Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual painel usar ??

    ola pessoal estou aqui mais vez com uma duvida, o ponto de acesso do meu provedor fica num monte acima da cidade, desse monte ate o fim da cidade de dar no maximo 2km, estou pensando em comprar um painel da hyperlink de 17db 120° q sera ligado um um pcap com uma placa tp-link chip atheros, qual a mesma ja ta rodando beleza, sera q o painel cobre essa area bem ??
    e a placa de rede wireless tem uma q voces me aconcelam usar????

  2. #2

    Padrão

    um painel hyperlink, pode ser ligado a um ns2 por exemplo? como antena externa?

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por beirsdorf Ver Post
    um painel hyperlink, pode ser ligado a um ns2 por exemplo? como antena externa?
    sim pode, mas capricha no pig tail, para não ter perda...
    Última edição por MaxAdriano; 07-08-2009 às 11:34.

  4. #4

    Padrão

    outra duvida, quando eu coloco a opção de antena externa no ns2, ele bloqueia as antenas internas dele?

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por beirsdorf Ver Post
    outra duvida, quando eu coloco a opção de antena externa no ns2, ele bloqueia as antenas internas dele?
    sim passa a usar a externa...

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por beirsdorf Ver Post
    outra duvida, quando eu coloco a opção de antena externa no ns2, ele bloqueia as antenas internas dele?
    eh como vc se mudasse de Antena A para Antena B no MK, ele muda a entrada de RF para receber do conector SMA, isolando a antena interna.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por dmnetcatende Ver Post
    ola pessoal estou aqui mais vez com uma duvida, o ponto de acesso do meu provedor fica num monte acima da cidade, desse monte ate o fim da cidade de dar no maximo 2km, estou pensando em comprar um painel da hyperlink de 17db 120° q sera ligado um um pcap com uma placa tp-link chip atheros, qual a mesma ja ta rodando beleza, sera q o painel cobre essa area bem ??
    e a placa de rede wireless tem uma q voces me aconcelam usar????
    cobre sim amigo, soh precisar ter cuidado na hora de configurar a agulaçao dos paineis, se o morro for muito alto vc precisa observar bem qual angulaçao usar pq se nao o sinal vai muito longe passando por cima da cidade.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por braw Ver Post
    cobre sim amigo, soh precisar ter cuidado na hora de configurar a agulaçao dos paineis, se o morro for muito alto vc precisa observar bem qual angulaçao usar pq se nao o sinal vai muito longe passando por cima da cidade.

    um de 14 db faria isso ??

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por dmnetcatende Ver Post
    um de 14 db faria isso ??
    pra 2km com certesa, tenho 14 dbi com cliente a 6 km com ap....

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MaxAdriano Ver Post
    pra 2km com certesa, tenho 14 dbi com cliente a 6 km com ap....

    oi max, esse painel vai ser ligado a um pc ap com pci atheros 5212, em um moro onde tem visao totalmente aberta pra cidade, essa placa pci vai da conta do recado ?? no maiximo 30 clientes,vc tem uma boa pra mim indicar ??

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por dmnetcatende Ver Post
    oi max, esse painel vai ser ligado a um pc ap com pci atheros 5212, em um moro onde tem visao totalmente aberta pra cidade, essa placa pci vai da conta do recado ?? no maiximo 30 clientes,vc tem uma boa pra mim indicar ??
    amigo o painel da conta, porem a placa eu não conheço, eu só uso mini pci nas rbs, engenios...

    mas acredito que sirva sim, qualquer coisa vc substitue depois por uma rb com mini pci...

  12. #12

    Padrão

    max adriano para qual seria a angulação para os painel setorial.. aki eh tudo na mesma altura eu nao to em morro nao ta emcima da minha casa o painel.. so q eu nao sei o angulo... 4 ou 6 ???

    obrigado

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mktguaruja Ver Post
    max adriano para qual seria a angulação para os painel setorial.. aki eh tudo na mesma altura eu nao to em morro nao ta emcima da minha casa o painel.. so q eu nao sei o angulo... 4 ou 6 ???

    obrigado
    se vc deixar ele totalmente na vertical ele tem a angulação descrita nele, grande maioria 5 graus, agora se vc precisa atender clientes mais proximos de sua estação, vc deixa ele mais baixo, mas "virando" seu painel, seu sinal não vai ir tão longe, porem vai dar mais qualidade para os clientes próximos....

  14. #14

    Padrão

    galera tirem outra duvida minha, so encontrei painel de 14 db da hyperlink na polarizaçao vertical, se eu colocar um desse no meu ponto de acesso oq tenho q fazer nas antenas dos meus clientes,
    girar as antenas 90° ?

  15. #15

    Padrão

    se vc coloca painel vertical, a antena cliente fica na horizontal.... se for painel horizontal vc deixa a grade da antena na vertical...

  16. #16

    Padrão

    max nao entendi, atualmente uso uma omini ela e horizontal certo ?? as antenas dos cliente tambem estao na horizontal, porq se eu colocar um painel vertical as antenas vao continuar do mesmo geito ??

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por dmnetcatende Ver Post
    max nao entendi, atualmente uso uma omini ela e horizontal certo ?? as antenas dos cliente tambem estao na horizontal, porq se eu colocar um painel vertical as antenas vao continuar do mesmo geito ??
    amigo se as antenas dos seus clientes estão na horizontal, sua antena tem polarização vertical...
    pelo menos os meus aki são assim... e os vendedores falaram que era regra isso..

  18. #18

    Padrão

    amigo neste link Polarização. o nosso colega francinei, explica como funciona, a grade da direcional estando na horizontal, ela estra trabalhando na vertical e vice versa, não é a grade que define a polarização e sim a "ponta" da antena....
    eu trabalho com meus paineis verticais, hyperlink, oiw e tsm, e as grades das antenas dos meus clientes ficam na horizontal.... até testei no inicio deixar na vertical, mas dava uns 50% do sinal...

  19. #19

    Padrão

    max vc falou q seus venderodes falaram q a antena tem q ficar uma na vertical e a outra na horizontal ??? e for isso eles estao errados ve so oq eu encontrei aqui no forum...


    Polarização é o sentido da onda e do campo ou seja, imagine dsicos sendo enviados no ar, estes discos terão um sentido, vertical ou horizontal, e será ai a definição da sua antena.

    A Maior parte dos fabricantes trabalham na polarização vertical, devido a sua caracteristica elétrica de transmissão em função da terra e gravidade, mas ai é uma característica bem técnica que não vem ao caso.

    Se sua antena TX ( transmissora ) da repetidora estiver na vertical, consectivamente os clientes tb deverão estar na mesma, ou até mesmo se a distância for pequena ( menos que 2.000 metros isto poderá não interferir tanto dependendo o ganho da sua antena ( CUIDADO ), pois mesmo que seja pequena avalie esta carcteristica de polarização efetivamente.

    Em meus treinamentos eu forço bem este passo para que os alunos possam entender de forma clara o processo da polarização.

    Se preocupe com o ganho da sua antena transmissora e das receptoras pois vc pode transmitir mto ruido ou tb receber mto ruido caso os clientes estão super dimensionados.

    A sua antena terá uma indicação de sentido ( OBRIGATORIAMENTE ) para que vc possa se guiar ao instalar e crar seu enlace.

  20. #20