Resultados da Enquete:

Votantes
0. Você não pode votar nesta enquete
  • 0 0%
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Thunder Cache detalhado

    Oi caros colegas do under, venho aqui recorrrer a vcs, sou novo aqui, gostaria que os colegas detalhassem a implantação do servidor proxy paralelo ( thandercache), junto ao squid, tudo, um guia passo a passo.
    Não so para mim, mas para muitos, pois sou leigo no assunto e venho aqui pedir a ajuda de vocês.

    Obrigado.

  2. #2

    Padrão

    Bom dia,

    Aqui no forum tem bastante documentação sobre isso, eu tambem tive dificuldades para implantar então vo da uma dicas.

    Para monta um servidor com squid e thunder cache, alguns falam que não precisa de uma maquina muito boa, mais é bom investir nela pois ela faz vc economizar entre 5% a 10% do seu link (mais ou menos).

    Uma rapida definição do squid e do thunder.

    Squid, é um proxy-cache e alta performance para clientes web, suportando protocolos FTP, Golpher e Http, o squid mantem meta dados e especialmente objetos armazenados na RAM. cacheia buscas DNS e implementa o cache negativo de requisições de falhas. O squid pode ser configurado para trabalhar de forma hierarquica ou mista para melhor aproveitamento de banda.

    Thunder, é um sistema que trabalha junto ao squid, rescrevendo urls e guardando arquivos para melhorar o desempenho do cache. (cache de videos, ex.: youtube, globo)
    Bem os primeiros passo é conhecer a ferramenta que vc querer implantar.

    Tem um post aki no forum que tem o script do pcram
    Tutorial Debian Cache para integração com Mikrotik
    otimo script que ja vem com squid e thunder.

    Mais ser vc quiser realizar do zero essa configurações.

    Configure o mikrotik, com seu link de internet sua interface clientes e sua interface Proxy.

    E deixa o Dhcp ativado no momento da instalação do debian.

    Primeiramente instale o debian:
    http://cdimage.debian.org/debian-cd/...86-netinst.iso
    e instale ele em sua maquina.

    Depois coloque esse repositor do debian.. /etc/apt/sources.list

    # deb Debian -- Security Information etch/updates main
    # deb Index of /debian etch main contrib non-free
    # deb Index of /debian testing main contrib non-free

    Depois disso da o comando
    # apt-get update
    Ele vai atualizar os arquivos..

    Depois disso instalar o squid
    # apt-get install squid

    Depois vc edite o squid.conf.
    Irei posta um squid.conf, mais tarde.

    t +
    floww

  3. #3

  4. #4

    Padrão

    acompanhando...

    se nao for pedir muito, postem algo sem o mk
    aqui eu nao uso o mk... uso um server proprio...
    tenho o squid funcionando, porem, esotu meio perdido no que precisa ser instalado e configurado para fazer o thunder funcionar!

  5. #5
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão

    Basicamente o thunder precisa de:

    Servidor Web (apache ou qualquer outro)
    PHP Cli + web (instalação full, rodar scripts via shell e via servidor web)
    MUITA Internet, o limite de velocidade ainda não está funcionando.
    Proxy server que mande para o url rewrite como o Squid.

  6. #6

    Padrão

    Caros colegas, desculpa a ingnorancia, mas gostaria se alguem ajuda a criar um servidor completo, de passito (passo a passo) desde a instalação ate o ultimo passo. por favor ajude nos.

    Abraços.

  7. #7

    Padrão

    https://under-linux.org/f124804-tutorial-debian-cache-para-integracao-com-mikrotik

    Mikrotik + ThunderCache= Perfeito...

  8. #8

    Padrão

    Outro método já postado aqui e muito utilizado, inclusive com a geração de relatórios pelo SARG mostrando o IP de cada cliente.

    Mikrotik + Squid 3.0-Stable8 Paralelo(rota estática) + Thunder Cache + Sarg

  9. #9

    Padrão

    Obrigado a todos, não consegui montar meu servidor thunder ainda, mais estou proximo.
    abraço a todos...

  10. #10

    Padrão

    tô meio sem ''entender'', mas o que vc precisa saber? Era só ter perguntado.

  11. #11

    Padrão

    Pessoal, venho aqui falar para vcs de um rapaz que conheci, o nome dele é ROBERTO, e um rapaz nota dez, compreensivo e muito amigo, foi ele que me apresentou o thunder e montou para mim, o que precisarem desse rapaz podem contar ele, continua me ajudadando, Roberto, obrigado como se diz vc e o cara, rsrrsr, faleu.

  12. #12

    Padrão

    Pois é camarada, nós sabemos que conversamos em ''off'' perguntei a minha esposa qual a impressão que ele teve de você devido a nossas coversas e ''acordos'', ela me disse ter tido uma impressão muito boa sua, ''''parecendo ser uma pessoa do bem''' FOI ISSO QUE ELA DISSE, não vou dizer o que acho senão não vale...

    Pode ficar a vontade para perguntar aqui ou em ''off'' o que precisar, se eu souber responder não esconderei nada, como faço e muitos são testemunhas.

    Abração e vamos juntos, por que juntos somos mais fortes!!!

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Roberto21 Ver Post
    Pois é camarada, nós sabemos que conversamos em ''off'' perguntei a minha esposa qual a impressão que ele teve de você devido a nossas coversas e ''acordos'', ela me disse ter tido uma impressão muito boa sua, ''''parecendo ser uma pessoa do bem''' FOI ISSO QUE ELA DISSE, não vou dizer o que acho senão não vale...

    Pode ficar a vontade para perguntar aqui ou em ''off'' o que precisar, se eu souber responder não esconderei nada, como faço e muitos são testemunhas.

    Abração e vamos juntos, por que juntos somos mais fortes!!!

    Roberto,

    Eu estava vendo topicos e montei no thunder cache atraves do seu topico.. otimo topico, queria saber c vc poderia comentar sobre aumentar mais o desempenho do thunder... e como funciono o .php.. c vc poderia da um explicada para gente. obrigado t+

  14. #14

    Smile

    Olá pessoal,

    Primeiramente, agradecimentos para o roberto. Excelente trabalho divulgando com empenho o thundercache, essa ferramenta maravilhosa que vem se difundindo cada dia mais.
    Faço parte do grupo de desenvolvedores do projeto e aproveitando o topico, gostaria de informar de primeira mão que em breve sairá o thunder compilado em c++.
    Pelo fato da linguagem php ter suas desvantagens perante o c++, principalmente no quesito desempenho, vamos mudar o thunder para atender as espectativas de todos os usuarios.

    Algumas novidades da proxima versão :
    - Substituição do squid para um proxy proprio do thunder, visando desempenho.
    - Controle efetivo de velocidade de download e resume.
    - Limpeza de cache.

    Com a estabilidade destas funcionalidades, partiremos para outras como por exemplo preparar o thunder pra trabalhar como aplicação distribuida entre dois ou mais servidores cache.

    É isso ai.
    Abs!

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por darklinux3 Ver Post
    Olá pessoal,

    Primeiramente, agradecimentos para o roberto. Excelente trabalho divulgando com empenho o thundercache, essa ferramenta maravilhosa que vem se difundindo cada dia mais.
    Faço parte do grupo de desenvolvedores do projeto e aproveitando o topico, gostaria de informar de primeira mão que em breve sairá o thunder compilado em c++.
    Pelo fato da linguagem php ter suas desvantagens perante o c++, principalmente no quesito desempenho, vamos mudar o thunder para atender as espectativas de todos os usuarios.

    Algumas novidades da proxima versão :
    - Substituição do squid para um proxy proprio do thunder, visando desempenho.
    - Controle efetivo de velocidade de download e resume.
    - Limpeza de cache.

    Com a estabilidade destas funcionalidades, partiremos para outras como por exemplo preparar o thunder pra trabalhar como aplicação distribuida entre dois ou mais servidores cache.

    É isso ai.
    Abs!
    Realmente verdade pois proxy para uma rede comportada com usuarios que nao fazem downloads funciona bem com proxy e thunder, mas uma rede maior requer algo robusto e leve como
    c ++. Otima ideia Parabéns ....

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por darklinux3 Ver Post
    Olá pessoal,

    Primeiramente, agradecimentos para o roberto. Excelente trabalho divulgando com empenho o thundercache, essa ferramenta maravilhosa que vem se difundindo cada dia mais.
    Faço parte do grupo de desenvolvedores do projeto e aproveitando o topico, gostaria de informar de primeira mão que em breve sairá o thunder compilado em c++.
    Pelo fato da linguagem php ter suas desvantagens perante o c++, principalmente no quesito desempenho, vamos mudar o thunder para atender as espectativas de todos os usuarios.

    Algumas novidades da proxima versão :
    - Substituição do squid para um proxy proprio do thunder, visando desempenho.
    - Controle efetivo de velocidade de download e resume.
    - Limpeza de cache.

    Com a estabilidade destas funcionalidades, partiremos para outras como por exemplo preparar o thunder pra trabalhar como aplicação distribuida entre dois ou mais servidores cache.

    É isso ai.
    Abs!
    Olá camarada, boa noite!

    OLha, só não participo mais do forum do thunder por que acho o pessoal lá meio ''frio'', mas tiro o chapéu para todos vocês!!!!

    Ví um conmentário lá onde dizia que ''existia gente aqui no under que pensava que o thunder era dele''', mas te afirmo, essa não é a intenção de ninguém aqui ''ao menos que eu não tenha percebido''.

    Em meu tópico já tive dois comentários do Rodrigo Manga o que me tranquiliza sobre isso, e venho divulgando o thunder para os colegas para que eles se atentem ao thunder, que em pouquíssimo tempo será umas das ferramentas principais e indispensáveis para qualquer provdor que se preze.

    No mais muito obrigado por seu tempo dispensado aqui e apareça mais para contribuir com os emergentes em linux (rssssssss).

    Obs: também estou ''emergindo'''

  17. #17
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por darklinux3 Ver Post
    Olá pessoal,

    Primeiramente, agradecimentos para o roberto. Excelente trabalho divulgando com empenho o thundercache, essa ferramenta maravilhosa que vem se difundindo cada dia mais.
    Faço parte do grupo de desenvolvedores do projeto e aproveitando o topico, gostaria de informar de primeira mão que em breve sairá o thunder compilado em c++.
    Pelo fato da linguagem php ter suas desvantagens perante o c++, principalmente no quesito desempenho, vamos mudar o thunder para atender as espectativas de todos os usuarios.

    Algumas novidades da proxima versão :
    - Substituição do squid para um proxy proprio do thunder, visando desempenho.
    - Controle efetivo de velocidade de download e resume.
    - Limpeza de cache.

    Com a estabilidade destas funcionalidades, partiremos para outras como por exemplo preparar o thunder pra trabalhar como aplicação distribuida entre dois ou mais servidores cache.

    É isso ai.
    Abs!
    Certo, então não abandonaram o projeto.
    A idéia de ser um proxy distinto até que é boa (deve ter dado o maior trabalho), masss, aí, teria as opções de bloqueio comumente usadas, suporte a regex e outras coisas que o squid já tem?
    E a performance?
    O programa trabalha com threads (é isso?), ou seja, ele processa as outras urls enquanto espera pelo resultado da procura do arquivo em cache ou interrompe tudo até obter uma resposta da função que checa os arquivos?

    Outra coisa: haverá suporte a Win32? O que eu mais gosto é de ver meu squid + squidGuard compilando certinho no MinGW.

    (Sei que é umas dúvidas esquisitas, mas eu estou louco para ver isto funcionando no meu servidor win2k3)

  18. #18

    Padrão

    Acompanhado com muito entusiasmo o tópico

  19. #19

    Padrão

    já to comprando um server com 12gb de ram e hd de 1tb quad core i7
    vou montar o mais rapido possivel e vÊ se consigo fazer 4 servers mikrotik usar o cache dele, vai ser uma mao na roda aqui pra min!

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por osmano807 Ver Post
    Certo, então não abandonaram o projeto.
    A idéia de ser um proxy distinto até que é boa (deve ter dado o maior trabalho), masss, aí, teria as opções de bloqueio comumente usadas, suporte a regex e outras coisas que o squid já tem?
    E a performance?
    O programa trabalha com threads (é isso?), ou seja, ele processa as outras urls enquanto espera pelo resultado da procura do arquivo em cache ou interrompe tudo até obter uma resposta da função que checa os arquivos?

    Outra coisa: haverá suporte a Win32? O que eu mais gosto é de ver meu squid + squidGuard compilando certinho no MinGW.

    (Sei que é umas dúvidas esquisitas, mas eu estou louco para ver isto funcionando no meu servidor win2k3)
    Visando performance estamos retirando o squid e não fazendo outro. Enfim nao terá funcoes de bloqueio como o squid pois este nao é o intuito do projeto. Precisamos de um proxy que apenas repasse a url pro aplicativo que cuidará do cache.

    O sistema nao esta usando threads pelo menos por enquanto, estamos com um prototipo de testes funcionando da mesma maneira do thunder php, só que compilado. Nao hà necessidade das threads pois estamos chamando um aplicativo separado via shell onde é repassado as informacoes do download pra ele rodando em backgroud, o que libera a instancia do thunder3 para atender outras url.

    Não estamos pensando em compatibilidade, o programa é escrito em c++. Acredito que não hà problemas em migrar de plataforma se for conveniente.

    Abs!