Resultados da Enquete: Qual modelo de negócio se Provedor de Internet está alicerçado?

Votantes
39. Você não pode votar nesta enquete
  • Prestadora SCM, mais PSCI;

    21 53,85%
  • PSCI tendo uma prestadora SCM como parceira;

    13 33,33%
  • Somente PSCI,

    5 12,82%
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Pesquisa: Modelo de Negócio SVA (PSCI) e SCM

    Tenho visto aqui na comunidade, muitos post relacionados ao regimento legal do Provedor de Serviço de Conexão à Internet (PSCI), vulgo Provedor de Internet. O objetivo deste são dois:

    1 - Disponibilizar aos colegas, documentos relacionados ao entendimento da Agência sobre essa questão;

    2 - Saber qual o modelo de negócio seu PSCI tá alicerçado hoje?

    Obs. CONSULTA ANATEL SOBRE MODELO DE NEGÓCIO https://docs.google.com/leaf?id=0B0_...lNjcy&hl=pt_BR
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Internet - Contextos de Mercado Regulatório.pdf   Norma_004-1995 do MC.pdf  

    Seminário sobre Inclusão Digital.pdf   Uso de Serviços de Telecomunicações para Acesso à INTERNET.pdf  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         SVA.JPG
Visualizações:	1271
Tamanho: 	80,8 KB
ID:      	5063   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         SVA2.JPG
Visualizações:	1040
Tamanho: 	88,1 KB
ID:      	5064  

    Última edição por kleberbrasil; 15-07-2011 às 15:35.

  2. #2

    Padrão

    Para contribuir sobre o tema, seguem dois documentos emanados da ANATEL Brasília, da Gerência de Regulamentação, explicando sobre o funcionamento de PSCI e SCM, sendo fornecidos pela mesma empresa ou mesmo empresas distintas, que é o caso das parcerias.

    Abraços
    Fabrício
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Ofício_52_ANATEL.pdf   Oficio Anatel.pdf  


  3. #3

    Padrão

    Vamos lá colegas, essá pesquisa é interessante, ninguém vai se comprometer somente por responde-la, mas para termos uma noção do percentual real do modelo de negócio de cada um.

  4. #4

    Padrão Contrato SCM entre PSCI

    Amigo bom dia,
    Gostaria que fosse postado um modelo de contrato entre ums SCM e um PSCI, pois estou precisando para eu poder fazer um, se alguem tiver poste ou me envie por e-mail.
    Pois como vi nos arquivos postado no forum a Anatel permite contrato entre SCM e um PSCI, sem necessidade de registro de estação em nome da SCM e o PSCI.
    Obrigado.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por agnaldos Ver Post
    Amigo bom dia,
    Gostaria que fosse postado um modelo de contrato entre ums SCM e um PSCI, pois estou precisando para eu poder fazer um, se alguem tiver poste ou me envie por e-mail.
    Pois como vi nos arquivos postado no forum a Anatel permite contrato entre SCM e um PSCI, sem necessidade de registro de estação em nome da SCM e o PSCI.
    Obrigado.
    Em Anexo!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Contrato SCM PSCI.pdf  

  6. #6

    Padrão

    Kleberbrasil,

    Esse tema é bem vasto, eu fiz uma coletânea de informações sobre o tema e coloquei em meu site, muita coisa coletada aqui no Underlinux, google, anatel, etc.

    Desde que comecei não paro de colocar coisas novas, a todo momento aparecem mais detalhes.

    A coletânea está aqui:

    SCM

    Espero que ajude, o objetivo é só concentrar essas informações.

  7. #7

    Padrão Detalhes sobre parceria SCM e PSCI

    Kelber Brasil
    Obrigado pela atenção
    Eu queria saber o seguinte:
    Tenho um amigo que tem uma SCM ele vai pedir o link e me passar o link, quero usar o contrato de SCM e PSCI a empresa dele com minha para eu poder está resguardado junto a anatel, sei que o contrato já é um inicio, te pergunto terei que cadastrar um base aqui no Pará com dados da empresa dele certo? quero saber tambem se terei que registrar outra base no tocantins onde vai sair o link ful duplex?
    Para estar tudo legalizado quero paga os impostos que por lei a SCM tem que pagar.
    QUero saber se eu registrar uma base dele aqui no Pará onde vou distribuir o sinal onde tenho um servidor que controla meus usuarios em nome da empresa dele e o contrato entre a SCM e o PSCI e o contrato entre o PSCI com usuario final o SVA estou livre de ser lacrado?
    Alem da torre central que eu tenho onde vou receber o link e vou distribuir para os usuarios finais tenho mais tres torres com antenas setorias essas torres não tem necessidade de ser registrada certo.

    Aguardo respota
    Grato

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por agnaldos Ver Post
    Kelber Brasil
    Obrigado pela atenção
    Eu queria saber o seguinte:
    Tenho um amigo que tem uma SCM ele vai pedir o link e me passar o link, quero usar o contrato de SCM e PSCI a empresa dele com minha para eu poder está resguardado junto a anatel, sei que o contrato já é um inicio, te pergunto terei que cadastrar um base aqui no Pará com dados da empresa dele certo?
    Não precisa.

    Citação Postado originalmente por agnaldos Ver Post
    quero saber tambem se terei que registrar outra base no tocantins onde vai sair o link ful duplex?
    Aqui sim é obrigatório, a resolução 506 da ANATEL relata que a estação SCM que faz interconexão é que deverá ser licenciada.

    Citação Postado originalmente por agnaldos Ver Post
    Para estar tudo legalizado quero paga os impostos que por lei a SCM tem que pagar.
    QUero saber se eu registrar uma base dele aqui no Pará onde vou distribuir o sinal onde tenho um servidor que controla meus usuarios em nome da empresa dele e o contrato entre a SCM e o PSCI e o contrato entre o PSCI com usuario final o SVA estou livre de ser lacrado?
    O ideal é ter sua própria licença, mas se vc estiver planejando trabalhar certinho, como mencionou acima, dificilmente a ANATEL o lacrará, hoje em dia a Agência tá mais Ligth, ela não anda lacrando assim atoa, primeiramente ela manda um ofício solicitando informações... Ai se isso ocorrer, vc responderá que é SVA da SCM tá, que a SCM tem uma rede que "puxa" Internet do Tocantins e por ai vai..


    Citação Postado originalmente por agnaldos Ver Post
    Alem da torre central que eu tenho onde vou receber o link e vou distribuir para os usuarios finais tenho mais tres torres com antenas setorias essas torres não tem necessidade de ser registrada certo.
    Aguardo respota
    Grato
    De qual cidade do Tocantins vc vai puxar? Também sou do Estado, se eu poder ajudar, só me mandar uma msg. Meu MSN tah cadastrado aqui no under. Abraços e boa sorte!

  9. #9

  10. #10

    Padrão Re: Pesquisa: Modelo de Negócio SVA (PSCI) e SCM

    Quero deixar aqui o link da matéria que li hoje, que fala da intenção da Anatel em ACABAR com o Serviço de Valor Adicionado (leia-se provedores), tal como conhecemos hoje.

    Queria destacar a frase do gerente de Regulamentação da Superintendencia de Serviços Privados, que evidencia, sem pudor nenhum, de que lado "eles" estão:

    "Na última terça-feira, 27/04, quando a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados, debatia os efeitos do novo Marco Civil da Internet que o governo quer aprovar no Congresso Nacional, o gerente de Regulamentação da Superintendência de Serviços Privados da Anatel, Bruno Carvalho Ramos, anunciou que tais mudanças estão em curso.
    Alegou que a Anatel quer a convergência dos diversos serviços e que isso estimulará a concorrencia no mercado. Além disso, resaltou que as empresas de telefonia têm o direito de recuperar receitas, atualmente, nas mãos das empresas do Seviço de Valor Adicionado"

    Convergência Digital - Telecom - Anatel estuda o fim do Serviço de Valor Adicionado

  11. #11

    Padrão Parce que a Anatel mudou de ideia

    Anatel nega que esteja estudando o fim do Serviço de Valor Adicionado

    http://convergenciadigital.uol.com.b...id=22446&sid=8

  12. #12

    Padrão Re: Parce que a Anatel mudou de ideia

    E ela nem pode, SVa tah previsto na LGT, somente o congresso pode alterar.

  13. #13

    Padrão Cobrança do SCM pelo boleto do PSCI

    A cobrança pode ser terceirizada, mas tem que se atentar a detalhes. Abraços!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Boleto F�bio.jpg
Visualizações:	2240
Tamanho: 	131,4 KB
ID:      	11648  
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos

  14. #14

    Padrão Provedor de internet pode legalizar parceria com operador de SCM

    Os provedores de internet que não têm licença do Serviço de Comunicação Multimídia (SCM) para oferecer o acesso à internet,(conexão esta, que mesmo feita com as antenas Wi-Fi, é considerada serviço de telecom), já podem legalizar a sua operação sem precisar pagar os R$ 9 mil reais pela licença à Anatel. Para isto, é preciso que eles firmem uma parceria com uma empresa que possui a licença e que esta empresa tenha um contrato de prestação de serviço com o usuário final. Lei na íntegra: TeleS

  15. #15

    Padrão Re: Provedor de internet pode legalizar parceria com operador de SCM

    Eu to doido para fazer logo a parceria, so que a telefonica esta cobrando um absurdo pelo link dedicado, o que os cliente me pagam vo pagar o dedicado e ainda vo ter que interar, se eu quiser o dedicado. Estou a procura de dedicado mais enconta para tentar legalizar logo. =D

    Citação Postado originalmente por kleberbrasil Ver Post
    Os provedores de internet que não têm licença do Serviço de Comunicação Multimídia (SCM) para oferecer o acesso à internet,(conexão esta, que mesmo feita com as antenas Wi-Fi, é considerada serviço de telecom), já podem legalizar a sua operação sem precisar pagar os R$ 9 mil reais pela licença à Anatel. Para isto, é preciso que eles firmem uma parceria com uma empresa que possui a licença e que esta empresa tenha um contrato de prestação de serviço com o usuário final. Lei na íntegra: TeleS

  16. #16

    Padrão Re: Provedor de internet pode legalizar parceria com operador de SCM

    Vc tá em SP, ai estão as maiores ofertas de IP, procure ai:

    [www.globalcrossing.com]
    [www.eletropaulotelecom.com.br]
    [www.algartelecom.com.br]
    [www.geodex.com.br]

  17. #17

    Padrão Re: Pesquisa: Modelo de Negócio SVA (PSCI) e SCM

    Tenho estas dúvidas sobre parcerias scm.
    As notas fiscais dos equipamentos ficam em nome de quem?
    Quem contrata o link?
    Quem fica responsável pelo recolhimento dos impostos?
    Quem é responsável pelo local aonde está instalada torre?
    Quem recebe dos usuários finais e a quantia recebida entra em qual caixa?
    Quem assina os documentos?
    Em caso de notificações quem é responsável por contratar advogados?
    Se houver sonegação fiscal quem é responsável?
    Obrigado!

  18. #18

    Padrão Re: Pesquisa: Modelo de Negócio SVA (PSCI) e SCM

    Citação Postado originalmente por letana Ver Post
    Tenho estas dúvidas sobre parcerias scm.
    As notas fiscais dos equipamentos ficam em nome de quem?
    De quem comprou, porém deve ficar claro que se o equipamento é do PSCI dever ter um documento de cessão ou doação ao SCM.

    Citação Postado originalmente por letana Ver Post
    Quem contrata o link?
    O PSCI

    Citação Postado originalmente por letana Ver Post
    fica responsável pelo recolhimento dos impostos?
    Cada um paga seu imposto, o PSCI vai pagar o ISS devido à prefeitura e a prestadora SCM o ICMS de Comunicação ao Estado, mais FUST e FUNTTEL

    Citação Postado originalmente por letana Ver Post
    Quem é responsável pelo local aonde está instalada torre?
    Depende de como foi formatado o contrato entre PSCI e SCM. As torres da GVT aqui em Palmas são todas alugadas, não significa que a torre é responsabilidade da empresa de telecomunicações.

    Citação Postado originalmente por letana Ver Post
    Quem recebe dos usuários finais e a quantia recebida entra em qual caixa?
    A cobrança pode ser terceirizada do SCM ao PSCI ou cada um cobra o seu separado.

    Citação Postado originalmente por letana Ver Post
    Quem assina os documentos?
    Documentos de telecomunicações sempre o engenheiro da SCM, contratos cada qual assina o que compete a atividade de sua empresa, exceto se for atribuído ao outro por meio de procuração.

    Citação Postado originalmente por letana Ver Post
    Em caso de notificações quem é responsável por contratar advogados?
    A atividade econômica reclamada. O que está em litígio a Internet ou a conexão?

    Citação Postado originalmente por letana Ver Post
    Se houver sonegação fiscal quem é responsável?
    O sonegador, tenha sempre os relatórios em mão de que fez sua parte, caso vc cobre dos clientes, faça o repasse via depósito e exija a nota dessa transação.

  19. #19

    Padrão Re: Pesquisa: Modelo de Negócio SVA (PSCI) e SCM

    Perguntas ao Kleberbrasil
    Se o PSCI contrata o link como é que ele vai justificar a finalidade deste link? Quem consumiu este link com quê?
    O link não deveria estar no nome de quem tem SCM?
    A quantia referente ao fornecimento de link ao usuário final não tem que ser contabilizada pelo detentor do scm?Ou seja legalmente o dinheiro não teria que entrar em seu caixa e depois voce me pagar como um contratado?
    Sua empresa vai contratar a minha empresa para sva e a minha empresa faz uma cessão de direito de seus equipamentos ou uma doação para a sua empresa ok?
    Se houver algum problema os equipamentos e os clientes que eu contratei passam a pertencer à sua empresa?
    Qual a garantia que eu terei que sua empresa vai devolver os meus equipamentos?
    Obrigado.

  20. #20

    Padrão Re: Pesquisa: Modelo de Negócio SVA (PSCI) e SCM

    https://under-linux.org/attachments/...-e-scm-sva-jpg

    Vou responder sua pergunta com a imagem acima que foi elaborada pela a ANATEL para ilustrar o modelo de negócio de provimento de internet (veja o link)

    Citação Postado originalmente por letana Ver Post
    Perguntas ao Kleberbrasil
    Se o PSCI contrata o link como é que ele vai justificar a finalidade deste link?
    A Norma 004/1995 esclarece bem a imagem acima e suas dúvidas, primeiramente precisa saber que PSCI é Provedor de Serviço de Conexão à Internet (SCI), a finalidade do link de internet é para prover o SCI aos seus usuários.

    Citação Postado originalmente por letana Ver Post
    Quem consumiu este link com quê?
    Se o objeto do PSCI é prover internet aos usuários, quem irá consumir o link de internet do PSCI? Para que e com o que (refere à CPE?) é problema do usuário.


    Citação Postado originalmente por letana Ver Post
    O link não deveria estar no nome de quem tem SCM?
    Veja a imagem, ela serve para ilustrar as normas vigentes, o PSCI contrata o Link de Internet e contrata também a rede do SCM para ser "o meio" entre o provedor e o cliente.

    Citação Postado originalmente por letana Ver Post
    A quantia referente ao fornecimento de link ao usuário final não tem que ser contabilizada pelo detentor do scm?
    Não conheço nenhuma norma que prevê a contabilidade do tráfego de dados, obviamente as empresas de telecomunicações (tanto SCM, quanto a fornecedora do link de internet) tem logs referentes a esse tráfego, mas isso não reflete nos preços e nos impostos ao PSCI que também pode ter esse tipo de log ou também poderá formatar planos com limitação de tráfego.

    Citação Postado originalmente por letana Ver Post
    Ou seja legalmente o dinheiro não teria que entrar em seu caixa e depois voce me pagar como um contratado?
    Não da forma exposta...

    Citação Postado originalmente por letana Ver Post
    Sua empresa vai contratar a minha empresa para sva e a minha empresa faz uma cessão de direito de seus equipamentos ou uma doação para a sua empresa ok?
    Cada SCM de uma política de trabalho, a legislação não exige que a infraestrutura seja do SCM.

    Citação Postado originalmente por letana Ver Post
    Se houver algum problema os equipamentos e os clientes que eu contratei passam a pertencer à sua empresa?
    São dois serviços que o cliente contrata:
    SCM: Que é o meio que interliga o usuário ao PSCI
    SCI: Serviço de Conexão à Internet
    Os clientes pagam pelos dois serviços.

    Citação Postado originalmente por letana Ver Post
    Qual a garantia que eu terei que sua empresa vai devolver os meus equipamentos?
    Obrigado.
    Se for feito uma doação para a empresa SCM, essa não é obrigada por lei em te devolve-la. Se está pensando em contratar uma SCM para fruir seus serviços de SVA, sugiro vc procurar um advogado para orientar com suas dúvidas.