Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mudando para PC-AP (retornando) - Adaptador 4 minipci/PCI funciona ?

    Olá mestres do UL.

    Como falei em outro post, a estrutura tá crescendo e vou melhorar minha rede, enlaces etc...

    Quero começar por uma torre minha que atende uns 80 usuários. Hoje ela tem

    4 TSM 12dbi
    4 aprouter
    1 fonte atx

    Pensei em routerboard, mas nao achei por exemplo uma com 2 x minipci, usaria duas. So achei a RB-433 e a RB-433AH.
    Caro e teria que ter duas, etc... fonte e em caso de subistituição, é aquela coisa, correio demora etc....

    Então pensei em usar placa mae, com rede onboard compatível com MK etc.. bla bla bla.. e apenas 1 adaptador RB-14, que aceita 4 cartões mini-pci, o enlace, seria normal via rádio 5.8, conectado na LAN onboard.

    Mas me surgiu a dúvida ? Funciona ?
    MercadoLivre: ADAPTADOR PCI MIKROTIK RB14 - ACEITA 4 CARTÕES MINI PCI + NF - R$ 199.00
    E a energia, será que aguenta ? antes que perguntem, sou dos que detestam mW, quanto menos, melhor.

    O que me indicariam nessa torre ? Tem algum apzinho melhor que os aprouter que uso ?

    Eles estão funcionando bem, só que em horário de pico, sinto que dá latência etc... visito alguns clientes nesse horário, como quem não quer nada, e dou uma futucada e vejo que sobe muito a latencia.

    Dá um help aew pessoal.

    Abraços

  2. #2

    Padrão

    Aprouter é pra chipsets Realtek, e eles quando ultrapassam a media de 10-15 clientes abrem o bico.

    Essas placas adaptadoras de mini-PCI funcionam sim normalmente, quanto a questao de consumo, voce tem que escolher uma fonte com consumo de 300W reais.

    Se voce não é fã dos mW entao é fã dos Watts... cuidado com a potencia elevada, o principal prejudicado pode ser voce.

    Ap melhor que esses tem o Senao e o AP2000 que utiliza cartoes Orinoco, mas acho que vc vai referir o PC-AP.

    Abraços!

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Aprouter é pra chipsets Realtek, e eles quando ultrapassam a media de 10-15 clientes abrem o bico.

    Essas placas adaptadoras de mini-PCI funcionam sim normalmente, quanto a questao de consumo, voce tem que escolher uma fonte com consumo de 300W reais.

    Se voce não é fã dos mW entao é fã dos Watts... cuidado com a potencia elevada, o principal prejudicado pode ser voce.

    Ap melhor que esses tem o Senao e o AP2000 que utiliza cartoes Orinoco, mas acho que vc vai referir o PC-AP.

    Abraços!

    WATTS ??? Deuuuuuuus que me livre.. quiz dizer que quanto menos mW, melhor... adoro baixa potência. hehehe.. grato pelo post... ainda estou pensando e esperando o pessoal opinar.

    Alam DIas

  4. #4

    Padrão

    Alam, ja pesquisou o valor de placas com chipsets Atheros? essa mini pci que voce quer por é boa, mas tem umas desvantagens:

    Voce terá que comprar 4 cartoes
    Se ela queimar vc vai parar a base toda

    Procura placas Dlink G510 ou SMC ou Samsung com chipset Atheros e poe 4 placas que sai mais barato alem doque se queimar alguma voce nao vai comprometer tudo. Cada uma aguenta 40 lientes simultaneos.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Alam, ja pesquisou o valor de placas com chipsets Atheros? essa mini pci que voce quer por é boa, mas tem umas desvantagens:

    Voce terá que comprar 4 cartoes
    Se ela queimar vc vai parar a base toda

    Procura placas Dlink G510 ou SMC ou Samsung com chipset Atheros e poe 4 placas que sai mais barato alem doque se queimar alguma voce nao vai comprometer tudo. Cada uma aguenta 40 lientes simultaneos.
    Oi pedro!

    Você trabalha assim? que placa mãe ta usando??

    Abraço

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Alam, ja pesquisou o valor de placas com chipsets Atheros? essa mini pci que voce quer por é boa, mas tem umas desvantagens:

    Voce terá que comprar 4 cartoes
    Se ela queimar vc vai parar a base toda

    Procura placas Dlink G510 ou SMC ou Samsung com chipset Atheros e poe 4 placas que sai mais barato alem doque se queimar alguma voce nao vai comprometer tudo. Cada uma aguenta 40 lientes simultaneos.
    Opa, tbm acho melhor PCI normal, quanto á qual usar, hoje temos as GREATEK, com chip Atheros, homologadas que uso já em dois lugares... vcs não sabem do que essa plaquinha é capaz.. Em alguns lugares, elas vem com etiqueta TPLINK. AS G510 comecei com elas lembram ? 4 delas, são mais caras e difíceis de achar a versao b3, que é a única que roda no MK.

    Você usa o que de placa mae ?

    Abraços

  7. #7

    Padrão

    Eu utilizo uma placa mae Gigabyte com um celeron D 2.13 com 256mb de RAM.

    Tenho um cartao Senao 2611 de 200mW e em outro tenho uma placa SMC
    SMCWPCI-G2 e outra com SMCWPCIT-G, ambas com chipsets Atheros de 100mW e aguenta 40 clientes numa boa, alem de serem mais baratas que as Dlink.

  8. #8

    Padrão

    Amigo, o problema não é RB14 e sim o slot PCI, acho que vai ter problemas e como o amigo falou se chega queimar o slot ou a rb para todo pop, olha só, em um pop utilizo essas plaquinhas da tplink atheros MercadoLivre: PLACA DE REDE - PCI - WIRELESS - TP-LINK TL-WN 551G - R$ 65.00 que são show to realizando testes paralelo entre ela e uma rb 433 h com mini pci r52 , em media 30 simultaneo nas duas opções, agora quer minha opinião, coloca uma rb 433h e vai dormir sossegado, muitas vantagens..... espaço menor, menos peças pra dar pau (cooler, hd, memoria...) menos consumo de energia em caso de apagão, etc..etc...etc.. lembre sempre o barato muitas vezes sai caro. Abraços

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jodrix Ver Post
    Amigo, o problema não é RB14 e sim o slot PCI, acho que vai ter problemas e como o amigo falou se chega queimar o slot ou a rb para todo pop, olha só, em um pop utilizo essas plaquinhas da tplink atheros MercadoLivre: PLACA DE REDE - PCI - WIRELESS - TP-LINK TL-WN 551G - R$ 65.00 que são show to realizando testes paralelo entre ela e uma rb 433 h com mini pci r52 , em media 30 simultaneo nas duas opções, agora quer minha opinião, coloca uma rb 433h e vai dormir sossegado, muitas vantagens..... espaço menor, menos peças pra dar pau (cooler, hd, memoria...) menos consumo de energia em caso de apagão, etc..etc...etc.. lembre sempre o barato muitas vezes sai caro. Abraços
    Procede...

    Tenho pensado nisto... nao uso mais HD uso CFIDE, cartão CompactFlash com adaptador, funciona até em pentium 1 ou 2....

    Quanto á routerboard.. tem o mesmo problema.. se queimar para tudo

    Penso em usar pelo menos duas, cada uma com 2 cartões.. pelo menos de parar, é menos uns 95 cliente ligando

    Abraços

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    Quanto á routerboard.. tem o mesmo problema.. se queimar para tudo
    O Problema é achar outra pra botar no lugar na hora, ao passo que placa mae voce acha ate no quintal do vizinho em cima de arvores.

    Sem contar que um pentium MMX 233 funciona melhor que uma RB (exceto as RB 1000)

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Sem contar que um pentium MMX 233 funciona melhor que uma RB (exceto as RB 1000)
    essa eu nao sabia...

  12. #12

    Padrão

    Ai, pra quem quer ver... tem 20 clientes nela... ta com placa SMC e tudo...

    Obs. é minha mesmo, nao peguei a imagem na internet.

    http://img201.imageshack.us/img201/8...ulo1ce1.th.jpghttp://img201.imageshack.us/images/thpix.gif

  13. #13
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Alam, uso essa placa aqui há mais de 2 anos.

    MercadoLivre: Placas Intel novas na caixa c/ 6 slots PCI - R$ 279.99

    Tem 6 slots pci, tenho 2 bases com elas. Inclusive semana passada comprei mais 2 pra ter de backup aqui. Numa das bases tenho 3 dlinks G520 mais 1 AG530, na outra base tenho 4 G510 e 1 AG530. Funciona perfeitamente.

    Vc tem opção também de usar a RB600, essa tem 4 slots mini-pci. Tem fotos na minha galeria do Underlinux dessas maquinas montadas com essa placa mãe q te passei.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Alam, uso essa placa aqui há mais de 2 anos.

    MercadoLivre: Placas Intel novas na caixa c/ 6 slots PCI - R$ 279.99

    Tem 6 slots pci, tenho 2 bases com elas. Inclusive semana passada comprei mais 2 pra ter de backup aqui. Numa das bases tenho 3 dlinks G520 mais 1 AG530, na outra base tenho 4 G510 e 1 AG530. Funciona perfeitamente.

    Vc tem opção também de usar a RB600, essa tem 4 slots mini-pci. Tem fotos na minha galeria do Underlinux dessas maquinas montadas com essa placa mãe q te passei.

    Qual a diferenca entre as g510/g520 das ag 530 que vc mantem 1 em cada pc?

    ________________________________________________________________________________________
    Mas será uma real vantagem mesmo ter pc em vez de rb? tem gente que vejo rodando com rb ha 2 , 3 anos sem problemas. O que eu fiz aqui foi o seguinte: Comprei uma rb 433 ah com 3 minio pci engenius 8602 e estou para subir, acho que essa semana ja consigo. E em contrapartida to ja comprando um pc e vou montar um pc-ap, mas só para deixar de reserva, assim se tiver um problema ja subo ele com caixa e tudo , como uso o mk em baixo controlando tudo em cima é só bridge vou deixar até configurado. Qualquer problema subo e troco. Acho que consigo fazer isso em no maximo 30 min.

  15. #15
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    As AG530 eu faço ponto a ponto entre as 2 bases, em 5.8 Ghz. A diferença entre G520 e 510 não notei nada na prática, foi apenas conveniência, pois quando comprei as G520 eu não tava encontrando as G510 pra comprar.

    Citação Postado originalmente por FernandodeDeus Ver Post
    Qual a diferenca entre as g510/g520 das ag 530 que vc mantem 1 em cada pc?

    ________________________________________________________________________________________
    Mas será uma real vantagem mesmo ter pc em vez de rb? tem gente que vejo rodando com rb ha 2 , 3 anos sem problemas. O que eu fiz aqui foi o seguinte: Comprei uma rb 433 ah com 3 minio pci engenius 8602 e estou para subir, acho que essa semana ja consigo. E em contrapartida to ja comprando um pc e vou montar um pc-ap, mas só para deixar de reserva, assim se tiver um problema ja subo ele com caixa e tudo , como uso o mk em baixo controlando tudo em cima é só bridge vou deixar até configurado. Qualquer problema subo e troco. Acho que consigo fazer isso em no maximo 30 min.

  16. #16

    Padrão

    Olha a fotinha dela:
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC02464.jpg
Visualizações:	809
Tamanho: 	1,83 MB
ID:      	2985  

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FernandodeDeus Ver Post
    Olha a fotinha dela:

    leia meu post e veja ja vai fazer um ano que uso pc-ap com 4 ag520 e 1 ag530 esta excelente funciona muito bem, mas aqunto ao tamnho da caixa é verdade fica grande mesmo.

    https://under-linux.org/forums/wirel...-ag-520-a.html

  18. #18

    Padrão

    Opa.

    Ainda estou pensando e agradeço a todos pelas informações.

    Quanto á PC-AP, tive problemas aqui, pq estou a 100 metros do mar.. tudo bem... durou 1 ano..mas pra trocar foi uma luta.

    Quanto ás AG-520, só são homologadas para uso com antenas de 2 dbi, além do site da anatel, eu fiz uma consulta direta. Logo, seu uso em provedor não é permitido. Bom mesmo são as 510 versão b3, compatível com mikrotik.

    To analizando..

    Abraços

  19. #19
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    Opa.

    Ainda estou pensando e agradeço a todos pelas informações.

    Quanto á PC-AP, tive problemas aqui, pq estou a 100 metros do mar.. tudo bem... durou 1 ano..mas pra trocar foi uma luta.

    Quanto ás AG-520, só são homologadas para uso com antenas de 2 dbi, além do site da anatel, eu fiz uma consulta direta. Logo, seu uso em provedor não é permitido. Bom mesmo são as 510 versão b3, compatível com mikrotik.

    To analizando..

    Abraços
    só corrigindo Alam, a versão da G510 é B1, e não B3...

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    Opa.
    Quanto ás AG-520, só são homologadas para uso com antenas de 2 dbi, além do site da anatel, eu fiz uma consulta direta. Logo, seu uso em provedor não é permitido. Bom mesmo são as 510 versão b3, compatível com mikrotik.
    Se voce for por esse lado a maioria dos provedores que tem placas homologadas pela anatel sao irregulares

    Uma placa é homologada pra trabalhar com a antena dela... e nao com uma omni de 15dbi. Ja uma omni é homologada pra trabalhar numa potencia máxima de 50 Watts. E ai?