+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation Latência alta em rede cabeada

    Tenho uma cidade de 15mil habitantes, cabeando tudo, configurei um server MK para fazer as autenticações com pppoe, (sem radius), o problema é que com apenas 3 clientes autenticados no pppoe (64up / 150k dow) os ping´s ficam altos, o thoug q passa é bem pequeno. Já troquei a versão do mikrotik 3.10, coloquei uma RB 433 para ver o resultado, e nao obtive nenhum rendimento. Minha rede cabeada hoje se encontra parada no pppoe.
    Interessante que troquei os Swiths, cabos, etc... quando coloco ip (tcp/ip) no cliente e faço um teste de Btest para o Mikrotik, passa um thoug de 80megas e os ping´s ficam uma beleza, agora quando crio o discador os ping´s ficam altos e dão perdas.(isso testado em varios clientes)
    Até o momento, já refiz as configurações, configurei MTU, sem resultados...
    Alguem já teve esse problema?
    O que fico encabulado é que no mesmo terminal quando configuro o pppoe via wireless ele roda direitinho, sem perdas ping´s a 2ms.

    Fica ai minha duvida!

  2. #2

    Padrão

    bom tenho rede cabeada com mais de 300 clientes , seria bom vc postar detalhes da estrutura para a gente analisar o quepode esta de errado

  3. #3

    Padrão

    iiiiiiiiii tambem ja tive esse problema com pppoe, coloca outro tipo de autentificaçao tipo hotspot ou controla ip e mac....

  4. #4

    Padrão

    qual a distancia que vc esta cabeando? qual o cabo? emendas?
    pode ser atenuação...

  5. #5

    Padrão

    Utilizamos Cabo Utp, Switch a cada 120mts, cabo rede Homologado Anatel (preto), interessante que quando coloco ip e rodo o btest do Mk, da um thought de 80megas, e quando uso pppoe fica horrivel.

    postagem
    #
    / ppp profile
    set default name="default" use-compression=default use-vj-compression=default \
    use-encryption=default only-one=default change-tcp-mss=yes comment=""
    add name="Basico" local-address=10.100.10.99 remote-address=pppoe_cabo \
    use-compression=no use-vj-compression=no use-encryption=no \
    only-one=default change-tcp-mss=yes rate-limit=64k/150k \
    dns-server=192.168.2.254 comment=""
    add name="LanHouse_300k" local-address=192.168.254.99 \
    remote-address=pppoe_lanhouse use-compression=no use-vj-compression=no \
    use-encryption=no only-one=default change-tcp-mss=yes rate-limit=64k/300k \
    dns-server=192.168.2.254 comment=""
    set default-encryption name="default-encryption" use-compression=default \
    use-vj-compression=default use-encryption=yes only-one=default \
    change-tcp-mss=yes comment=""

    #
    / pppoe server
    Service name: pppoe_cabo
    interface: ether1
    Max MTU: 1450
    Max MRU: 1450
    Keepalive Timeout: 10
    Default Profile: Basico
    [°] One Session Per Host
    Autentication
    pap- on
    chap- on
    mschap 1- on
    mschap 2- on

    #
    / ip pool
    add name="pppoe_lanhouse" ranges=192.168.254.100-192.168.254.102
    add name="pppoe_cabo" ranges=10.100.10.100-10.100.10.200

    #
    / Ip Firewall
    NAT 10.100.10.0/24 - Masquerade
    NAT 192.168.254.0/24 - Masquerade

  6. #6

    Smile

    será que não há alguma fonte de interferencia próxima ao cabo, como redes de alta tensão, motores elétricos?, vc usa poe nos switches?, o recomendados é switches de 90 em 90 metros, eu digo "recomendado" . vc já fez teste somente com dois hosts, tipo o servidor mk mais uma máquina distante na ponta da sua rede, para saber se há problema em algum switch, ou em algum dos cabos que fazem o cascateamento?
    Última edição por beirsdorf; 10-08-2009 às 11:03.

  7. #7

    Padrão

    com relação a baixa isolação não existe, pq faço o teste ligado direto no MK passando pelo swith e dá a mesma coisa, (fiz assim, liguei o pc da recepção no swith e criei o discador) e fica a mesma coisa, fica parecendo que o problema está no Concentrador(pppoe)...
    Sobre a ligação da rede, uso cabo cross de swith para swith, alimentação é direta na rede 220v, (nao uso poe).

  8. #8

  9. #9

    Padrão

    vc usa uma rb como servidor pppoe? embora 3 clientes seja muito pouco pra sobrecarregar ela, tenta botar um PC rodando o mikrotik OS, e vê se resolve teu problema. Mesmo que não resolva, é um upgrade que vc tem que fazer logo, routerboard é boa como AP bridge, pra roteamento, ela vai pedir água rapidinho.

  10. #10

    Padrão

    Hostpot nesse servidor ainda nao testei...
    com relação a RB coloquei apenas para tirar a duvida se eu o pc, mas voltei para o Servidor PC.
    e ainda sem resultado...
    putz!

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Cybervix Ver Post
    com relação a baixa isolação não existe, pq faço o teste ligado direto no MK passando pelo swith e dá a mesma coisa, (fiz assim, liguei o pc da recepção no swith e criei o discador) e fica a mesma coisa, fica parecendo que o problema está no Concentrador(pppoe)...
    Sobre a ligação da rede, uso cabo cross de swith para swith, alimentação é direta na rede 220v, (nao uso poe).

    marcas dos swiths ?
    esperimentou fazer uma rede de teste com uns 4 pcs no mesmo swith pra ver se o concentrador funfa?

  12. #12

    Padrão

    uso Encore nos Postes,
    vou testar com um swith direto no MK e com 4pc´s;;

  13. #13

    Padrão

    Aqui tambem tenho rede cabeada para mais de 500 clientes.... uso pppoe em todos.... problema zero, funciona tudo perfeitamente, a versão do MK é 3.13, cabo Furukawa e os switch estou usando o Compex PS2216, bloqueando o trafego entre portas usando VLAN, os cliente só enchergam o servidor e não tem comunicação de um pro outro.

    Até mais.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Cybervix Ver Post
    uso Encore nos Postes,
    vou testar com um swith direto no MK e com 4pc´s;;
    Ola amigo vim acompanhando o topico... seguinte aki utilizo na rede minha tbm, com 800 clientes pendurados na net a cabo... seguinte parceiro, faz o teste direto no servidor, coloca um hub nele, e uns 3 a 4 pcs autenticando... pq 120 metros dum hub pro outro, cabo UTP, e energia do poste, meu amigo, infelismente é o concentrador mesmo, q HUB se usa no servidor?? ja penso isso???

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por TheHawk Ver Post
    Aqui tambem tenho rede cabeada para mais de 500 clientes.... uso pppoe em todos.... problema zero, funciona tudo perfeitamente, a versão do MK é 3.13, cabo Furukawa e os switch estou usando o Compex PS2216, bloqueando o trafego entre portas usando VLAN, os cliente só enchergam o servidor e não tem comunicação de um pro outro.

    Até mais.

    Amigo, vc usa alguma proteção no cabo UTP ? e com relação a concessionaria de energia? vc paga algo a eles?

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Cybervix Ver Post
    com relação a baixa isolação não existe, pq faço o teste ligado direto no MK passando pelo swith e dá a mesma coisa, (fiz assim, liguei o pc da recepção no swith e criei o discador) e fica a mesma coisa, fica parecendo que o problema está no Concentrador(pppoe)...
    Sobre a ligação da rede, uso cabo cross de swith para swith, alimentação é direta na rede 220v, (nao uso poe).

    Tenta trocar apenas esse switch, que esta proximo ao mk e testa, pode ser isso, embora pelo que entendi com IP setado direto nao ocorre o problema.

    Não esqueça de postar o resultado pra nós.

  17. #17

    Padrão

    respondendo ao post...

    não uso proteção para utp...

    vou testar o concentrador direto no pc,
    outra coisa que irei fazer é om o notebook em cada hub ou fazer um btest e vendo o trafego até ali.

    sory!

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por EDUipiranga Ver Post
    Amigo, vc usa alguma proteção no cabo UTP ? e com relação a concessionaria de energia? vc paga algo a eles?
    No cabo em si não..... mas estamos usando um cabo da furukawa que a capa de plastico dele é mais grossa e dentro ele tem gel.... sim tem que ter projeto e pagar taxas mensais a concessionaria de energia, fizemos o projeto, enviamos, foi aprovado pela concessionaria.... quanto ao pagamento por mês não sei qual o valor, sou responsavel apenas pela area tecnica..... até mais.