+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Atender 8 andares com wireless

    Bom dia galera, mais uma vez estou necessitando dos conhecimentos de voces, estou com projeto de atender 48 apartamentos em um predio de 8 andares, e estou em duvida quanto aos equipamentos que devo usar
    Eu ja testei colocar uma antena omini de 8 dbi no topo do predio otive um bom resultado no 8 e 7 andar, porem a baixo dele o sinal foi ficando fraco e no 5 ja nao existia mais sinal, eu pensei em colocar APs em todos os andares porem com isso ficaria varias redes, outra ideia seria a utilizacao de dividor de antenas colocando uma antena indor de 3 dbi em cada andar, mas isso eu nunca fiz e nao tenho certeza que funciona, alem dessas alternativa tem o powerline, porem o custo dos equipamento inviabiliza o projeto.

    O que vc's acham???

  2. #2

    Padrão rede 8 andares

    vc tem que utilizar uma solução cabeada, via wireless nao vai prestar.


    1 - passa cabo de rede em todos os apartamentos (dá trabalho)

    2 - utiliza a solução homepna/ xDSL aproveitando o cabeamento telefonico

    3 - utiliza a solução powerline utilizando o cabeamento eletrico

    para a solução 2 e 3 eu posso te fornecer os equipamentos.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por joaojairba Ver Post
    Bom dia galera, mais uma vez estou necessitando dos conhecimentos de voces, estou com projeto de atender 48 apartamentos em um predio de 8 andares, e estou em duvida quanto aos equipamentos que devo usar
    Eu ja testei colocar uma antena omini de 8 dbi no topo do predio otive um bom resultado no 8 e 7 andar, porem a baixo dele o sinal foi ficando fraco e no 5 ja nao existia mais sinal, eu pensei em colocar APs em todos os andares porem com isso ficaria varias redes, outra ideia seria a utilizacao de dividor de antenas colocando uma antena indor de 3 dbi em cada andar, mas isso eu nunca fiz e nao tenho certeza que funciona, alem dessas alternativa tem o powerline, porem o custo dos equipamento inviabiliza o projeto.

    O que vc's acham???
    Você pode sair fazendo wds em cada apartamento vai funcionar.

  4. #4

    Padrão

    Coloca um ap router em cada andar em ap/wds repetindo de um andar para o outro no apartamento pode usar usb em cada computador para controle pode usar pc/ mikrotik.

  5. #5

    Padrão

    se da para usar via wireless em edificio... ate que da... porem:

    1> investimento de alto custo, 1 wireless em cada andar
    2> maior investimento para cada apartamento, ja que cada um tera que ter um wireless no apartamento para receber o sinal
    3> dependendo da configuracao, vc ira gerar interferencia em vc mesmo... (fora a interferencia normal: dos que possuem wireless dentro de casa, ou dos outros provedores)
    4> devido a ser edificio, as paredes sao de concreto... vc nao ira conseguir chegar longe com o sinal wireless... ou seja, o cliente tera que colocar o wireless dele o mais proximo possivel da porta, tendo assim que cabear o apartamento (dependendo do local que ficara o computador)
    5> a banda que ira passar nesses equipamentos sera pequena, a banda total nao ira passar de 3~4 megas.
    6> os radios podem e irao travar... assim sendo, vc tera mais trabalho, ja que tera q ir ao local para reseta o mesmo.


    eu aqui tenho foco somente em edificio, atualmente cuido de 9 edificios.
    em todos eles:
    -nobreak (para sustentar as pequenas quedas de energias, ja que em edificio geralmente tem gerador)
    -elance de 5.8 (para chegar uma boa banda no edificio)
    -1 servidor local (para webcache, dns cache, firewall, controle de banda no local, usuarios, assim evito alguns trafegos desnecessarios em cima dos radios 5.8, como: broadcast e outros).
    -switch 3com ou linksys (em edificio geralmente tem mta ocilacao de energia, eh bom colocar switchs bons, para guentar o tranco).
    -apartamentos cabeados... (nunca da problema, 10X mais banda do que wireless, possibilidade de upgrade de velocidade para os clientes.).

    em resumo, cabeamento... da um maior trabalho SIM, mas somente no inicio...
    pois eh raro os problemas com o cabo. e com o tempo, dependendo da sua banda... vc podera oferecer velocidades maiores... sem precisar mecher na estrutura

  6. #6
    Mikrotiando..
    Ingresso
    Sep 2007
    Localização
    São Paulo
    Posts
    326
    Posts de Blog
    2

    Padrão

    Desce um cabo do topo do predio até o primeiro andar, e em cada andar vc coloca um ap (a internet vai passar de ap para ap cabeado, para não perder em qualidade).
    Já fiz esse tipo de serviço e funcionou perfeitamente..
    Mas tambem teria que ver a estrutura do predio como é a posição dos apartamentos, para saber se um ap atenderia a todos..
    abraços,

  7. #7

    Padrão Meu teste

    Citação Postado originalmente por joaojairba Ver Post
    Bom dia galera, mais uma vez estou necessitando dos conhecimentos de voces, estou com projeto de atender 48 apartamentos em um predio de 8 andares, e estou em duvida quanto aos equipamentos que devo usar
    Eu ja testei colocar uma antena omini de 8 dbi no topo do predio otive um bom resultado no 8 e 7 andar, porem a baixo dele o sinal foi ficando fraco e no 5 ja nao existia mais sinal, eu pensei em colocar APs em todos os andares porem com isso ficaria varias redes, outra ideia seria a utilizacao de dividor de antenas colocando uma antena indor de 3 dbi em cada andar, mas isso eu nunca fiz e nao tenho certeza que funciona, alem dessas alternativa tem o powerline, porem o custo dos equipamento inviabiliza o projeto.

    O que vc's acham???

    Eu fiz diferente.....instalei lá em cima 3 rádios , um recebendo e dois jogando para baixo com setorias disco baratinhas, paralela as paredes externas ( um lado janelas dos quartos , outro lado , salas ) nos clientes antenas internas daquelas com base colante ( de borracha não serve) fixadas do lado de fora ( o fio é fino e passa pela maioria das janelas , ou fure) o sinal tá 100%.....não muito prático mas funciona. até agora sem reclamações. aqui são 5 andares . um abraço.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ddllss Ver Post
    Desce um cabo do topo do predio até o primeiro andar, e em cada andar vc coloca um ap (a internet vai passar de ap para ap cabeado, para não perder em qualidade).
    Já fiz esse tipo de serviço e funcionou perfeitamente..
    Mas tambem teria que ver a estrutura do predio como é a posição dos apartamentos, para saber se um ap atenderia a todos..
    abraços,
    Amigo... um cabo somente?? apenas um? daih o cabo seria ligado de um ap para outro, como um cascateamento de varios hubs??

    eu peguei um hotel, onde colocaram 9 radios.. mas cada radio tem seu proprio cabo.. e todos os cabos vao para a switch principal q por sua vez tah ligado numa rb450...

    soh q tenhos alguns problemas.. e acredito q seja porque todos os radios estao com mesmo SSID... fiz algumas mudanças nos canais.. para tentar melhorar, mas ainda estah uma m3rrdda...

    hj tou indo lah de novo.. dah uma verificada.. pq acho q alguns clientes nao pegam o sinal do radio mais perto (melhor sinal) acredito q esteja dando algum tipo de conflito...

    deveria funcionar como um grande WDS.. mas cada radio tem seu proprio cabo..

    tem como fazer um WDS cabeado?? de forma q um radio nao interfira no outro?? sendo q todos tem seu proprio cabo?

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por eugeniomarques Ver Post
    Amigo... um cabo somente?? apenas um? daih o cabo seria ligado de um ap para outro, como um cascateamento de varios hubs??

    eu peguei um hotel, onde colocaram 9 radios.. mas cada radio tem seu proprio cabo.. e todos os cabos vao para a switch principal q por sua vez tah ligado numa rb450...

    soh q tenhos alguns problemas.. e acredito q seja porque todos os radios estao com mesmo SSID... fiz algumas mudanças nos canais.. para tentar melhorar, mas ainda estah uma m3rrdda...

    hj tou indo lah de novo.. dah uma verificada.. pq acho q alguns clientes nao pegam o sinal do radio mais perto (melhor sinal) acredito q esteja dando algum tipo de conflito...

    deveria funcionar como um grande WDS.. mas cada radio tem seu proprio cabo..

    tem como fazer um WDS cabeado?? de forma q um radio nao interfira no outro?? sendo q todos tem seu proprio cabo?
    ola amigo

    como funciona o switch com o computador? no caso da ligacao.. enlace?

    vc em que pegar um cabo, ligar no computador, e depois ligar no switch que vc quer q o pc se conecte... nao eh?
    ou seja, vc que configura com quem ele ira conversar... nao eh o computador que escolhe sozinho...

    assim funciona o wds...
    uma especie de ligacao logica... virtual
    vc configura nos equipamentos com quem ele ira conversar...


    se vc coloca 8 radios... todos apenas em WDS... tera um problema... ja que o wds nao envia o seu SSID (necessario para notebooks e outros pc conectarem), alem de que... na configuracao WDS vc ja configurou com quem ele ira se comunicar...

    mas ai vc me pergunta... posso coloca os radios em AP ou AP+WDS...
    sim, pode sim...
    se vc colocar eles em AP+WDS, podera ligar apenas 1 por cabo, senao ira gerar loop na rede...
    e outra, como esta em WDS, eles terao que estar no mesmo canal...logo vc ira sofrer de interferencia de vc mesmo...

    e se colocar em modo AP, tera que ligar eles por cabo (cada radio), e colocar 1 SSID para cada radio (SSID diferentes)...
    porem... se vc colocar SSID igual, alem do canal igual... sofrera interferencia de vc mesmo... alem de que, alguns equipamentos poderao se conectar no SSID mais fraco.

  10. #10
    Mikrotiando..
    Ingresso
    Sep 2007
    Localização
    São Paulo
    Posts
    326
    Posts de Blog
    2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por eugeniomarques Ver Post
    Amigo... um cabo somente?? apenas um? daih o cabo seria ligado de um ap para outro, como um cascateamento de varios hubs??

    eu peguei um hotel, onde colocaram 9 radios.. mas cada radio tem seu proprio cabo.. e todos os cabos vao para a switch principal q por sua vez tah ligado numa rb450...

    soh q tenhos alguns problemas.. e acredito q seja porque todos os radios estao com mesmo SSID... fiz algumas mudanças nos canais.. para tentar melhorar, mas ainda estah uma m3rrdda...

    hj tou indo lah de novo.. dah uma verificada.. pq acho q alguns clientes nao pegam o sinal do radio mais perto (melhor sinal) acredito q esteja dando algum tipo de conflito...

    deveria funcionar como um grande WDS.. mas cada radio tem seu proprio cabo..

    tem como fazer um WDS cabeado?? de forma q um radio nao interfira no outro?? sendo q todos tem seu proprio cabo?

    Cara isso funciona de varias formas..
    Do modo que você falou, (ligando cada um com um cabo e esse cabo chegando na rb450), funciona tambem sem problemas, não sei como você esta configurando o radio e a rb, mas faz assim, reseta todos os radios, entra dentro dele e mude apenas o canal e o nome da rede (se assim desejar), e desative o DHCP de todos, normalmente esses radios vem com ip default 192.168.1.1, ai no segundo você coloca 192.168.1.2 e assim por diante, (independente se no DHCP do MK esta configurado com outra faixa).
    Feito isso deixa a rb distribuir o DHCP, e pronto..
    Independente do nome da rede não vai causar nenhum conflito.
    Outra coisa se for roteador, ele tem 4 lan e uma wlan, tem que deixar esse cabo de rede em uma das 4 lan ok.

    abraços,
    Última edição por ddllss; 14-09-2009 às 17:29.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    se da para usar via wireless em edificio... ate que da... porem:

    1> investimento de alto custo, 1 wireless em cada andar
    2> maior investimento para cada apartamento, ja que cada um tera que ter um wireless no apartamento para receber o sinal
    3> dependendo da configuracao, vc ira gerar interferencia em vc mesmo... (fora a interferencia normal: dos que possuem wireless dentro de casa, ou dos outros provedores)
    4> devido a ser edificio, as paredes sao de concreto... vc nao ira conseguir chegar longe com o sinal wireless... ou seja, o cliente tera que colocar o wireless dele o mais proximo possivel da porta, tendo assim que cabear o apartamento (dependendo do local que ficara o computador)
    5> a banda que ira passar nesses equipamentos sera pequena, a banda total nao ira passar de 3~4 megas.
    6> os radios podem e irao travar... assim sendo, vc tera mais trabalho, ja que tera q ir ao local para reseta o mesmo.


    eu aqui tenho foco somente em edificio, atualmente cuido de 9 edificios.
    em todos eles:
    -nobreak (para sustentar as pequenas quedas de energias, ja que em edificio geralmente tem gerador)
    -elance de 5.8 (para chegar uma boa banda no edificio)
    -1 servidor local (para webcache, dns cache, firewall, controle de banda no local, usuarios, assim evito alguns trafegos desnecessarios em cima dos radios 5.8, como: broadcast e outros).
    -switch 3com ou linksys (em edificio geralmente tem mta ocilacao de energia, eh bom colocar switchs bons, para guentar o tranco).
    -apartamentos cabeados... (nunca da problema, 10X mais banda do que wireless, possibilidade de upgrade de velocidade para os clientes.).

    em resumo, cabeamento... da um maior trabalho SIM, mas somente no inicio...
    pois eh raro os problemas com o cabo. e com o tempo, dependendo da sua banda... vc podera oferecer velocidades maiores... sem precisar mecher na estrutura
    amigo eu estou para fazer um projeto em um prédio de 14 andares, e pensei exatamente na solução que vc postou, ap wireless da muiita dor de cabeça, travam, ai o cara vai no banheiro e lea o not e o sinal naum funciona, ai te chama e diz que no cantinho tal não pega kkkk

    com cabeamento vai irum bom tempo pra fazer, porem naum vai dar problema se queizerem wireless só cada apartamento colocar um apzinho....