+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    dependendo do radio do cliente .. nao vai funcionar porque ele nao adiciona uma rota para o gateway....

softwares linux para esses radinhos... nao fazem automatico.. vc precisa colocar algo no script pessoal assim:

- deixe a interface para receber ip via dhcp..
    - adicione rota estatica para o gateway nos scripts pessoais:
    route add -host 10.15.20.1 dev wlan1
    route add default gw 10.15.20.1

... resolvido
    Alexandre, desculpa minha ignorancia.
    quando eu alterar a mascara para 32 o servidor vai continuar fazendo o dhcp para os clientes.
    ou vai ter que ir em cada cliente cadastrar os ips.

2. Pessoal trabalho com rede /30 há dois anos, desde quando comecei com Mikrotik, não é nenhum bicho de sete cabeças, o que vc tem que fazer é ir no Pool adicionar os ips que a sua rede vai ter, e no network do dhcp server adicionar os ips referentes aos ips do pool e as suas rotas. Eu tenho um backup em um servidor de um cliente meu com mais ou menos 500 ips /30 cadastrados no DHCP ... se der tempo esse fim de semana eu posto pra vcs aki !

3. Citação Postado originalmente por admskill Ver Post
    Pessoal trabalho com rede /30 há dois anos, desde quando comecei com Mikrotik, não é nenhum bicho de sete cabeças, o que vc tem que fazer é ir no Pool adicionar os ips que a sua rede vai ter, e no network do dhcp server adicionar os ips referentes aos ips do pool e as suas rotas. Eu tenho um backup em um servidor de um cliente meu com mais ou menos 500 ips /30 cadastrados no DHCP ... se der tempo esse fim de semana eu posto pra vcs aki !
    Aqui tambem sempre segmentei a rede toda em redes com mascara /30.

Mais uma dica muito boa para incrementar a seguranca eh o uso do DHCP em modo STATIC.
    Com ele voce nao necessita de uma Pool dos enderecos.

Pois vale muito mais a pena voce criar as redes manualmente e depois ir atribuindo a cada cliente novo. Assim caso exista um cliente conectado em sua rede, ele nao recebera nenhum IP e sua conexao sera nula ou limitada.

Existe scrip para facilitar toda a criacao de uma classe de IPs para MK. Depois vou postar aqui.

Sobre a /32, pessoal leiam atentamente o post do alexandrecorrea, pois nao basta so alterar a mascara como alguns estao fazendo.

flww

4. Citação Postado originalmente por gustavinho69 Ver Post
    Aqui tambem sempre segmentei a rede toda em redes com mascara /30.

Mais uma dica muito boa para incrementar a seguranca eh o uso do DHCP em modo STATIC.
    Com ele voce nao necessita de uma Pool dos enderecos.

Pois vale muito mais a pena voce criar as redes manualmente e depois ir atribuindo a cada cliente novo. Assim caso exista um cliente conectado em sua rede, ele nao recebera nenhum IP e sua conexao sera nula ou limitada.

Existe scrip para facilitar toda a criacao de uma classe de IPs para MK. Depois vou postar aqui.

Sobre a /32, pessoal leiam atentamente o post do alexandrecorrea, pois nao basta so alterar a mascara como alguns estao fazendo.

flww
    Amigo, eu tb trabalho aqui com /30 seguindo o seguinte esquema:
    cliente 1 - ip 172.16.0.1/30 que atribui os ip para esse cliente - ip inicial 172.16.0.0 - ip server 172.16.0.1 - ip pc q ir-a navegar 172.16.0.2 e boadcrast 172.16.0.3.

cliente 2 - ip 172.16.0.5/30 que atribui os ip para esse cliente - ip inicial 172.16.0.4 - ip server 172.16.0.5 - ip pc q ir-a navegar 172.16.0.6 e boadcrast 172.16.0.7.

O DHCP Networks coloco end. ip 172.16.0.2 mask/30 gateway 172.16.0.1 e dns 172.16.0.1. Porém acredito que não seja somente alterar somente o Networks para /32 resolve. me corrijam se estiver errado. Abraços a todos e Feliz 2010.

Corrigindo não é tópico e sim a resposta do Alexandre
    Última edição por cleijean; 27-12-2009 às 08:08. Razão: tópico errado

5. Opa!!!!Alexandre, onde configuro essa regra no mk????? vou em rotas porem nao consigo nada. Desde ja agradeço pela atençao.valeu

Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    dependendo do radio do cliente .. nao vai funcionar porque ele nao adiciona uma rota para o gateway....

softwares linux para esses radinhos... nao fazem automatico.. vc precisa colocar algo no script pessoal assim:

- deixe a interface para receber ip via dhcp..
    - adicione rota estatica para o gateway nos scripts pessoais:
    route add -host 10.15.20.1 dev wlan1
    route add default gw 10.15.20.1

... resolvido

Tópicos Similares

1. Configurar Mascara 24 para 16
    Por eduardi no fórum Redes
    Respostas: 8
    Último Post: 01-11-2010, 18:28
  2. como rotear uma rede /24 para redes /27???
    Por dyllong no fórum Redes
    Respostas: 8
    Último Post: 09-03-2010, 13:16
  3. Como mudar para terminal 13
    Por duker no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 08-06-2005, 09:24
  4. como mudar de usuario para root???
    Por no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 3
    Último Post: 24-06-2004, 17:19
  5. Ajuda!! como mudar a porta padrão 21 do Proftp para outra..
    Por cr4sh no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 5
    Último Post: 06-02-2004, 09:12

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L