Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Cabeando uma cidade

    BOA NOITE A TODOS

    Fui contactado por uma prefeitura que vai disponibilizar internet e voip para a populacao, a verba ja foi aprovada, os postes de toda a cidade foram disponibilizados e a energia a concessionaria tb liberou e ja querem o inicio do projeto.

    Ps: o porque da opcao por cabeamento

    - QUEREM CABEADO POIS TODA MAQUINA JA VEM COM PLACA DE REDE E QUEREM ABAIXAR AO MAXIMO O CUSTO PARA O USUARIO E A MAO DE OBRA PARA INSTALACAO DOS CABOS A PREFEITURA TAMBEM TEM.

    Estrutura Pretendida (proposta por mim):

    Servidor Squid com ThunderCache
    =========================
    1 - Dell Power Edge 2900 c/2 processadores Intel Xeon Quad Core 5300 3.0ghz e 32 gb de Memoria, c/8 discos de 1TB sata II 7200K em Raid 5 com uma placa raid intel RS2BL080 (optei por este servidor pela redundancia quase total).

    Servidor Mikrotik para Autenticacao e Controle de Banda e Bloqueios de Pragas
    ==========================================================
    4 - Dell Power Edge R300 com Processador core 2 duo e 2gb de memoria cada com hd de 500gb (Montados em um Rack) <2.500 usuarios por maquina>


    MINHA DUVIDA E A SEGUINTE
    ----------------------------

    - A cidade tem 40.000 habitantes, fazendo uma media de 4 pessoas por residencia dariam 10 mil usuarios (residencias atendidas) claro que se todos optarem pelo servico.

    - No Cabeamento pelo que li no forum o pessoal vai cascateando os hubs um apos o outro (100 em 100mts), mas procurando na net vi opinioes que dizem que mais de 4 hubs cascateados ja nao funciona bem. MINHA PERGUNTA É " FUNCIONA ? " cascatear indefinidamente os Hubs?

    - Sei que a rede vai ser uma imensa bridge, o pessoal mais esperto vai querer fazer intranets dentro da rede e outras coisas (colocando um segundo ip na maquina) mas ate ai tudo bem.

    - E tambem se os servidores citados acima aguentarao o tranco.

    Os links pegaremos de uma cidade a 20km (link Unotel)

    Sao muitas perguntas e agradeco muito quem puder me ajudar.
    Última edição por Magal; 18-05-2010 às 20:20. Razão: Correção do título

  2. #2

    Padrão

    O bom seria cabear com coaxial, lá em Saquarema é assim, acho até melhor pq o cabo é mais forte e sofre menos interferência.

    Só que da caixa pro cliente vai por UTP, não sei que switch eles usam pra fazer essa ligação.

  3. #3

    Padrão

    Bem, quanto ao cascateamento com switch eu tb nao sei.
    agora, não seria melhor usar fibra (muito caro hehe), aí somente a "última milha" usaria cabo utp (do poste pra casa do cliente?

    Ou quem sabe usar adsl (também nao sei como configura, mas é mais em conta que fibra, tb nao achei valor (ou onde venda) de mini-dslam no Brasil, neste caso teia que usar modem adsl na casa do cliente e para 40 mil habitantes sairia bem salgado também...).

    Pera que veio uma idéia meio maluca aqui: considerando um mini-dslam 24 portas a 3400 reais (como num topico que respondi agora há pouco citaram esse valor. Você jogaria o sinal até um ponto de concentração de clientes (semelhante ao que quis dizer com a fibra), no poste você coloca 1 modem adsl roteado e um switch para jogar via utp para os clientes até 100mts daquele ponto com qualidade, repare que para cada 1 porta do dslam você entregaria sinal para mais de 1 cliente... Bem, pelo menos para os mais distantes da central você poderia fazer dessa maneira, segundo dizem, o link chega a 2mbits a 6km da central adsl...

  4. #4

    Padrão

    não esqueça que:

    voce precisa de SCM e também do projeto todo ...

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por LeonardoPonciano Ver Post
    BOA NOITE A TODOS

    Fui contactado por uma prefeitura que vai disponibilizar internet e voip para a populacao, a verba ja foi aprovada, os postes de toda a cidade foram disponibilizados e a energia a concessionaria tb liberou e ja querem o inicio do projeto.

    Ps: o porque da opcao por cabeamento

    - QUEREM CABEADO POIS TODA MAQUINA JA VEM COM PLACA DE REDE E QUEREM ABAIXAR AO MAXIMO O CUSTO PARA O USUARIO E A MAO DE OBRA PARA INSTALACAO DOS CABOS A PREFEITURA TAMBEM TEM.

    Estrutura Pretendida (proposta por mim):

    Servidor Squid com ThunderCache
    =========================
    1 - Dell Power Edge 2900 c/2 processadores Intel Xeon Quad Core 5300 3.0ghz e 32 gb de Memoria, c/8 discos de 1TB sata II 7200K em Raid 5 com uma placa raid intel RS2BL080 (optei por este servidor pela redundancia quase total).

    Servidor Mikrotik para Autenticacao e Controle de Banda e Bloqueios de Pragas
    ==========================================================
    4 - Dell Power Edge R300 com Processador core 2 duo e 2gb de memoria cada com hd de 500gb (Montados em um Rack) <2.500 usuarios por maquina>
    Para o servidor mikrotik era melhor a RB1000U.

    Citação Postado originalmente por LeonardoPonciano Ver Post
    MINHA DUVIDA E A SEGUINTE
    ----------------------------

    - A cidade tem 40.000 habitantes, fazendo uma media de 4 pessoas por residencia dariam 10 mil usuarios (residencias atendidas) claro que se todos optarem pelo servico.

    - No Cabeamento pelo que li no forum o pessoal vai cascateando os hubs um apos o outro (100 em 100mts), mas procurando na net vi opinioes que dizem que mais de 4 hubs cascateados ja nao funciona bem. MINHA PERGUNTA É " FUNCIONA ? " cascatear indefinidamente os Hubs?
    Sim, vai funcionar tranquilamente, trabalhamos com rede cabeada e temos switch 15 a 20 um atrás do outro, agora para uma melhor segurança é ideal você em uma determinada disntância, por exemplo de 5 em 5 switch colocar algum equipamento com QoS, uma RB450 ou RB450G para drop de netbios e varios outros serviços.

    Citação Postado originalmente por LeonardoPonciano Ver Post
    - Sei que a rede vai ser uma imensa bridge, o pessoal mais esperto vai querer fazer intranets dentro da rede e outras coisas (colocando um segundo ip na maquina) mas ate ai tudo bem.

    - E tambem se os servidores citados acima aguentarao o tranco.

    Os links pegaremos de uma cidade a 20km (link Unotel)

    Sao muitas perguntas e agradeco muito quem puder me ajudar.
    E uma coisa muito importante é você ver os switch para que não fique travando, o bom seria um engenheiro eletrico da uma força quanto a isso.

  6. #6

    Padrão

    Desculpem o desabafo.....

    se nao fosse só a concorrencia das teles ordinarias, agora vem essas pragas chamadas politicos, querer entregar internet gratis pra população!!!!


    onde os pequenos provedores vão parar gente?

    estou pra receber minha outorga da anatel a qualquer momento, mais ja vi que todo meu investimento em pouco tempo vai por agua abaixo, pois internet e voip agora, viraram uma maquina de fazer votos!!!!

    ei que os que não donos de provedores, vão falar que isso é uma iniciativa boa, que isso é inclusão digital, e bla bla bla acho que a minha solução daqui alguns anos, vai ser procurar outro ramo.....ainda mais com essa concorrencia!!!!!

    afinal que operadora vai deixar de vender pra uma prefeitura, ja pra gente pequenos provedores, pra vender um misero link de 1Mb tem toda uma frescura.....e um preço fora da realidade!!!!!

    a minha esperança e que um projeto deste sirva pras pessoas tirarem adsl, testarem o serviço das prefeituras e depois descobrirem o serviço que eu presto!!!!


    mais uma vez peço desculpas pelo desabafo.......e que ficar sem o leitinho das crianças por causa de politicagem e uma revolta muito grande pra mim


    grande abraço!

  7. #7

    Padrão

    amigo, a respeito dos switchs, eles funcionam perfeitamente. tenho um amigo em madureira que coloca simplesmente uns 70 a 80 em casacata, pode acreditar, e funciona perfeito.
    mas para vc isolar N problemas, e a fibra optica custa caro, a manutencao tb, te aconselho usar o hpna 3.0 da Cianet. pois vc so vai usar o cabo coaxial para dar um tiro direto para dividir sua rede em nodes. com isso vc diminui a cascata e isola a celulas.

    agora a respeito da politicagem que esta distribuindo internet de graca, eu nao estou preocupado, pois isso e bom para nos provedores, que eles apenas estao incentivando a populacao a adquirir mais PCS e ai os viciando no servico. e ninguem se contenta com uma conexao de 128kbps, sem p2p e etc. , resultado, o cliente vai buscar um servico melhor e tera que pagar por isso.
    o que as prefeituras estao fazendo nada mais e do que criar o conceito de internet banda larga nos lares, e ai quem presta o melhor servico vai pesca-los.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por novatojpa Ver Post
    amigo, a respeito dos switchs, eles funcionam perfeitamente. tenho um amigo em madureira que coloca simplesmente uns 70 a 80 em casacata, pode acreditar, e funciona perfeito.
    mas para vc isolar N problemas, e a fibra optica custa caro, a manutencao tb, te aconselho usar o hpna 3.0 da Cianet. pois vc so vai usar o cabo coaxial para dar um tiro direto para dividir sua rede em nodes. com isso vc diminui a cascata e isola a celulas.

    agora a respeito da politicagem que esta distribuindo internet de graca, eu nao estou preocupado, pois isso e bom para nos provedores, que eles apenas estao incentivando a populacao a adquirir mais PCS e ai os viciando no servico. e ninguem se contenta com uma conexao de 128kbps, sem p2p e etc. , resultado, o cliente vai buscar um servico melhor e tera que pagar por isso.
    o que as prefeituras estao fazendo nada mais e do que criar o conceito de internet banda larga nos lares, e ai quem presta o melhor servico vai pesca-los.
    Amigo o HPNA3 ja esta homologado pela Cianet qual sera o custo de uma celula dessa para ambiente externo

  9. #9

    Padrão

    bom
    se eles querem diminuir os gastos dos moradores...
    entao, para para uma melhor performace, terao que fazer um maior investimento

    os servidores estao bons...
    vamos passar para o cabeamento
    se existe por coaxial, nao sei, nao conheco ainda.

    meu conselho:
    tipo da estrutura: rede em malha
    switchs bons (3com/linksys/cisco), interligados por cabos furukawa (verifique os cabos com protecao maior contra interferencias).
    rb (configuradas para impedir alguns trafegos desnecessarios(broadcast, netbios), fazer QoS, e configuracao de roteamento WAN(BGP, RIP ou OSPF)

    ou seja, vc ira colocar rbs em varios pontos (configuradas com algum protoloco de roteamento wan...se alguma ligacao der problema, ele automaticamente sera direcionado para o outro lado, isolando aquele canal ate que volte ao normal.

    anexei um exemplo (claro que existe uns pequenos erros... mas da pra ter uma ideia)...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         EXEMPLO REDE EM MALHA.JPG
Visualizações:	610
Tamanho: 	80,7 KB
ID:      	5092  
    Última edição por AndrioPJ; 09-08-2009 às 14:40.

  10. #10

  11. #11

    Smile Prefeitura e diferente rsrs

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    não esqueça que:

    voce precisa de SCM e também do projeto todo ...

    SCM e pra nos, eles so pagam uma taxinha na Anatel.

  12. #12

    Padrão E PURA VERDADE O SEU DESABAFO

    Citação Postado originalmente por cls7007 Ver Post
    Desculpem o desabafo.....

    se nao fosse só a concorrencia das teles ordinarias, agora vem essas pragas chamadas politicos, querer entregar internet gratis pra população!!!!


    onde os pequenos provedores vão parar gente?

    estou pra receber minha outorga da anatel a qualquer momento, mais ja vi que todo meu investimento em pouco tempo vai por agua abaixo, pois internet e voip agora, viraram uma maquina de fazer votos!!!!

    ei que os que não donos de provedores, vão falar que isso é uma iniciativa boa, que isso é inclusão digital, e bla bla bla acho que a minha solução daqui alguns anos, vai ser procurar outro ramo.....ainda mais com essa concorrencia!!!!!

    afinal que operadora vai deixar de vender pra uma prefeitura, ja pra gente pequenos provedores, pra vender um misero link de 1Mb tem toda uma frescura.....e um preço fora da realidade!!!!!

    a minha esperança e que um projeto deste sirva pras pessoas tirarem adsl, testarem o serviço das prefeituras e depois descobrirem o serviço que eu presto!!!!


    mais uma vez peço desculpas pelo desabafo.......e que ficar sem o leitinho das crianças por causa de politicagem e uma revolta muito grande pra mim


    grande abraço!

    E realmente o q vc falou, eu mesmo iria tirar licenca e tudo o mais mas resolvi apenas prestar servicos como este pois a realidade e a realidade, as teles com planos d 40,00 reais, as prefeituras implementando isto.... o q nos resta, prestar o servico a eles (acesso) ou montar e dar manutencao no sistema...

    Infeliz realidade

    Abracos

  13. #13

    Padrão

    Essa do cabo coaxial e interessante, qual a especificacao do cabo coaxial para este uso????

  14. #14

    Padrão

    Eu creio que não seja tão ruim a situação do gratis não. pois todos aqui sabem que.
    Redes precisa de manutenção 24H (por isso as nossas funcionam bem)
    O cliente precisa de suporte (por isso que muitos preferem net rádio) geralmente é atendido direto no celular do tecnico.
    Creio que futuramante os links vão ter preços melhores e ai baixaremos os preços.
    pois lembra quando surgiu o IG, Ibest, Free Yahoo, Pop, Ubbifree etc.etc
    Todo mundo achou que terra, uol iam falir, e na verdade eles só se adequaram a nova realidade.
    Talvez precisemos mudar alguma coisa, mais acho que não vai ser o caso de fecharmos não.
    Essa é minha opnião pessoal.
    Abraços

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por geba3uer Ver Post
    Amigo o HPNA3 ja esta homologado pela Cianet qual sera o custo de uma celula dessa para ambiente externo


    ainda nao esta homologado na anatel nao. mas ja esta em andamento.
    e a respeito do custo, isso varia muito do tipo de cabo coaxial usado, pois o cabo com melhor relacao custo beneficio para isso seri o RG11 com portante, que custa na media uns R$1,70 o mt, e vc consegue levar o sinal a uns 1700mts com uma taxa de 128mbps, e teria que levar mais 1 switch master R$750,00 e 1 moden hpna no final para converter para RJ45 que custa uns R$200,00.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por river2 Ver Post
    Essa do cabo coaxial e interessante, qual a especificacao do cabo coaxial para este uso????



    cabo coaxial RGC 75ohms desses usados em tv a cabo mesmo.

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por river2 Ver Post
    Essa do cabo coaxial e interessante, qual a especificacao do cabo coaxial para este uso????
    Se eu não me engano é o RG6.

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por novatojpa Ver Post
    ainda nao esta homologado na anatel nao. mas ja esta em andamento.
    e a respeito do custo, isso varia muito do tipo de cabo coaxial usado, pois o cabo com melhor relacao custo beneficio para isso seri o RG11 com portante, que custa na media uns R$1,70 o mt, e vc consegue levar o sinal a uns 1700mts com uma taxa de 128mbps, e teria que levar mais 1 switch master R$750,00 e 1 moden hpna no final para converter para RJ45 que custa uns R$200,00.

    Eu ja trabalhei na Net na epoca da implantação no net virtua e te garanto que os equipamentos se não os mesmos são bem semelhantes, claro que pra quem ve falando aqui parece uma coisa extremamente simples mas não é precisa de equipamentos expecificos para facilitar a vida mas eu acho que vale a pena o investimento porque pode se levar tv e fone sem problema algum nesse cabeamento, agora em relação aos cabos usados o minimo aceito seria o equivalente ao RGC213 ou mais grosso devido as perdas no caminho, lembro que a Net usa um cabo de numero 500 tem uma perda minima e boa isolação de interferencias

  19. #19

    Padrão

    Cabo coaxial RG6 TS
    ideal para antenas parabólicas
    ou tv à cabo
    Sky, TVA , NET, ...
    http://img.mercadolivre.com.br/jm/im...4_8045.jpg&v=P
    http://img.mercadolivre.com.br/jm/im...4_3647.jpg&v=P
    Caixa fechada com 100 metros de cabo na cor branca
    Cabo padrão usado em instalação de tv à cabo, sistemas UHF,VHF e parabólicas
    Capa em PVC flexível não propagante à chama
    Cabo com 3 blindagens, para que não haja interferências na imagem
    Cabo série 6 com 90% de blindagem

    R$ 60 por 100m, não achei muuuito caro.



  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    Cabo coaxial RG6 TS
    ideal para antenas parabólicas
    ou tv à cabo
    Sky, TVA , NET, ...
    http://img.mercadolivre.com.br/jm/im...4_8045.jpg&v=P
    http://img.mercadolivre.com.br/jm/im...4_3647.jpg&v=P
    Caixa fechada com 100 metros de cabo na cor branca
    Cabo padrão usado em instalação de tv à cabo, sistemas UHF,VHF e parabólicas
    Capa em PVC flexível não propagante à chama
    Cabo com 3 blindagens, para que não haja interferências na imagem
    Cabo série 6 com 90% de blindagem

    R$ 60 por 100m, não achei muuuito caro.


    Mas com esse cabo ai vc nao vai muito longe não e seu sistema vai estar com problemas maiores que wireless com clientes com sinal ruim, posso te garanti que esse sistema tem seus pepinos como qualquer outro e exige a mesma perfeição nos conectores como é o caso de pigtails de antenas via radio, uma malha exposta gerando ruido é uma bomba nesse caso.