+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Montar um site de hospedagem do zero

    Olá... neste meu primeiro tópico eu preciso de ajuda:

    Considerando que eu tenho dinheiro suficiente para investir nisso, como criar um site de hospedagem do ZERO com máquinas rodando linux (uma distribuição que seja otimizada pra isso)...

    Eu tenho o sonho de montar um site de hospedagem mais eu não sei como.

    Aquele que realmente ajudar, lógico, será AGRADECIDO.

  2. #2
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão

    Você pode montar um servidor com um utilitário como o Virtualmin ou cPanel, mas o cliente não irá configurar nada no servidor Web.

    Se você quer criar máquinas virtuais para cada cliente, onde ele tem acesso total ao servidor virtual, você precisa de uma solução mais profissional, como Xen.

  3. #3

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por osmano807 Ver Post
    Você pode montar um servidor com um utilitário como o Virtualmin ou cPanel, mas o cliente não irá configurar nada no servidor Web.

    Se você quer criar máquinas virtuais para cada cliente, onde ele tem acesso total ao servidor virtual, você precisa de uma solução mais profissional, como Xen.
    Quando eu disse DO ZERO me referi a algo como um passo-a-passo, incluindo os hardwares e todo o resto (exceto a instalação do Apache/PHP/MySQL/PhpMyAdmin). Me refiro a um site de hospedagem, como o locaweb ou hotel da web...

  5. #5

    Padrão

    Servidor(es) com processador Intel Xeon ou AMD Opteron, placa-mãe que suporte 2 processadores, a maior quantidade de memória que puder pagar (a kingston ou samsung vai lançar um único pente de 32gb se não me enganno, li recentemente - 3 meses + ou -). HD SCSI com suporte a hot-swap é melhor, placa de rede gigabit, link dedicado, nobreak de alta capacidade, racks para os servidores switch KVM para que um monitor/mouse/teclado gerencie todos os servidores de cada rack, roteadores, switches, sistema de resfriamento...

    eu pensava em colocar uma empresa dessas, mas é mais prático alugar servidores em datacenters como SAVVIS, OPTIGLOBE, sai mais em conta.

    se fosse comprar compraria servidores DELL POWER EDGE (que são ultra-finos) ou algum IBM e-Series.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rossisolrac Ver Post
    Servidor(es) com processador Intel Xeon ou AMD Opteron, placa-mãe que suporte 2 processadores, a maior quantidade de memória que puder pagar (a kingston ou samsung vai lançar um único pente de 32gb se não me enganno, li recentemente - 3 meses + ou -). HD SCSI com suporte a hot-swap é melhor, placa de rede gigabit, link dedicado, nobreak de alta capacidade, racks para os servidores switch KVM para que um monitor/mouse/teclado gerencie todos os servidores de cada rack, roteadores, switches, sistema de resfriamento...

    eu pensava em colocar uma empresa dessas, mas é mais prático alugar servidores em datacenters como SAVVIS, OPTIGLOBE, sai mais em conta.

    se fosse comprar compraria servidores DELL POWER EDGE (que são ultra-finos) ou algum IBM e-Series.
    Obrigado pela dica quanto ao hardware. Agora preciso das outras dicas sobre como instalar, como fazer os sites realmente ir ao ar e etc. Alguém pode me ajudar?

  7. #7
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão

    Servidores Linux, Guia Prático: Capítulo 6: Configurando servidores web
    Servidores Linux, Guia Prático: Capítulo 14: Hardware de servidores

    Recomendo pegar a configuração de um servidor pronto e ir numa loja e montar mesmo, sai mais barato.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por osmano807 Ver Post
    Servidores Linux, Guia Prático: Capítulo 6: Configurando servidores web
    Servidores Linux, Guia Prático: Capítulo 14: Hardware de servidores

    Recomendo pegar a configuração de um servidor pronto e ir numa loja e montar mesmo, sai mais barato.
    Essa é a dica, mais recomendo comprar o livro, pois varias configurações como virtual hosting / dns /dns reverso ...etc, não estão disponivei para leitura on line, e isso que você quer fazer não é uma coisa muito simples, comece se perguntando se você se encaixa... em iniciante, intermediario ou avançado, em termos de linux. se a resposta for uma das duas primeiras opções, ai é imprecindivel comprar o livro do Morimoto.
    Abraços

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por helciovitor Ver Post
    Quando eu disse DO ZERO me referi a algo como um passo-a-passo, incluindo os hardwares e todo o resto (exceto a instalação do Apache/PHP/MySQL/PhpMyAdmin). Me refiro a um site de hospedagem, como o locaweb ou hotel da web...
    Cara como locaweb, vc procura engenheiros elétrico, engenheiro de software, Programadores , analista de sistemas, porque eles tem uma mega estrutura, com "fazenda de servidores", grupos geradores imensos, tudo e um pouco mais, eles realmente usam servidores de verdade e não pc-servidor, vc pode procurar por empresas do ramo de T.I. com implantação de projetos e montagem de servidores dedicados e tal, isso pra começar.

  10. #10

    Padrão cPanel - Freee ???

    Então Sergião, não sabia que havia essas ferramentas livres ...

    Achava que era só cPanel , rs ...

    Valeu , quando der vou testar essas soluções open source .

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por helciovitor Ver Post
    Quando eu disse DO ZERO me referi a algo como um passo-a-passo, incluindo os hardwares e todo o resto (exceto a instalação do Apache/PHP/MySQL/PhpMyAdmin). Me refiro a um site de hospedagem, como o locaweb ou hotel da web...
    Não é tarefa fácil e nem para iniciantes, o que posso passar são algumas dicas de pesquisas que fiz.

    Um grande host exige boa estrutura, pequenas estruturas esbarram no primeiro problema, tem que ter banda para que o seu host responda, com rapidez e normalidade, as requisições.

    As diversas dicas ajudam, mas você deve avaliar que serviço quer oferecer. Uma locaweb da vida, tem uma estrutura bem grande, se for esse o seu intento, deve procurar uma boa empresa de TI para montar e executar um projeto a altura, você, sozinho não conseguirá.

    Para aqueles que querem começar no ramo, existem formas mais rápidas. Muitas hospedagens oferecem planos de revenda, outros máquinas virtuais, outros hospedam servidores só seus. Nesse último caso você teria a opção de ter seu servidor alocado em um datacenter, com instalação e softwares já efetuados, onde você apenas administra.

    Existe o Blog do Host | Dicas para quem hospeda com boas informações a respeito.

  12. #12

    Padrão

    Olá, aqui na minha empresa, tivemos a mesma ideia, montar um servidor do zero, com toda estrutura propria, não estaria tão complicada, pois como somos provedor, ja temos link bom, redundante, sistemas de refrigeração e energia, mas depois de muita analise, acabamos por decidir colocar os sites de nossos clientes em uma revenda nos EUA.
    Se vc der uma pesquisada por Revendas de Hospedagem ou Servidores Dedicados, encontrará muitos disponiveis, tanto lá fora como aqui dentro. Fizemos os calculos e pela quantidade de clientes que hospedam sites com a gente ( cerca de 200) achamos que não seria rentavel manter toda a estrutura por nossa conta, visto que os preços lá fora são bem chamativos.
    Procure analisar desta maneira, qtos sites pretendo ter, quais serviços oferecer e qual o custo que tudo isso vai me gerar mensalmente ( não estou considerendo o custo inicial para montar toda a estrutura) ou seja, aluguel de link, energia, espaço, etc.
    Fizemos esta conta e a opção de locar uma revenda ou mesmo um server dedicado saiu muuuuuito mais barato.

    Agora, se depois de analisar tudo isso vc ainda optar por montar seu prorio equipamento, sugiro que comece já com um hardware bem generoso, e de uma olhada aqui: The Perfect Server - CentOS 5.3 x86_64 [ISPConfig 3] | HowtoForge - Linux Howtos and Tutorials

    Espero que possa ter ajudado em suas duvidas

    Luiz

  13. #13

    Padrão

    vou deixar o meu humilde comentario sobre:

    se você tiver, tempo/dinheiro de sobra.. comece a pensar em ter um "apartamento" só de infra estrutura, que comece aos poucos, porém vocÊ já começa precisando de uns 5 servidores no caso um HP do mais SIMPLES para esse quisito deve sair em cerca de uns R$6 mil..
    aí vem o link, claro você vai precisar de velocidade e redundancia..
    depois vem a estrutura de energia, backup , refrigeração, vigilância 24hrs, monitoramento 24hrs , engenheiros , analistas..

    feito isso, depois é contratar um web-design e um webmaster para fazer o seu portal,
    depois um programador de php e mysql e um configurador de linux.. integrar tudo,
    fazer o sistema de cobrança, o suporte tecnico e o de atendimento ..

    nada que uns R$500.000,00 não resolva... pra iniciar..
    depois você vai gastar + um cado, porém talvez já esteja com retorno
    agora se você quiser montar um servidor de hospedagem fundo de quintal..
    uns R$50k dá pra começar. Porém, terá que procurar link barato..

  14. #14
    HOST UNIX
    Visitante

    Smile Sobre o host

    você que querem montar o servidor de hospedeiro de site muito conhecido com web host você tem muitas opções de linux
    para criar um servidor de host em linux e muito facil basta ter o Apache/PHP/MySQL/PhpMyAdmin que e conhecido com "LAMP" esses arquivos são incluidos dentro do linux pra instalar esses softwares e por meio de comandos que instala e eles automaticamente são Configurando


    Obrigado
    Entre no site que retirei essas pequenas frases e dicas:http://www.gdhpress.com.br/servidore...x.php?p=cap6-1
    tenho apenas 13 anos mais sei como criar um HOSPEDEIRO EM LINUX UBUNTU e RED HAT 9

    Vlw NOOB's