips publicos.

  8. #48

    Padrão

    olha posso se grosseiro
    mas odeio bridge, somente mesmo onde nao tem outra opcao!

    primeiro: todos clientes podem ficar se enchergando!
    segundo: uma maquina com virus pode detonar tua rede! isso é muito comun
    terceiro: seu router tera uma gama muita grande de macs cadastrados oque deixa a navegacao mais lenta!
    quarto: me focalizo em grandes empresas (Embratel,Brt) la é tudo roteado e o trafego é grande!
    quinto: jah tive muitos problemas de RBs que estavam a lan e a Wan em Bridge e do nada a RB nao ia mais, roteei e nunca mais travou!
    sexto: usava tudo em bridge, som me encomodava, agora roteado ficou bem melhor

  9. #49

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gzanatta00 Ver Post
    olha posso se grosseiro
    mas odeio bridge, somente mesmo onde nao tem outra opcao!

    primeiro: todos clientes podem ficar se enchergando!
    segundo: uma maquina com virus pode detonar tua rede! isso é muito comun
    terceiro: seu router tera uma gama muita grande de macs cadastrados oque deixa a navegacao mais lenta!
    quarto: me focalizo em grandes empresas (Embratel,Brt) la é tudo roteado e o trafego é grande!
    quinto: jah tive muitos problemas de RBs que estavam a lan e a Wan em Bridge e do nada a RB nao ia mais, roteei e nunca mais travou!
    sexto: usava tudo em bridge, som me encomodava, agora roteado ficou bem melhor

    Olha pelo desabafo sua ex bridge erá das bravas massa massa, conte me , quantos cliente usted tens??? hehehe, usa cada torre roteada? showw, abraços!

  10. #50

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Alam, já havia prometido a mim mesmo não discutir coisas que não são da minha competência (não sou advogado...hehehe), mas neste caso tenho algumas considerações a fazer:

    Todas, eu disse todas, empresas PSCM e PSCI tem que parar com esse negócio de consultar a Anatel quando bem entender. Por que? Porque deveriam fazer isso sempre em bloco, ou seja, através de alguma entidade de classe (Abramulti, Abrapiti, Anid, Conapsi, etc) e depois que fosse revisada por um conselho.

    Te entendo e concordo, mas o que vejo é cada um querendo cuidar de sí. Você está 100% certo


    A Anatel responde uma questão com base no que você perguntou e de acordo com as "excelentes" resoluções editadas por elas. Dependendo da formulação da questão a resposta será de uma forma ou de outra e induz à formação de opinião divergente do que é Lei ou do que é aplicado a outros (outras empresas telecom).

    "Excelentes" é ótimo... nem ela entende...é vero


    Para exemplificar:

    Eu tenho um supermercado e compro meu acesso da operadora X, e a mesma instala um roteador para provimento do mesmo. Terão que lincenciar esta estação, correto? Isto ocorre?

    Não teria, pois o supermercado é cliente da operadora, cliente do SCM e cliente do SCI, logo não precisa, a não ser que o supermercado comece a explorar esse link.. daí.. blá blá blá.. voltamos lá ....

    Não quero dizer que onde tem o roteamento, ou roteador, repetir o sinal (repetidora) é uma coisa, rádio enlace é outra coisa (com outro código de cadastro inclusive) e roteamento é outra..


    Todas as torres das empresas telecom, possuem roteadores, entre outros equipamentos, e destas torres fornecessem acesso (não diga que eles operam com outros serviços diferenciados de SCM, pois usam o SCM para tal). Todas essas torres são cadastradas/licenciadas no EASP?

    Deveriam, sei que muitas não são... mas eles podem auehauehuae

    Conforme mencionei, não é da minha competência discutir isso, mas estas respostas só foram ditas desta forma, porque a formulação das questões induziu a isso. É a mesma coisa você enviar um ofício dizendo: pode-se alugar uma licença SCM? Já sabe a resposta né...
    Concordo

    Citação Postado originalmente por neon Ver Post
    complementando...

    Código :
    Resolucao 506 anatel
     
    Art 3º ...
     
    Parágrafo único. Quando...
     
    I – quando o funcionamento dessas estações estiver associado à
    exploração do serviço de telecomunicações de interesse
    coletivo, será necessária a correspondente autorização do
    serviço, bem como o licenciamento das estações que se
    destinem à:
     
    a) interligação às redes das prestadoras de serviços de
    telecomunicações; ou
    b) interligação a outras estações da própria rede por meio de
    equipamentos que não sejam de radiação restrita;
    como vamos usar equipamentos de radiação restrita (homologados) para interligar as torres, o registro das repetidoras nao se faz necessário.
    Opa, você só esqueceu um pequeno item, mas muito importante. Isso só vale para cidades com menos de 500 mil habitantes, e com e.i.r.p menor que 400mw.

    Citação Postado originalmente por gzanatta00 Ver Post
    olha posso se grosseiro
    mas odeio bridge, somente mesmo onde nao tem outra opcao!

    primeiro: todos clientes podem ficar se enchergando!

    Existem regras e meios para que isso não aconteça..


    segundo: uma maquina com virus pode detonar tua rede! isso é muito comun

    Desconheço tal afirmação, somente em uma rede sem controle isso ocorre....

    terceiro: seu router tera uma gama muita grande de macs cadastrados oque deixa a navegacao mais lenta!

    Pra ser sincero, não entendi, qualquer switch/router vagabundo hoje, gerencia pelo menos 3k de MAC sem nem titubear...

    quarto: me focalizo em grandes empresas (Embratel,Brt) la é tudo roteado e o trafego é grande!

    Roteado nos clientes, e onde existem entroncamentos de redes etc...redes separadas por blocos etc

    quinto: jah tive muitos problemas de RBs que estavam a lan e a Wan em Bridge e do nada a RB nao ia mais, roteei e nunca mais travou!

    Não entendi a WAN, aqui só temos uma WAN... não sei na necessidade de WAN em repetidoras.
    Fazer NAT em RB, consome demais, a não ser que use PCAP.


    sexto: usava tudo em bridge, som me encomodava, agora roteado ficou bem melhor
    Questão de infra de cada empresa.

    Deixando claro pro amigos aqui do fórum, não estou dizend que É A MELHOR E UNICA FORMA de trabalhar, seria em bridge, apenas expondo o que na prática, senti aqui.
    Cada um trablha da forma que melhor lhe convém.

    Abraços e todos

  11. #51

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Bom dia amigo, considerando sue número de clientes suas experiências são importantes. Gostaria que explicasse sua configuração.

    Você usa Cache full, e usa roteamento entre as torres, seu servidor de cache é o mesmo de saída aos clientes? Ou seja nele também é feito o controle de banda é outros?

    Então você tem uma faixa de IP para cada torre, e na interface de saida do cache você tem uma faixa correspondente para cada faixa usada nas torres?

    Suas RB´s fazem algum roteamento ou isso só é feito nos seu servidores?

    Com esse roteamento todo, como você entrega Ip Válido?

    Grato por sua atenção.
    amigo o seguinte, tive um erro de digitação no local de 7 mil, são 700 clientes, foi mal

    a duvidas dos amigo em relação a IP e Proxy, cada interface da torre tem um range de ip /24 só é feito nat no central (porem na porta 80 não faço, vou explicar), eu gosto de colocar ospf para ficar as redes dinamicas e sem dor de cabeça em questão de rota, o segredo esta quando chega no central, tenho no central 2 placas de rede para a saida, uma eu chamo de proxy e outra de link, assim faço como se fosse um balancer por serviço entre as duas saidas.

    para a proxy envio tudo que é porta 80, na outra fica com o restantes observe as reguas
    /ip firewall mangle
    add action=mark-routing chain=prerouting comment="Direcionamento para o proxy" disabled=no dst-port=80 new-routing-mark=SquidThunder passthrough=yes protocol=tcp

    /ip route
    add check-gateway=ping comment="Squid Thunder" disabled=no distance=1 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=172.16.0.1 routing-mark=SquidThunder scope=30 target-scope=10

    add comment=Link disabled=no distance=10 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=189.108.214.33 scope=30 target-scope=10
    aqui já temos uma separação da conexão dos clientes, a interface do link cai direto no roteador e vai para o dedicado, a do proxy passa pelo Debian+Squid+Thunder+bind9_cache, assim faço um QoS para a interface do proxy, lembrando que precisa de uma maquina boa para isso aqui utilizo Intel Core2 Quad Q9550 2.83GHz com 8 gb ddr2 e 4 hd de 1.5t cada
    o questão de log do sarg, se deixar como esta ele vai aparecer apenas log vindo do ip do seu mk central e essa não é a ideia, para resolver isso no nat do central tem que retirar para a interface do proxy e fazer o nat apenas no cache, assim o mk vai direcionar o cliente com o ip dele para o proxy, a regra que uso é a seguinte

    add action=masquerade chain=srcnat comment="mascarar todos os clientes" disabled=no out-interface=!ether3 src-address=10.0.0.0/8
    sobre o cache, o cache full utilzei esses tutoriais THUNDERCACHE.ORG


    aki estão as reguas do meu rc.local do cache

    #ativar interface clientes
    ifconfig eth1 172.16.0.1 netmask 255.255.255.252 up

    #ativar NAT
    modprobe iptable_nat
    echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
    iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADE

    #ativar proxy transparente
    iptables -t nat -A PREROUTING -i eth1 -p tcp --dport 80 -j REDIRECT --to-port 3128

    # rotas
    route add -net 10.0.0.0/8 gw 172.16.0.2
    route add -net 172.0.0.0/8 gw 172.16.0.2
    route add -net 192.168.0.0/16 gw 172.16.0.2
    route add -net 189.108.215.0/24 gw 172.16.0.2

    # mount backup de logs
    # mount nfs backup
    # mount -t nfs 189.108.214.34:/mnt/BKSquidLog/ /mnt/backup/

    exit 0
    amigos tem que fazer rota para os seus clientes, pois o squid tem que saber que os ips que estão vindo estão atras do central

    lembando que não adianta copiar e colar tem uqe entender o que esta acontecendo senão vai dar pau.
    Última edição por j34nsch; 07-08-2009 às 14:33.

  12. #52

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Acho que a grande questão é, se está tudo roteado como é o cache, e o repasse de ip válido.
    o repasse de ip valido eu faço no hotspot que esta no central, um exemplo,

    /ip hotspot ip-binding
    add address=10.6.2.2 comment="nome do cliente" disabled=no server=hs-wlan1-Vermelho to-address=189.10x.xxx.x8
    e na torre marco para o dhcp entregar o ip 10.6.2.2 sempre para este cliente com mac 00:1x:0x:8x:xC:Cx

  13. #53

    Padrão

    Citação Postado originalmente por neon Ver Post
    você faz controle de banda e filtros de "pragas" na torre?

    voce usa RBs ou PC-AP ?

    como fica o processamento de uma torre com 120 clientes pendurados (30 por cartao) ?
    amigo eu não deixo um cliente se comunicar com outro dentro da minha rede, assim evito varias coisa, o controle de pragas eu fiz uma vez, mais tem sempre uma portas ou outra que é fod@ bloquear, pois sempre tem o joginho la da put@ que pario que para de funcionar, agora não bloqueio mais, cada um é responsavel por proteger o seu pc, salvo as empresas que pagão um extra para ter portas bloqueadas, o famoso plano adicional "firewall" e bloqueio de msn, p2p e sites de sacanagem e orkut, que as empresas pagam para que eu o faça, é bem simple as regras estão abaixo

    / ip firewall filter
    dst-address=189.108.214.34 comment="LIBERAR - dns" disabled=no
    add chain=forward action=accept in-interface="wlan3" dst-address=189.x.x.x comment="" disabled=no
    add chain=forward action=accept in-interface="wlan3" dst-address=189.x.x.x comment="" disabled=no
    add chain=forward action=accept in-interface="wlan3" dst-port=80 protocol=tcp comment="portas" disabled=no
    add chain=forward action=accept in-interface="wlan3" dst-port=25 protocol=tcp comment="" disabled=no
    add chain=forward action=accept in-interface="wlan3" dst-port=110 protocol=tcp comment="" disabled=no
    add chain=forward action=accept in-interface="wlan3" dst-port=8291 protocol=tcp comment="" disabled=no
    add chain=forward action=accept in-interface="wlan3" dst-port=53 protocol=udp comment="" disabled=no
    add chain=forward action=accept in-interface="wlan3" dst-port=53 protocol=tcp comment="" disabled=no
    add chain=forward action=accept in-interface="wlan3" dst-port=443 protocol=udp comment="" disabled=no
    add chain=forward action=accept in-interface="wlan3" dst-port=443 protocol=tcp comment="" disabled=no
    add chain=forward action=accept in-interface="wlan3" dst-port=20-22 protocol=tcp comment="" disabled=no
    add chain=forward action=accept in-interface="wlan3" dst-port=20-22 protocol=udp comment="" disabled=no
    add chain=forward action=accept in-interface="wlan3" src-port=53 protocol=udp comment="" disabled=no
    add chain=forward action=accept in-interface="wlan3" src-port=53 protocol=tcp comment="" disabled=no
    deixo no meu central, se alguma empresa tiver no plano firewall é só add a regua para drop

    add chain=forward action=drop in-interface="wlan3" src-address=ip do cliente comment="" disabled=no
    geralmente é só isso, e o bloqueio dos sites faço no squid, é um jeito que achei de ganhar um extra, deixar o cliente que quer segurança satisfeito, e o que gosta dos joginho livre para brincar

    espero ter ajudado
    Última edição por j34nsch; 07-08-2009 às 14:56.

  14. #54

    Padrão

    Citação Postado originalmente por diox Ver Post
    Olha pelo desabafo sua ex bridge erá das bravas massa massa, conte me , quantos cliente usted tens??? hehehe, usa cada torre roteada? showw, abraços!
    estamos partindo pros 30 e poucos mbs

    cada repetidora uma rota /30 ou /29

    temos 2 redes /24

    estamos agora analisando pra comprar uma ASN

  15. #55

    Padrão

    Sei que isso já foi discutido aqui varias vezes, mas a regra normalmente é:
    rotemento-> profissional, organizado e muito poder de expansão(tecnicamente mais complexo, porém reduz o custo a longo prazo)
    bridge=> desorganizado, baixa flexibilidade, não muito profissional(poder ser profissional mas depende de alto custo de equipamentos layer2)

    como ja disse o Sérgio...

    Alguém sabe pq se chama Mikrotik Router??
    ou então porque a RouterBoard leva esse nome???

  16. #56

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tnarnold Ver Post
    Sei que isso já foi discutido aqui varias vezes, mas a regra normalmente é:
    rotemento-> profissional, organizado e muito poder de expansão(tecnicamente mais complexo, porém reduz o custo a longo prazo)
    bridge=> desorganizado, baixa flexibilidade, não muito profissional(poder ser profissional mas depende de alto custo de equipamentos layer2)

    como ja disse o Sérgio...

    Alguém sabe pq se chama Mikrotik Router??
    ou então porque a RouterBoard leva esse nome???
    Olha amigo, não concordo não, já fiz testes com roteamento e tive uma rede mais "presa", foi impressão que tive. Estou aberto a opniões quanto a esse assunto, inclusive quero mudar algumas coisas aqui, mais não considero como "não profissional" por estar em bridge. Temos cerca de 400 clientes, e nunca tivemos problemas com a bridge. Temos algumas verdades com as desvantagens a respeito de segurança na bridge, mais a experiencia que tive é que a bridge deixa a rede mais leve.

  17. #57

    Padrão

    Então é o seguinte, o que vocês dizem disso aqui então:

    Servidor/HTB/NAT/Squid -----------------Torre1--------------Torre2-----------Torre3


    No caso acima teríamos uma bridge nas RB que fazem o link de radio do servidor até as torres, e clientes, hoje eu uso mais ou menos assim. Com cache full transparente.

    Usando roteamento seria mais ou menos assim que penso:


    Servidor ----10.0.0.1/24-------10.0.0.2/24---Nat Clientes-----Clientes em 192.x.x.x/24


    No exemplo acima, eu usarei bridge com os links 5,8Ghz para interligar outras torres com outros NAT para clientes, será usado bridge, mais apenas no enlaces 5,8 entre as torres. Para cada cartão de clientes teríamos um nat e uma faixa de IP diferente.

    Minhas dúvidas são:

    Meu controle de banda é feito no servidor CentOS, com HTB, é controlado via MAC de cada cliente. Mesmo com o NAT nas RB´s, eu continuarei a ter o repasse de MAC e o controle de banda, ou terei que ter o controle de banda na RB?

    Como fica o cache, com o roteamento? Uso cache full, tenho controle de banda do cache separado para cada cliente, será que mesmo depois do roteamento nas RB´s, os pacotes do cache continuarão passando a full para os clientes?

    As RB´s fazem o roteamento sem apertar no uso do processador?

    Aguardo a opnião de vocês. Grato.
    Última edição por Josue Guedes; 08-08-2009 às 14:14.

  18. #58

    Padrão

    nesse post tem uma resposta para a pergunta que é semelhante a essa questão de roteamento tem uma imagem em anexo da idéia do que digo:
    https://under-linux.org/f130687-nat-sobre-nat-alguem-sabe-como-ter-acesso#post427224

    quanto ao cache não tem menor problema podes colocar o squid no lugar que qzer da rede... e nesse modelo ainda te da a flexibilidade de balancear e usar protocolos de rotemento que te facilitam a vida na hora de gerenciar...o OSPF por exemplo.... controle de banda se faz em cada nó que o cliente estiver conectado, em cada routerboard ou pcap com mikrotik no caso ou até mesmo com linux, pra RB roteamento e controle de banda não é nada pra potencia que ta os processadores delas...
    o cache full se configurado nos mikrotiks continua funcionando sem problemas, talvez até com mais controle sobre eles... (eu não uso cache full mas conheço a solução, fiz poucos testes e laboratorio mas ao meu ver só é interessante quando o proxy esta na rede cabeada) mas o mais vantajoso é aquele modelo que o administador de rede tem mais dominio das ferramentas se não tem dominio de roteamento (sugiro que comece a testar em laboratorio os conceitos disso tem varias ferramentas hoje em dia pra faze miséria com estudos de rede...vbox,vmware,packet tracer, etc...) se não tem dominio sobre roteamento fica com a bridge mesmo, não sei como consegue mas.... ta uma forma de conectar os clientes né? ta funcionando não quer passar por transtornos e custos de migração é a alternativa!
    Última edição por tnarnold; 08-08-2009 às 19:29.

  19. #59

    Padrão

    Pois é, uma das idéias que não gosto é de ter que controlar a banda em cada nó, na RB. Aqui a migração foi inversa, de roteadas para bridge. Lógico que na época a rede era pequena. O cache full com HTB pode-se controlar a banda do cache por cliente, no caso ttenho 2 controles de htb, um normal e um do cache, com isso não tenho problemas de excesso de banda e tals. Bom vou dar uma olhada no controle de banda nas RB´s, e ver se consigo fazer nelas o que faço hoje com HTB no CentOS. Já testei OSPF e um dos interesses em migra a rede é justo por causa dele.

  20. #60

    Padrão

    quarto: me focalizo em grandes empresas (Embratel,Brt) la é tudo roteado e o trafego é grande!

    Pessoal as teles trabalham completamente diferente, através de redes MPLS em equipamentos de alta qualidade que permitem QOS,Mapeamento por tipo de serviço, etc....

    Há como fazer isto sobre uma rede com mikrotik ?
    Há sim, existe o recurso de MPLS no Mikrotik, no meu caso optei por não faze-lo ainda, por adicionar mais um overhead a minha rede, haja visto que utilizo o PPPoE.