Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão

    Citação Postado originalmente por geba3uer Ver Post
    Mas com esse cabo ai vc nao vai muito longe não e seu sistema vai estar com problemas maiores que wireless com clientes com sinal ruim, posso te garanti que esse sistema tem seus pepinos como qualquer outro e exige a mesma perfeição nos conectores como é o caso de pigtails de antenas via radio, uma malha exposta gerando ruido é uma bomba nesse caso.
    Onde eu vi era assim: os switches são ligados por cabo coaxial, não sei a distancia mas acho era um poste sim e um não, ou um poste sim e dois não...(+ou-100~150m) e para os clientes o cabo ia por UTP.

    Deve ser algum switch que tenha uma porta BNC e o resto RJ-45, mas nunca vi esse tipo de switch.

    E esse cabeamento não é tão sensivel igual cabo pra wireless, aqui no meu bairro tem o tal do gatonet (Sky compartilhado) e os cabos ficam sem proteção alguma contra chuva, são passados nos postes junto com os fios de telefone, e cada poste tem de 1 a 2 divisores e de la vão pra casa das pessoas, acho que nem deve entrar água nos conectores, ou se entra não afeta em nada.

    Mas nesse lugar que eu vi, o switch fica dentro da caixa hermetica, sem problemas em relação a entrar água nos conectores.

  2. #22

    Padrão

    Uma coisa que não entendi... Porque não uma malha mista?? wireless/ethernet pois se concegue um ótimo resultado usando equipamentos de boa qualidade, Airaya, mikrotik, tsuname, linksys, ou nano5 eu creio que ficaria bem mais flex, eu colocaria da seguinte forma...
    um sistema na base em 5.8ghz levando sinal até os pontos estrategicos em que precisar tudo em dual extreme (mikrotik), ai sim distribuir com cabo, mais deixar umas antenas onmi 2.4 nesses locais para facilitar pois imagine o tiro pela culatra que vai ser, o cidadão que mora em uma rua que só tem 2 casas, que vocês não acharem viavel puxar um cabo??? pelo menos se tiver cobertura de 2.4 o cara tem a opção de comprar um kit e conectar até aqueles que estão a 1km da cidade que pelo cabo não terá cobertura podera ter internet.
    Eu sinceramente acho que se o prefeito servir só a população central, sem dar uma opção de cobertura para quem está um pouco mais afastado, será um tiro no pé (ou quase).
    Abraços

  3. #23

    Padrão

    Citação Postado originalmente por LeonardoPonciano Ver Post
    SCM e pra nos, eles so pagam uma taxinha na Anatel.

    Acredito que não seja somente uma taxinha não!!

    Taxinha se fosse para uso da prefeitura, como é para a população (cliente), tem que ter SCM, pois a prefeitura estará prestando um serviço de telecom, cobrado ou não.

    A SLP (Serviço Limitado Privado) permite apenas explorar a rede para uso próprio, ou para proporcionar acesso aos sistemas do orgão municipal, e não a Internet.

    O correto seria a prefeitura oferecer tal serviço através de uma empresa privada com SCM.

  4. #24

    Thumbs up ISTO MESMO

    Citação Postado originalmente por RobertoLima Ver Post
    Uma coisa que não entendi... Porque não uma malha mista?? wireless/ethernet pois se concegue um ótimo resultado usando equipamentos de boa qualidade, Airaya, mikrotik, tsuname, linksys, ou nano5 eu creio que ficaria bem mais flex, eu colocaria da seguinte forma...
    um sistema na base em 5.8ghz levando sinal até os pontos estrategicos em que precisar tudo em dual extreme (mikrotik), ai sim distribuir com cabo, mais deixar umas antenas onmi 2.4 nesses locais para facilitar pois imagine o tiro pela culatra que vai ser, o cidadão que mora em uma rua que só tem 2 casas, que vocês não acharem viavel puxar um cabo??? pelo menos se tiver cobertura de 2.4 o cara tem a opção de comprar um kit e conectar até aqueles que estão a 1km da cidade que pelo cabo não terá cobertura podera ter internet.
    Eu sinceramente acho que se o prefeito servir só a população central, sem dar uma opção de cobertura para quem está um pouco mais afastado, será um tiro no pé (ou quase).
    Abraços
    Exatamente, o que vai ser feito e isto mesmo os bairros de baixa renda serao os primeiros a serem atendidos (ex. levar um cabo principal da central ate o bairro la uma routerboard 450g roteando para todo o bairro, ou linkaremos o bairro com uma nano 5 ate a central e rotearemos com a 450g), por onde o cabo principal vier passando (areas nobres e outras localidades mais abastadas nao vamos criar ramais por enquanto nao pois e injusto e o efeito politico como vc falou pode ser ruim).

  5. #25

    Thumbs down

    MEU DEUS! A que ponto chegamos, uma empresa é contratada pela prafeitura para fazer um serviço e a mesma pede consultoria gratuita em um FÓRUM na INTERNET!!!!!! Isso é o cú-mulo!

    Tenha vergonha! Procure e contrate alguem com experiencia rapaz! Ou se não tem experiência, NÃO FAÇA!!

  6. #26

    Padrão

    Citação Postado originalmente por novatojpa Ver Post
    amigo, a respeito dos switchs, eles funcionam perfeitamente. tenho um amigo em madureira que coloca simplesmente uns 70 a 80 em casacata, pode acreditar, e funciona perfeito.
    mas para vc isolar N problemas, e a fibra optica custa caro, a manutencao tb, te aconselho usar o hpna 3.0 da Cianet. pois vc so vai usar o cabo coaxial para dar um tiro direto para dividir sua rede em nodes. com isso vc diminui a cascata e isola a celulas.
    Olá Pessoal...

    Para melhor compreensão, existe duas formas de cascateamento, uma é como o usuário que iniciou este post ou melhor, colocar switch a cada 100 metros através de cabo de rede, desta forma é recomendado até 4 cascateamentos para que não haja perda de pacotes pela grande distancia e tempo de resposta, outra forma de cascateamento é colocar 1,2..6...20 switchs gerenciaveis em um mesmo local, esses são conectados por uma porta "escalonavel" próprio nestes modelos, seria tipo um cabo de fibra que liga de um switch ao outro, esses cabos normalmente não passam de 1 metro.


    Anderson

  7. #27

    Padrão

    Citação Postado originalmente por river2 Ver Post
    Essa do cabo coaxial e interessante, qual a especificacao do cabo coaxial para este uso????
    Olá Pessoal,

    Em anexo segue um dos modelos de equipamentos que trabalham com cabo coaxial para nós provedores de internet.

    Obs: o que verifiquei este equipamento seria interessante somente para uso interno como em prédios, pois se o cabo coaxial tiver alta umidade poderá ter problemas.

    Especificações: http://globalfast.com.br/pdf/fastlan/manual_FL128SL.pdf



    Anderson

  8. #28

    Padrão

    Tá dando medo do seu projeto !

    Você pretende manter um mínimo de qualidade vamos lá:

    Esquece hubs, switch L2 dos bons, voce pode zonear a cidade em diversas vlans por bairro, mantenha um Core de rede sob fibra otica gigabit, utilize protocolos de metro ethernet como EAPS que funciona em anel de rede.

    Para cada "perna" da rede que voce descer do core voce monta um port-channel 200Mbit e cada cliente da rede local vc coloca em 10Mbit half duplex.

    Cada bloco da cidade deve rodar sob 1 vlan pensando que voce tem 10.000 residencias a implementar e somente 4093 vlans usaveis vc deve montar 1 plano de como garantir o acesso dessas pessoas.

    Recomendo fortemente o uso de acl que permitam apenas 53,80,443,20,21,25,110,143 essas são as portas basicas para a net de todos funcionar essas acl voce pode implementar diretamente nas portas do switch de acesso dos clientes.

    Faça controle de acesso a porta por mac diretamente no switche assim vc evita que coloquem varias maquina penduradas no mesmo equipamento eles teriam que ter 1 router local.

    Voce pretende fazer o roteamento de que forma ?
    Se vc pretende ter um projeto robusto para 10.000 pontos de acesso recomendo que para cada 1000 locais voce tenha 1 roteador que pode ser 1 linux com varias interfaces vlan.

    Outra coisa é o uso de placas com TOE para que o sistema operacional alivie-se dessa carga imensa de pacotes que será utilizada.

    Squid é uma excelente resposta para cache mas nao adianta ter 2 processadores quad core o squid NÃO faz uso de varias cpus, seria mais interessante vc investir em memoria ram como 128GB, com relação ao microtik eu não uso por não conhecer, utilizo muito para controle de banda openbsd, para uma solução do tamanho dessa rede acredito que protocolos de autenticação como 802.11x seja uma resposta melhor uma vez que ele autentica a porta do usuario, caso queira algo como captive portal existem outras soluções.

    Voce precisa decidir se sua rede sera um enorme hub (oque não vai funcionar) ou uma rede L2/L3.

    Abraço

  9. #29

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por DropALL Ver Post
    MEU DEUS! A que ponto chegamos, uma empresa é contratada pela prafeitura para fazer um serviço e a mesma pede consultoria gratuita em um FÓRUM na INTERNET!!!!!! Isso é o cú-mulo!

    Tenha vergonha! Procure e contrate alguem com experiencia rapaz! Ou se não tem experiência, NÃO FAÇA!!

    Meu amigo, nao sou moderador mas c atente ao topico, e se nao tenho conhecimento venho procurar e aqui mesmo, mesmo eu nao podendo ajudar muito pois talvez meu conhecimento nao o seja suficiente pelo menos tenho a humildade de aqui pedir ajuda, e para quem estou prestando servico c e uma prefeitura o q fazer? no meu lugar vao ter 10 querendo o servico e d qualquer forma eles o farao... resumindo.... SEJA MAIS HUMILDE....

  10. #30

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por wps Ver Post
    Tá dando medo do seu projeto !

    Você pretende manter um mínimo de qualidade vamos lá:

    Esquece hubs, switch L2 dos bons, voce pode zonear a cidade em diversas vlans por bairro, mantenha um Core de rede sob fibra otica gigabit, utilize protocolos de metro ethernet como EAPS que funciona em anel de rede.

    Para cada "perna" da rede que voce descer do core voce monta um port-channel 200Mbit e cada cliente da rede local vc coloca em 10Mbit half duplex.

    Cada bloco da cidade deve rodar sob 1 vlan pensando que voce tem 10.000 residencias a implementar e somente 4093 vlans usaveis vc deve montar 1 plano de como garantir o acesso dessas pessoas.

    Recomendo fortemente o uso de acl que permitam apenas 53,80,443,20,21,25,110,143 essas são as portas basicas para a net de todos funcionar essas acl voce pode implementar diretamente nas portas do switch de acesso dos clientes.

    Faça controle de acesso a porta por mac diretamente no switche assim vc evita que coloquem varias maquina penduradas no mesmo equipamento eles teriam que ter 1 router local.

    Voce pretende fazer o roteamento de que forma ?
    Se vc pretende ter um projeto robusto para 10.000 pontos de acesso recomendo que para cada 1000 locais voce tenha 1 roteador que pode ser 1 linux com varias interfaces vlan.

    Outra coisa é o uso de placas com TOE para que o sistema operacional alivie-se dessa carga imensa de pacotes que será utilizada.

    Squid é uma excelente resposta para cache mas nao adianta ter 2 processadores quad core o squid NÃO faz uso de varias cpus, seria mais interessante vc investir em memoria ram como 128GB, com relação ao microtik eu não uso por não conhecer, utilizo muito para controle de banda openbsd, para uma solução do tamanho dessa rede acredito que protocolos de autenticação como 802.11x seja uma resposta melhor uma vez que ele autentica a porta do usuario, caso queira algo como captive portal existem outras soluções.

    Voce precisa decidir se sua rede sera um enorme hub (oque não vai funcionar) ou uma rede L2/L3.

    Abraço

    Muito obrigado, pela ajuda vou ler atentamente e apos lhe farei algumas perguntas, c puder continuar a me ajudar ficaria muito agradecido.

  11. #31

    Padrão

    Olá Leonardo,

    No projeto assinado com a prefeitura, a infra estrutura tem que ser totalmente cabeada ou somente o meio que chega no cliente entregue por cabos?

    Dê mais detalhes como é sua cidade, se é muito acidentada ou plana, tem prédios ou morros, etc.. dependendo do que realmente foi assinado em contrato o sistema a implantar pode ser mais simples do que se pensa.


    Anderson

  12. #32

    Padrão

    Ola amigo entre em contato com essa empressa a solução deles e muito boa se vc usar fibra ou Hpna3.0 para fazer celulas e usar a solução deles como proteção e alimentação vc não tera problemas com queima de switch e nem queda de energia com travamento tenho uma amigo que tem um provedor a cabo e usa essa solução e depois que ele passou a usar ate os clientes que tinha saido para o velox muitos voltaram para o provedor dele pois ele teve estabilidade

  13. #33

    Padrão utiliza a solução da verticalsimples.com.br

    utiliza a solução da verticalsimples.com.br


    Citação Postado originalmente por LeonardoPonciano Ver Post
    BOA NOITE A TODOS

    Fui contactado por uma prefeitura que vai disponibilizar internet e voip para a populacao, a verba ja foi aprovada, os postes de toda a cidade foram disponibilizados e a energia a concessionaria tb liberou e ja querem o inicio do projeto.

    Ps: o porque da opcao por cabeamento

    - QUEREM CABEADO POIS TODA MAQUINA JA VEM COM PLACA DE REDE E QUEREM ABAIXAR AO MAXIMO O CUSTO PARA O USUARIO E A MAO DE OBRA PARA INSTALACAO DOS CABOS A PREFEITURA TAMBEM TEM.

    Estrutura Pretendida (proposta por mim):

    Servidor Squid com ThunderCache
    =========================
    1 - Dell Power Edge 2900 c/2 processadores Intel Xeon Quad Core 5300 3.0ghz e 32 gb de Memoria, c/8 discos de 1TB sata II 7200K em Raid 5 com uma placa raid intel RS2BL080 (optei por este servidor pela redundancia quase total).

    Servidor Mikrotik para Autenticacao e Controle de Banda e Bloqueios de Pragas
    ==========================================================
    4 - Dell Power Edge R300 com Processador core 2 duo e 2gb de memoria cada com hd de 500gb (Montados em um Rack) <2.500 usuarios por maquina>


    MINHA DUVIDA E A SEGUINTE
    ----------------------------

    - A cidade tem 40.000 habitantes, fazendo uma media de 4 pessoas por residencia dariam 10 mil usuarios (residencias atendidas) claro que se todos optarem pelo servico.

    - No Cabeamento pelo que li no forum o pessoal vai cascateando os hubs um apos o outro (100 em 100mts), mas procurando na net vi opinioes que dizem que mais de 4 hubs cascateados ja nao funciona bem. MINHA PERGUNTA É " FUNCIONA ? " cascatear indefinidamente os Hubs?

    - Sei que a rede vai ser uma imensa bridge, o pessoal mais esperto vai querer fazer intranets dentro da rede e outras coisas (colocando um segundo ip na maquina) mas ate ai tudo bem.

    - E tambem se os servidores citados acima aguentarao o tranco.

    Os links pegaremos de uma cidade a 20km (link Unotel)

    Sao muitas perguntas e agradeco muito quem puder me ajudar.

  14. #34

    Padrão

    Boa tarde pessoal eu tenho uma rede cabeada apenas com switche.

    Tenho 3links ADSL 1 com 2Mb e 2 Com 1Mb tres servidores com MK o único problemas que tenho em relação a travamentos foi quando instalaram um frigurifico clandestino por aqui, quando ele foi ligado arede elétrica variava mt consequentemente travando os equipamentos nos postes, apenas os de má qualidade ENCORE E CAIOMI, os bons são D-LINK, PLANET, GTS tão saindo por aqui na faixa de R$ 40,00 os bons.

    Os servidores eu tenho tres pq são máquinas antigas que davam problemas por causa do fluxo de down que os usuários faziam Pentium 200mmx com 256 de RAM e HD de 10GB uso controle de usuário QOS da mt bem faço um cadastro na máquina do cliente na instalação e amarro o ip ao mac coloco o nome na máquina aí no servidor aparece assim. quem não estiver no cadastro eu bloqueio se aparecer dois eu bloqueio o q num tivem o mac no meu cadastro de clientes.

    EX: Fulano_rua_tal_nº_tal

  15. #35

    Padrão

    Já fiz projeto para implementação de 3 provedores grandes de internet cada 1 acima de 5 Mil clientes...
    caso tenha interesse me add no msn...
    [email protected]

  16. #36

    Padrão

    Olá Pessoal,

    Este ultimo mês recebemos convite para implantação de internet banda larga, VoIP e CFTV, na mesma estrutura em um condominio horizontal para atender 650 casas em uma area de 8 x 8Km quadrados, a topografia do terreno é muito acidentado, em 200 metros tem elevação de cerca de 30 metros (média).

    Se compararmos é pequeno em relação a qualquer cidade, em nosso projeto a entrega de uma estrutura via cabo é viavel, porem apesar de ter equipamentos que consigam trafegar 50Mb full duplex a 4Km por cabo coaxial a questão é as repetições e cabos subterraneos ou aéreos... ai entra a questão de manutenção... cabo de rede não se emenda diferente de cabo telefonico... para quem mora em grandes centros... imagine possuir "grandes caixas herméticas" pendurada nos postes... outra questão... terá obrigatoriamente pagar a utilização dos postes e outros meios.

    Uma solução comparavel a cabeada é a PCL, muito mais simples, sem grandes infraestruturas de cabeamento, o investimento inicial talvez seja equivalente ao cabeado, não se paga pela utilização da rede elétrica... se aproveita a tomada do cliente sem qualquer mão de obra diferente de qualquer tecnologia.

    A nossa escolha foi atender por wirelless o condominio, utilizaremos cerca de 36 radios que se comunicaram entre si e caso ocorre queda ou interrupção do sinal em um dos meios eles se alternam como em topologia em anel dividido em 4 setores independentes.


    Não lembro no momento, mas devem ter outras tecnologias que podem atender melhor cada solução, por exemplo se este condominio fosse mais plano utilizaria tecnologia wirelles Mimo, como a Wavion WBS2400 ou WBS5800 que em pelo menos 1Km quadrado me atenderia sem problemas.

    Recomendo antes de implantar qualquer tecnologia analise bem, coloque no papel tudo inclusive a mão de obra na implantação e na manutenção, se possivel realize um site survei com um equipamento para ver se realmente é aquilo que voce colocou no papel.


    Anderson

  17. #37

    Padrão

    Citação Postado originalmente por espiculo Ver Post
    Que cidade de são paulo ??
    Olá Espiculo,

    No meu caso é na grande SP.

    Mas indiferentemente da cidade no meu ponto de vista os cabos estão com seus dias contados, por exemplo, estamos fazendo projeto para levar internet a cidade de Miracatu / SP (Lat 24°17'10.05"S / Lon 47°27'22.23"O), para quem não conhece a cidade é minuscula com 20 mil habitantes sendo que 40% estão concentrados, a cidade é praticamente plana, uma questão que não foi levantada, se cabearmos uma cidade nem todos vão contratar os serviços de imediato, vão parecer gatos pingados, vamos partir da logica que voce só irá colocar a sua infra estrutura na rua se houver adesão, em uma rua com média de 200 metros sendo que 10 assinem voce ja viu a dor de cabeça... ahhh sem contar os imprevistos comuns de fiações externas tal como o caminhão arrastar os fios, roubo, etc..

    Mas como o amigo que iniciou o topico ele assinou com a prefeitura tudo cabeado, ai não tem jeito, mas como disse tem inumeras soluções, fazer com a NET que faz tudo por coaxial, ou as operadoras por ADSL, solução mais barata por cabos de rede atraves de switchs e assim vai.

    Leonardo, post aqui o que voce encontrou como melhor solução e se já implantou.


    Anderson

  18. #38

    Padrão

    Citação Postado originalmente por UsadosMAC Ver Post
    Olá Espiculo,

    No meu caso é na grande SP.

    Mas indiferentemente da cidade no meu ponto de vista os cabos estão com seus dias contados, por exemplo, estamos fazendo projeto para levar internet a cidade de Miracatu / SP (Lat 24°17'10.05"S / Lon 47°27'22.23"O), para quem não conhece a cidade é minuscula com 20 mil habitantes sendo que 40% estão concentrados, a cidade é praticamente plana, uma questão que não foi levantada, se cabearmos uma cidade nem todos vão contratar os serviços de imediato, vão parecer gatos pingados, vamos partir da logica que voce só irá colocar a sua infra estrutura na rua se houver adesão, em uma rua com média de 200 metros sendo que 10 assinem voce ja viu a dor de cabeça... ahhh sem contar os imprevistos comuns de fiações externas tal como o caminhão arrastar os fios, roubo, etc..

    Mas como o amigo que iniciou o topico ele assinou com a prefeitura tudo cabeado, ai não tem jeito, mas como disse tem inumeras soluções, fazer com a NET que faz tudo por coaxial, ou as operadoras por ADSL, solução mais barata por cabos de rede atraves de switchs e assim vai.

    Leonardo, post aqui o que voce encontrou como melhor solução e se já implantou.


    Anderson
    Amigo quando vc fala que nao haverão mais cabos o que voce quer dizer com isso, voce esta se referindo a uso do sem fio, nessa questão me pergunto o seguinte, daqui a pouco baixa mais ainda o preço da internet e ai o pessoal vai querer 4 ou 5 mega em casa como seria fornecido esse sinal para cada morrador via sem fio se nem o 3g suporta isso, acho que o unico meio é via cabo mesmo ou o padrão N se l custo permitir ja que wimax não vai sair ao que tudo parece

  19. #39

    Padrão

    Citação Postado originalmente por RobertoLima Ver Post
    Eu creio que não seja tão ruim a situação do gratis não. pois todos aqui sabem que.
    Redes precisa de manutenção 24H (por isso as nossas funcionam bem)
    O cliente precisa de suporte (por isso que muitos preferem net rádio) geralmente é atendido direto no celular do tecnico.
    Creio que futuramante os links vão ter preços melhores e ai baixaremos os preços.
    pois lembra quando surgiu o IG, Ibest, Free Yahoo, Pop, Ubbifree etc.etc
    Todo mundo achou que terra, uol iam falir, e na verdade eles só se adequaram a nova realidade.
    Talvez precisemos mudar alguma coisa, mais acho que não vai ser o caso de fecharmos não.
    Essa é minha opnião pessoal.
    Abraços

    A turma quer qualidade no serviço e no atendimento, senti na pele os provedores gratuitos na época e não me afetaram em nada, devemos temer a Oi, essa sim é a maior desgraça do mercado.

  20. #40

    Padrão

    Gostaria de saber qual programa que vcs usam para elaborar o projeto autocad?